Projeto e-jovem: política de formação profissional de jovens no estado do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calou, Cícero Roberto Bitencourt [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/148640
Resumo: Este estudo trata da análise da política educacional de formação para jovens oriundos do Ensino Médio e egressos da escola pública, denominada de Projeto e-Jovem, desenvolvida a partir da iniciativa do governo do estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE e o Centro de Estudos Tecnológicos-CENTEC. Neste contexto, o Projeto e-Jovem se define como uma política pública de formação de jovens em informática de nível técnico profissionalizante, com uma carga horária de 1280h/a, com a certificação garantida em nível de ensino técnico médio, pelos parceiros formadores, IFCE e CENTEC. Portanto, este Projeto foi escolhido como objeto dessa pesquisa, onde se buscou questionar se o e-Jovem a partir de seus pressupostos, enquanto política pública, possibilita a inserção desses jovens no mundo do trabalho formal. Nas cidades onde atuam, quais são as mediações com o contexto local, empresas, fábricas, conexão com as organizações produtivas, que possibilitem uma formação para o trabalho complexo? Quais as perspectivas de inserção desses jovens no mundo do trabalho diante do desemprego estrutural, flexibilização e precarização do trabalho e o desemprego juvenil? Assim, o objetivo geral foi avaliar a perspectiva de inserção dos/as jovens no mundo do trabalho formal, a partir da construção dos conhecimentos ofertados nessa formação. Para atingir os objetivos propostos fez-se uso dos instrumentos de coleta de dados, questionário e entrevista com alunos/as, supervisores/as, tutores/as e instrutores/as do Projeto e com membros da Secretaria de Educação gestores do e-Jovem, orientado pela metodologia qualitativa sob os aspectos de uma análise descritiva de natureza documental e bibliográfica, observando também a vocalização dos jovens fundamentadas nas ações de formação para o trabalho. Os resultados obtidos indicaram o conhecimento das características fundamentais e as relações de formação que constitui o Projeto, compreensão do seu desenvolvimento e o movimento dos/as jovens no ambiente de estudo, buscando o conhecimento técnico e a preparação para o mundo do trabalho. Nas conclusões mostramos os problemas com a inserção dos jovens no mundo do trabalho, na função de estagiários, menor aprendiz ou empregado efetivo, a falta de uma política de relacionamento integrado com o setor produtivo local e outras instituições que definam a participação dos/as jovens nos programas de emprego e geração de renda. Constatou-se que é visível o desequilíbrio entre a formação e a efetiva inserção dos/as jovens na forma de um trabalho formal.
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spelling Projeto e-jovem: política de formação profissional de jovens no estado do CearáE-youth project: vocational training policy of young people in the state of CearáEducaçãoPolítica educacionalProjeto e-jovemEnsino médioInserção para o trabalhoEducationEducational politicsE-young projectHigh schoolWork InsertionEste estudo trata da análise da política educacional de formação para jovens oriundos do Ensino Médio e egressos da escola pública, denominada de Projeto e-Jovem, desenvolvida a partir da iniciativa do governo do estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE e o Centro de Estudos Tecnológicos-CENTEC. Neste contexto, o Projeto e-Jovem se define como uma política pública de formação de jovens em informática de nível técnico profissionalizante, com uma carga horária de 1280h/a, com a certificação garantida em nível de ensino técnico médio, pelos parceiros formadores, IFCE e CENTEC. Portanto, este Projeto foi escolhido como objeto dessa pesquisa, onde se buscou questionar se o e-Jovem a partir de seus pressupostos, enquanto política pública, possibilita a inserção desses jovens no mundo do trabalho formal. Nas cidades onde atuam, quais são as mediações com o contexto local, empresas, fábricas, conexão com as organizações produtivas, que possibilitem uma formação para o trabalho complexo? Quais as perspectivas de inserção desses jovens no mundo do trabalho diante do desemprego estrutural, flexibilização e precarização do trabalho e o desemprego juvenil? Assim, o objetivo geral foi avaliar a perspectiva de inserção dos/as jovens no mundo do trabalho formal, a partir da construção dos conhecimentos ofertados nessa formação. Para atingir os objetivos propostos fez-se uso dos instrumentos de coleta de dados, questionário e entrevista com alunos/as, supervisores/as, tutores/as e instrutores/as do Projeto e com membros da Secretaria de Educação gestores do e-Jovem, orientado pela metodologia qualitativa sob os aspectos de uma análise descritiva de natureza documental e bibliográfica, observando também a vocalização dos jovens fundamentadas nas ações de formação para o trabalho. Os resultados obtidos indicaram o conhecimento das características fundamentais e as relações de formação que constitui o Projeto, compreensão do seu desenvolvimento e o movimento dos/as jovens no ambiente de estudo, buscando o conhecimento técnico e a preparação para o mundo do trabalho. Nas conclusões mostramos os problemas com a inserção dos jovens no mundo do trabalho, na função de estagiários, menor aprendiz ou empregado efetivo, a falta de uma política de relacionamento integrado com o setor produtivo local e outras instituições que definam a participação dos/as jovens nos programas de emprego e geração de renda. Constatou-se que é visível o desequilíbrio entre a formação e a efetiva inserção dos/as jovens na forma de um trabalho formal.This study deals with the analysis of the educational policy of formation for young people coming from High School and graduates of the public school, denominated e-Young Project, developed from the initiative of the government of the state of Ceará, through the Education Department in partnership with The Federal Institute of Education Science and Technology of Ceará-IFCE and the Center for Technological Studies-CENTEC. In this context, the e-Youth Project is defined as a public policy for the training of youngsters in informatics at a vocational technical level, with a workload of 1280h / a, with certification guaranteed at the level of secondary technical education by the training partners, IFCE And CENTEC. Therefore, this Project was chosen as the object of this research, in which it was sought to question whether e-Youth, based on its presuppositions, as a public policy, makes it possible to insert these young people in the formal work world. In the cities where they work, what are the mediations with the local context, companies, factories, connection with the productive organizations, that allow a formation for the complex work? What are the prospects for these young people to enter the world of work in the face of structural unemployment, flexibilization and precariousness of work and youth unemployment? Thus, the general objective was to evaluate the perspective of insertion of the young in the world of the formal work, from the construction of the knowledge offered in this formation. In order to reach the proposed objectives, the data collection instruments, questionnaire and interview with students, supervisors, tutors and instructors of the Project were used, as well as with members of the e-Youth, Oriented by the qualitative methodology under the aspects of a descriptive analysis of documentary and bibliographical nature, also observing the vocalization of young people based on the training actions for the work. The results obtained indicated the knowledge of the fundamental characteristics and the training relations that constitutes the Project, understanding of its development and the movement of young people in the study environment, seeking technical knowledge and preparation for the world of work. In the conclusions we show the problems with the insertion of young people into the world of work, the role of trainees, lesser apprentice or actual employee, the lack of an integrated relationship policy with the local productive sector and other institutions that define the participation of young people Employment and income generation programs. It was observed that the imbalance between training and the actual insertion of young people in the form of formal work is visible.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Calou, Cícero Roberto Bitencourt [UNESP]2017-01-30T19:45:01Z2017-01-30T19:45:01Z2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14864000087907133004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-15T06:20:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148640Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-15T06:20:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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