Absenteísmo no Sistema Municipal de Ensino de Presidente Prudente: percepção dos docentes dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Aline de [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183258
Resumo: Essa dissertação foi produzida junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP - Campus de Presidente Prudente e está vinculada a linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”. O nosso objetivo foi identificar os motivos de faltas de professores efetivos do Ensino Fundamental I e conhecer a percepção dos mesmos sobre suas ausências e as relações com o trabalho docente. O absenteísmo de professores se refere aos afastamentos no trabalho justificados por diversos motivos. Devido ao aumento no índice de faltas registrado pelos funcionários da Secretaria de Educação no município de Presidente Prudente, tivemos a necessidade de pesquisarmos esse fenômeno sob a ótica de seus protagonistas. Esse estudo foi realizado na perspectiva da abordagem qualitativa com uso da entrevista narrativa como procedimento metodológico. A entrevista narrativa foi elaborada com base nas ideias de Jovchelovich; Bauer (2002) sobre a preparação, iniciação, narração central, fases de perguntas e fases conclusivas. Realizamos a entrevista narrativa com seis professoras efetivas do ensino fundamental I na faixa etário de 31 a 62 anos. A análise das narrativas foi feita a partir da compreensão-interpretativa apresentada por Souza (2014). Os resultados da pesquisa evidenciam que a necessidade do professor se ausentar da sala de aula não está associada ao seu descomprometimento com a educação dos alunos. Os maiores motivos de faltas dos professores no trabalho foram registrados por problemas com a saúde ou para acompanhar um familiar ao médico. As condições de trabalho às quais os docentes estão submetidos em algumas ocasiões provocam o adoecimento e posteriormente o afastamento da função. As políticas públicas precisam continuar garantindo os direitos dos professores se ausentar da sala de aula quando necessário, com a permanência de professores substitutos e apoio nos momentos de dificuldades.
id UNSP_3e358d08ab94bfd2b9d5bb7c0f96aced
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/183258
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Absenteísmo no Sistema Municipal de Ensino de Presidente Prudente: percepção dos docentes dos anos iniciaisAbsenteeism in Presidente Prudente Municipal Education System: perception of early-year teachersAbsenteísmoFaltas de professoresCondições de trabalhoNarrativasAbsenteeismTeachers’ absencesNarrativesWork conditionsEssa dissertação foi produzida junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP - Campus de Presidente Prudente e está vinculada a linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”. O nosso objetivo foi identificar os motivos de faltas de professores efetivos do Ensino Fundamental I e conhecer a percepção dos mesmos sobre suas ausências e as relações com o trabalho docente. O absenteísmo de professores se refere aos afastamentos no trabalho justificados por diversos motivos. Devido ao aumento no índice de faltas registrado pelos funcionários da Secretaria de Educação no município de Presidente Prudente, tivemos a necessidade de pesquisarmos esse fenômeno sob a ótica de seus protagonistas. Esse estudo foi realizado na perspectiva da abordagem qualitativa com uso da entrevista narrativa como procedimento metodológico. A entrevista narrativa foi elaborada com base nas ideias de Jovchelovich; Bauer (2002) sobre a preparação, iniciação, narração central, fases de perguntas e fases conclusivas. Realizamos a entrevista narrativa com seis professoras efetivas do ensino fundamental I na faixa etário de 31 a 62 anos. A análise das narrativas foi feita a partir da compreensão-interpretativa apresentada por Souza (2014). Os resultados da pesquisa evidenciam que a necessidade do professor se ausentar da sala de aula não está associada ao seu descomprometimento com a educação dos alunos. Os maiores motivos de faltas dos professores no trabalho foram registrados por problemas com a saúde ou para acompanhar um familiar ao médico. As condições de trabalho às quais os docentes estão submetidos em algumas ocasiões provocam o adoecimento e posteriormente o afastamento da função. As políticas públicas precisam continuar garantindo os direitos dos professores se ausentar da sala de aula quando necessário, com a permanência de professores substitutos e apoio nos momentos de dificuldades.This Mater’s thesis was written with the Graduation Program of the Faculty of Science and Technology – UNESP – Presidente Prudente Campus and it is linked to the research line named “Public Policies, School Organization and Teacher Training”. Our objective was to identify reasons why teachers are absent from work in elementary schoolsand get to know the perception of these teachers about their absences and their relations to the teaching job. Teachers’ absenteeism concerns absences at work justified by several reasons. Due to an increase in absences registered by the Secretary of Education in the municipality of Presidente Prudente, we found it necessary to research this phenomenon from the point of view of their protagonists. This study was carried out from the perspective of the qualitative approach, using the narrative interview as methodological procedure. The narrative interview was planned based on the ideas presented by Jovchelovich; Bauer (2002) about preparation, initiation, central narrative, question phase and conclusion phase. Six elementary school teachers were interviewed, aged from 31 to 62 years old. The analysis of the narratives was done starting from the interpretative understanding proposed by Souza (2014). The results of the study show that the fact that teachers need to be absent from the classroom is not associated with their lack of commitment to their students’ education. The biggest reasons why they are absent from work were registered due to health problems or because they had to go to the doctor`s with somebody from their families. The environment and the conditions in which teachers work may make them sick and consequently they have to be absent from work. Public policies need to keep guaranteeing teachers’ rights to be absent from the classroom when necessary, with the possibility of having temporary teachers and support in the times of difficulties.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Aline de [UNESP]2019-08-21T12:17:59Z2019-08-21T12:17:59Z2019-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18325800091963733004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183258Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:42:30.176168Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Absenteísmo no Sistema Municipal de Ensino de Presidente Prudente: percepção dos docentes dos anos iniciais
Absenteeism in Presidente Prudente Municipal Education System: perception of early-year teachers
title Absenteísmo no Sistema Municipal de Ensino de Presidente Prudente: percepção dos docentes dos anos iniciais
spellingShingle Absenteísmo no Sistema Municipal de Ensino de Presidente Prudente: percepção dos docentes dos anos iniciais
Souza, Aline de [UNESP]
Absenteísmo
Faltas de professores
Condições de trabalho
Narrativas
Absenteeism
Teachers’ absences
Narratives
Work conditions
title_short Absenteísmo no Sistema Municipal de Ensino de Presidente Prudente: percepção dos docentes dos anos iniciais
title_full Absenteísmo no Sistema Municipal de Ensino de Presidente Prudente: percepção dos docentes dos anos iniciais
title_fullStr Absenteísmo no Sistema Municipal de Ensino de Presidente Prudente: percepção dos docentes dos anos iniciais
title_full_unstemmed Absenteísmo no Sistema Municipal de Ensino de Presidente Prudente: percepção dos docentes dos anos iniciais
title_sort Absenteísmo no Sistema Municipal de Ensino de Presidente Prudente: percepção dos docentes dos anos iniciais
author Souza, Aline de [UNESP]
author_facet Souza, Aline de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Aline de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Absenteísmo
Faltas de professores
Condições de trabalho
Narrativas
Absenteeism
Teachers’ absences
Narratives
Work conditions
topic Absenteísmo
Faltas de professores
Condições de trabalho
Narrativas
Absenteeism
Teachers’ absences
Narratives
Work conditions
description Essa dissertação foi produzida junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP - Campus de Presidente Prudente e está vinculada a linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”. O nosso objetivo foi identificar os motivos de faltas de professores efetivos do Ensino Fundamental I e conhecer a percepção dos mesmos sobre suas ausências e as relações com o trabalho docente. O absenteísmo de professores se refere aos afastamentos no trabalho justificados por diversos motivos. Devido ao aumento no índice de faltas registrado pelos funcionários da Secretaria de Educação no município de Presidente Prudente, tivemos a necessidade de pesquisarmos esse fenômeno sob a ótica de seus protagonistas. Esse estudo foi realizado na perspectiva da abordagem qualitativa com uso da entrevista narrativa como procedimento metodológico. A entrevista narrativa foi elaborada com base nas ideias de Jovchelovich; Bauer (2002) sobre a preparação, iniciação, narração central, fases de perguntas e fases conclusivas. Realizamos a entrevista narrativa com seis professoras efetivas do ensino fundamental I na faixa etário de 31 a 62 anos. A análise das narrativas foi feita a partir da compreensão-interpretativa apresentada por Souza (2014). Os resultados da pesquisa evidenciam que a necessidade do professor se ausentar da sala de aula não está associada ao seu descomprometimento com a educação dos alunos. Os maiores motivos de faltas dos professores no trabalho foram registrados por problemas com a saúde ou para acompanhar um familiar ao médico. As condições de trabalho às quais os docentes estão submetidos em algumas ocasiões provocam o adoecimento e posteriormente o afastamento da função. As políticas públicas precisam continuar garantindo os direitos dos professores se ausentar da sala de aula quando necessário, com a permanência de professores substitutos e apoio nos momentos de dificuldades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-21T12:17:59Z
2019-08-21T12:17:59Z
2019-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/183258
000919637
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/183258
identifier_str_mv 000919637
33004129044P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129453094600704