O processo vivido por uma professora iniciante na disciplina de desenho geométrico e geometria descritiva em uma licenciatura em matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192932 |
Resumo: | Este estudo vincula-se à linha de pesquisa “Educação Matemática”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Ilha Solteira-SP (FEIS-UNESP). A partir do pressuposto de que analisar a prática de sala de aula contribui para a formação continuada do professor, temos o objetivo de compreender o processo de formação continuada vivido por uma professora iniciante ao ministrar a disciplina de Desenho Geométrico e Geometria Descritiva. A questão norteadora do trabalho foi “Quais as contribuições da prática que vão sendo mobilizadas e incorporadas na formação de uma professora em início de carreira?” A pesquisa desenvolveu-se em ambiente natural, durante os meses de março a junho de 2018, nas aulas de Desenho Geométrico e Geometria Descritiva do Curso de Licenciatura em Matemática na FEIS-UNESP. Como eixo teórico central nos valemos dos estudos de Lee Shulman e seus seguidores e de Paulo Freire. Foram feitos registros através de gravações em vídeos/áudios e de anotações da professora em uma caderneta de campo. Os dados que deram origem ao corpus foram problematizados por meio de Análises de Conteúdo, ancoradas no estudo de Moraes (1999). Foram criadas duas Unidades de análise, a primeira intitulada de Matemática Clássica, foi dividida em duas categorias, sendo elas A Severidade da Matemática, com as subcategorias Utilização dos Conceitos Retirados dos Livros de Euclides e A demonstração Matemática; como segunda categoria, A decodificação das Mensagens; a segunda unidade foi denominada A Reestruturação do Pensar da Professora, dividida em duas categorias, sendo elas A Suspensão da Severidade da Matemática e Conversa com os Pares. As análises realizadas nos permitiram adentrar em conhecimentos referentes ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), discutir os modelos de PCK e o processo de formação vivido pela professora. |
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O processo vivido por uma professora iniciante na disciplina de desenho geométrico e geometria descritiva em uma licenciatura em matemáticaThe process experienced by a beginning professor in the discipline of geometric design and descriptive geometry in mathematics undergraduate courseFormação continuadaProfessor inicianteConhecimento pedagógico do conteúdoContinuos educationBeginner professorPedagogical content knowledgeEste estudo vincula-se à linha de pesquisa “Educação Matemática”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Ilha Solteira-SP (FEIS-UNESP). A partir do pressuposto de que analisar a prática de sala de aula contribui para a formação continuada do professor, temos o objetivo de compreender o processo de formação continuada vivido por uma professora iniciante ao ministrar a disciplina de Desenho Geométrico e Geometria Descritiva. A questão norteadora do trabalho foi “Quais as contribuições da prática que vão sendo mobilizadas e incorporadas na formação de uma professora em início de carreira?” A pesquisa desenvolveu-se em ambiente natural, durante os meses de março a junho de 2018, nas aulas de Desenho Geométrico e Geometria Descritiva do Curso de Licenciatura em Matemática na FEIS-UNESP. Como eixo teórico central nos valemos dos estudos de Lee Shulman e seus seguidores e de Paulo Freire. Foram feitos registros através de gravações em vídeos/áudios e de anotações da professora em uma caderneta de campo. Os dados que deram origem ao corpus foram problematizados por meio de Análises de Conteúdo, ancoradas no estudo de Moraes (1999). Foram criadas duas Unidades de análise, a primeira intitulada de Matemática Clássica, foi dividida em duas categorias, sendo elas A Severidade da Matemática, com as subcategorias Utilização dos Conceitos Retirados dos Livros de Euclides e A demonstração Matemática; como segunda categoria, A decodificação das Mensagens; a segunda unidade foi denominada A Reestruturação do Pensar da Professora, dividida em duas categorias, sendo elas A Suspensão da Severidade da Matemática e Conversa com os Pares. As análises realizadas nos permitiram adentrar em conhecimentos referentes ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), discutir os modelos de PCK e o processo de formação vivido pela professora.The present study is encompassed in the research line “Mathematical Education”, from the Postgraduate Program in Teaching and Formative Processes of Sao Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho”, at Ilha Solteira Campus (FEIS-UNESP). Based on the assumption that analyzing the teaching practice contributes to the continuing education of a professor, we aim to discuss the process of continuing education of a professor at the beginning of their career by teaching a during the majors of Geometric Design and Descriptive Geometry. The guiding question of the work was “Which are the contributions of the teaching practice that are mobilized and incorporated in the formation of a professor at the beginning of their career?” The research was developed in a natural environment, between March and June 2018, during the majors of Geometric Design and Descriptive Geometry of the Mathematics Undergraduate Course at FEIS-UNESP. As the central theoretical axis, we used the studies of Lee Shulman and his followers, and Paulo Freire. Records were made through video and audio recordings and the professor's notes in a field notebook. Data that originated the corpus were problematized through Content Analysis, anchored at Moraes‟ (1999) work. Two units of analysis were created, the first titled Classical Mathematics, was divided into two categories, namely The Severity of Mathematics, with the subcategories Use of Concepts Taken from Euclid's Books, and The Mathematical Demonstration; as the second category, Decoding of Messages; the second unit was called The Professor's Restructuring of Thinking, divided into two categories, namely Suspension of the Severity of Mathematics and Conversation with Peers.The carried-out analysis enabled us to dig deeper into the knowledge regarding Pedagogical Content Knowledge (PCK), and to discuss the PCK models and the training process experienced by the professor.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Carolina Zenero de2020-07-08T19:40:49Z2020-07-08T19:40:49Z2020-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19293200093190233004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-03T06:06:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192932Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:55:33.476502Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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