Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200008 http://hdl.handle.net/11449/20607 |
Resumo: | Os dados e análises que apresentaremos neste artigo resultam de investigação sobre a realização de projetos de educação ambiental na escola pública, cujo objetivo principal foi investigar as concepções e práticas de Educação Ambiental de professores que afirmam realizar tais ações. A coleta de dados foi feita por meio de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e de observação. As concepções de professores acerca da Educação Ambiental orientam, de certa forma, a maneira como eles interpretam as finalidades atribuídas a ela e o tipo de práticas a que recorrem para alcançá-las. Na investigação feita, constatou-se que essas concepções e práticas eram de natureza comportamental e focavam-se na resolução de problemas de modo pragmático, revelando-se limitadas no desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental por meio de projetos. |
id |
UNSP_3c513a93606d623f3e205ce7bdbd5105 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/20607 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola públicaTeachers' conceptions and practices on environmental education in a public schoolEducação AmbientalProjetoEscola públicaConcepçõesPráticasEnvironmental educationTeaching by projectsTeachers' conceptions and practices on environmental educationOs dados e análises que apresentaremos neste artigo resultam de investigação sobre a realização de projetos de educação ambiental na escola pública, cujo objetivo principal foi investigar as concepções e práticas de Educação Ambiental de professores que afirmam realizar tais ações. A coleta de dados foi feita por meio de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e de observação. As concepções de professores acerca da Educação Ambiental orientam, de certa forma, a maneira como eles interpretam as finalidades atribuídas a ela e o tipo de práticas a que recorrem para alcançá-las. Na investigação feita, constatou-se que essas concepções e práticas eram de natureza comportamental e focavam-se na resolução de problemas de modo pragmático, revelando-se limitadas no desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental por meio de projetos.The data and analyses that will be presented in this paper come out from an investigation related to Environmental Education projects carried out in a public school, aiming to investigate conceptions and practices developed by teachers who declare to do such actions. Data was taken through documental analysis, semi-structured interviews and observation. Teachers' conceptions on Environmental Education advise them, in a certain way, the way how they interpret the goals conferred to it and the kind of practices they used to reach them. In the investigation carried out, it was noticed that these conceptions and practices were of behavior nature, focused the problem resolution in a pragmatic way, turning out to be limited in the development of Environmental Education activities through projects.Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo Departamento de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Biociências, Unesp, campus de Rio Claro. Rio Claro, SP, Brasil.Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Biociências, Unesp, campus de Rio Claro. Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Valentin, LeiríSantana, Luiz Carlos [UNESP]2013-09-30T19:26:09Z2014-05-20T13:57:52Z2013-09-30T19:26:09Z2014-05-20T13:57:52Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article387-399application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200008Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 2, p. 387-399, 2010.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2060710.1590/S1516-73132010000200008S1516-73132010000200008S1516-73132010000200008.pdf1658798303826202SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-05T06:06:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/20607Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:56:33.430702Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública Teachers' conceptions and practices on environmental education in a public school |
title |
Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública |
spellingShingle |
Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública Valentin, Leirí Educação Ambiental Projeto Escola pública Concepções Práticas Environmental education Teaching by projects Teachers' conceptions and practices on environmental education |
title_short |
Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública |
title_full |
Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública |
title_fullStr |
Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública |
title_full_unstemmed |
Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública |
title_sort |
Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública |
author |
Valentin, Leirí |
author_facet |
Valentin, Leirí Santana, Luiz Carlos [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Luiz Carlos [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valentin, Leirí Santana, Luiz Carlos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Projeto Escola pública Concepções Práticas Environmental education Teaching by projects Teachers' conceptions and practices on environmental education |
topic |
Educação Ambiental Projeto Escola pública Concepções Práticas Environmental education Teaching by projects Teachers' conceptions and practices on environmental education |
description |
Os dados e análises que apresentaremos neste artigo resultam de investigação sobre a realização de projetos de educação ambiental na escola pública, cujo objetivo principal foi investigar as concepções e práticas de Educação Ambiental de professores que afirmam realizar tais ações. A coleta de dados foi feita por meio de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e de observação. As concepções de professores acerca da Educação Ambiental orientam, de certa forma, a maneira como eles interpretam as finalidades atribuídas a ela e o tipo de práticas a que recorrem para alcançá-las. Na investigação feita, constatou-se que essas concepções e práticas eram de natureza comportamental e focavam-se na resolução de problemas de modo pragmático, revelando-se limitadas no desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental por meio de projetos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 2013-09-30T19:26:09Z 2013-09-30T19:26:09Z 2014-05-20T13:57:52Z 2014-05-20T13:57:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200008 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 2, p. 387-399, 2010. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/20607 10.1590/S1516-73132010000200008 S1516-73132010000200008 S1516-73132010000200008.pdf 1658798303826202 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200008 http://hdl.handle.net/11449/20607 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 2, p. 387-399, 2010. 1516-7313 10.1590/S1516-73132010000200008 S1516-73132010000200008 S1516-73132010000200008.pdf 1658798303826202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
387-399 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128724885831680 |