Programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura: elaboração e estudo piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Isabella Nicolete
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255026
Resumo: Objetivos: Elaborar um Programa de Remediação das dificuldades na Memória Operacional e Leitura para os escolares do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I e verificar a aplicabilidade do programa elaborado em um estudo piloto. Material e Método: Este estudo foi desenvolvido em duas fases: fase 1, voltada para a elaboração do programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura para escolares com dificuldades de aprendizagem a partir de uma revisão da literatura; e fase 2, voltada para verificar a aplicabilidade do programa elaborado na fase 1 em um estudo piloto. Na fase 1, foi realizada uma revisão da literatura em bases de dados nacionais, como o Scielo e, internacionais: Pubmed, Science Direct e Procast, a qual resultou na elaboração do Programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura (PR-MOL). A análise da aplicabilidade foi verificada por meio do Estudo Piloto em 21 escolares, divididos em dois grupos (GI e GII). Todos os sujeitos foram submetidos a aplicação das provas de habilidades metalinguísticas e de leitura (PROHMELE) e ao Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve para Crianças (NEUPSILIN-Inf). Resultados: O programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura (PR-MOL), foi composto por 11 tarefas que envolvem a memória operacional fonológica e visuoespacial: repetição de palavras e pseudopalavras na ordem direta e inversa; apontar as palavras na ordem direta e indireta; repetição de sequências de imagens e palavras na ordem direta e indireta; e reprodução de sequências de traçados. A partir dos resultados da aplicação do PR-MOL em um Estudo Piloto foi possível verificar aplicabilidade do programa, ou seja, as estratégias elaboradas para os escolares com dificuldades de aprendizagem podem ser generalizadas e aplicadas em escolares que apresentam déficits na memória operacional e leitura. Conclusão: O produto desta pesquisa indica que o programa estruturado de remediação com as dificuldades na memória operacional demonstrou aplicabilidade e pode auxiliar os profissionais da educação como um instrumento para intervir nos déficits na memória operacional e habilidade de decodificação da leitura apresentados pelos escolares com dificuldades de aprendizagem.
id UNSP_3d9f426a373621f0783801b0055c6d2f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255026
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura: elaboração e estudo pilotoRemediation program for working memory and reading difficulties: elaboration and pilot studyAprendizagemHabilidade metafonológicaLeituraMemória operacionalEstudos de intervençãoLearningMetaphonological abilityReadingWorking memoryIntervention studiesObjetivos: Elaborar um Programa de Remediação das dificuldades na Memória Operacional e Leitura para os escolares do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I e verificar a aplicabilidade do programa elaborado em um estudo piloto. Material e Método: Este estudo foi desenvolvido em duas fases: fase 1, voltada para a elaboração do programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura para escolares com dificuldades de aprendizagem a partir de uma revisão da literatura; e fase 2, voltada para verificar a aplicabilidade do programa elaborado na fase 1 em um estudo piloto. Na fase 1, foi realizada uma revisão da literatura em bases de dados nacionais, como o Scielo e, internacionais: Pubmed, Science Direct e Procast, a qual resultou na elaboração do Programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura (PR-MOL). A análise da aplicabilidade foi verificada por meio do Estudo Piloto em 21 escolares, divididos em dois grupos (GI e GII). Todos os sujeitos foram submetidos a aplicação das provas de habilidades metalinguísticas e de leitura (PROHMELE) e ao Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve para Crianças (NEUPSILIN-Inf). Resultados: O programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura (PR-MOL), foi composto por 11 tarefas que envolvem a memória operacional fonológica e visuoespacial: repetição de palavras e pseudopalavras na ordem direta e inversa; apontar as palavras na ordem direta e indireta; repetição de sequências de imagens e palavras na ordem direta e indireta; e reprodução de sequências de traçados. A partir dos resultados da aplicação do PR-MOL em um Estudo Piloto foi possível verificar aplicabilidade do programa, ou seja, as estratégias elaboradas para os escolares com dificuldades de aprendizagem podem ser generalizadas e aplicadas em escolares que apresentam déficits na memória operacional e leitura. Conclusão: O produto desta pesquisa indica que o programa estruturado de remediação com as dificuldades na memória operacional demonstrou aplicabilidade e pode auxiliar os profissionais da educação como um instrumento para intervir nos déficits na memória operacional e habilidade de decodificação da leitura apresentados pelos escolares com dificuldades de aprendizagem.Objectives: To elaborate a Remediation Program for difficulties in Working Memory and Reading for students in the 3rd, 4th and 5th grades of Elementary School and to verify the applicability of the program in a pilot study. Material and Method: This study was carried out in two phases: phase 1, aimed at designing a remediation program for difficulties in working memory and reading for students with learning difficulties based on a literature review; and phase 2, aimed at verifying the applicability of the program designed in phase 1 in a pilot study. In phase 1, a literature review was carried out in national databases such as Scielo and international databases such as Pubmed, Science Direct and Procast, which resulted in the development of the Remediation Program for Difficulties in Working Memory and Reading (PR-MOL). The applicability analysis was verified through a Pilot Study with 21 schoolchildren, divided into two groups (GI and GII). All the subjects underwent the application of the tests of metalinguistic and reading skills (PROHMELE) and the Brief Neuropsychological Assessment Instrument for Children (NEUPSILIN-Inf). Results: The program for the remediation of difficulties in working memory and reading (PR-MOL) consisted of 11 tasks involving phonological and visuospatial working memory: repetition of words and non-words in direct and reverse order; pointing to words in direct and indirect order; repetition of sequences of words and non-words in direct and indirect order; pointing to words in direct and indirect order; repeating sequences of images and words in direct and indirect order; and reproducing sequences of strokes. From the results of the application of PR-MOL in a Pilot Study, it was possible to verify the applicability of the program, i.e. the strategies developed for students with learning difficulties can be generalized and applied to students who have deficits in working memory and reading. Conclusion: The result of this research indicates that the structured program for remediation of working memory difficulties has proven to be applicable and can help education professionals as a tool for intervening in working memory deficits and reading decoding skills presented by students with learning difficulties.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Simone Aparecida [UNESP]Xavier, Isabella Nicolete2024-04-08T18:16:00Z2024-04-08T18:16:00Z2024-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfXAVIER, Isabella Nicolete. Programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura: elaboração e estudo piloto. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25502633004110045P79439309066225725porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-09T06:04:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255026Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-09T06:04:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura: elaboração e estudo piloto
Remediation program for working memory and reading difficulties: elaboration and pilot study
title Programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura: elaboração e estudo piloto
spellingShingle Programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura: elaboração e estudo piloto
Xavier, Isabella Nicolete
Aprendizagem
Habilidade metafonológica
Leitura
Memória operacional
Estudos de intervenção
Learning
Metaphonological ability
Reading
Working memory
Intervention studies
title_short Programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura: elaboração e estudo piloto
title_full Programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura: elaboração e estudo piloto
title_fullStr Programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura: elaboração e estudo piloto
title_full_unstemmed Programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura: elaboração e estudo piloto
title_sort Programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura: elaboração e estudo piloto
author Xavier, Isabella Nicolete
author_facet Xavier, Isabella Nicolete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Isabella Nicolete
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Habilidade metafonológica
Leitura
Memória operacional
Estudos de intervenção
Learning
Metaphonological ability
Reading
Working memory
Intervention studies
topic Aprendizagem
Habilidade metafonológica
Leitura
Memória operacional
Estudos de intervenção
Learning
Metaphonological ability
Reading
Working memory
Intervention studies
description Objetivos: Elaborar um Programa de Remediação das dificuldades na Memória Operacional e Leitura para os escolares do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I e verificar a aplicabilidade do programa elaborado em um estudo piloto. Material e Método: Este estudo foi desenvolvido em duas fases: fase 1, voltada para a elaboração do programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura para escolares com dificuldades de aprendizagem a partir de uma revisão da literatura; e fase 2, voltada para verificar a aplicabilidade do programa elaborado na fase 1 em um estudo piloto. Na fase 1, foi realizada uma revisão da literatura em bases de dados nacionais, como o Scielo e, internacionais: Pubmed, Science Direct e Procast, a qual resultou na elaboração do Programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura (PR-MOL). A análise da aplicabilidade foi verificada por meio do Estudo Piloto em 21 escolares, divididos em dois grupos (GI e GII). Todos os sujeitos foram submetidos a aplicação das provas de habilidades metalinguísticas e de leitura (PROHMELE) e ao Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve para Crianças (NEUPSILIN-Inf). Resultados: O programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura (PR-MOL), foi composto por 11 tarefas que envolvem a memória operacional fonológica e visuoespacial: repetição de palavras e pseudopalavras na ordem direta e inversa; apontar as palavras na ordem direta e indireta; repetição de sequências de imagens e palavras na ordem direta e indireta; e reprodução de sequências de traçados. A partir dos resultados da aplicação do PR-MOL em um Estudo Piloto foi possível verificar aplicabilidade do programa, ou seja, as estratégias elaboradas para os escolares com dificuldades de aprendizagem podem ser generalizadas e aplicadas em escolares que apresentam déficits na memória operacional e leitura. Conclusão: O produto desta pesquisa indica que o programa estruturado de remediação com as dificuldades na memória operacional demonstrou aplicabilidade e pode auxiliar os profissionais da educação como um instrumento para intervir nos déficits na memória operacional e habilidade de decodificação da leitura apresentados pelos escolares com dificuldades de aprendizagem.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-08T18:16:00Z
2024-04-08T18:16:00Z
2024-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv XAVIER, Isabella Nicolete. Programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura: elaboração e estudo piloto. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255026
33004110045P7
9439309066225725
identifier_str_mv XAVIER, Isabella Nicolete. Programa de remediação das dificuldades na memória operacional e leitura: elaboração e estudo piloto. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.
33004110045P7
9439309066225725
url https://hdl.handle.net/11449/255026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649481120415744