Formação continuada dos diretores: parceria universidade pública e diretoria de ensino de Presidente Prudente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Militão, Andréia Nunes [UNESP], Perboni, Fabio [UNESP], Militão, Silvio Cesar Nunes [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141757
Resumo: Este artigo apresenta e discute resultados parciais da pesquisa intitulada “Desenvolvimento Profissional do Gestor Escolar na Perspectiva da Pesquisa-Ação: das representações à reorganização escolar”, associada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação, sediada na Fundação Carlos Chagas/SP, cujo objetivo precípuo é aprimorar a formação dos gestores escolares da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente (DE/PP). Tendo em vista a recorrência de modelos/processos formativos destinados aos gestores que não consideram seus saberes e práticas, o presente texto visa apresentar uma ação de formação continuada com diretores da DE/PP e identificar e analisar pela “voz” dos próprios profissionais, o que pensam da gestão democrática. A pesquisa, iniciada em 2012 ainda em andamento, se insere na abordagem qualitativa e utiliza como procedimento de coleta de dados a aplicação de questionário junto a 35 diretores da DE/PP (fase 1) e a avaliação dos sujeitos sobre a ação de formação continuada, mediante registro escrito individual (fase 2). Para categorização e análise das questões abertas recorremos à técnica de análise de conteúdo. Com relação à ação de formação continuada, verificou-se que os diretores avaliam positivamente, e valorizam esse espaço de formação profissional. Constatou-se que a maioria dos diretores valoriza a gestão democrática e compreende o enorme desafio que isso representa em sua atuação profissional no cotidiano da escola pública.
id UNSP_3cfcfc54331bbc888e56a1f9e48f6fd3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141757
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação continuada dos diretores: parceria universidade pública e diretoria de ensino de Presidente PrudenteFormação continuadaEscola públicaGestão democráticaEste artigo apresenta e discute resultados parciais da pesquisa intitulada “Desenvolvimento Profissional do Gestor Escolar na Perspectiva da Pesquisa-Ação: das representações à reorganização escolar”, associada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação, sediada na Fundação Carlos Chagas/SP, cujo objetivo precípuo é aprimorar a formação dos gestores escolares da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente (DE/PP). Tendo em vista a recorrência de modelos/processos formativos destinados aos gestores que não consideram seus saberes e práticas, o presente texto visa apresentar uma ação de formação continuada com diretores da DE/PP e identificar e analisar pela “voz” dos próprios profissionais, o que pensam da gestão democrática. A pesquisa, iniciada em 2012 ainda em andamento, se insere na abordagem qualitativa e utiliza como procedimento de coleta de dados a aplicação de questionário junto a 35 diretores da DE/PP (fase 1) e a avaliação dos sujeitos sobre a ação de formação continuada, mediante registro escrito individual (fase 2). Para categorização e análise das questões abertas recorremos à técnica de análise de conteúdo. Com relação à ação de formação continuada, verificou-se que os diretores avaliam positivamente, e valorizam esse espaço de formação profissional. Constatou-se que a maioria dos diretores valoriza a gestão democrática e compreende o enorme desafio que isso representa em sua atuação profissional no cotidiano da escola pública.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]Militão, Andréia Nunes [UNESP]Perboni, Fabio [UNESP]Militão, Silvio Cesar Nunes [UNESP]2016-07-19T13:00:20Z2016-07-19T13:00:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5474-5486application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5474-54862357-7819http://hdl.handle.net/11449/141757ISSN2357-7819-2014-5474-5486.pdf9057705430758200porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141757Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:45:11.244056Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada dos diretores: parceria universidade pública e diretoria de ensino de Presidente Prudente
title Formação continuada dos diretores: parceria universidade pública e diretoria de ensino de Presidente Prudente
spellingShingle Formação continuada dos diretores: parceria universidade pública e diretoria de ensino de Presidente Prudente
Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Formação continuada
Escola pública
Gestão democrática
title_short Formação continuada dos diretores: parceria universidade pública e diretoria de ensino de Presidente Prudente
title_full Formação continuada dos diretores: parceria universidade pública e diretoria de ensino de Presidente Prudente
title_fullStr Formação continuada dos diretores: parceria universidade pública e diretoria de ensino de Presidente Prudente
title_full_unstemmed Formação continuada dos diretores: parceria universidade pública e diretoria de ensino de Presidente Prudente
title_sort Formação continuada dos diretores: parceria universidade pública e diretoria de ensino de Presidente Prudente
author Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
author_facet Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Militão, Andréia Nunes [UNESP]
Perboni, Fabio [UNESP]
Militão, Silvio Cesar Nunes [UNESP]
author_role author
author2 Militão, Andréia Nunes [UNESP]
Perboni, Fabio [UNESP]
Militão, Silvio Cesar Nunes [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Militão, Andréia Nunes [UNESP]
Perboni, Fabio [UNESP]
Militão, Silvio Cesar Nunes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Escola pública
Gestão democrática
topic Formação continuada
Escola pública
Gestão democrática
description Este artigo apresenta e discute resultados parciais da pesquisa intitulada “Desenvolvimento Profissional do Gestor Escolar na Perspectiva da Pesquisa-Ação: das representações à reorganização escolar”, associada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação, sediada na Fundação Carlos Chagas/SP, cujo objetivo precípuo é aprimorar a formação dos gestores escolares da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente (DE/PP). Tendo em vista a recorrência de modelos/processos formativos destinados aos gestores que não consideram seus saberes e práticas, o presente texto visa apresentar uma ação de formação continuada com diretores da DE/PP e identificar e analisar pela “voz” dos próprios profissionais, o que pensam da gestão democrática. A pesquisa, iniciada em 2012 ainda em andamento, se insere na abordagem qualitativa e utiliza como procedimento de coleta de dados a aplicação de questionário junto a 35 diretores da DE/PP (fase 1) e a avaliação dos sujeitos sobre a ação de formação continuada, mediante registro escrito individual (fase 2). Para categorização e análise das questões abertas recorremos à técnica de análise de conteúdo. Com relação à ação de formação continuada, verificou-se que os diretores avaliam positivamente, e valorizam esse espaço de formação profissional. Constatou-se que a maioria dos diretores valoriza a gestão democrática e compreende o enorme desafio que isso representa em sua atuação profissional no cotidiano da escola pública.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:20Z
2016-07-19T13:00:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5474-5486
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141757
ISSN2357-7819-2014-5474-5486.pdf
9057705430758200
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141757
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5474-5486
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-5474-5486.pdf
9057705430758200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5474-5486
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129354404724736