Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143544 |
Resumo: | O projeto Educação Física para pré-escolares tem por objetivo desenvolver atividades motoras para pré-escolares visando o seu desenvolvimento global. O trabalhado está baseado na Teoria Ecológica de Desenvolvimento Humano, que aponta como principio básico a importância do ambiente e seus componentes no processo de desenvolvimento do homem em diferentes momentos de suas vida. Assim, qualquer alteração significativa no ambiente poderá gerar mudanças favoráveis ou não ao processo de desenvolvimento. erificar as mudanças ocorridas no desenvolvimento do projeto de extensão com a alteração da bolsista responsável em ministrar as aulas de Educação Física para pré-escolares. trabalho foi realizado no CCI com 60 crianças de 2 a 6 anos divididas em 5 grupos por faixas etárias. Todas as turmas tiveram 2 encontros semanais durante o mês de junho. projeto neste semestre contou também com a mudança na direção da creche, o que atrasou seu início. Este fator levou-nos a realizar primeiramente uma reunião com a coordenação, observação da dinâmica das atividades desenvolvidas com a criança, para posteriormente iniciarmos a atividade. Na aplicação das atividades pela bolsista surgiram algumas dificuldades (pontos negativos) e algumas facilidades ( ponto positivos). Pontos Negativos:-no contato inicial houve indisciplina das crianças, necessitando interferência das professoras, com o grupo de 4 anos observamos também baixa motivação e resistência de algumas em realizar as atividades propostas, já com o grupo de 2 anos, a dificuldade encontrada foi em organizar um repertório de atividades que mantivessem a atenção por isso as atividades foram aplicadas na sala e não no espaço livre como nos demais, além disso, necessitaram de maior atenção, Pontos Positivos:-Após o primeiro contato e durante o período observado verificou-se a criação de um vinculo afetivo que facilitou o desenvolvimento das atividades planejadas, houve progressivamente aceitação e confiança na bolsista tanto pelas crianças como pelas professoras e funcionárias, segurança da bolsista aumentou durante o período influenciado pela sua experiência anterior com crianças da pré-escola, utilização de linguagem e atividades adequadas devido ao estudo prévio das características: cognitivas, motoras e afetivas da faixa etária. A troca da bolsista não interferiu na dinâmica do projeto, possuindo algumas dificuldades iniciais, superadas rapidamente |
id |
UNSP_3daec81af86581ce3c3b1c4a5ceb44af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143544 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação físicaO projeto Educação Física para pré-escolares tem por objetivo desenvolver atividades motoras para pré-escolares visando o seu desenvolvimento global. O trabalhado está baseado na Teoria Ecológica de Desenvolvimento Humano, que aponta como principio básico a importância do ambiente e seus componentes no processo de desenvolvimento do homem em diferentes momentos de suas vida. Assim, qualquer alteração significativa no ambiente poderá gerar mudanças favoráveis ou não ao processo de desenvolvimento. erificar as mudanças ocorridas no desenvolvimento do projeto de extensão com a alteração da bolsista responsável em ministrar as aulas de Educação Física para pré-escolares. trabalho foi realizado no CCI com 60 crianças de 2 a 6 anos divididas em 5 grupos por faixas etárias. Todas as turmas tiveram 2 encontros semanais durante o mês de junho. projeto neste semestre contou também com a mudança na direção da creche, o que atrasou seu início. Este fator levou-nos a realizar primeiramente uma reunião com a coordenação, observação da dinâmica das atividades desenvolvidas com a criança, para posteriormente iniciarmos a atividade. Na aplicação das atividades pela bolsista surgiram algumas dificuldades (pontos negativos) e algumas facilidades ( ponto positivos). Pontos Negativos:-no contato inicial houve indisciplina das crianças, necessitando interferência das professoras, com o grupo de 4 anos observamos também baixa motivação e resistência de algumas em realizar as atividades propostas, já com o grupo de 2 anos, a dificuldade encontrada foi em organizar um repertório de atividades que mantivessem a atenção por isso as atividades foram aplicadas na sala e não no espaço livre como nos demais, além disso, necessitaram de maior atenção, Pontos Positivos:-Após o primeiro contato e durante o período observado verificou-se a criação de um vinculo afetivo que facilitou o desenvolvimento das atividades planejadas, houve progressivamente aceitação e confiança na bolsista tanto pelas crianças como pelas professoras e funcionárias, segurança da bolsista aumentou durante o período influenciado pela sua experiência anterior com crianças da pré-escola, utilização de linguagem e atividades adequadas devido ao estudo prévio das características: cognitivas, motoras e afetivas da faixa etária. A troca da bolsista não interferiu na dinâmica do projeto, possuindo algumas dificuldades iniciais, superadas rapidamenteUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Limão, Juliana Inhesta [UNESP]Prado Junior, Milton Vieira do [UNESP]2016-09-01T13:58:02Z2016-09-01T13:58:02Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject127application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 127http://hdl.handle.net/11449/1435442005-127-limao.pdf8995642841616412PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T18:53:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143544Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:03:23.770008Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação física |
title |
Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação física |
spellingShingle |
Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação física Limão, Juliana Inhesta [UNESP] |
title_short |
Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação física |
title_full |
Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação física |
title_fullStr |
Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação física |
title_full_unstemmed |
Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação física |
title_sort |
Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação física |
author |
Limão, Juliana Inhesta [UNESP] |
author_facet |
Limão, Juliana Inhesta [UNESP] Prado Junior, Milton Vieira do [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Prado Junior, Milton Vieira do [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Limão, Juliana Inhesta [UNESP] Prado Junior, Milton Vieira do [UNESP] |
description |
O projeto Educação Física para pré-escolares tem por objetivo desenvolver atividades motoras para pré-escolares visando o seu desenvolvimento global. O trabalhado está baseado na Teoria Ecológica de Desenvolvimento Humano, que aponta como principio básico a importância do ambiente e seus componentes no processo de desenvolvimento do homem em diferentes momentos de suas vida. Assim, qualquer alteração significativa no ambiente poderá gerar mudanças favoráveis ou não ao processo de desenvolvimento. erificar as mudanças ocorridas no desenvolvimento do projeto de extensão com a alteração da bolsista responsável em ministrar as aulas de Educação Física para pré-escolares. trabalho foi realizado no CCI com 60 crianças de 2 a 6 anos divididas em 5 grupos por faixas etárias. Todas as turmas tiveram 2 encontros semanais durante o mês de junho. projeto neste semestre contou também com a mudança na direção da creche, o que atrasou seu início. Este fator levou-nos a realizar primeiramente uma reunião com a coordenação, observação da dinâmica das atividades desenvolvidas com a criança, para posteriormente iniciarmos a atividade. Na aplicação das atividades pela bolsista surgiram algumas dificuldades (pontos negativos) e algumas facilidades ( ponto positivos). Pontos Negativos:-no contato inicial houve indisciplina das crianças, necessitando interferência das professoras, com o grupo de 4 anos observamos também baixa motivação e resistência de algumas em realizar as atividades propostas, já com o grupo de 2 anos, a dificuldade encontrada foi em organizar um repertório de atividades que mantivessem a atenção por isso as atividades foram aplicadas na sala e não no espaço livre como nos demais, além disso, necessitaram de maior atenção, Pontos Positivos:-Após o primeiro contato e durante o período observado verificou-se a criação de um vinculo afetivo que facilitou o desenvolvimento das atividades planejadas, houve progressivamente aceitação e confiança na bolsista tanto pelas crianças como pelas professoras e funcionárias, segurança da bolsista aumentou durante o período influenciado pela sua experiência anterior com crianças da pré-escola, utilização de linguagem e atividades adequadas devido ao estudo prévio das características: cognitivas, motoras e afetivas da faixa etária. A troca da bolsista não interferiu na dinâmica do projeto, possuindo algumas dificuldades iniciais, superadas rapidamente |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:02Z 2016-09-01T13:58:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 127 http://hdl.handle.net/11449/143544 2005-127-limao.pdf 8995642841616412 |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143544 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 127 2005-127-limao.pdf 8995642841616412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
127 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129485330972672 |