Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/86892 |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto de pesquisa obras de artistas brasileiros, que nas décadas de 1960 e 1970 produziram seus trabalhos utilizando como procedimento artístico a apropriação e também a (re) inserção de suas obras no cotidiano. Dentre os que mais se destacaram nesta prática no período estudado, selecionaram-se para análise os artistas: Nelson Leirner, Cildo Meireles e Antonio Manuel. Definindo melhor o conceito de apropriação e retomando a história desse procedimento na arte foi possível fazer um levantamento de questões que este tipo de prática aponta e as mudanças de paradigma que ocasionou. Desde os readymades de Duchamp aos détournement dos situacionistas, a prática da apropriação problematizou questões como a autoria do artista e a própria natureza da arte. Como o suporte de tais obras são objetos do cotidiano, foi também analisada a questão do que definiria um objeto apropriado como obra de arte, tendo como base teórica a definição de arte de Arthur C. Danto (A Transfiguração do lugar-comum). Partindo para a arte brasileira, buscaram-se as primeiras manifestações desta prática para verificar sua adaptação aos ideais de arte nacional. Retomando o contexto sócio-políticoeconômico dos anos 1960 e 1970, em particular o período do AI-5, foi possível analisar se tal contexto influenciou na criação das obras dos artistas analisados. Tendo como referência o termo ‘contra-arte’ - cunhado pelo crítico Frederico Morais para referir-se à arte da geração AI-5 - verificou-se que esses artistas somaram a contestação política à contestação da própria arte, residindo neste último seu verdadeiro legado |
id |
UNSP_3aa081df5961e5729f33195263fe5385 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/86892 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5Arte - HistoriaArte brasileiraApropiaçãoInserçãoGeração AI-5ReadymadeAppropriationInsertionReadymadeAI-5 generationBrazilian artEste trabalho tem como objeto de pesquisa obras de artistas brasileiros, que nas décadas de 1960 e 1970 produziram seus trabalhos utilizando como procedimento artístico a apropriação e também a (re) inserção de suas obras no cotidiano. Dentre os que mais se destacaram nesta prática no período estudado, selecionaram-se para análise os artistas: Nelson Leirner, Cildo Meireles e Antonio Manuel. Definindo melhor o conceito de apropriação e retomando a história desse procedimento na arte foi possível fazer um levantamento de questões que este tipo de prática aponta e as mudanças de paradigma que ocasionou. Desde os readymades de Duchamp aos détournement dos situacionistas, a prática da apropriação problematizou questões como a autoria do artista e a própria natureza da arte. Como o suporte de tais obras são objetos do cotidiano, foi também analisada a questão do que definiria um objeto apropriado como obra de arte, tendo como base teórica a definição de arte de Arthur C. Danto (A Transfiguração do lugar-comum). Partindo para a arte brasileira, buscaram-se as primeiras manifestações desta prática para verificar sua adaptação aos ideais de arte nacional. Retomando o contexto sócio-políticoeconômico dos anos 1960 e 1970, em particular o período do AI-5, foi possível analisar se tal contexto influenciou na criação das obras dos artistas analisados. Tendo como referência o termo ‘contra-arte’ - cunhado pelo crítico Frederico Morais para referir-se à arte da geração AI-5 - verificou-se que esses artistas somaram a contestação política à contestação da própria arte, residindo neste último seu verdadeiro legadoThe purpose of this work is to research the artwork of Brazilian artists, that in the 60`sand 70´s produced their artworks using as artistic procedure the appropriationand also the(re)insertionof theirartworks in the everyday life. Among those whostood out in the researched period, the following artists were chosen: Nelson Leirner, Cildo Meireles e Antonio Manuel. Better defining the concept of appropriationand retaking thehistory of this procedurein the arts,itwas possible to arise questions that this kind of process caused andthe changes in theparadigmthat it brought on. Since Duchamp´s readymades until the détournement of the Situationists, the appropriation practice brought problematic situations, as theartist`s authorship and the own nature of art. As thesupportfor that artworksare everyday lifeobjects, it was analyzed whatwould defineanappropriated object asan artwork, taking as a theorist reference, the definition of art of ArthurC.Danto (The transfiguration of the commonplace). Forthe Brazilian art, the first manifestations of this kindof art were researchedto see its adaptation to the ideals of national art. Taking into consideration the social,politicaland economic contextof the 60´s and 70´s mainly theAI-5 period, itwas possible to verify if thatcontext influenced theartwork creation of the researched artists. Having as reference the term ‘contra-arte’ – created bythe criticFredericoMorais to refer to the art of AI-5 generation,it wasconcluded that those artists added the political contestation to the contestation of the art itself, being the latter their true legacyCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, José Leonardo do [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Jesus, Diana Vaz de [UNESP]2014-06-11T19:22:27Z2014-06-11T19:22:27Z2010-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 f. : il. + Acompanha CD-ROMapplication/pdfJESUS, Diana Vaz de. Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5. 2010. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.http://hdl.handle.net/11449/86892000638326jesus_dv_me_ia.pdf33004013063P46533679344753214Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:12:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86892Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5 |
title |
Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5 |
spellingShingle |
Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5 Jesus, Diana Vaz de [UNESP] Arte - Historia Arte brasileira Apropiação Inserção Geração AI-5 Readymade Appropriation Insertion Readymade AI-5 generation Brazilian art |
title_short |
Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5 |
title_full |
Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5 |
title_fullStr |
Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5 |
title_full_unstemmed |
Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5 |
title_sort |
Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5 |
author |
Jesus, Diana Vaz de [UNESP] |
author_facet |
Jesus, Diana Vaz de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, José Leonardo do [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Diana Vaz de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte - Historia Arte brasileira Apropiação Inserção Geração AI-5 Readymade Appropriation Insertion Readymade AI-5 generation Brazilian art |
topic |
Arte - Historia Arte brasileira Apropiação Inserção Geração AI-5 Readymade Appropriation Insertion Readymade AI-5 generation Brazilian art |
description |
Este trabalho tem como objeto de pesquisa obras de artistas brasileiros, que nas décadas de 1960 e 1970 produziram seus trabalhos utilizando como procedimento artístico a apropriação e também a (re) inserção de suas obras no cotidiano. Dentre os que mais se destacaram nesta prática no período estudado, selecionaram-se para análise os artistas: Nelson Leirner, Cildo Meireles e Antonio Manuel. Definindo melhor o conceito de apropriação e retomando a história desse procedimento na arte foi possível fazer um levantamento de questões que este tipo de prática aponta e as mudanças de paradigma que ocasionou. Desde os readymades de Duchamp aos détournement dos situacionistas, a prática da apropriação problematizou questões como a autoria do artista e a própria natureza da arte. Como o suporte de tais obras são objetos do cotidiano, foi também analisada a questão do que definiria um objeto apropriado como obra de arte, tendo como base teórica a definição de arte de Arthur C. Danto (A Transfiguração do lugar-comum). Partindo para a arte brasileira, buscaram-se as primeiras manifestações desta prática para verificar sua adaptação aos ideais de arte nacional. Retomando o contexto sócio-políticoeconômico dos anos 1960 e 1970, em particular o período do AI-5, foi possível analisar se tal contexto influenciou na criação das obras dos artistas analisados. Tendo como referência o termo ‘contra-arte’ - cunhado pelo crítico Frederico Morais para referir-se à arte da geração AI-5 - verificou-se que esses artistas somaram a contestação política à contestação da própria arte, residindo neste último seu verdadeiro legado |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-17 2014-06-11T19:22:27Z 2014-06-11T19:22:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JESUS, Diana Vaz de. Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5. 2010. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010. http://hdl.handle.net/11449/86892 000638326 jesus_dv_me_ia.pdf 33004013063P4 6533679344753214 |
identifier_str_mv |
JESUS, Diana Vaz de. Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5. 2010. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010. 000638326 jesus_dv_me_ia.pdf 33004013063P4 6533679344753214 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/86892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
144 f. : il. + Acompanha CD-ROM application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546383673655296 |