Proposta de uma abordagem para análise dos relacionamentos em redes de ensino: uma aplicação na Faculdade de Tecnologia de Garça/SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92979 |
Resumo: | O contexto organizacional contemporâneo reflete as nuances da globalização e do avanço tecnológico, responsáveis pelo aumento da competitividade. Dessa forma, as empresas, que atuavam isoladamente, passam a enfrentar desafios em grupos relativos ao lançamento contínuo de produtos e serviços que atendem às exigências do mercado. Face ao cenário exposto, surge um novo modelo de cooperação, conhecido como redes de empresas, que podem ser arranjados interorganizacionais ou intraorganizacionais formados por atores que se relacionam com o intuito de melhorar a obtenção de vantagem competitiva diante da concorrência. As instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, constituem-se como empresas cuja imcubência é preparar a mão de obra visando ao desenvolvimento do país. Por esta razão, o conceito de redes de empresas aplicado às IES é relevante nos âmbitos sociais e econômicos. O presente estudo propõe a aplicação de uma abordagem que permita avaliar a sustentabilidade das operações de uma IES, mediante a análise de critérios de desempenho referentes às dimensões sobre as quais se assenta a realidade operacional da instituição. Para alcançar os resultados almejados realizou-se um estudo de caso na Faculdade de Tecnologia de Garça, estado de São Paulo, por ser uma instituição pública que oferece ensino tecnológico. Ao definir o recorte a ser estudado, procedeu-se ao levantamento das principais atividades desenvolvidas pelos atores entrevistados, ao mapeamento do recorte dfa rede intraorganizacional, à avaliação da intensidade dos relacionamentos entre os atores e à análise das principais atividades por eles desenvolvidas com os critérios de desempenho estabelecidos pela instituição. O estudo apresentou indícios de que as operações desenvolvidas pelos atores estão... |
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Proposta de uma abordagem para análise dos relacionamentos em redes de ensino: uma aplicação na Faculdade de Tecnologia de Garça/SPConglomerados (Empresas)Universidades e faculdadesEnsino superiorDesempenhoCooperaçãoConglomerate corporationsUniversities and collegesEducation, HigherCooperationO contexto organizacional contemporâneo reflete as nuances da globalização e do avanço tecnológico, responsáveis pelo aumento da competitividade. Dessa forma, as empresas, que atuavam isoladamente, passam a enfrentar desafios em grupos relativos ao lançamento contínuo de produtos e serviços que atendem às exigências do mercado. Face ao cenário exposto, surge um novo modelo de cooperação, conhecido como redes de empresas, que podem ser arranjados interorganizacionais ou intraorganizacionais formados por atores que se relacionam com o intuito de melhorar a obtenção de vantagem competitiva diante da concorrência. As instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, constituem-se como empresas cuja imcubência é preparar a mão de obra visando ao desenvolvimento do país. Por esta razão, o conceito de redes de empresas aplicado às IES é relevante nos âmbitos sociais e econômicos. O presente estudo propõe a aplicação de uma abordagem que permita avaliar a sustentabilidade das operações de uma IES, mediante a análise de critérios de desempenho referentes às dimensões sobre as quais se assenta a realidade operacional da instituição. Para alcançar os resultados almejados realizou-se um estudo de caso na Faculdade de Tecnologia de Garça, estado de São Paulo, por ser uma instituição pública que oferece ensino tecnológico. Ao definir o recorte a ser estudado, procedeu-se ao levantamento das principais atividades desenvolvidas pelos atores entrevistados, ao mapeamento do recorte dfa rede intraorganizacional, à avaliação da intensidade dos relacionamentos entre os atores e à análise das principais atividades por eles desenvolvidas com os critérios de desempenho estabelecidos pela instituição. O estudo apresentou indícios de que as operações desenvolvidas pelos atores estão...The contemporary organizational context reflects the nuances of globalization and technological advance, responsible for the increase in competitiveness. In this way, companiese which operated separately began to face challenges in groups for the launching continuously of products and services that meet market requirements. In this scenario, it comes out a new cooperation model, known as corporate networks, that is, inter-organizational or intra-organizational arrangements that are formed by actors whose relationship aims at improving the achievement of competitive advantage before the competition. Higher education institutions (HEI), public ot private, establish themselves as entreprises whose task is to prepare a manpower for the development of the country. For this reason, the concept of corporate networks applied to HEI is relevant in social and economic spheres. The present study proposes the application of an approach that allows the assessment of the sustainability or the operation of an HEI, through the analysis of performance criteria concerning the dimensions upon with the operational reality of the institution rests. To achieve the desired results a case study was carried out at the Faculdade de Tecnologia de Garça, São Paulo State, for being a public institution that offers technological education. To set the bounds of the study, the main activities developed by the interviewed actors were raised, as well as the mapping of the clipping of the intra-organizational network, the assessment of the intensity of the actors' relatinships, and the analysis of the main activities undertaken by them according to the performance criteria established by the institution. The study presented evidences that the operations carried out by actors are linked to the performance criteria established by the Unit in order to reach... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fusco, José Paulo Alves [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Regina Ferreira da [UNESP]2014-06-11T19:26:16Z2014-06-11T19:26:16Z2012-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis146 f. : il.application/pdfROCHA, Regina Ferreira da. Proposta de uma abordagem para análise dos relacionamentos em redes de ensino: uma aplicação na Faculdade de Tecnologia de Garça/SP. 2012. 146 f. Dissertação (mestrado) -Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2012.http://hdl.handle.net/11449/92979000705908rocha_rf_me_bauru.pdf33004056086P61738119529239891Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-28T19:05:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92979Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:45:35.652527Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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