Uma abordagem de isometria em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/127615 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/14-09-2015/000845667.pdf |
Resumo: | This work has as main objective to study the isometries - in the plane and in the space - inside the classroom. Initially is performed a brief historic rescue about the relation between the concepts of isometry and beauty through the ages. Some of isometries have been observed in nature in animals and plants, and works constructed by mens, such as objects, famous architectural works and artworks (paintings and sculptures). We seek to conceptualize and demonstrate the types of isometries in the plane, as well as their compositions, and conceptualize the types of isometries in space. After the theoretical foundation, we describe the realization of activities in the classroom using different types of grids and pictures cut from magazines and newspapers, with the goal of bringing students to identify some sort of isometry. In the end, we present an analysis of how the teaching and learning of isometries are dealt in some official documents of education in Brazil (PCNs, Curriculum of São Paulo and arrays of references SARESP) |
id |
UNSP_3c297c830023f4b6b56c3b38a8bdf491 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/127615 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma abordagem de isometria em sala de aulaMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinoGeometria - Estudo e ensinoIsometria (Matematica)Matemática (Metodologia)São Paulo (Estado) - Matemática - CurrículosThis work has as main objective to study the isometries - in the plane and in the space - inside the classroom. Initially is performed a brief historic rescue about the relation between the concepts of isometry and beauty through the ages. Some of isometries have been observed in nature in animals and plants, and works constructed by mens, such as objects, famous architectural works and artworks (paintings and sculptures). We seek to conceptualize and demonstrate the types of isometries in the plane, as well as their compositions, and conceptualize the types of isometries in space. After the theoretical foundation, we describe the realization of activities in the classroom using different types of grids and pictures cut from magazines and newspapers, with the goal of bringing students to identify some sort of isometry. In the end, we present an analysis of how the teaching and learning of isometries are dealt in some official documents of education in Brazil (PCNs, Curriculum of São Paulo and arrays of references SARESP)Este trabalho tem como objetivo principal estudar as isometrias - no plano e no espaço - dentro da sala de aula. Inicialmente é realizado um breve resgate histórico a respeito da relação entre os conceitos de isometria e beleza, através dos tempos. Algumas das isometrias foram observadas na natureza em animais e plantas, e em obras construídas pelo Homem, como objetos, obras arquitetônicas famosas e obras de arte (quadros e esculturas). Buscamos conceituar e demonstrar os tipos de isometria no plano, bem como suas composições, além de conceituar os tipos de isometrias no espaço. Também apresentamos o Teorema Fundamental das Isometrias que caracteriza todos os tipos de isometrias no plano. Após a fundamentação teórica, descrevemos a realização de atividades em sala de aula utilizando diferentes tipos de malhas e imagens recortadas de revistas e jornais, com o objetivo de levar o aluno a identificar algum tipo de isometria. No final, apresentamos uma análise de como o ensino-aprendizagem de isometrias são abordados em alguns documentos oficiais de ensino no Brasil (PCNs, Currículo do Estado de São Paulo e matrizes de referências do SARESP)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbaresco, Évelin Meneguesso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mir, Michel [UNESP]2015-09-17T15:24:32Z2015-09-17T15:24:32Z2014-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis88 f. : il. color.application/pdfMIR, Michel. Uma abordagem de isometria em sala de aula. 2014. 88 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014.http://hdl.handle.net/11449/127615000845667http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/14-09-2015/000845667.pdf31075010001P26556211699447687Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-30T06:00:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127615Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:31:47.924606Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem de isometria em sala de aula |
title |
Uma abordagem de isometria em sala de aula |
spellingShingle |
Uma abordagem de isometria em sala de aula Mir, Michel [UNESP] Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Geometria - Estudo e ensino Isometria (Matematica) Matemática (Metodologia) São Paulo (Estado) - Matemática - Currículos |
title_short |
Uma abordagem de isometria em sala de aula |
title_full |
Uma abordagem de isometria em sala de aula |
title_fullStr |
Uma abordagem de isometria em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem de isometria em sala de aula |
title_sort |
Uma abordagem de isometria em sala de aula |
author |
Mir, Michel [UNESP] |
author_facet |
Mir, Michel [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbaresco, Évelin Meneguesso [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mir, Michel [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Geometria - Estudo e ensino Isometria (Matematica) Matemática (Metodologia) São Paulo (Estado) - Matemática - Currículos |
topic |
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Geometria - Estudo e ensino Isometria (Matematica) Matemática (Metodologia) São Paulo (Estado) - Matemática - Currículos |
description |
This work has as main objective to study the isometries - in the plane and in the space - inside the classroom. Initially is performed a brief historic rescue about the relation between the concepts of isometry and beauty through the ages. Some of isometries have been observed in nature in animals and plants, and works constructed by mens, such as objects, famous architectural works and artworks (paintings and sculptures). We seek to conceptualize and demonstrate the types of isometries in the plane, as well as their compositions, and conceptualize the types of isometries in space. After the theoretical foundation, we describe the realization of activities in the classroom using different types of grids and pictures cut from magazines and newspapers, with the goal of bringing students to identify some sort of isometry. In the end, we present an analysis of how the teaching and learning of isometries are dealt in some official documents of education in Brazil (PCNs, Curriculum of São Paulo and arrays of references SARESP) |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-12 2015-09-17T15:24:32Z 2015-09-17T15:24:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIR, Michel. Uma abordagem de isometria em sala de aula. 2014. 88 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014. http://hdl.handle.net/11449/127615 000845667 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/14-09-2015/000845667.pdf 31075010001P2 6556211699447687 |
identifier_str_mv |
MIR, Michel. Uma abordagem de isometria em sala de aula. 2014. 88 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014. 000845667 31075010001P2 6556211699447687 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/127615 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/14-09-2015/000845667.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
88 f. : il. color. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128243159531520 |