Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/242495 |
Resumo: | O interesse da população e alunos da educação básica por temas que englobam astronomia eventualmente tem sido despertado principalmente quando ocorrem descobertas sobre o cosmo ou fenômenos astronômicos. Porém, este interesse muitas vezes não é incentivado, deixando o jovem desmotivado a aprender sobre o tema. A Ciência Cidadã tem sido uma nova forma de interação entre os cidadãos e os cientistas profissionais, e, mais especificamente nesse projeto, os astrônomos. Com isso, uma oportunidade de engajamento com a ciência e com o método científico é propiciada à população. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo realizar uma Análise de Conteúdo da produção bibliográfica acadêmica sobre meteoros, ensino de astronomia e Ciência Cidadã. A partir dos indicadores emergentes desta análise, elaboramos uma proposta de formação de alunos de Ensino Médio visando o desenvolvimento de habilidades de metodologia científica para a análise de registros fotográficos de meteoros. Conclui-se que a importância desse projeto é mostrar o quanto o ensino de astronomia pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades do aluno, tanto cognitivas quanto socioemocionais, despertando o interesse para uma aprendizagem significativa, relacionando uma informação nova a ser adquirida com conhecimentos prévios que o aluno já possui, além de incentivar a aprendizagem compartilhada, em que eles se ajudam em equipe e colaboram com astrônomos profissionais, segundo os objetivos da Ciência Cidadã, fortalecendo, portanto, a visão e integridade da Ciência e dos cientistas |
id |
UNSP_39d3a5f755ba21a4011db7bdb2e970bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/242495 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino MédioAstronomy education for the formation of citizen scientist: meteor analysis in high schoolEnsino de AstronomiaMeteorosAnálise de conteúdoCiência cidadãAstronomy teachingMeteorsContent analysisCitizen scienceO interesse da população e alunos da educação básica por temas que englobam astronomia eventualmente tem sido despertado principalmente quando ocorrem descobertas sobre o cosmo ou fenômenos astronômicos. Porém, este interesse muitas vezes não é incentivado, deixando o jovem desmotivado a aprender sobre o tema. A Ciência Cidadã tem sido uma nova forma de interação entre os cidadãos e os cientistas profissionais, e, mais especificamente nesse projeto, os astrônomos. Com isso, uma oportunidade de engajamento com a ciência e com o método científico é propiciada à população. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo realizar uma Análise de Conteúdo da produção bibliográfica acadêmica sobre meteoros, ensino de astronomia e Ciência Cidadã. A partir dos indicadores emergentes desta análise, elaboramos uma proposta de formação de alunos de Ensino Médio visando o desenvolvimento de habilidades de metodologia científica para a análise de registros fotográficos de meteoros. Conclui-se que a importância desse projeto é mostrar o quanto o ensino de astronomia pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades do aluno, tanto cognitivas quanto socioemocionais, despertando o interesse para uma aprendizagem significativa, relacionando uma informação nova a ser adquirida com conhecimentos prévios que o aluno já possui, além de incentivar a aprendizagem compartilhada, em que eles se ajudam em equipe e colaboram com astrônomos profissionais, segundo os objetivos da Ciência Cidadã, fortalecendo, portanto, a visão e integridade da Ciência e dos cientistasThe interest of the population and students of basic education by topics encompassing astronomy has eventually been aroused mainly when discoveries about the cosmos or astronomical phenomena occur. However, this interest is not always encouraged, leaving the student unmotivated to learn about the subject. Citizen science has been a new form of interaction between citizens and professional scientists, and more specifically in this project, astronomers. With this, an opportunity to engage with science and the scientific method is provided to the population. Therefore, this research aimed to perform a content analysis of academic bibliographic production on meteors, astronomy teaching and citizen science. Based on the indicators emerging from this analysis, we present a proposal for the formation of high school students aiming at the development of scientific methodology skills for the analysis of photographic records of meteors. It is concluded that the importance of this project is to show how much astronomy teaching can contribute to the development of students' skills, both cognitive and socio-emotional, arousing interest for meaningful learning, relating new information to be acquired with previous knowledge that the student already has; in addition to encouraging shared learning, where they help each other as a team and collaborate with professional astronomers, according to the objectives of citizen science, strengthening, therefore, the vision and integrity of Science and scientists.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Langhi, Rodolfo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carrara, Helena Ferreira2023-03-15T11:42:05Z2023-03-15T11:42:05Z2023-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242495porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-04T17:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242495Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:52:30.188617Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio Astronomy education for the formation of citizen scientist: meteor analysis in high school |
title |
Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio |
spellingShingle |
Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio Carrara, Helena Ferreira Ensino de Astronomia Meteoros Análise de conteúdo Ciência cidadã Astronomy teaching Meteors Content analysis Citizen science |
title_short |
Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio |
title_full |
Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio |
title_fullStr |
Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio |
title_sort |
Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio |
author |
Carrara, Helena Ferreira |
author_facet |
Carrara, Helena Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Langhi, Rodolfo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrara, Helena Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Astronomia Meteoros Análise de conteúdo Ciência cidadã Astronomy teaching Meteors Content analysis Citizen science |
topic |
Ensino de Astronomia Meteoros Análise de conteúdo Ciência cidadã Astronomy teaching Meteors Content analysis Citizen science |
description |
O interesse da população e alunos da educação básica por temas que englobam astronomia eventualmente tem sido despertado principalmente quando ocorrem descobertas sobre o cosmo ou fenômenos astronômicos. Porém, este interesse muitas vezes não é incentivado, deixando o jovem desmotivado a aprender sobre o tema. A Ciência Cidadã tem sido uma nova forma de interação entre os cidadãos e os cientistas profissionais, e, mais especificamente nesse projeto, os astrônomos. Com isso, uma oportunidade de engajamento com a ciência e com o método científico é propiciada à população. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo realizar uma Análise de Conteúdo da produção bibliográfica acadêmica sobre meteoros, ensino de astronomia e Ciência Cidadã. A partir dos indicadores emergentes desta análise, elaboramos uma proposta de formação de alunos de Ensino Médio visando o desenvolvimento de habilidades de metodologia científica para a análise de registros fotográficos de meteoros. Conclui-se que a importância desse projeto é mostrar o quanto o ensino de astronomia pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades do aluno, tanto cognitivas quanto socioemocionais, despertando o interesse para uma aprendizagem significativa, relacionando uma informação nova a ser adquirida com conhecimentos prévios que o aluno já possui, além de incentivar a aprendizagem compartilhada, em que eles se ajudam em equipe e colaboram com astrônomos profissionais, segundo os objetivos da Ciência Cidadã, fortalecendo, portanto, a visão e integridade da Ciência e dos cientistas |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-15T11:42:05Z 2023-03-15T11:42:05Z 2023-02-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/242495 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/242495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128993611743232 |