Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Diana Vaz de [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86892
Resumo: Este trabalho tem como objeto de pesquisa obras de artistas brasileiros, que nas décadas de 1960 e 1970 produziram seus trabalhos utilizando como procedimento artístico a apropriação e também a (re) inserção de suas obras no cotidiano. Dentre os que mais se destacaram nesta prática no período estudado, selecionaram-se para análise os artistas: Nelson Leirner, Cildo Meireles e Antonio Manuel. Definindo melhor o conceito de apropriação e retomando a história desse procedimento na arte foi possível fazer um levantamento de questões que este tipo de prática aponta e as mudanças de paradigma que ocasionou. Desde os readymades de Duchamp aos détournement dos situacionistas, a prática da apropriação problematizou questões como a autoria do artista e a própria natureza da arte. Como o suporte de tais obras são objetos do cotidiano, foi também analisada a questão do que definiria um objeto apropriado como obra de arte, tendo como base teórica a definição de arte de Arthur C. Danto (A Transfiguração do lugar-comum). Partindo para a arte brasileira, buscaram-se as primeiras manifestações desta prática para verificar sua adaptação aos ideais de arte nacional. Retomando o contexto sócio-políticoeconômico dos anos 1960 e 1970, em particular o período do AI-5, foi possível analisar se tal contexto influenciou na criação das obras dos artistas analisados. Tendo como referência o termo ‘contra-arte’ - cunhado pelo crítico Frederico Morais para referir-se à arte da geração AI-5 - verificou-se que esses artistas somaram a contestação política à contestação da própria arte, residindo neste último seu verdadeiro legado
id UNSP_3aa081df5961e5729f33195263fe5385
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86892
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5Arte - HistoriaArte brasileiraApropiaçãoInserçãoGeração AI-5ReadymadeAppropriationInsertionReadymadeAI-5 generationBrazilian artEste trabalho tem como objeto de pesquisa obras de artistas brasileiros, que nas décadas de 1960 e 1970 produziram seus trabalhos utilizando como procedimento artístico a apropriação e também a (re) inserção de suas obras no cotidiano. Dentre os que mais se destacaram nesta prática no período estudado, selecionaram-se para análise os artistas: Nelson Leirner, Cildo Meireles e Antonio Manuel. Definindo melhor o conceito de apropriação e retomando a história desse procedimento na arte foi possível fazer um levantamento de questões que este tipo de prática aponta e as mudanças de paradigma que ocasionou. Desde os readymades de Duchamp aos détournement dos situacionistas, a prática da apropriação problematizou questões como a autoria do artista e a própria natureza da arte. Como o suporte de tais obras são objetos do cotidiano, foi também analisada a questão do que definiria um objeto apropriado como obra de arte, tendo como base teórica a definição de arte de Arthur C. Danto (A Transfiguração do lugar-comum). Partindo para a arte brasileira, buscaram-se as primeiras manifestações desta prática para verificar sua adaptação aos ideais de arte nacional. Retomando o contexto sócio-políticoeconômico dos anos 1960 e 1970, em particular o período do AI-5, foi possível analisar se tal contexto influenciou na criação das obras dos artistas analisados. Tendo como referência o termo ‘contra-arte’ - cunhado pelo crítico Frederico Morais para referir-se à arte da geração AI-5 - verificou-se que esses artistas somaram a contestação política à contestação da própria arte, residindo neste último seu verdadeiro legadoThe purpose of this work is to research the artwork of Brazilian artists, that in the 60`sand 70´s produced their artworks using as artistic procedure the appropriationand also the(re)insertionof theirartworks in the everyday life. Among those whostood out in the researched period, the following artists were chosen: Nelson Leirner, Cildo Meireles e Antonio Manuel. Better defining the concept of appropriationand retaking thehistory of this procedurein the arts,itwas possible to arise questions that this kind of process caused andthe changes in theparadigmthat it brought on. Since Duchamp´s readymades until the détournement of the Situationists, the appropriation practice brought problematic situations, as theartist`s authorship and the own nature of art. As thesupportfor that artworksare everyday lifeobjects, it was analyzed whatwould defineanappropriated object asan artwork, taking as a theorist reference, the definition of art of ArthurC.Danto (The transfiguration of the commonplace). Forthe Brazilian art, the first manifestations of this kindof art were researchedto see its adaptation to the ideals of national art. Taking into consideration the social,politicaland economic contextof the 60´s and 70´s mainly theAI-5 period, itwas possible to verify if thatcontext influenced theartwork creation of the researched artists. Having as reference the term ‘contra-arte’ – created bythe criticFredericoMorais to refer to the art of AI-5 generation,it wasconcluded that those artists added the political contestation to the contestation of the art itself, being the latter their true legacyCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, José Leonardo do [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Jesus, Diana Vaz de [UNESP]2014-06-11T19:22:27Z2014-06-11T19:22:27Z2010-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 f. : il. + Acompanha CD-ROMapplication/pdfJESUS, Diana Vaz de. Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5. 2010. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.http://hdl.handle.net/11449/86892000638326jesus_dv_me_ia.pdf33004013063P46533679344753214Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:12:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86892Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5
title Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5
spellingShingle Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5
Jesus, Diana Vaz de [UNESP]
Arte - Historia
Arte brasileira
Apropiação
Inserção
Geração AI-5
Readymade
Appropriation
Insertion
Readymade
AI-5 generation
Brazilian art
title_short Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5
title_full Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5
title_fullStr Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5
title_full_unstemmed Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5
title_sort Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5
author Jesus, Diana Vaz de [UNESP]
author_facet Jesus, Diana Vaz de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, José Leonardo do [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Diana Vaz de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Historia
Arte brasileira
Apropiação
Inserção
Geração AI-5
Readymade
Appropriation
Insertion
Readymade
AI-5 generation
Brazilian art
topic Arte - Historia
Arte brasileira
Apropiação
Inserção
Geração AI-5
Readymade
Appropriation
Insertion
Readymade
AI-5 generation
Brazilian art
description Este trabalho tem como objeto de pesquisa obras de artistas brasileiros, que nas décadas de 1960 e 1970 produziram seus trabalhos utilizando como procedimento artístico a apropriação e também a (re) inserção de suas obras no cotidiano. Dentre os que mais se destacaram nesta prática no período estudado, selecionaram-se para análise os artistas: Nelson Leirner, Cildo Meireles e Antonio Manuel. Definindo melhor o conceito de apropriação e retomando a história desse procedimento na arte foi possível fazer um levantamento de questões que este tipo de prática aponta e as mudanças de paradigma que ocasionou. Desde os readymades de Duchamp aos détournement dos situacionistas, a prática da apropriação problematizou questões como a autoria do artista e a própria natureza da arte. Como o suporte de tais obras são objetos do cotidiano, foi também analisada a questão do que definiria um objeto apropriado como obra de arte, tendo como base teórica a definição de arte de Arthur C. Danto (A Transfiguração do lugar-comum). Partindo para a arte brasileira, buscaram-se as primeiras manifestações desta prática para verificar sua adaptação aos ideais de arte nacional. Retomando o contexto sócio-políticoeconômico dos anos 1960 e 1970, em particular o período do AI-5, foi possível analisar se tal contexto influenciou na criação das obras dos artistas analisados. Tendo como referência o termo ‘contra-arte’ - cunhado pelo crítico Frederico Morais para referir-se à arte da geração AI-5 - verificou-se que esses artistas somaram a contestação política à contestação da própria arte, residindo neste último seu verdadeiro legado
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-17
2014-06-11T19:22:27Z
2014-06-11T19:22:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JESUS, Diana Vaz de. Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5. 2010. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/86892
000638326
jesus_dv_me_ia.pdf
33004013063P4
6533679344753214
identifier_str_mv JESUS, Diana Vaz de. Apropriação e inserção na contra-arte da geração AI-5. 2010. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.
000638326
jesus_dv_me_ia.pdf
33004013063P4
6533679344753214
url http://hdl.handle.net/11449/86892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144 f. : il. + Acompanha CD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546383673655296