Afetividade na escola: as contribuições das pesquisas e artigos produzidos no Programa de Pós-Graduação da UNESP, UNICAMP e USP, no período de 1999 a 2009

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castaldi, Vanessa Ferraz de Moraes [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118602
Resumo: The individuals, mostly born biologically prepared to develop the many different aspects: cognitive, motor and affective, however, only the biological factor doesn’t possible the full development of these. Theories of the different types of knowledge about the process of teaching and learning and your relation with the affective-cognitive aspects intend explain how this individual can to evolve completely. This end of course work presupposes that the interactions of the individual with the physical and civil are essential to the development of learning. In this sense, the educational institution understood as a socializing environment and disseminator of knowledge, historically accumulated, will be then a space where affectivity and learning should be at least theoretically, favored by the relations that are established inside the same. So, the research presented in this study, have how objective, show how to set in the practice educational the relation between affect and learning considering the observations, interviews that search to highlight real situations, where are confirmed a relation between processes. From the presentation of the central ideas of these researches, we are evidencing the concept of affection and how pedagogical practice promotes the relation between affect and cognition
id UNSP_392e12c813aa537337fd145c52fcb94c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118602
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Afetividade na escola: as contribuições das pesquisas e artigos produzidos no Programa de Pós-Graduação da UNESP, UNICAMP e USP, no período de 1999 a 2009Psicologia educacionalAfetividadeAprendizagemRelações humanasUniversidades e faculdades - Pos-graduaçãoPublicações cientificas - 1999 - 2009The individuals, mostly born biologically prepared to develop the many different aspects: cognitive, motor and affective, however, only the biological factor doesn’t possible the full development of these. Theories of the different types of knowledge about the process of teaching and learning and your relation with the affective-cognitive aspects intend explain how this individual can to evolve completely. This end of course work presupposes that the interactions of the individual with the physical and civil are essential to the development of learning. In this sense, the educational institution understood as a socializing environment and disseminator of knowledge, historically accumulated, will be then a space where affectivity and learning should be at least theoretically, favored by the relations that are established inside the same. So, the research presented in this study, have how objective, show how to set in the practice educational the relation between affect and learning considering the observations, interviews that search to highlight real situations, where are confirmed a relation between processes. From the presentation of the central ideas of these researches, we are evidencing the concept of affection and how pedagogical practice promotes the relation between affect and cognitionOs indivíduos, em sua maioria, nascem biologicamente preparados para se desenvolverem nos vários aspectos: cognitivos, motores e afetivos, porém, apenas o fator biológico não possibilita o pleno desenvolvimento deles. Teorias das várias áreas do conhecimento sobre o processo de ensino e aprendizagem e sua relação com os aspectos afetivo-cognitivos, buscam esclarecer como esse sujeito pode evoluir plenamente. Este Trabalho de Conclusão de Curso parte do pressuposto que o processo de interação do sujeito com o meio físico e social são imprescindíveis para o desenvolvimento da aprendizagem. Nesse sentido, a instituição escolar compreendida como um ambiente socializador e disseminador dos conhecimentos historicamente acumulados tornar-se-á, então, um espaço, no qual a afetividade e aprendizagem devem, ao menos, teoricamente, ser favorecida pelas relações que se estabelecem dentro da mesma. Dessa forma, as pesquisas apresentadas nesse estudo tem como objetivo, verificar como se configura na prática educativa a relação entre afetividade e aprendizagem considerando as observações, as entrevistas que buscam destacar situações reais, nas quais se confirmem uma relação entre os processos. A partir da apresentação das ideias centrais dessas pesquisas de Mestrado e Doutorado evidenciamos o conceito de afetividade e como a prática pedagógica favorece a relação entre o afeto e a cogniçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Áurea Maria de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castaldi, Vanessa Ferraz de Moraes [UNESP]2015-03-23T15:11:41Z2015-03-23T15:11:41Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81 f.application/pdfCASTALDI, Vanessa Ferraz de Moraes. Afetividade na escola: as contribuições das pesquisas e artigos produzidos no Programa de Pós-Graduação da UNESP, UNICAMP e USP, no período de 1999 a 2009. 2012. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/118602000716113castaldi_vfm_tcc_rcla.pdf1241282762476947Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-03T06:03:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118602Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:52:13.541458Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Afetividade na escola: as contribuições das pesquisas e artigos produzidos no Programa de Pós-Graduação da UNESP, UNICAMP e USP, no período de 1999 a 2009
title Afetividade na escola: as contribuições das pesquisas e artigos produzidos no Programa de Pós-Graduação da UNESP, UNICAMP e USP, no período de 1999 a 2009
spellingShingle Afetividade na escola: as contribuições das pesquisas e artigos produzidos no Programa de Pós-Graduação da UNESP, UNICAMP e USP, no período de 1999 a 2009
Castaldi, Vanessa Ferraz de Moraes [UNESP]
Psicologia educacional
Afetividade
Aprendizagem
Relações humanas
Universidades e faculdades - Pos-graduação
Publicações cientificas - 1999 - 2009
title_short Afetividade na escola: as contribuições das pesquisas e artigos produzidos no Programa de Pós-Graduação da UNESP, UNICAMP e USP, no período de 1999 a 2009
title_full Afetividade na escola: as contribuições das pesquisas e artigos produzidos no Programa de Pós-Graduação da UNESP, UNICAMP e USP, no período de 1999 a 2009
title_fullStr Afetividade na escola: as contribuições das pesquisas e artigos produzidos no Programa de Pós-Graduação da UNESP, UNICAMP e USP, no período de 1999 a 2009
title_full_unstemmed Afetividade na escola: as contribuições das pesquisas e artigos produzidos no Programa de Pós-Graduação da UNESP, UNICAMP e USP, no período de 1999 a 2009
title_sort Afetividade na escola: as contribuições das pesquisas e artigos produzidos no Programa de Pós-Graduação da UNESP, UNICAMP e USP, no período de 1999 a 2009
author Castaldi, Vanessa Ferraz de Moraes [UNESP]
author_facet Castaldi, Vanessa Ferraz de Moraes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Áurea Maria de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Castaldi, Vanessa Ferraz de Moraes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Afetividade
Aprendizagem
Relações humanas
Universidades e faculdades - Pos-graduação
Publicações cientificas - 1999 - 2009
topic Psicologia educacional
Afetividade
Aprendizagem
Relações humanas
Universidades e faculdades - Pos-graduação
Publicações cientificas - 1999 - 2009
description The individuals, mostly born biologically prepared to develop the many different aspects: cognitive, motor and affective, however, only the biological factor doesn’t possible the full development of these. Theories of the different types of knowledge about the process of teaching and learning and your relation with the affective-cognitive aspects intend explain how this individual can to evolve completely. This end of course work presupposes that the interactions of the individual with the physical and civil are essential to the development of learning. In this sense, the educational institution understood as a socializing environment and disseminator of knowledge, historically accumulated, will be then a space where affectivity and learning should be at least theoretically, favored by the relations that are established inside the same. So, the research presented in this study, have how objective, show how to set in the practice educational the relation between affect and learning considering the observations, interviews that search to highlight real situations, where are confirmed a relation between processes. From the presentation of the central ideas of these researches, we are evidencing the concept of affection and how pedagogical practice promotes the relation between affect and cognition
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-03-23T15:11:41Z
2015-03-23T15:11:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTALDI, Vanessa Ferraz de Moraes. Afetividade na escola: as contribuições das pesquisas e artigos produzidos no Programa de Pós-Graduação da UNESP, UNICAMP e USP, no período de 1999 a 2009. 2012. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/118602
000716113
castaldi_vfm_tcc_rcla.pdf
1241282762476947
identifier_str_mv CASTALDI, Vanessa Ferraz de Moraes. Afetividade na escola: as contribuições das pesquisas e artigos produzidos no Programa de Pós-Graduação da UNESP, UNICAMP e USP, no período de 1999 a 2009. 2012. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
000716113
castaldi_vfm_tcc_rcla.pdf
1241282762476947
url http://hdl.handle.net/11449/118602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128285102571520