Uma abordagem de isometria em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mir, Michel [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/127615
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/14-09-2015/000845667.pdf
Resumo: This work has as main objective to study the isometries - in the plane and in the space - inside the classroom. Initially is performed a brief historic rescue about the relation between the concepts of isometry and beauty through the ages. Some of isometries have been observed in nature in animals and plants, and works constructed by mens, such as objects, famous architectural works and artworks (paintings and sculptures). We seek to conceptualize and demonstrate the types of isometries in the plane, as well as their compositions, and conceptualize the types of isometries in space. After the theoretical foundation, we describe the realization of activities in the classroom using different types of grids and pictures cut from magazines and newspapers, with the goal of bringing students to identify some sort of isometry. In the end, we present an analysis of how the teaching and learning of isometries are dealt in some official documents of education in Brazil (PCNs, Curriculum of São Paulo and arrays of references SARESP)
id UNSP_3c297c830023f4b6b56c3b38a8bdf491
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/127615
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma abordagem de isometria em sala de aulaMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinoGeometria - Estudo e ensinoIsometria (Matematica)Matemática (Metodologia)São Paulo (Estado) - Matemática - CurrículosThis work has as main objective to study the isometries - in the plane and in the space - inside the classroom. Initially is performed a brief historic rescue about the relation between the concepts of isometry and beauty through the ages. Some of isometries have been observed in nature in animals and plants, and works constructed by mens, such as objects, famous architectural works and artworks (paintings and sculptures). We seek to conceptualize and demonstrate the types of isometries in the plane, as well as their compositions, and conceptualize the types of isometries in space. After the theoretical foundation, we describe the realization of activities in the classroom using different types of grids and pictures cut from magazines and newspapers, with the goal of bringing students to identify some sort of isometry. In the end, we present an analysis of how the teaching and learning of isometries are dealt in some official documents of education in Brazil (PCNs, Curriculum of São Paulo and arrays of references SARESP)Este trabalho tem como objetivo principal estudar as isometrias - no plano e no espaço - dentro da sala de aula. Inicialmente é realizado um breve resgate histórico a respeito da relação entre os conceitos de isometria e beleza, através dos tempos. Algumas das isometrias foram observadas na natureza em animais e plantas, e em obras construídas pelo Homem, como objetos, obras arquitetônicas famosas e obras de arte (quadros e esculturas). Buscamos conceituar e demonstrar os tipos de isometria no plano, bem como suas composições, além de conceituar os tipos de isometrias no espaço. Também apresentamos o Teorema Fundamental das Isometrias que caracteriza todos os tipos de isometrias no plano. Após a fundamentação teórica, descrevemos a realização de atividades em sala de aula utilizando diferentes tipos de malhas e imagens recortadas de revistas e jornais, com o objetivo de levar o aluno a identificar algum tipo de isometria. No final, apresentamos uma análise de como o ensino-aprendizagem de isometrias são abordados em alguns documentos oficiais de ensino no Brasil (PCNs, Currículo do Estado de São Paulo e matrizes de referências do SARESP)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbaresco, Évelin Meneguesso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mir, Michel [UNESP]2015-09-17T15:24:32Z2015-09-17T15:24:32Z2014-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis88 f. : il. color.application/pdfMIR, Michel. Uma abordagem de isometria em sala de aula. 2014. 88 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014.http://hdl.handle.net/11449/127615000845667http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/14-09-2015/000845667.pdf31075010001P26556211699447687Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-30T06:00:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127615Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:31:47.924606Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem de isometria em sala de aula
title Uma abordagem de isometria em sala de aula
spellingShingle Uma abordagem de isometria em sala de aula
Mir, Michel [UNESP]
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Geometria - Estudo e ensino
Isometria (Matematica)
Matemática (Metodologia)
São Paulo (Estado) - Matemática - Currículos
title_short Uma abordagem de isometria em sala de aula
title_full Uma abordagem de isometria em sala de aula
title_fullStr Uma abordagem de isometria em sala de aula
title_full_unstemmed Uma abordagem de isometria em sala de aula
title_sort Uma abordagem de isometria em sala de aula
author Mir, Michel [UNESP]
author_facet Mir, Michel [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbaresco, Évelin Meneguesso [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mir, Michel [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Geometria - Estudo e ensino
Isometria (Matematica)
Matemática (Metodologia)
São Paulo (Estado) - Matemática - Currículos
topic Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Geometria - Estudo e ensino
Isometria (Matematica)
Matemática (Metodologia)
São Paulo (Estado) - Matemática - Currículos
description This work has as main objective to study the isometries - in the plane and in the space - inside the classroom. Initially is performed a brief historic rescue about the relation between the concepts of isometry and beauty through the ages. Some of isometries have been observed in nature in animals and plants, and works constructed by mens, such as objects, famous architectural works and artworks (paintings and sculptures). We seek to conceptualize and demonstrate the types of isometries in the plane, as well as their compositions, and conceptualize the types of isometries in space. After the theoretical foundation, we describe the realization of activities in the classroom using different types of grids and pictures cut from magazines and newspapers, with the goal of bringing students to identify some sort of isometry. In the end, we present an analysis of how the teaching and learning of isometries are dealt in some official documents of education in Brazil (PCNs, Curriculum of São Paulo and arrays of references SARESP)
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-12
2015-09-17T15:24:32Z
2015-09-17T15:24:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIR, Michel. Uma abordagem de isometria em sala de aula. 2014. 88 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/127615
000845667
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/14-09-2015/000845667.pdf
31075010001P2
6556211699447687
identifier_str_mv MIR, Michel. Uma abordagem de isometria em sala de aula. 2014. 88 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014.
000845667
31075010001P2
6556211699447687
url http://hdl.handle.net/11449/127615
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/14-09-2015/000845667.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 88 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128243159531520