A comunicação interna em departamentos jornalísticos: um estudo em emissoras de redes de televisão sob o enfoque da gestão da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cól, Ana Flávia Sípoli [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89360
Resumo: Proposta de investigação da importância das condutas de gestão da informação na comunicação interna nos departamentos de jornalismo em emissoras regionais de televisão aberta brasileiras, baseado na hipótese de que tais condutas têm impacto sobre os produtos e serviços jornalísticos oferecidos aos telespectadores. De acordo com pesquisadores da área de comunicação organizacional e comunicação interna, essa última viabiliza, e é capaz de melhorar, a relação da organização com seus colaboradores. É imperioso considerar que o público interno é considerado porta-voz da organização de forma positiva ou negativa, dependendo de seu engajamento e confiança na credibilidade da empresa. Compõe também o chamado capital intelectual da organização, send, portanto, co-responsável pelos produtos e serviços oferecidos aos destinatários sob o enfoque da gestão da informação nos processos comunicacionais para o acesso e uso da informação, tanto quanto pelo relacionamento com os demais stakeholders. Além de colaborar com esse campo de estudos, a pesquisa ganha ainda mais relevância ao se buscar investigar organizações e profissionais da área da comunicação e a maneira como lidam com o processo de comunicação interno no desempenho de suas funções diárias. Assim, além da pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se pesquisa de campo em um dos veículos de mídia mais populares do páis: a televisão aberta. Como recorte desse universo, propõe-se pesquisar os departamentos de jornalismo de emissoras de televisão aberta situados em Maringá (PR), mais especificamente seus gestores e colaboradores, com realização de entrevistas em profundidade para os primeiros e aplicação de questionários aos últimos. Desse modo, o intuito foi verificar as condutas e formas de gestão da informação utilizadas na comunicação interna, selecionados em razão dos produtos e serviços considerados de maior demanda regional
id UNSP_399c802a27a78c41a102e376c8811d39
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89360
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A comunicação interna em departamentos jornalísticos: um estudo em emissoras de redes de televisão sob o enfoque da gestão da informaçãoComunicação na administraçãoJornalismoTelevisãoGestão da informaçãoInternal communicationInformation managementJournalismTelevision mediaProposta de investigação da importância das condutas de gestão da informação na comunicação interna nos departamentos de jornalismo em emissoras regionais de televisão aberta brasileiras, baseado na hipótese de que tais condutas têm impacto sobre os produtos e serviços jornalísticos oferecidos aos telespectadores. De acordo com pesquisadores da área de comunicação organizacional e comunicação interna, essa última viabiliza, e é capaz de melhorar, a relação da organização com seus colaboradores. É imperioso considerar que o público interno é considerado porta-voz da organização de forma positiva ou negativa, dependendo de seu engajamento e confiança na credibilidade da empresa. Compõe também o chamado capital intelectual da organização, send, portanto, co-responsável pelos produtos e serviços oferecidos aos destinatários sob o enfoque da gestão da informação nos processos comunicacionais para o acesso e uso da informação, tanto quanto pelo relacionamento com os demais stakeholders. Além de colaborar com esse campo de estudos, a pesquisa ganha ainda mais relevância ao se buscar investigar organizações e profissionais da área da comunicação e a maneira como lidam com o processo de comunicação interno no desempenho de suas funções diárias. Assim, além da pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se pesquisa de campo em um dos veículos de mídia mais populares do páis: a televisão aberta. Como recorte desse universo, propõe-se pesquisar os departamentos de jornalismo de emissoras de televisão aberta situados em Maringá (PR), mais especificamente seus gestores e colaboradores, com realização de entrevistas em profundidade para os primeiros e aplicação de questionários aos últimos. Desse modo, o intuito foi verificar as condutas e formas de gestão da informação utilizadas na comunicação interna, selecionados em razão dos produtos e serviços considerados de maior demanda regionalThis paper focuses on the importance of information management behavior in regards to internal communication within journalistic departments of regional Brazilian open television networks. This research is based on the premisse that behavior has an impact on the journalistic products and services offered to the viewers. According to the researches in the researches in the area of organizational communication and internal communication, the latter facilitates and thus can improve the organizational relationship of its staff. It is important to point to point out that co-workers are considered to be spokespeople for the business, either in a positive or negative way, depending upon their engagement and trust on the business's credibility. Internal communication is also composed of what we call intellectual capital which becomes a co producer (responsible) for the products and services offered to the those on the receiving end, under the focus of information management in the communicational processes for the access and use of information in regards to the relationship among the others stakeholders. Not only does this research help in this study area but it becomes more relevant when looking to study organizations and professionals in the areas of communication and how they deal with the internal exchange of information as well as the accomplisjments of the daily tasks. Thus other than bibliographical research, extensive field research took place in one of the most popular communication means in the country: open television. As part of this universe, the intent was to research the journalism departments of open television satations in Maringá (PR), more specifically management and staff, using in depth interviews for the former and a questionnaire for the latter. Therefore, the purpose was to check behavior and information management's ways of handling internal communication which were ... (Complete abstract click electronic access below)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gobbi, Maria Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cól, Ana Flávia Sípoli [UNESP]2014-06-11T19:24:01Z2014-06-11T19:24:01Z2010-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis345 f. : il., gráfs., tabs.application/pdfCÓL, Ana Flávia Sípoli. A comunicação interna em departamentos jornalísticos: um estudo em emissoras de redes de televisão sob o enfoque da gestão da informação. 2010. 345 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.http://hdl.handle.net/11449/89360000628982col_afs_me_bauru.pdf33004056081P42302756561160804Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:27:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89360Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:43:33.318930Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação interna em departamentos jornalísticos: um estudo em emissoras de redes de televisão sob o enfoque da gestão da informação
title A comunicação interna em departamentos jornalísticos: um estudo em emissoras de redes de televisão sob o enfoque da gestão da informação
spellingShingle A comunicação interna em departamentos jornalísticos: um estudo em emissoras de redes de televisão sob o enfoque da gestão da informação
Cól, Ana Flávia Sípoli [UNESP]
Comunicação na administração
Jornalismo
Televisão
Gestão da informação
Internal communication
Information management
Journalism
Television media
title_short A comunicação interna em departamentos jornalísticos: um estudo em emissoras de redes de televisão sob o enfoque da gestão da informação
title_full A comunicação interna em departamentos jornalísticos: um estudo em emissoras de redes de televisão sob o enfoque da gestão da informação
title_fullStr A comunicação interna em departamentos jornalísticos: um estudo em emissoras de redes de televisão sob o enfoque da gestão da informação
title_full_unstemmed A comunicação interna em departamentos jornalísticos: um estudo em emissoras de redes de televisão sob o enfoque da gestão da informação
title_sort A comunicação interna em departamentos jornalísticos: um estudo em emissoras de redes de televisão sob o enfoque da gestão da informação
author Cól, Ana Flávia Sípoli [UNESP]
author_facet Cól, Ana Flávia Sípoli [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gobbi, Maria Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cól, Ana Flávia Sípoli [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação na administração
Jornalismo
Televisão
Gestão da informação
Internal communication
Information management
Journalism
Television media
topic Comunicação na administração
Jornalismo
Televisão
Gestão da informação
Internal communication
Information management
Journalism
Television media
description Proposta de investigação da importância das condutas de gestão da informação na comunicação interna nos departamentos de jornalismo em emissoras regionais de televisão aberta brasileiras, baseado na hipótese de que tais condutas têm impacto sobre os produtos e serviços jornalísticos oferecidos aos telespectadores. De acordo com pesquisadores da área de comunicação organizacional e comunicação interna, essa última viabiliza, e é capaz de melhorar, a relação da organização com seus colaboradores. É imperioso considerar que o público interno é considerado porta-voz da organização de forma positiva ou negativa, dependendo de seu engajamento e confiança na credibilidade da empresa. Compõe também o chamado capital intelectual da organização, send, portanto, co-responsável pelos produtos e serviços oferecidos aos destinatários sob o enfoque da gestão da informação nos processos comunicacionais para o acesso e uso da informação, tanto quanto pelo relacionamento com os demais stakeholders. Além de colaborar com esse campo de estudos, a pesquisa ganha ainda mais relevância ao se buscar investigar organizações e profissionais da área da comunicação e a maneira como lidam com o processo de comunicação interno no desempenho de suas funções diárias. Assim, além da pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se pesquisa de campo em um dos veículos de mídia mais populares do páis: a televisão aberta. Como recorte desse universo, propõe-se pesquisar os departamentos de jornalismo de emissoras de televisão aberta situados em Maringá (PR), mais especificamente seus gestores e colaboradores, com realização de entrevistas em profundidade para os primeiros e aplicação de questionários aos últimos. Desse modo, o intuito foi verificar as condutas e formas de gestão da informação utilizadas na comunicação interna, selecionados em razão dos produtos e serviços considerados de maior demanda regional
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-04
2014-06-11T19:24:01Z
2014-06-11T19:24:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CÓL, Ana Flávia Sípoli. A comunicação interna em departamentos jornalísticos: um estudo em emissoras de redes de televisão sob o enfoque da gestão da informação. 2010. 345 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/89360
000628982
col_afs_me_bauru.pdf
33004056081P4
2302756561160804
identifier_str_mv CÓL, Ana Flávia Sípoli. A comunicação interna em departamentos jornalísticos: um estudo em emissoras de redes de televisão sob o enfoque da gestão da informação. 2010. 345 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.
000628982
col_afs_me_bauru.pdf
33004056081P4
2302756561160804
url http://hdl.handle.net/11449/89360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 345 f. : il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129547137187840