Inclusão digital: estratégia de co-participação de idosos no lazer virtual = Digital inclusion: strategies for elderly co-participation in virtual leisure

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Danilo Roberto Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104675
Resumo: Este estudo, de natureza qualitativa, teve o objetivo de investigar a eficácia da estratégia de co-participação de idosos no processo de inclusão digital, com vistas à facilitação do aprendizado para utilização da rede internet, para a obtenção de informações referentes ao lazer, no âmbito virtual. Para o delineamento do estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa exploratória, utilizando dois questionários aplicados em momentos distintos, os quais continham questões abertas e fechadas. Os dados foram expressos em forma de tabelas ou gráficos e analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático. Os resultados evidenciam a aceitação positiva de todos os idosos perante a utilização de procedimentos lúdicos durante o processo de ensino-aprendizagem acerca da inclusão digital, bem como, da estratégia de co-participação. Esses dados estão relacionados ao fato de os idosos se sentirem à vontade durante as aulas, pois enfrentavam as mesmas dificuldades e tinham uma linguagem semelhante, o que lhes possibilitou aprender o que foi ensinado. Além disso, o acesso à internet promoveu mais autonomia, tanto na realização das atividades que envolvem as novas tecnologias, tais como, televisão, celular, aparelho de som, entre outras, durante o tempo disponível, quanto no convívio social diário. O estudo conclui que a estratégia de co-participação mostrou-se eficaz no processo de inclusão digital de idosos, na qual os mesmos aprenderam utilizar o computador e a internet, constituindo-se em uma opção do contexto do lazer virtual
id UNSP_3d6313be81bbd3b501aa33e459920225
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104675
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Inclusão digital: estratégia de co-participação de idosos no lazer virtual = Digital inclusion: strategies for elderly co-participation in virtual leisureIdoso - LazerIdosos - Inclusão digitalOlder people - Digital divideEste estudo, de natureza qualitativa, teve o objetivo de investigar a eficácia da estratégia de co-participação de idosos no processo de inclusão digital, com vistas à facilitação do aprendizado para utilização da rede internet, para a obtenção de informações referentes ao lazer, no âmbito virtual. Para o delineamento do estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa exploratória, utilizando dois questionários aplicados em momentos distintos, os quais continham questões abertas e fechadas. Os dados foram expressos em forma de tabelas ou gráficos e analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático. Os resultados evidenciam a aceitação positiva de todos os idosos perante a utilização de procedimentos lúdicos durante o processo de ensino-aprendizagem acerca da inclusão digital, bem como, da estratégia de co-participação. Esses dados estão relacionados ao fato de os idosos se sentirem à vontade durante as aulas, pois enfrentavam as mesmas dificuldades e tinham uma linguagem semelhante, o que lhes possibilitou aprender o que foi ensinado. Além disso, o acesso à internet promoveu mais autonomia, tanto na realização das atividades que envolvem as novas tecnologias, tais como, televisão, celular, aparelho de som, entre outras, durante o tempo disponível, quanto no convívio social diário. O estudo conclui que a estratégia de co-participação mostrou-se eficaz no processo de inclusão digital de idosos, na qual os mesmos aprenderam utilizar o computador e a internet, constituindo-se em uma opção do contexto do lazer virtualThis qualitative study aimed to investigate the effectiveness of the co-participation strategy for elderly in the process of digital inclusion, to facilitating learning for use of the Internet to obtain information relating to leisure in the virtual context. The study was developed through literature review and exploratory research, using two mixed questionnaires applied at different times to an intentional sample consisting of 20 elderly participants in a program of digital inclusion. Data were descriptively analyzed through Thematic Content Analysis Technique. The results show the positive acceptance of all seniors before the the processof teaching and learning about digital inclusion, as well as the strategy of co-participation. These data are related to the fact that elderly feel at ease during lessons, as they faced the same difficulties and had a similar language, which enabled them to learn what was taught. In addition, Internet access has promoted greater autonomy, both in carrying out activities that involve new technologies during the time available, and in daily social life. The study concludes that the strategy of co-participation was effective in the process of digital inclusion of older peopleUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Schwartz, Gisele Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santiago, Danilo Roberto Pereira [UNESP]2014-06-11T19:33:27Z2014-06-11T19:33:27Z2011-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis90 f. : il., tabs., gráfs.application/pdfSANTIAGO, Danilo Roberto Pereira. Inclusão digital: estratégia de co-participação de idosos no lazer virtual = Digital inclusion: strategies for elderly co-participation in virtual leisure. 2011. 90 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/104675000687532santiago_drp_dr_rcla.pdf33004137062P09893065420927189Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-11T06:06:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104675Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:37:10.553619Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão digital: estratégia de co-participação de idosos no lazer virtual = Digital inclusion: strategies for elderly co-participation in virtual leisure
title Inclusão digital: estratégia de co-participação de idosos no lazer virtual = Digital inclusion: strategies for elderly co-participation in virtual leisure
spellingShingle Inclusão digital: estratégia de co-participação de idosos no lazer virtual = Digital inclusion: strategies for elderly co-participation in virtual leisure
Santiago, Danilo Roberto Pereira [UNESP]
Idoso - Lazer
Idosos - Inclusão digital
Older people - Digital divide
title_short Inclusão digital: estratégia de co-participação de idosos no lazer virtual = Digital inclusion: strategies for elderly co-participation in virtual leisure
title_full Inclusão digital: estratégia de co-participação de idosos no lazer virtual = Digital inclusion: strategies for elderly co-participation in virtual leisure
title_fullStr Inclusão digital: estratégia de co-participação de idosos no lazer virtual = Digital inclusion: strategies for elderly co-participation in virtual leisure
title_full_unstemmed Inclusão digital: estratégia de co-participação de idosos no lazer virtual = Digital inclusion: strategies for elderly co-participation in virtual leisure
title_sort Inclusão digital: estratégia de co-participação de idosos no lazer virtual = Digital inclusion: strategies for elderly co-participation in virtual leisure
author Santiago, Danilo Roberto Pereira [UNESP]
author_facet Santiago, Danilo Roberto Pereira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schwartz, Gisele Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Danilo Roberto Pereira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso - Lazer
Idosos - Inclusão digital
Older people - Digital divide
topic Idoso - Lazer
Idosos - Inclusão digital
Older people - Digital divide
description Este estudo, de natureza qualitativa, teve o objetivo de investigar a eficácia da estratégia de co-participação de idosos no processo de inclusão digital, com vistas à facilitação do aprendizado para utilização da rede internet, para a obtenção de informações referentes ao lazer, no âmbito virtual. Para o delineamento do estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa exploratória, utilizando dois questionários aplicados em momentos distintos, os quais continham questões abertas e fechadas. Os dados foram expressos em forma de tabelas ou gráficos e analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático. Os resultados evidenciam a aceitação positiva de todos os idosos perante a utilização de procedimentos lúdicos durante o processo de ensino-aprendizagem acerca da inclusão digital, bem como, da estratégia de co-participação. Esses dados estão relacionados ao fato de os idosos se sentirem à vontade durante as aulas, pois enfrentavam as mesmas dificuldades e tinham uma linguagem semelhante, o que lhes possibilitou aprender o que foi ensinado. Além disso, o acesso à internet promoveu mais autonomia, tanto na realização das atividades que envolvem as novas tecnologias, tais como, televisão, celular, aparelho de som, entre outras, durante o tempo disponível, quanto no convívio social diário. O estudo conclui que a estratégia de co-participação mostrou-se eficaz no processo de inclusão digital de idosos, na qual os mesmos aprenderam utilizar o computador e a internet, constituindo-se em uma opção do contexto do lazer virtual
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-11
2014-06-11T19:33:27Z
2014-06-11T19:33:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTIAGO, Danilo Roberto Pereira. Inclusão digital: estratégia de co-participação de idosos no lazer virtual = Digital inclusion: strategies for elderly co-participation in virtual leisure. 2011. 90 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/104675
000687532
santiago_drp_dr_rcla.pdf
33004137062P0
9893065420927189
identifier_str_mv SANTIAGO, Danilo Roberto Pereira. Inclusão digital: estratégia de co-participação de idosos no lazer virtual = Digital inclusion: strategies for elderly co-participation in virtual leisure. 2011. 90 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
000687532
santiago_drp_dr_rcla.pdf
33004137062P0
9893065420927189
url http://hdl.handle.net/11449/104675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 90 f. : il., tabs., gráfs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128388119920640