Novas tecnologias x instrumento rotatório convencional: avaliação das variáveis que podem interferir no estado emocional da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josgrilberg, Érika Botelho [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/100988
Resumo: O objetivo do trabalho foi identificar os estados emocionais indicativos de medo/ansiedade da criança com (CE) ou sem experiência odontológica prévia (SE) frente à utilização de três diferentes formas de realização de preparos cavitários: ultra-som (Sistema CVDentus®), sistema de abrasão a ar (Rondoflex®) e alta rotação (Kavo). Quarenta e oito crianças de 7-11 anos de idade foram divididas aleatoriamente em 2 grupos (CE e SE). O tratamento odontológico compreendeu o preparo cavitário de lesões de cárie oclusal nos dentes 16 e 26, realizados em duas sessões, utilizando Alta Rotação e o Abrasão a ar ou Ultra-som. Durante a consulta a freqüência cardíaca da criança foi aferida nas seguintes situações: sala de espera, ao sentar na cadeira, anestesia, isolamento absoluto, cinco minutos após o início do tratamento e ao final da consulta. Além disso, foi aplicada a escala “Facial Image to assess child dental anxiety - FIS”, antes e após cada atendimento. Para a avaliação do medo da criança foi utilizado o teste “Children Fear Survey Schedule- Dental Subscale (CFSSDS)”. Para a avaliação do comportamento infantil foi utilizada a escala de Frankl. Os resultados obtidos do Teste de Friedman para freqüência cardíaca e para a escala “FIS” não apontaram diferença estatística entre os grupos CE e SE e entre as três tecnologias utilizadas. Entretanto, houve aumento nos batimentos cardíacos ao sentar na cadeira odontológica (p < 0,05). Os resultados obtidos pelo teste CFSS-DS apontou uma amostra homogênea com baixos níveis de medo/ansiedade odontológica. Nenhuma criança apresentou comportamento definitivamente negativo ou negativo. Conclui-se o medo/ansiedade da criança aumenta quando ela senta na cadeira odontológica, porém tende a diminuir no decorrer do tratamento independente da tecnologia utilizada para o preparo cavitário.
id UNSP_3e0e204fee69d5f3248ee5975e8cec42
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/100988
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Novas tecnologias x instrumento rotatório convencional: avaliação das variáveis que podem interferir no estado emocional da criançaMedoAnsiedadePreparo da cavidade dentáriaDental cavityFearAnxietyO objetivo do trabalho foi identificar os estados emocionais indicativos de medo/ansiedade da criança com (CE) ou sem experiência odontológica prévia (SE) frente à utilização de três diferentes formas de realização de preparos cavitários: ultra-som (Sistema CVDentus®), sistema de abrasão a ar (Rondoflex®) e alta rotação (Kavo). Quarenta e oito crianças de 7-11 anos de idade foram divididas aleatoriamente em 2 grupos (CE e SE). O tratamento odontológico compreendeu o preparo cavitário de lesões de cárie oclusal nos dentes 16 e 26, realizados em duas sessões, utilizando Alta Rotação e o Abrasão a ar ou Ultra-som. Durante a consulta a freqüência cardíaca da criança foi aferida nas seguintes situações: sala de espera, ao sentar na cadeira, anestesia, isolamento absoluto, cinco minutos após o início do tratamento e ao final da consulta. Além disso, foi aplicada a escala “Facial Image to assess child dental anxiety - FIS”, antes e após cada atendimento. Para a avaliação do medo da criança foi utilizado o teste “Children Fear Survey Schedule- Dental Subscale (CFSSDS)”. Para a avaliação do comportamento infantil foi utilizada a escala de Frankl. Os resultados obtidos do Teste de Friedman para freqüência cardíaca e para a escala “FIS” não apontaram diferença estatística entre os grupos CE e SE e entre as três tecnologias utilizadas. Entretanto, houve aumento nos batimentos cardíacos ao sentar na cadeira odontológica (p < 0,05). Os resultados obtidos pelo teste CFSS-DS apontou uma amostra homogênea com baixos níveis de medo/ansiedade odontológica. Nenhuma criança apresentou comportamento definitivamente negativo ou negativo. Conclui-se o medo/ansiedade da criança aumenta quando ela senta na cadeira odontológica, porém tende a diminuir no decorrer do tratamento independente da tecnologia utilizada para o preparo cavitário.The aim of this study was to identify fear/anxiety in children with past dental experience (CE) or not (SE) using three different manner of dental cavity preparation: ultrasound (Sistema CVDentus®), air abrasion system (Rondoflex®) and rotatory instrument (Kavo). Forty eight children, with 8- 12 years old were randomly divided into 2 groups (CE e SE). Dental treatment was realized in two sessions, including dental cavity preparation of occlusal caries on 16 e 26 tooth, using Rotatory Instrument and o Air Abrasion System or Ultrasound. During dental procedures children heart rate was taken, on following situations: waiting room, seating on dental chair, anesthesia, when using rubber dam, 5 minutes after the treatment beginning and on final session. Additionally, a “Facial Image to assess child dental anxiety” (FIS) was uses before and after treatment. To evaluate children dental fear was used the questionnaire “Children Fear Survey Schedule- Dental Subscale (CFSS- DS)”. The comparison of the two groups (CE and SE) and the three technologies use for dental cavity preparation in heart rate study and FIS, submitted to Friedman’s test resulted on no significant difference. However, it was observed higher heart rate when children seats on dental chair (p < 0.05). CFSS-DS results demonstrate a homogeneous sample with lower dental fear/anxiety. It was concluded that children anxiety and fear are higher on sitting on dental chair and tend to diminish during technological devices free treatment.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cordeiro, Rita de Cássia Loiola [UNESP]Klatchoian, Denise Ascenção [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Josgrilberg, Érika Botelho [UNESP]2014-06-11T19:31:05Z2014-06-11T19:31:05Z2009-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis93 f. : il. color. + anexoapplication/pdfJOSGRILBERG, Érika Botelho. Novas tecnologias x instrumento rotatório convencional: avaliação das variáveis que podem interferir no estado emocional da criança. 2009. 93 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araraquara, 2009.http://hdl.handle.net/11449/100988000589351josgrilberg_e_dr_arafo.pdf33004030010P28185082796673527Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-31T06:19:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/100988Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:46:55.836900Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas tecnologias x instrumento rotatório convencional: avaliação das variáveis que podem interferir no estado emocional da criança
title Novas tecnologias x instrumento rotatório convencional: avaliação das variáveis que podem interferir no estado emocional da criança
spellingShingle Novas tecnologias x instrumento rotatório convencional: avaliação das variáveis que podem interferir no estado emocional da criança
Josgrilberg, Érika Botelho [UNESP]
Medo
Ansiedade
Preparo da cavidade dentária
Dental cavity
Fear
Anxiety
title_short Novas tecnologias x instrumento rotatório convencional: avaliação das variáveis que podem interferir no estado emocional da criança
title_full Novas tecnologias x instrumento rotatório convencional: avaliação das variáveis que podem interferir no estado emocional da criança
title_fullStr Novas tecnologias x instrumento rotatório convencional: avaliação das variáveis que podem interferir no estado emocional da criança
title_full_unstemmed Novas tecnologias x instrumento rotatório convencional: avaliação das variáveis que podem interferir no estado emocional da criança
title_sort Novas tecnologias x instrumento rotatório convencional: avaliação das variáveis que podem interferir no estado emocional da criança
author Josgrilberg, Érika Botelho [UNESP]
author_facet Josgrilberg, Érika Botelho [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cordeiro, Rita de Cássia Loiola [UNESP]
Klatchoian, Denise Ascenção [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Josgrilberg, Érika Botelho [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Medo
Ansiedade
Preparo da cavidade dentária
Dental cavity
Fear
Anxiety
topic Medo
Ansiedade
Preparo da cavidade dentária
Dental cavity
Fear
Anxiety
description O objetivo do trabalho foi identificar os estados emocionais indicativos de medo/ansiedade da criança com (CE) ou sem experiência odontológica prévia (SE) frente à utilização de três diferentes formas de realização de preparos cavitários: ultra-som (Sistema CVDentus®), sistema de abrasão a ar (Rondoflex®) e alta rotação (Kavo). Quarenta e oito crianças de 7-11 anos de idade foram divididas aleatoriamente em 2 grupos (CE e SE). O tratamento odontológico compreendeu o preparo cavitário de lesões de cárie oclusal nos dentes 16 e 26, realizados em duas sessões, utilizando Alta Rotação e o Abrasão a ar ou Ultra-som. Durante a consulta a freqüência cardíaca da criança foi aferida nas seguintes situações: sala de espera, ao sentar na cadeira, anestesia, isolamento absoluto, cinco minutos após o início do tratamento e ao final da consulta. Além disso, foi aplicada a escala “Facial Image to assess child dental anxiety - FIS”, antes e após cada atendimento. Para a avaliação do medo da criança foi utilizado o teste “Children Fear Survey Schedule- Dental Subscale (CFSSDS)”. Para a avaliação do comportamento infantil foi utilizada a escala de Frankl. Os resultados obtidos do Teste de Friedman para freqüência cardíaca e para a escala “FIS” não apontaram diferença estatística entre os grupos CE e SE e entre as três tecnologias utilizadas. Entretanto, houve aumento nos batimentos cardíacos ao sentar na cadeira odontológica (p < 0,05). Os resultados obtidos pelo teste CFSS-DS apontou uma amostra homogênea com baixos níveis de medo/ansiedade odontológica. Nenhuma criança apresentou comportamento definitivamente negativo ou negativo. Conclui-se o medo/ansiedade da criança aumenta quando ela senta na cadeira odontológica, porém tende a diminuir no decorrer do tratamento independente da tecnologia utilizada para o preparo cavitário.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-17
2014-06-11T19:31:05Z
2014-06-11T19:31:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JOSGRILBERG, Érika Botelho. Novas tecnologias x instrumento rotatório convencional: avaliação das variáveis que podem interferir no estado emocional da criança. 2009. 93 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araraquara, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/100988
000589351
josgrilberg_e_dr_arafo.pdf
33004030010P2
8185082796673527
identifier_str_mv JOSGRILBERG, Érika Botelho. Novas tecnologias x instrumento rotatório convencional: avaliação das variáveis que podem interferir no estado emocional da criança. 2009. 93 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araraquara, 2009.
000589351
josgrilberg_e_dr_arafo.pdf
33004030010P2
8185082796673527
url http://hdl.handle.net/11449/100988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 93 f. : il. color. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129357614415872