Perfil das habilidades auditivas de indivíduos com gagueira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Amanda Venuti [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154304
Resumo: A gagueira é um transtorno multifatorial e com manifestações que não são comuns a todos os gagos sendo assim a caracterização das habilidades auditivas desta população pode ser um importante instrumento para o processo diagnóstico e terapêutico deste distúrbio. Diante disso, o objetivo geral deste estudo foi caracterizar o desempenho dos indivíduos com gagueira nos testes que avaliaram as habilidades auditivas. Trata-se de um estudo transversal, prospectivo e comparativo realizado no segundo semestre de 2017. A amostra foi então constituída por 31 indivíduos com gagueira, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 26 anos. Todos os participantes realizaram os seguintes procedimentos: questionário de triagem do comportamento auditivo (Scale of Auditory Behaviors- SAB), avaliação audiológica básica e comportamental do processamento auditivo central (teste dicótico de dígitos, teste de padrão de frequência, teste de padrão de duração, Randon Gap Detection Test- RGDT e Masking Level Difference- MLD). O desempenho dos indivíduos nos testes foi analisado de forma descritiva e inferencial. Na análise inferencial aplicou-se o teste ANOVA de Friedman e Coeficiente de Correlação de postos de Kendall, para comparar e relacionar as variáveis comportamento auditivo e o desempenho nos testes que avaliaram as habilidades auditivas e, a gravidade da gagueira com as variáveis comportamento auditivo e desempenho nos testes que avaliaram as habilidades auditivas. Adotou-se o nível de significância de 5% (0,050). Os resultados mostraram que a maior parte dos indivíduos apresentaram alteração nas habilidades de ordenação temporal (51,61% no Teste de Padrão de Frequência e 35,48% no Teste de Padrão de Duração) e de resolução temporal (29, 03% no RGDT). A comparação entre as variáveis escore final do SAB e desempenho nos testes que avaliaram as habilidades auditivas e, gravidade da gagueira, comportamento auditivo e desempenho nos testes que avaliaram as habilidades auditivas mostrou diferença significante, respectivamente, p= 0,00001 e p= 0,00000. Ao relacionar a variável comportamento auditivo e o perfil do desempenho nos testes que avaliaram as habilidades auditivas identificou-se uma correlação positiva fraca (r = 0,1587) e; a gravidade da gagueira com as variáveis comportamento auditivo e desempenho nos testes que avaliaram as habilidades auditivas, constatou-se uma correlação positiva moderada (r = 0,4391). Pode-se concluir que a maioria dos indivíduos desta população apresentou alteração nas habilidades auditivas, principalmente relacionada aos aspectos temporais da audição.
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Todos os participantes realizaram os seguintes procedimentos: questionário de triagem do comportamento auditivo (Scale of Auditory Behaviors- SAB), avaliação audiológica básica e comportamental do processamento auditivo central (teste dicótico de dígitos, teste de padrão de frequência, teste de padrão de duração, Randon Gap Detection Test- RGDT e Masking Level Difference- MLD). O desempenho dos indivíduos nos testes foi analisado de forma descritiva e inferencial. Na análise inferencial aplicou-se o teste ANOVA de Friedman e Coeficiente de Correlação de postos de Kendall, para comparar e relacionar as variáveis comportamento auditivo e o desempenho nos testes que avaliaram as habilidades auditivas e, a gravidade da gagueira com as variáveis comportamento auditivo e desempenho nos testes que avaliaram as habilidades auditivas. Adotou-se o nível de significância de 5% (0,050). Os resultados mostraram que a maior parte dos indivíduos apresentaram alteração nas habilidades de ordenação temporal (51,61% no Teste de Padrão de Frequência e 35,48% no Teste de Padrão de Duração) e de resolução temporal (29, 03% no RGDT). A comparação entre as variáveis escore final do SAB e desempenho nos testes que avaliaram as habilidades auditivas e, gravidade da gagueira, comportamento auditivo e desempenho nos testes que avaliaram as habilidades auditivas mostrou diferença significante, respectivamente, p= 0,00001 e p= 0,00000. Ao relacionar a variável comportamento auditivo e o perfil do desempenho nos testes que avaliaram as habilidades auditivas identificou-se uma correlação positiva fraca (r = 0,1587) e; a gravidade da gagueira com as variáveis comportamento auditivo e desempenho nos testes que avaliaram as habilidades auditivas, constatou-se uma correlação positiva moderada (r = 0,4391). Pode-se concluir que a maioria dos indivíduos desta população apresentou alteração nas habilidades auditivas, principalmente relacionada aos aspectos temporais da audição.Stuttering is a multifactorial disorder with manifestations that are not common to all stutterers and thus the characterization of auditory abilities of this population can be an important instrument for the diagnostic and therapeutic process of this disorder. Therefore, the general objective of this study was to characterize the performance of individuals who stutters in tests that evaluated the auditory abilities. This is a cross-sectional, prospective and comparative study carried out in the second semester of 2017. The sample consisted of 31 stuttering individuals of both genders, aged between 7 and 26 years. All participants performed the following procedures: Scale of Auditory Behaviors- SAB, basic auditory evaluation and behavioral assessment of central auditory processing (Dichotic Digit Test, Frequency Pattern Test, Duration Pattern Test, Random Gap Detection Test- RGDT and Masking Level Difference- MLD). The performance of the individuals in these tests was analyzed in a descriptive and inferential way. In the inferential analysis Friedman's ANOVA and Kendall's Correlation Coefficient were used to compare and correlate the variables auditory behaviors and performance in the tests that assessed the auditory abilities and, the severity of the stuttering with the variables auditory behaviors and performance in tests that assessed auditory abilities. The level of significance was set at 5% (0.050). The results showed that the majority of the individuals presented alterations in temporal ordering (51.61% in Frequency Pattern Test and 35.48% in Duration Pattern Test) and temporal resolution abilities (29.03% in the RGDT). The comparison between the variables auditory behaviors and performance in the tests that assessed the auditory abilities and severity of the stuttering, auditory behaviors and performance in the tests that assessed auditory abilities showed significant difference, respectively, p = 0.00001 and p = 0.00000. A weak positive correlation (r = 0.1587) was identified by correlating the variable auditory behaviors and performance in the tests that assessed auditory abilities; and a moderate positive correlation (r = 0.4391) was observed between the severity of stuttering and the variables auditory behaviors and performance in tests that assessed auditory abilities. It can be concluded that the majority of the individuals in this population presented alteration in auditory abilities, mainly related to the temporal aspects of hearing.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cardoso, Ana Cláudia Vieira [UNESP]Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cerqueira, Amanda Venuti [UNESP]2018-06-19T18:11:14Z2018-06-19T18:11:14Z2018-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15430400090523733004110045P70559483630250631porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-28T06:49:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154304Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-28T06:49:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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