Dica visual e desempenho do chute no futsal: efeito do tempo para tomada de decisão e da fadiga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, André Macari
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152798
Resumo: O futsal é um esporte de alta intensidade e intermitente que tem como principal ação na tentativa de fazer gol o chute, porém não se sabe como ocorre a interação entre o goleiro e o batedor. Portanto, entender o mecanismo de percepção-ação sob efeito da fadiga durante o chute utilizando a estratégia de goleiro-dependente é de grande relevância para o esporte. Assim os objetivos do estudo são: a) verificar a influência de diferentes momentos de inserção da dica visual durante a corrida de aproximação no comportamento motor e do olhar no desempenho do chute com a bola parada no futsal; b) investigar o efeito da fadiga no comportamento do olhar e na precisão durante o chute com a bola parada no futsal de acordo com a manipulação da dica visual. Do estudo 1, participaram 17 atletas amadores que realizaram 18 chutes com bola parada em 3 condições (dica visual a 1,6 e 0,8 metros da corrida de aproximação pra bola e sem dica visual). Para verificar os parâmetros motores, visuais e desempenho foram utilizados sistemas de câmeras infravermelho (OptiTrack 17W) e de rastreamento do olho (EyeTracking Mobile System). As condições foram comparadas por meio de ANOVA one way e análise de magnitude de efeito. Houve somente diminuição na velocidade do último passo na condição de dica visual a 0,8 metros comparado com a 1,6 metros (p = 0,042). A análise de magnitude de efeito revelou pequenos possíveis aumento na atenção e diminuição na velocidade do movimento na condição sem dica visual e dica visual a 0,8 metros comparado a dica visual a 1,6 metros. Conclui-se que a manipulação da dica visual em diferentes momentos da corrida de aproximação não altera os parâmetros visuais, motores e de desempenho durante o chute com bola parada no futsal. Do estudo 2, participaram outros 10 atletas amadores que realizaram os chutes nas condições do Estudo 1, pré e pós protocolos de indução a fadiga (Hoff adaptado para o Futsal incremental e Repeated-sprints ability), porém com diminuição no número de tentativas em cada condição para diminuir as chances de recuperação do estado de fadiga. As mesmas variáveis dependentes e equipamentos do estudo 1 foram utilizadas. As condições (dica visual) e momentos (fadiga) foram comparados por meio da ANOVA two way. Não houve efeito para condição, porém a fadiga altera o comportamento do olhar somente nos momentos próximos ao chute, em específico para o olhar na bola (F2,18 = 4,229; p = 0,031) e outra (F2,18 = 6,556; p = 0,007). Conclui-se que a fadiga causa aumento na dependência visual na bola e outras.
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spelling Dica visual e desempenho do chute no futsal: efeito do tempo para tomada de decisão e da fadigaVisual tip and kicking performance in futsal: effect of the time for decision making and fatigueFutsalMovimento humanoChuteGoleiro-dependenteMovimento do olhoHuman movimentKickKeeper-dependentVisual controlO futsal é um esporte de alta intensidade e intermitente que tem como principal ação na tentativa de fazer gol o chute, porém não se sabe como ocorre a interação entre o goleiro e o batedor. Portanto, entender o mecanismo de percepção-ação sob efeito da fadiga durante o chute utilizando a estratégia de goleiro-dependente é de grande relevância para o esporte. Assim os objetivos do estudo são: a) verificar a influência de diferentes momentos de inserção da dica visual durante a corrida de aproximação no comportamento motor e do olhar no desempenho do chute com a bola parada no futsal; b) investigar o efeito da fadiga no comportamento do olhar e na precisão durante o chute com a bola parada no futsal de acordo com a manipulação da dica visual. Do estudo 1, participaram 17 atletas amadores que realizaram 18 chutes com bola parada em 3 condições (dica visual a 1,6 e 0,8 metros da corrida de aproximação pra bola e sem dica visual). Para verificar os parâmetros motores, visuais e desempenho foram utilizados sistemas de câmeras infravermelho (OptiTrack 17W) e de rastreamento do olho (EyeTracking Mobile System). As condições foram comparadas por meio de ANOVA one way e análise de magnitude de efeito. Houve somente diminuição na velocidade do último passo na condição de dica visual a 0,8 metros comparado com a 1,6 metros (p = 0,042). A análise de magnitude de efeito revelou pequenos possíveis aumento na atenção e diminuição na velocidade do movimento na condição sem dica visual e dica visual a 0,8 metros comparado a dica visual a 1,6 metros. Conclui-se que a manipulação da dica visual em diferentes momentos da corrida de aproximação não altera os parâmetros visuais, motores e de desempenho durante o chute com bola parada no futsal. Do estudo 2, participaram outros 10 atletas amadores que realizaram os chutes nas condições do Estudo 1, pré e pós protocolos de indução a fadiga (Hoff adaptado para o Futsal incremental e Repeated-sprints ability), porém com diminuição no número de tentativas em cada condição para diminuir as chances de recuperação do estado de fadiga. As mesmas variáveis dependentes e equipamentos do estudo 1 foram utilizadas. As condições (dica visual) e momentos (fadiga) foram comparados por meio da ANOVA two way. Não houve efeito para condição, porém a fadiga altera o comportamento do olhar somente nos momentos próximos ao chute, em específico para o olhar na bola (F2,18 = 4,229; p = 0,031) e outra (F2,18 = 6,556; p = 0,007). Conclui-se que a fadiga causa aumento na dependência visual na bola e outras.The Futsal is a high-intensity and intermittent sport that has as main action in the attempt to make goal kick, but it isn’t known how the interaction between the goalkeeper ante the bater occurs. Therefore, to understand the mechanism of perception-action under the effect of fatigue during the kick using the goalkeeper-dependent strategy is of great relevance for the sport. Thus the aims of the study are: a) To verify the influence of different moments of insertion of the visual tip during the approach run in the motor behavior and visual control in the performance of the kick with stationary ball in futsal; b) To investigate the effect of fatigue in the visual behavior and the precision during the kick with stationary ball in futsal according to the manipulation of the visual tip. From Study 1, 17 amateur athletes participated in 18 kicks stationary ball in 3 conditions (visual tip at 1.6 a 0.8 meters from the approach run to the ball and without visual tip). To verify the motor, visual and performance parameters were used infrared camera systems (OptiTrack 17W) and eye tracking (EyeTracking Mobile System). The conditions was compared using ANOVA one way and effect magnitude analysis. There was only a decrease in velocity of the last step in the visual tip condition at 0.8 meters compared to 1.6 meters (p = 0.042). The analysis of magnitude of effect revealed small possible increase in attention and decrease in movement speed in the condition without visual tip and visual tip at 0.8 meters compared to visual tip at 1.6 meters. It’s concluded that the manipulation of the visual tip at different moments of the approach run does not alter the visual, motor and performance parameters during the kick with stationary ball in futsal. From Study 2, another 10 amateur athletes participated in the kicks under the conditions of Study 1, pre and post fatigue induction protocols (Hoff adapted to the Futsal incremental and Repeated-sprints ability), but with a decrease in the number of attempts in each condition to decrease the chances of recovering the fatigue state. The same dependent variables and equipment of Study 1 were used. The conditions (visual tip) and moments (fatigue) were compared through two way ANOVA. There wasn’t effect for condition, but fatigue altered the behavior of the eye only at the moments close to the kick, specific for the look on the ball (F2,18 = 4,229; p = 0,031) and another (F2,18 = 6,556; p = 0.007). It’s concluded that fatigue causes an increase in visual dependence on the ball and others.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 134413/2015-6Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbieri, Fabio Augusto [UNESP]Santiago, Paulo Roberto PereiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Baptista, André Macari2018-02-23T11:59:36Z2018-02-23T11:59:36Z2017-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15279800089740233004137062P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-01T06:15:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152798Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:49:21.442555Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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