Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentin, Leirí
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Santana, Luiz Carlos [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200008
http://hdl.handle.net/11449/20607
Resumo: Os dados e análises que apresentaremos neste artigo resultam de investigação sobre a realização de projetos de educação ambiental na escola pública, cujo objetivo principal foi investigar as concepções e práticas de Educação Ambiental de professores que afirmam realizar tais ações. A coleta de dados foi feita por meio de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e de observação. As concepções de professores acerca da Educação Ambiental orientam, de certa forma, a maneira como eles interpretam as finalidades atribuídas a ela e o tipo de práticas a que recorrem para alcançá-las. Na investigação feita, constatou-se que essas concepções e práticas eram de natureza comportamental e focavam-se na resolução de problemas de modo pragmático, revelando-se limitadas no desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental por meio de projetos.
id UNSP_3c513a93606d623f3e205ce7bdbd5105
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/20607
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola públicaTeachers' conceptions and practices on environmental education in a public schoolEducação AmbientalProjetoEscola públicaConcepçõesPráticasEnvironmental educationTeaching by projectsTeachers' conceptions and practices on environmental educationOs dados e análises que apresentaremos neste artigo resultam de investigação sobre a realização de projetos de educação ambiental na escola pública, cujo objetivo principal foi investigar as concepções e práticas de Educação Ambiental de professores que afirmam realizar tais ações. A coleta de dados foi feita por meio de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e de observação. As concepções de professores acerca da Educação Ambiental orientam, de certa forma, a maneira como eles interpretam as finalidades atribuídas a ela e o tipo de práticas a que recorrem para alcançá-las. Na investigação feita, constatou-se que essas concepções e práticas eram de natureza comportamental e focavam-se na resolução de problemas de modo pragmático, revelando-se limitadas no desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental por meio de projetos.The data and analyses that will be presented in this paper come out from an investigation related to Environmental Education projects carried out in a public school, aiming to investigate conceptions and practices developed by teachers who declare to do such actions. Data was taken through documental analysis, semi-structured interviews and observation. Teachers' conceptions on Environmental Education advise them, in a certain way, the way how they interpret the goals conferred to it and the kind of practices they used to reach them. In the investigation carried out, it was noticed that these conceptions and practices were of behavior nature, focused the problem resolution in a pragmatic way, turning out to be limited in the development of Environmental Education activities through projects.Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo Departamento de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Biociências, Unesp, campus de Rio Claro. Rio Claro, SP, Brasil.Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Biociências, Unesp, campus de Rio Claro. Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Valentin, LeiríSantana, Luiz Carlos [UNESP]2013-09-30T19:26:09Z2014-05-20T13:57:52Z2013-09-30T19:26:09Z2014-05-20T13:57:52Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article387-399application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200008Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 2, p. 387-399, 2010.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2060710.1590/S1516-73132010000200008S1516-73132010000200008S1516-73132010000200008.pdf1658798303826202SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-05T06:06:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/20607Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:56:33.430702Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública
Teachers' conceptions and practices on environmental education in a public school
title Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública
spellingShingle Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública
Valentin, Leirí
Educação Ambiental
Projeto
Escola pública
Concepções
Práticas
Environmental education
Teaching by projects
Teachers' conceptions and practices on environmental education
title_short Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública
title_full Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública
title_fullStr Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública
title_full_unstemmed Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública
title_sort Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública
author Valentin, Leirí
author_facet Valentin, Leirí
Santana, Luiz Carlos [UNESP]
author_role author
author2 Santana, Luiz Carlos [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentin, Leirí
Santana, Luiz Carlos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Projeto
Escola pública
Concepções
Práticas
Environmental education
Teaching by projects
Teachers' conceptions and practices on environmental education
topic Educação Ambiental
Projeto
Escola pública
Concepções
Práticas
Environmental education
Teaching by projects
Teachers' conceptions and practices on environmental education
description Os dados e análises que apresentaremos neste artigo resultam de investigação sobre a realização de projetos de educação ambiental na escola pública, cujo objetivo principal foi investigar as concepções e práticas de Educação Ambiental de professores que afirmam realizar tais ações. A coleta de dados foi feita por meio de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e de observação. As concepções de professores acerca da Educação Ambiental orientam, de certa forma, a maneira como eles interpretam as finalidades atribuídas a ela e o tipo de práticas a que recorrem para alcançá-las. Na investigação feita, constatou-se que essas concepções e práticas eram de natureza comportamental e focavam-se na resolução de problemas de modo pragmático, revelando-se limitadas no desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental por meio de projetos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
2013-09-30T19:26:09Z
2013-09-30T19:26:09Z
2014-05-20T13:57:52Z
2014-05-20T13:57:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200008
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 2, p. 387-399, 2010.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/20607
10.1590/S1516-73132010000200008
S1516-73132010000200008
S1516-73132010000200008.pdf
1658798303826202
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200008
http://hdl.handle.net/11449/20607
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 2, p. 387-399, 2010.
1516-7313
10.1590/S1516-73132010000200008
S1516-73132010000200008
S1516-73132010000200008.pdf
1658798303826202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 387-399
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128724885831680