Educação musical através da contação de histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mateus Albuquerque de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215627
Resumo: A oralidade sempre foi o principal meio de comunicação do ser humano. E sabe-se, também, que a contação de histórias está presente no cotidiano das crianças, seja em ambiente familiar ou escolar. Pensando nisso, este trabalho busca despertar nos educadores o interesse na integração da educação musical e da contação de histórias ao longo do processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e mostrar a importância e os benefícios dessa articulação entre elas. O objetivo central presente neste trabalho é entender as possibilidades dessa integração entre a música e a contação de histórias e como fazê-la. Para tomar consciência da utilização da contação de histórias na escola, utilizou-se questionários para entender o que os educadores pensam sobre o assunto. Também houve entrevistas com especialistas da área — contador-músico e músico-contador. Foram utilizados quatro livros infantis para exemplificar o planejamento de atividades musicais durante a contação dessas histórias. As análises de todo esse material permitiram que pudéssemos entender que é possível utilizar a contação de histórias como ferramenta pedagógico-musical.
id UNSP_3c7253b3d493932a99d476dba811bbb3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/215627
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação musical através da contação de históriasMusical education through storytellingEducación musical mediante la narración de cuentosEducação musicalContação de históriasFerramenta pedagógico-musicalA oralidade sempre foi o principal meio de comunicação do ser humano. E sabe-se, também, que a contação de histórias está presente no cotidiano das crianças, seja em ambiente familiar ou escolar. Pensando nisso, este trabalho busca despertar nos educadores o interesse na integração da educação musical e da contação de histórias ao longo do processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e mostrar a importância e os benefícios dessa articulação entre elas. O objetivo central presente neste trabalho é entender as possibilidades dessa integração entre a música e a contação de histórias e como fazê-la. Para tomar consciência da utilização da contação de histórias na escola, utilizou-se questionários para entender o que os educadores pensam sobre o assunto. Também houve entrevistas com especialistas da área — contador-músico e músico-contador. Foram utilizados quatro livros infantis para exemplificar o planejamento de atividades musicais durante a contação dessas histórias. As análises de todo esse material permitiram que pudéssemos entender que é possível utilizar a contação de histórias como ferramenta pedagógico-musical.Orality has always been the main means of communication for human beings. And it is also known that storytelling is present in the everyday life of children, whether in family or school environment. That said, this work seeks to awaken in educators the interest for the integration of music education and storytelling throughout the learning process of children in Kindergarten and Elementary School and show the importance and benefits of this articulation between them. The aim of this paper is to understand the possibilities of this integration between music and storytelling and how to accomplish it. To become aware of the use of storytelling in school, questionnaires were used to understand what educators think about the subject. There were also interviews with experts in the field — a storyteller-musician and a musician-storyteller. Four children's books were used to exemplify the planning of musical activities while telling these stories. The analysis of all this material allowed us to understand that it is possible to use storytelling as a pedagogical-musical tool.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Arroyo, MargareteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Mateus Albuquerque de2021-12-23T14:07:25Z2021-12-23T14:07:25Z2021-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/215627porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-27T06:17:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215627Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-27T06:17:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação musical através da contação de histórias
Musical education through storytelling
Educación musical mediante la narración de cuentos
title Educação musical através da contação de histórias
spellingShingle Educação musical através da contação de histórias
Oliveira, Mateus Albuquerque de
Educação musical
Contação de histórias
Ferramenta pedagógico-musical
title_short Educação musical através da contação de histórias
title_full Educação musical através da contação de histórias
title_fullStr Educação musical através da contação de histórias
title_full_unstemmed Educação musical através da contação de histórias
title_sort Educação musical através da contação de histórias
author Oliveira, Mateus Albuquerque de
author_facet Oliveira, Mateus Albuquerque de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arroyo, Margarete
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mateus Albuquerque de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Contação de histórias
Ferramenta pedagógico-musical
topic Educação musical
Contação de histórias
Ferramenta pedagógico-musical
description A oralidade sempre foi o principal meio de comunicação do ser humano. E sabe-se, também, que a contação de histórias está presente no cotidiano das crianças, seja em ambiente familiar ou escolar. Pensando nisso, este trabalho busca despertar nos educadores o interesse na integração da educação musical e da contação de histórias ao longo do processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e mostrar a importância e os benefícios dessa articulação entre elas. O objetivo central presente neste trabalho é entender as possibilidades dessa integração entre a música e a contação de histórias e como fazê-la. Para tomar consciência da utilização da contação de histórias na escola, utilizou-se questionários para entender o que os educadores pensam sobre o assunto. Também houve entrevistas com especialistas da área — contador-músico e músico-contador. Foram utilizados quatro livros infantis para exemplificar o planejamento de atividades musicais durante a contação dessas histórias. As análises de todo esse material permitiram que pudéssemos entender que é possível utilizar a contação de histórias como ferramenta pedagógico-musical.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-23T14:07:25Z
2021-12-23T14:07:25Z
2021-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/215627
url http://hdl.handle.net/11449/215627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649835613552640