Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrara, Helena Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242495
Resumo: O interesse da população e alunos da educação básica por temas que englobam astronomia eventualmente tem sido despertado principalmente quando ocorrem descobertas sobre o cosmo ou fenômenos astronômicos. Porém, este interesse muitas vezes não é incentivado, deixando o jovem desmotivado a aprender sobre o tema. A Ciência Cidadã tem sido uma nova forma de interação entre os cidadãos e os cientistas profissionais, e, mais especificamente nesse projeto, os astrônomos. Com isso, uma oportunidade de engajamento com a ciência e com o método científico é propiciada à população. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo realizar uma Análise de Conteúdo da produção bibliográfica acadêmica sobre meteoros, ensino de astronomia e Ciência Cidadã. A partir dos indicadores emergentes desta análise, elaboramos uma proposta de formação de alunos de Ensino Médio visando o desenvolvimento de habilidades de metodologia científica para a análise de registros fotográficos de meteoros. Conclui-se que a importância desse projeto é mostrar o quanto o ensino de astronomia pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades do aluno, tanto cognitivas quanto socioemocionais, despertando o interesse para uma aprendizagem significativa, relacionando uma informação nova a ser adquirida com conhecimentos prévios que o aluno já possui, além de incentivar a aprendizagem compartilhada, em que eles se ajudam em equipe e colaboram com astrônomos profissionais, segundo os objetivos da Ciência Cidadã, fortalecendo, portanto, a visão e integridade da Ciência e dos cientistas
id UNSP_39d3a5f755ba21a4011db7bdb2e970bb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242495
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino MédioAstronomy education for the formation of citizen scientist: meteor analysis in high schoolEnsino de AstronomiaMeteorosAnálise de conteúdoCiência cidadãAstronomy teachingMeteorsContent analysisCitizen scienceO interesse da população e alunos da educação básica por temas que englobam astronomia eventualmente tem sido despertado principalmente quando ocorrem descobertas sobre o cosmo ou fenômenos astronômicos. Porém, este interesse muitas vezes não é incentivado, deixando o jovem desmotivado a aprender sobre o tema. A Ciência Cidadã tem sido uma nova forma de interação entre os cidadãos e os cientistas profissionais, e, mais especificamente nesse projeto, os astrônomos. Com isso, uma oportunidade de engajamento com a ciência e com o método científico é propiciada à população. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo realizar uma Análise de Conteúdo da produção bibliográfica acadêmica sobre meteoros, ensino de astronomia e Ciência Cidadã. A partir dos indicadores emergentes desta análise, elaboramos uma proposta de formação de alunos de Ensino Médio visando o desenvolvimento de habilidades de metodologia científica para a análise de registros fotográficos de meteoros. Conclui-se que a importância desse projeto é mostrar o quanto o ensino de astronomia pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades do aluno, tanto cognitivas quanto socioemocionais, despertando o interesse para uma aprendizagem significativa, relacionando uma informação nova a ser adquirida com conhecimentos prévios que o aluno já possui, além de incentivar a aprendizagem compartilhada, em que eles se ajudam em equipe e colaboram com astrônomos profissionais, segundo os objetivos da Ciência Cidadã, fortalecendo, portanto, a visão e integridade da Ciência e dos cientistasThe interest of the population and students of basic education by topics encompassing astronomy has eventually been aroused mainly when discoveries about the cosmos or astronomical phenomena occur. However, this interest is not always encouraged, leaving the student unmotivated to learn about the subject. Citizen science has been a new form of interaction between citizens and professional scientists, and more specifically in this project, astronomers. With this, an opportunity to engage with science and the scientific method is provided to the population. Therefore, this research aimed to perform a content analysis of academic bibliographic production on meteors, astronomy teaching and citizen science. Based on the indicators emerging from this analysis, we present a proposal for the formation of high school students aiming at the development of scientific methodology skills for the analysis of photographic records of meteors. It is concluded that the importance of this project is to show how much astronomy teaching can contribute to the development of students' skills, both cognitive and socio-emotional, arousing interest for meaningful learning, relating new information to be acquired with previous knowledge that the student already has; in addition to encouraging shared learning, where they help each other as a team and collaborate with professional astronomers, according to the objectives of citizen science, strengthening, therefore, the vision and integrity of Science and scientists.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Langhi, Rodolfo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carrara, Helena Ferreira2023-03-15T11:42:05Z2023-03-15T11:42:05Z2023-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242495porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-04T17:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242495Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:52:30.188617Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio
Astronomy education for the formation of citizen scientist: meteor analysis in high school
title Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio
spellingShingle Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio
Carrara, Helena Ferreira
Ensino de Astronomia
Meteoros
Análise de conteúdo
Ciência cidadã
Astronomy teaching
Meteors
Content analysis
Citizen science
title_short Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio
title_full Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio
title_fullStr Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio
title_full_unstemmed Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio
title_sort Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio
author Carrara, Helena Ferreira
author_facet Carrara, Helena Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Langhi, Rodolfo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrara, Helena Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Astronomia
Meteoros
Análise de conteúdo
Ciência cidadã
Astronomy teaching
Meteors
Content analysis
Citizen science
topic Ensino de Astronomia
Meteoros
Análise de conteúdo
Ciência cidadã
Astronomy teaching
Meteors
Content analysis
Citizen science
description O interesse da população e alunos da educação básica por temas que englobam astronomia eventualmente tem sido despertado principalmente quando ocorrem descobertas sobre o cosmo ou fenômenos astronômicos. Porém, este interesse muitas vezes não é incentivado, deixando o jovem desmotivado a aprender sobre o tema. A Ciência Cidadã tem sido uma nova forma de interação entre os cidadãos e os cientistas profissionais, e, mais especificamente nesse projeto, os astrônomos. Com isso, uma oportunidade de engajamento com a ciência e com o método científico é propiciada à população. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo realizar uma Análise de Conteúdo da produção bibliográfica acadêmica sobre meteoros, ensino de astronomia e Ciência Cidadã. A partir dos indicadores emergentes desta análise, elaboramos uma proposta de formação de alunos de Ensino Médio visando o desenvolvimento de habilidades de metodologia científica para a análise de registros fotográficos de meteoros. Conclui-se que a importância desse projeto é mostrar o quanto o ensino de astronomia pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades do aluno, tanto cognitivas quanto socioemocionais, despertando o interesse para uma aprendizagem significativa, relacionando uma informação nova a ser adquirida com conhecimentos prévios que o aluno já possui, além de incentivar a aprendizagem compartilhada, em que eles se ajudam em equipe e colaboram com astrônomos profissionais, segundo os objetivos da Ciência Cidadã, fortalecendo, portanto, a visão e integridade da Ciência e dos cientistas
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-15T11:42:05Z
2023-03-15T11:42:05Z
2023-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242495
url http://hdl.handle.net/11449/242495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128993611743232