Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90846 |
Resumo: | A literatura tem discutido a importância de o professor utilizar a história como instrumento mediador para a aquisição de conceitos e para a expansão de enunciados. Profissionais da educação e da saúde têm discutido a necessidade de adequar e adaptar os livros de histórias para alunos com deficiência visual, para que possam ter oportunidades de aprendizagem significativas. Este trabalho teve como objetivo adaptar graficamente livros de literatura infantil para alunos cegos. Participaram desta pesquisa três alunos cegos da educação infantil de uma cidade do interior de São Paulo, suas famílias e seus professores. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a filmagem e o caderno de registro. A pesquisa foi dividida em dois momentos: no primeiro foram feitos procedimentos com os alunos cegos, seus familiares e professores e, posterior e concomitantemente, foram estabelecidas as etapas da adaptação do material e os parâmetros para a produção gráfica em larga escala. Por meio da análise dos resultados obtidos nos procedimentos do primeiro momento foram encontrados os seguintes temas norteadores para as adaptações dos livros: os recursos pedagógicos utilizados em sala de aula e em casa; adaptações táteis feitas pelas professoras e mães; procedimentos para leitura do livro de literatura infantil; compreensão que o aluno cego tinha com a atividade do livro de literatura infantil; importância da contagem de histórias para aluno cego; orientações realizadas com os professores e familiares dos alunos cegos e critérios para seleção dos livros adaptados. No segundo momento, foram identificados parâmetros gráficos para adaptação de materiais por meio da impressão em serigrafia, ou seja, papéis, tintas e vernizes compatíveis com o processo e custo unitário de produção dos materiais adaptados... |
id |
UNSP_3ca89cd852c23ef56d8d7e74fdf73745 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90846 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com deficiência visualEducação especialCrianças - Deficientes visuaisCegos - Sistemas de impressão e escritaLivros para cegosLivro adaptadoLivros em serigrafiaEspecial EducationVisual impairmentSilkscreen PrintingGraphic DesignAdapted BookA literatura tem discutido a importância de o professor utilizar a história como instrumento mediador para a aquisição de conceitos e para a expansão de enunciados. Profissionais da educação e da saúde têm discutido a necessidade de adequar e adaptar os livros de histórias para alunos com deficiência visual, para que possam ter oportunidades de aprendizagem significativas. Este trabalho teve como objetivo adaptar graficamente livros de literatura infantil para alunos cegos. Participaram desta pesquisa três alunos cegos da educação infantil de uma cidade do interior de São Paulo, suas famílias e seus professores. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a filmagem e o caderno de registro. A pesquisa foi dividida em dois momentos: no primeiro foram feitos procedimentos com os alunos cegos, seus familiares e professores e, posterior e concomitantemente, foram estabelecidas as etapas da adaptação do material e os parâmetros para a produção gráfica em larga escala. Por meio da análise dos resultados obtidos nos procedimentos do primeiro momento foram encontrados os seguintes temas norteadores para as adaptações dos livros: os recursos pedagógicos utilizados em sala de aula e em casa; adaptações táteis feitas pelas professoras e mães; procedimentos para leitura do livro de literatura infantil; compreensão que o aluno cego tinha com a atividade do livro de literatura infantil; importância da contagem de histórias para aluno cego; orientações realizadas com os professores e familiares dos alunos cegos e critérios para seleção dos livros adaptados. No segundo momento, foram identificados parâmetros gráficos para adaptação de materiais por meio da impressão em serigrafia, ou seja, papéis, tintas e vernizes compatíveis com o processo e custo unitário de produção dos materiais adaptados...The literature has discussed about the importance of teachers using story books like a mediator instrument for acquisition concepts and state expansion. Educational and health professionals have discussed about the need of not only suiting but also adapting story books to blind students, in order to achieve significative opportunities of learning. This work had the aim of adapting, graphically, children literature books to blind students. Three students, their families and teachers from a small town in São Paulo have taken part into this research. Registering notebook, filming and semi structured had been used for the interview. The research has been divided into two moments: at the first moment some procedures have been used on blind students, their families and teachers, afterwards and concomitant, the material level adaptation has been established, and the parameters to a wide scale graphic production. The analysis of the acquired results, obtained with the procedures of the first moment, found ruling topics to the adaptation of the books: the pedagogical resources used in the classroom and the home, tactile adaptations made by their teachers and mothers, reading procedures for literature children books, the comprehension that blind students had in activities with the literature books, the importance of telling stories for blind students, the orientations given to teachers and mothers, and criteria’s used to selected books for adaptation. At the second moment, graphic parameters materials were identified to silkscreen press, so, papers, inks, varnish compatible with the print process and the costs of the adapted material per unit. At the end of the analysis conduct with selected adapted books it was possible to develop a manual orientation for the teachers and a manual orientation for the graphic producer. During the first moment, there was the conclusion about... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Deliberato, Débora [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Preto, Vivian de Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2009-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis237 f. : il. color.application/pdfPRETO, Vivian de Oliveira. Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com deficiência visual. 2009. 237 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciência, 2009.http://hdl.handle.net/11449/90846000607755preto_vo_me_mar.pdf33004110040P55154063375333536Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90846Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com deficiência visual |
title |
Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com deficiência visual |
spellingShingle |
Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com deficiência visual Preto, Vivian de Oliveira [UNESP] Educação especial Crianças - Deficientes visuais Cegos - Sistemas de impressão e escrita Livros para cegos Livro adaptado Livros em serigrafia Especial Education Visual impairment Silkscreen Printing Graphic Design Adapted Book |
title_short |
Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com deficiência visual |
title_full |
Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com deficiência visual |
title_fullStr |
Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com deficiência visual |
title_sort |
Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com deficiência visual |
author |
Preto, Vivian de Oliveira [UNESP] |
author_facet |
Preto, Vivian de Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Deliberato, Débora [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Preto, Vivian de Oliveira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Crianças - Deficientes visuais Cegos - Sistemas de impressão e escrita Livros para cegos Livro adaptado Livros em serigrafia Especial Education Visual impairment Silkscreen Printing Graphic Design Adapted Book |
topic |
Educação especial Crianças - Deficientes visuais Cegos - Sistemas de impressão e escrita Livros para cegos Livro adaptado Livros em serigrafia Especial Education Visual impairment Silkscreen Printing Graphic Design Adapted Book |
description |
A literatura tem discutido a importância de o professor utilizar a história como instrumento mediador para a aquisição de conceitos e para a expansão de enunciados. Profissionais da educação e da saúde têm discutido a necessidade de adequar e adaptar os livros de histórias para alunos com deficiência visual, para que possam ter oportunidades de aprendizagem significativas. Este trabalho teve como objetivo adaptar graficamente livros de literatura infantil para alunos cegos. Participaram desta pesquisa três alunos cegos da educação infantil de uma cidade do interior de São Paulo, suas famílias e seus professores. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a filmagem e o caderno de registro. A pesquisa foi dividida em dois momentos: no primeiro foram feitos procedimentos com os alunos cegos, seus familiares e professores e, posterior e concomitantemente, foram estabelecidas as etapas da adaptação do material e os parâmetros para a produção gráfica em larga escala. Por meio da análise dos resultados obtidos nos procedimentos do primeiro momento foram encontrados os seguintes temas norteadores para as adaptações dos livros: os recursos pedagógicos utilizados em sala de aula e em casa; adaptações táteis feitas pelas professoras e mães; procedimentos para leitura do livro de literatura infantil; compreensão que o aluno cego tinha com a atividade do livro de literatura infantil; importância da contagem de histórias para aluno cego; orientações realizadas com os professores e familiares dos alunos cegos e critérios para seleção dos livros adaptados. No segundo momento, foram identificados parâmetros gráficos para adaptação de materiais por meio da impressão em serigrafia, ou seja, papéis, tintas e vernizes compatíveis com o processo e custo unitário de produção dos materiais adaptados... |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-26 2014-06-11T19:24:48Z 2014-06-11T19:24:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PRETO, Vivian de Oliveira. Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com deficiência visual. 2009. 237 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciência, 2009. http://hdl.handle.net/11449/90846 000607755 preto_vo_me_mar.pdf 33004110040P5 5154063375333536 |
identifier_str_mv |
PRETO, Vivian de Oliveira. Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com deficiência visual. 2009. 237 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciência, 2009. 000607755 preto_vo_me_mar.pdf 33004110040P5 5154063375333536 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
237 f. : il. color. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128134724190208 |