Práticas didáticas: um estudo sobre os manuais brasileiros de semiótica greimasiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Jean Cristtus [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103599
Resumo: Esta tese consiste em um estudo sobre a prática didática dos textos de introdução à semiótica greimasiana publicados originalmente no Brasil. O corpus analisado compreende um total de nove textos (cinco livros de autoria individual, três artigos publicados em coletânea e uma coletânea) editados entre 1978 e 2005. Partindo de uma reflexão semiótica sobre as características gerais da Didática como disciplina e como método prévia e intencionalmente elaborado para a transmissão do conhecimento (modelos didáticos de construção), procurei definir a prática didática como a situação típica em que um enunciador procura explicitamente transmitir, por categorização e tipificação dos conteúdos em um percurso canônico (motivação – adaptação – explicação – exemplificação), o saber que julga essencial para o conhecimento de uma determinada matéria, no caso, as bases da teoria semiótica preconizada por A. J. Greimas e a Escola de Paris. Eleitos entre os nove textos que compõem o corpus, os livros Elementos de Análise do Discurso, de J. L. Fiorin, e Teoria Semiótica do Texto, de D. L. P. de Barros, foram classificados como manuais prototípicos de semiótica, por apresentarem um panorama integral da elaboração e aplicação do percurso gerativo da significação, construção teórica que atua como limite/quadro sinóptico para a exposição didática.
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