Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá...: sobre o Projeto Inajá e a formação de professores no médio Araguaia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Williane Barreto [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/137751
Resumo: Neste trabalho formulamos uma versão histórica sobre a formação de professores de Matemática na região do Médio Araguaia, estado de Mato Grosso, partindo do Projeto Inajá, no período de 1980 a 1990. Para desenvolvermos nossa pesquisa adotamos a História Oral como metodologia. Através dela constituímos narrativas que, juntamente com outras fontes escritas e imagéticas, nos permitiram narrar sobre a formação de professores na região, no referido período. Assim, abordamos um curso ofertado no Médio Araguaia, em uma época em que o fluxo migratório para a região estava em pleno movimento e acontecia um aumento significativo da população, necessitando assim melhorar e qualificar os professores que ali atuavam. Isso se deu por incentivo de pessoas da região que sofriam pela carência e urgência da mudança educacional. O curso ocorreu de modo inovador para atender aos professores leigos, sendo ofertado em etapas no período de férias, bem como adotou uma metodologia diferenciada que foi moldada dia a dia, conforme nossos entrevistados. O Projeto Inajá aconteceu em dois momentos distintos, atendendo mais de 300 professores leigos, ou seja, professores que já atuavam em sala de aula e não possuíam formação alguma para atuar. Por meio dos cursos desse projeto, os professores envolvidos obtiveram a formação em nível de magistério, para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental. Cumpre lembrar que esta pesquisa faz parte de um projeto do Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem), que visa a um mapeamento sobre a História da Educação Matemática Brasileira e especificamente sobre a formação e atuação de professores de Matemática em suas distintas regiões. Dessa maneira, contribui significativamente com este projeto ao mostrar que o Inajá, mesmo sendo um curso em caráter emergencial, implicou mudanças na realidade educacional das localidades envolvidas, trazendo novos elementos para a discussão sobre a formação de professores de Matemática no Brasil.
id UNSP_3d132922b8678e13ae829c3b8545295f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/137751
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá...: sobre o Projeto Inajá e a formação de professores no médio AraguaiaMy homeland has many palm-trees and the thrush-song fills its air…: about the Inajá Project and the teacher training in the Médio Araguaia River RegionHistória oralHistória da educação matemáticaMato grossoOral historyHistory of mathematical educationState of Mato Grosso – BrazilNeste trabalho formulamos uma versão histórica sobre a formação de professores de Matemática na região do Médio Araguaia, estado de Mato Grosso, partindo do Projeto Inajá, no período de 1980 a 1990. Para desenvolvermos nossa pesquisa adotamos a História Oral como metodologia. Através dela constituímos narrativas que, juntamente com outras fontes escritas e imagéticas, nos permitiram narrar sobre a formação de professores na região, no referido período. Assim, abordamos um curso ofertado no Médio Araguaia, em uma época em que o fluxo migratório para a região estava em pleno movimento e acontecia um aumento significativo da população, necessitando assim melhorar e qualificar os professores que ali atuavam. Isso se deu por incentivo de pessoas da região que sofriam pela carência e urgência da mudança educacional. O curso ocorreu de modo inovador para atender aos professores leigos, sendo ofertado em etapas no período de férias, bem como adotou uma metodologia diferenciada que foi moldada dia a dia, conforme nossos entrevistados. O Projeto Inajá aconteceu em dois momentos distintos, atendendo mais de 300 professores leigos, ou seja, professores que já atuavam em sala de aula e não possuíam formação alguma para atuar. Por meio dos cursos desse projeto, os professores envolvidos obtiveram a formação em nível de magistério, para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental. Cumpre lembrar que esta pesquisa faz parte de um projeto do Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem), que visa a um mapeamento sobre a História da Educação Matemática Brasileira e especificamente sobre a formação e atuação de professores de Matemática em suas distintas regiões. Dessa maneira, contribui significativamente com este projeto ao mostrar que o Inajá, mesmo sendo um curso em caráter emergencial, implicou mudanças na realidade educacional das localidades envolvidas, trazendo novos elementos para a discussão sobre a formação de professores de Matemática no Brasil.This research brings a historical version of mathematics teachers training in the region of Médio Araguaia, State of Mato Grosso, Brazil. We concentrated on Inajá Project, which took place during the decades of 1980 and 1990. In order to develop this research, we adopted the Oral History methodology. Through it, we gathered narratives that, associated with other documental sources and images, allowed us to narrate the teachers training process in the considered region and period. We focused on a course offered in Médio Araguaia when the migratory flow towards the region was big and, therefore, caused a significant growth in the population of the area. There was the need to improve and qualify the teachers who worked there. This happened with the incentive of local people, who were suffering with the lack of qualified professionals and the urgent need of educational changes. The course happened in an innovative way to serve the lay teachers, and took place during holidays. It also included an original methodology, which was determined day by day, according to the people we interviewed. Inajá Project was held in two specific periods, helping more than 300 lay teachers, who had already been teaching without appropriate formal training. After attending the courses offered by the Project, the teachers involved received a certificate to teach elementary school. It is also important to point out that this research is part of a project held by the Mathematical Education and Oral History Group (Ghoem, in Portuguese), which aims to produce a map of the history of mathematical education in Brazil. This project concentrates specifically on the training and work of mathematics teachers in different regions of the country. This research also contributes significantly to the Ghoem proposal by showing that Inajá Project, which was an emergency measure, resulted in changes in the educational reality of the region and enlightened with new information the discussion about mathematics teachers training and development in Brazil.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baraldi, Ivete Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moreira, Williane Barreto [UNESP]2016-04-01T20:54:42Z2016-04-01T20:54:42Z2016-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13775100086834633004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-25T06:13:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/137751Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:39:36.076005Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá...: sobre o Projeto Inajá e a formação de professores no médio Araguaia
My homeland has many palm-trees and the thrush-song fills its air…: about the Inajá Project and the teacher training in the Médio Araguaia River Region
title Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá...: sobre o Projeto Inajá e a formação de professores no médio Araguaia
spellingShingle Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá...: sobre o Projeto Inajá e a formação de professores no médio Araguaia
Moreira, Williane Barreto [UNESP]
História oral
História da educação matemática
Mato grosso
Oral history
History of mathematical education
State of Mato Grosso – Brazil
title_short Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá...: sobre o Projeto Inajá e a formação de professores no médio Araguaia
title_full Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá...: sobre o Projeto Inajá e a formação de professores no médio Araguaia
title_fullStr Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá...: sobre o Projeto Inajá e a formação de professores no médio Araguaia
title_full_unstemmed Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá...: sobre o Projeto Inajá e a formação de professores no médio Araguaia
title_sort Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá...: sobre o Projeto Inajá e a formação de professores no médio Araguaia
author Moreira, Williane Barreto [UNESP]
author_facet Moreira, Williane Barreto [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baraldi, Ivete Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Williane Barreto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História oral
História da educação matemática
Mato grosso
Oral history
History of mathematical education
State of Mato Grosso – Brazil
topic História oral
História da educação matemática
Mato grosso
Oral history
History of mathematical education
State of Mato Grosso – Brazil
description Neste trabalho formulamos uma versão histórica sobre a formação de professores de Matemática na região do Médio Araguaia, estado de Mato Grosso, partindo do Projeto Inajá, no período de 1980 a 1990. Para desenvolvermos nossa pesquisa adotamos a História Oral como metodologia. Através dela constituímos narrativas que, juntamente com outras fontes escritas e imagéticas, nos permitiram narrar sobre a formação de professores na região, no referido período. Assim, abordamos um curso ofertado no Médio Araguaia, em uma época em que o fluxo migratório para a região estava em pleno movimento e acontecia um aumento significativo da população, necessitando assim melhorar e qualificar os professores que ali atuavam. Isso se deu por incentivo de pessoas da região que sofriam pela carência e urgência da mudança educacional. O curso ocorreu de modo inovador para atender aos professores leigos, sendo ofertado em etapas no período de férias, bem como adotou uma metodologia diferenciada que foi moldada dia a dia, conforme nossos entrevistados. O Projeto Inajá aconteceu em dois momentos distintos, atendendo mais de 300 professores leigos, ou seja, professores que já atuavam em sala de aula e não possuíam formação alguma para atuar. Por meio dos cursos desse projeto, os professores envolvidos obtiveram a formação em nível de magistério, para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental. Cumpre lembrar que esta pesquisa faz parte de um projeto do Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem), que visa a um mapeamento sobre a História da Educação Matemática Brasileira e especificamente sobre a formação e atuação de professores de Matemática em suas distintas regiões. Dessa maneira, contribui significativamente com este projeto ao mostrar que o Inajá, mesmo sendo um curso em caráter emergencial, implicou mudanças na realidade educacional das localidades envolvidas, trazendo novos elementos para a discussão sobre a formação de professores de Matemática no Brasil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01T20:54:42Z
2016-04-01T20:54:42Z
2016-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/137751
000868346
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/137751
identifier_str_mv 000868346
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128962795143168