Proposta de uma abordagem para análise dos relacionamentos em redes de ensino: uma aplicação na Faculdade de Tecnologia de Garça/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Regina Ferreira da [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92979
Resumo: O contexto organizacional contemporâneo reflete as nuances da globalização e do avanço tecnológico, responsáveis pelo aumento da competitividade. Dessa forma, as empresas, que atuavam isoladamente, passam a enfrentar desafios em grupos relativos ao lançamento contínuo de produtos e serviços que atendem às exigências do mercado. Face ao cenário exposto, surge um novo modelo de cooperação, conhecido como redes de empresas, que podem ser arranjados interorganizacionais ou intraorganizacionais formados por atores que se relacionam com o intuito de melhorar a obtenção de vantagem competitiva diante da concorrência. As instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, constituem-se como empresas cuja imcubência é preparar a mão de obra visando ao desenvolvimento do país. Por esta razão, o conceito de redes de empresas aplicado às IES é relevante nos âmbitos sociais e econômicos. O presente estudo propõe a aplicação de uma abordagem que permita avaliar a sustentabilidade das operações de uma IES, mediante a análise de critérios de desempenho referentes às dimensões sobre as quais se assenta a realidade operacional da instituição. Para alcançar os resultados almejados realizou-se um estudo de caso na Faculdade de Tecnologia de Garça, estado de São Paulo, por ser uma instituição pública que oferece ensino tecnológico. Ao definir o recorte a ser estudado, procedeu-se ao levantamento das principais atividades desenvolvidas pelos atores entrevistados, ao mapeamento do recorte dfa rede intraorganizacional, à avaliação da intensidade dos relacionamentos entre os atores e à análise das principais atividades por eles desenvolvidas com os critérios de desempenho estabelecidos pela instituição. O estudo apresentou indícios de que as operações desenvolvidas pelos atores estão...
id UNSP_39260d27c719a3e9ef6a60a12ff94bfe
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92979
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Proposta de uma abordagem para análise dos relacionamentos em redes de ensino: uma aplicação na Faculdade de Tecnologia de Garça/SPConglomerados (Empresas)Universidades e faculdadesEnsino superiorDesempenhoCooperaçãoConglomerate corporationsUniversities and collegesEducation, HigherCooperationO contexto organizacional contemporâneo reflete as nuances da globalização e do avanço tecnológico, responsáveis pelo aumento da competitividade. Dessa forma, as empresas, que atuavam isoladamente, passam a enfrentar desafios em grupos relativos ao lançamento contínuo de produtos e serviços que atendem às exigências do mercado. Face ao cenário exposto, surge um novo modelo de cooperação, conhecido como redes de empresas, que podem ser arranjados interorganizacionais ou intraorganizacionais formados por atores que se relacionam com o intuito de melhorar a obtenção de vantagem competitiva diante da concorrência. As instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, constituem-se como empresas cuja imcubência é preparar a mão de obra visando ao desenvolvimento do país. Por esta razão, o conceito de redes de empresas aplicado às IES é relevante nos âmbitos sociais e econômicos. O presente estudo propõe a aplicação de uma abordagem que permita avaliar a sustentabilidade das operações de uma IES, mediante a análise de critérios de desempenho referentes às dimensões sobre as quais se assenta a realidade operacional da instituição. Para alcançar os resultados almejados realizou-se um estudo de caso na Faculdade de Tecnologia de Garça, estado de São Paulo, por ser uma instituição pública que oferece ensino tecnológico. Ao definir o recorte a ser estudado, procedeu-se ao levantamento das principais atividades desenvolvidas pelos atores entrevistados, ao mapeamento do recorte dfa rede intraorganizacional, à avaliação da intensidade dos relacionamentos entre os atores e à análise das principais atividades por eles desenvolvidas com os critérios de desempenho estabelecidos pela instituição. O estudo apresentou indícios de que as operações desenvolvidas pelos atores estão...The contemporary organizational context reflects the nuances of globalization and technological advance, responsible for the increase in competitiveness. In this way, companiese which operated separately began to face challenges in groups for the launching continuously of products and services that meet market requirements. In this scenario, it comes out a new cooperation model, known as corporate networks, that is, inter-organizational or intra-organizational arrangements that are formed by actors whose relationship aims at improving the achievement of competitive advantage before the competition. Higher education institutions (HEI), public ot private, establish themselves as entreprises whose task is to prepare a manpower for the development of the country. For this reason, the concept of corporate networks applied to HEI is relevant in social and economic spheres. The present study proposes the application of an approach that allows the assessment of the sustainability or the operation of an HEI, through the analysis of performance criteria concerning the dimensions upon with the operational reality of the institution rests. To achieve the desired results a case study was carried out at the Faculdade de Tecnologia de Garça, São Paulo State, for being a public institution that offers technological education. To set the bounds of the study, the main activities developed by the interviewed actors were raised, as well as the mapping of the clipping of the intra-organizational network, the assessment of the intensity of the actors' relatinships, and the analysis of the main activities undertaken by them according to the performance criteria established by the institution. The study presented evidences that the operations carried out by actors are linked to the performance criteria established by the Unit in order to reach... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fusco, José Paulo Alves [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Regina Ferreira da [UNESP]2014-06-11T19:26:16Z2014-06-11T19:26:16Z2012-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis146 f. : il.application/pdfROCHA, Regina Ferreira da. Proposta de uma abordagem para análise dos relacionamentos em redes de ensino: uma aplicação na Faculdade de Tecnologia de Garça/SP. 2012. 146 f. Dissertação (mestrado) -Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2012.http://hdl.handle.net/11449/92979000705908rocha_rf_me_bauru.pdf33004056086P61738119529239891Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-28T19:05:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92979Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:45:35.652527Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uma abordagem para análise dos relacionamentos em redes de ensino: uma aplicação na Faculdade de Tecnologia de Garça/SP
title Proposta de uma abordagem para análise dos relacionamentos em redes de ensino: uma aplicação na Faculdade de Tecnologia de Garça/SP
spellingShingle Proposta de uma abordagem para análise dos relacionamentos em redes de ensino: uma aplicação na Faculdade de Tecnologia de Garça/SP
Rocha, Regina Ferreira da [UNESP]
Conglomerados (Empresas)
Universidades e faculdades
Ensino superior
Desempenho
Cooperação
Conglomerate corporations
Universities and colleges
Education, Higher
Cooperation
title_short Proposta de uma abordagem para análise dos relacionamentos em redes de ensino: uma aplicação na Faculdade de Tecnologia de Garça/SP
title_full Proposta de uma abordagem para análise dos relacionamentos em redes de ensino: uma aplicação na Faculdade de Tecnologia de Garça/SP
title_fullStr Proposta de uma abordagem para análise dos relacionamentos em redes de ensino: uma aplicação na Faculdade de Tecnologia de Garça/SP
title_full_unstemmed Proposta de uma abordagem para análise dos relacionamentos em redes de ensino: uma aplicação na Faculdade de Tecnologia de Garça/SP
title_sort Proposta de uma abordagem para análise dos relacionamentos em redes de ensino: uma aplicação na Faculdade de Tecnologia de Garça/SP
author Rocha, Regina Ferreira da [UNESP]
author_facet Rocha, Regina Ferreira da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fusco, José Paulo Alves [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Regina Ferreira da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Conglomerados (Empresas)
Universidades e faculdades
Ensino superior
Desempenho
Cooperação
Conglomerate corporations
Universities and colleges
Education, Higher
Cooperation
topic Conglomerados (Empresas)
Universidades e faculdades
Ensino superior
Desempenho
Cooperação
Conglomerate corporations
Universities and colleges
Education, Higher
Cooperation
description O contexto organizacional contemporâneo reflete as nuances da globalização e do avanço tecnológico, responsáveis pelo aumento da competitividade. Dessa forma, as empresas, que atuavam isoladamente, passam a enfrentar desafios em grupos relativos ao lançamento contínuo de produtos e serviços que atendem às exigências do mercado. Face ao cenário exposto, surge um novo modelo de cooperação, conhecido como redes de empresas, que podem ser arranjados interorganizacionais ou intraorganizacionais formados por atores que se relacionam com o intuito de melhorar a obtenção de vantagem competitiva diante da concorrência. As instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, constituem-se como empresas cuja imcubência é preparar a mão de obra visando ao desenvolvimento do país. Por esta razão, o conceito de redes de empresas aplicado às IES é relevante nos âmbitos sociais e econômicos. O presente estudo propõe a aplicação de uma abordagem que permita avaliar a sustentabilidade das operações de uma IES, mediante a análise de critérios de desempenho referentes às dimensões sobre as quais se assenta a realidade operacional da instituição. Para alcançar os resultados almejados realizou-se um estudo de caso na Faculdade de Tecnologia de Garça, estado de São Paulo, por ser uma instituição pública que oferece ensino tecnológico. Ao definir o recorte a ser estudado, procedeu-se ao levantamento das principais atividades desenvolvidas pelos atores entrevistados, ao mapeamento do recorte dfa rede intraorganizacional, à avaliação da intensidade dos relacionamentos entre os atores e à análise das principais atividades por eles desenvolvidas com os critérios de desempenho estabelecidos pela instituição. O estudo apresentou indícios de que as operações desenvolvidas pelos atores estão...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-06
2014-06-11T19:26:16Z
2014-06-11T19:26:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Regina Ferreira da. Proposta de uma abordagem para análise dos relacionamentos em redes de ensino: uma aplicação na Faculdade de Tecnologia de Garça/SP. 2012. 146 f. Dissertação (mestrado) -Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/92979
000705908
rocha_rf_me_bauru.pdf
33004056086P6
1738119529239891
identifier_str_mv ROCHA, Regina Ferreira da. Proposta de uma abordagem para análise dos relacionamentos em redes de ensino: uma aplicação na Faculdade de Tecnologia de Garça/SP. 2012. 146 f. Dissertação (mestrado) -Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2012.
000705908
rocha_rf_me_bauru.pdf
33004056086P6
1738119529239891
url http://hdl.handle.net/11449/92979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 146 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129114401406976