Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Limão, Juliana Inhesta [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Prado Junior, Milton Vieira do [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143544
Resumo: O projeto Educação Física para pré-escolares tem por objetivo desenvolver atividades motoras para pré-escolares visando o seu desenvolvimento global. O trabalhado está baseado na Teoria Ecológica de Desenvolvimento Humano, que aponta como principio básico a importância do ambiente e seus componentes no processo de desenvolvimento do homem em diferentes momentos de suas vida. Assim, qualquer alteração significativa no ambiente poderá gerar mudanças favoráveis ou não ao processo de desenvolvimento. erificar as mudanças ocorridas no desenvolvimento do projeto de extensão com a alteração da bolsista responsável em ministrar as aulas de Educação Física para pré-escolares. trabalho foi realizado no CCI com 60 crianças de 2 a 6 anos divididas em 5 grupos por faixas etárias. Todas as turmas tiveram 2 encontros semanais durante o mês de junho. projeto neste semestre contou também com a mudança na direção da creche, o que atrasou seu início. Este fator levou-nos a realizar primeiramente uma reunião com a coordenação, observação da dinâmica das atividades desenvolvidas com a criança, para posteriormente iniciarmos a atividade. Na aplicação das atividades pela bolsista surgiram algumas dificuldades (pontos negativos) e algumas facilidades ( ponto positivos). Pontos Negativos:-no contato inicial houve indisciplina das crianças, necessitando interferência das professoras, com o grupo de 4 anos observamos também baixa motivação e resistência de algumas em realizar as atividades propostas, já com o grupo de 2 anos, a dificuldade encontrada foi em organizar um repertório de atividades que mantivessem a atenção por isso as atividades foram aplicadas na sala e não no espaço livre como nos demais, além disso, necessitaram de maior atenção, Pontos Positivos:-Após o primeiro contato e durante o período observado verificou-se a criação de um vinculo afetivo que facilitou o desenvolvimento das atividades planejadas, houve progressivamente aceitação e confiança na bolsista tanto pelas crianças como pelas professoras e funcionárias, segurança da bolsista aumentou durante o período influenciado pela sua experiência anterior com crianças da pré-escola, utilização de linguagem e atividades adequadas devido ao estudo prévio das características: cognitivas, motoras e afetivas da faixa etária. A troca da bolsista não interferiu na dinâmica do projeto, possuindo algumas dificuldades iniciais, superadas rapidamente
id UNSP_3daec81af86581ce3c3b1c4a5ceb44af
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143544
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação físicaO projeto Educação Física para pré-escolares tem por objetivo desenvolver atividades motoras para pré-escolares visando o seu desenvolvimento global. O trabalhado está baseado na Teoria Ecológica de Desenvolvimento Humano, que aponta como principio básico a importância do ambiente e seus componentes no processo de desenvolvimento do homem em diferentes momentos de suas vida. Assim, qualquer alteração significativa no ambiente poderá gerar mudanças favoráveis ou não ao processo de desenvolvimento. erificar as mudanças ocorridas no desenvolvimento do projeto de extensão com a alteração da bolsista responsável em ministrar as aulas de Educação Física para pré-escolares. trabalho foi realizado no CCI com 60 crianças de 2 a 6 anos divididas em 5 grupos por faixas etárias. Todas as turmas tiveram 2 encontros semanais durante o mês de junho. projeto neste semestre contou também com a mudança na direção da creche, o que atrasou seu início. Este fator levou-nos a realizar primeiramente uma reunião com a coordenação, observação da dinâmica das atividades desenvolvidas com a criança, para posteriormente iniciarmos a atividade. Na aplicação das atividades pela bolsista surgiram algumas dificuldades (pontos negativos) e algumas facilidades ( ponto positivos). Pontos Negativos:-no contato inicial houve indisciplina das crianças, necessitando interferência das professoras, com o grupo de 4 anos observamos também baixa motivação e resistência de algumas em realizar as atividades propostas, já com o grupo de 2 anos, a dificuldade encontrada foi em organizar um repertório de atividades que mantivessem a atenção por isso as atividades foram aplicadas na sala e não no espaço livre como nos demais, além disso, necessitaram de maior atenção, Pontos Positivos:-Após o primeiro contato e durante o período observado verificou-se a criação de um vinculo afetivo que facilitou o desenvolvimento das atividades planejadas, houve progressivamente aceitação e confiança na bolsista tanto pelas crianças como pelas professoras e funcionárias, segurança da bolsista aumentou durante o período influenciado pela sua experiência anterior com crianças da pré-escola, utilização de linguagem e atividades adequadas devido ao estudo prévio das características: cognitivas, motoras e afetivas da faixa etária. A troca da bolsista não interferiu na dinâmica do projeto, possuindo algumas dificuldades iniciais, superadas rapidamenteUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Limão, Juliana Inhesta [UNESP]Prado Junior, Milton Vieira do [UNESP]2016-09-01T13:58:02Z2016-09-01T13:58:02Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject127application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 127http://hdl.handle.net/11449/1435442005-127-limao.pdf8995642841616412PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T18:53:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143544Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:03:23.770008Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação física
title Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação física
spellingShingle Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação física
Limão, Juliana Inhesta [UNESP]
title_short Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação física
title_full Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação física
title_fullStr Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação física
title_full_unstemmed Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação física
title_sort Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação física
author Limão, Juliana Inhesta [UNESP]
author_facet Limão, Juliana Inhesta [UNESP]
Prado Junior, Milton Vieira do [UNESP]
author_role author
author2 Prado Junior, Milton Vieira do [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Limão, Juliana Inhesta [UNESP]
Prado Junior, Milton Vieira do [UNESP]
description O projeto Educação Física para pré-escolares tem por objetivo desenvolver atividades motoras para pré-escolares visando o seu desenvolvimento global. O trabalhado está baseado na Teoria Ecológica de Desenvolvimento Humano, que aponta como principio básico a importância do ambiente e seus componentes no processo de desenvolvimento do homem em diferentes momentos de suas vida. Assim, qualquer alteração significativa no ambiente poderá gerar mudanças favoráveis ou não ao processo de desenvolvimento. erificar as mudanças ocorridas no desenvolvimento do projeto de extensão com a alteração da bolsista responsável em ministrar as aulas de Educação Física para pré-escolares. trabalho foi realizado no CCI com 60 crianças de 2 a 6 anos divididas em 5 grupos por faixas etárias. Todas as turmas tiveram 2 encontros semanais durante o mês de junho. projeto neste semestre contou também com a mudança na direção da creche, o que atrasou seu início. Este fator levou-nos a realizar primeiramente uma reunião com a coordenação, observação da dinâmica das atividades desenvolvidas com a criança, para posteriormente iniciarmos a atividade. Na aplicação das atividades pela bolsista surgiram algumas dificuldades (pontos negativos) e algumas facilidades ( ponto positivos). Pontos Negativos:-no contato inicial houve indisciplina das crianças, necessitando interferência das professoras, com o grupo de 4 anos observamos também baixa motivação e resistência de algumas em realizar as atividades propostas, já com o grupo de 2 anos, a dificuldade encontrada foi em organizar um repertório de atividades que mantivessem a atenção por isso as atividades foram aplicadas na sala e não no espaço livre como nos demais, além disso, necessitaram de maior atenção, Pontos Positivos:-Após o primeiro contato e durante o período observado verificou-se a criação de um vinculo afetivo que facilitou o desenvolvimento das atividades planejadas, houve progressivamente aceitação e confiança na bolsista tanto pelas crianças como pelas professoras e funcionárias, segurança da bolsista aumentou durante o período influenciado pela sua experiência anterior com crianças da pré-escola, utilização de linguagem e atividades adequadas devido ao estudo prévio das características: cognitivas, motoras e afetivas da faixa etária. A troca da bolsista não interferiu na dinâmica do projeto, possuindo algumas dificuldades iniciais, superadas rapidamente
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:02Z
2016-09-01T13:58:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 127
http://hdl.handle.net/11449/143544
2005-127-limao.pdf
8995642841616412
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143544
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 127
2005-127-limao.pdf
8995642841616412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129485330972672