Co-educação, futebol e educação física escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/96091 |
Resumo: | As dificuldades enfrentadas pelas mulheres para terem acesso à prática do futebol no Brasil, levantaram os primeiros questionamentos que resultaram no embrião do presente estudo. A partir de consultas à bibliografia específica e de alguns estudos sobre o assunto, verifiquei uma necessidade de re-direcionamento do objeto de estudo, visando trazer contribuições à prática docente através de uma reflexão sobre as circunstâncias em que se desenvolvem propostas co-educativas de Educação Física nas escolas da rede pública do Estado de São Paulo. O objetivo do estudo configura-se na análise da co-educação por meio do futebol do ponto de vista discente e docente, apontando para os elementos que favorecem e dificultam o desenvolvimento destas propostas. O estudo foi desenvolvido com uma 8.ª série do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública estadual do município de Rio Claro-SP, através da realização de um programa de futebol em turma mista, cujas aulas foram ministradas pelo próprio pesquisador, que procurou através de observações das aulas, discussões em aulas e entrevistas em grupos, investigar as possibilidades de uma proposta co-educativa por intermédio do futebol. Os resultados encontrados foram categorizados em três grupos interdependentes: cultura escolar, relações de gênero e co-educação. A cultura escolar revelou-se de fundamental importância no desenvolvimento de qualquer proposta de Educação Física, tendo em vista que a resistência a mudanças de uma maneira geral manisfestada pelos alunos, exige estratégias de aproximação, investigação e conquistas por parte do professor, propiciando gradativamente a implementação de novos projetos. As relações de gênero, ainda baseadas em valores preconceituosos, discriminatórios e estereotipados, evidenciam a necessidade de uma intervenção por parte do... . |
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