Nível de atividade física, participação e qualidade de vida de pessoas com deficiência física em diferentes contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda Carolina Toledo da [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180771
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi analisar a relação de pessoas com deficiência física em seu contexto social, sob aspectos do nível de atividade física (NAF), de participação (P) e de qualidade de vida (QV). A pesquisa tem caráter quali-quantitativo e foi dividida em três estudos. Os participantes do estudo 1 foram adultos brasileiros e portugueses com deficiência física, e dos estudos 2 e 3, crianças e adolescentes brasileiros com deficiência física. Nos estudos 1 e 2, foram utilizados questionários padronizados para avaliar NAF, P e QV, e no estudo 3, um roteiro de observação e filmagem de atividade física. Foi realizada análise estatística não paramétrica nos estudos 1 e 2, e análise de filmagem no estudo 3. No estudo 1 foi encontrada diferença significativa apenas nos domínios físico e meio ambiente da QV, mostrando que os portugueses relataram melhor QV física e ambiental do que os brasileiros. Os dados da amostra brasileira resultaram que o NAF teve relação com P e com três dos domínios de QV, exceto com relações sociais; a P teve relação com todos os domínios de QV; e os domínios de QV tiveram relação entre si, exceto para os domínios físico e psicológico com relações sociais. A amostra portuguesa apresentou relação do NAF apenas com o domínio social da qualidade de vida; P teve relação com todos os domínios de QV; e todos os domínios de QV tiveram relação entre si. Concluiu-se que NAF, P e QV de brasileiros estão correlacionados, indicando que o NAF dos brasileiros é influenciado pela P e QV. Quanto aos portugueses, P e QV estão correlacionados, e QV social está correlacionada com o NAF, apontando que P dos portugueses é influenciada pela QV, e QV social é influenciada pelos NAF. No estudo 2 foi encontrado que as crianças possuem maior NAF e melhor QV do que adolescentes. A participação é maior em casa, seguida do ambiente escolar e menor na comunidade. Houve correlação do NAF e de P com algumas dimensões de QV. Os níveis de P tiveram correlação em todos os seus ambientes e a QV teve correlação entre si em algumas dimensões. Concluiu-se que NAF e P de crianças e adolescentes com deficiência física influenciam algumas dimensões da QV. Os ambientes de participação têm relação entre si, e a QV, além de ser melhor percebida pelas próprias crianças/adolescentes, possuem relação entre si em algumas dimensões. No estudo 3 os fatores pessoais encontrados neste estudo foram o nível de instrução, características psicológicas individuais, estados de saúde e condição física. Os fatores ambientais foram os fatores atitudinais, ambiente físico, fatores políticos, círculo de convívio e apoio de serviços especializados. Foi possível concluir que a participação de crianças e adolescentes com deficiência física em atividade física foi influenciada pelos fatores pessoais e ambientais, sendo que, dependendo do contexto, podem ser um facilitador ou uma barreira.
id UNSP_3e78a8929315f057a347c792c8955f41
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/180771
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Nível de atividade física, participação e qualidade de vida de pessoas com deficiência física em diferentes contextosLevel of physical activity, participation and quality of life of people with physical disabilities in different contextsDeficiência físicaAtividade físicaParticipaçãoQualidade de vidaEducação especialPhysical disabilityPhysical activityParticipationQuality of lifeSpecial educationO objetivo geral deste estudo foi analisar a relação de pessoas com deficiência física em seu contexto social, sob aspectos do nível de atividade física (NAF), de participação (P) e de qualidade de vida (QV). A pesquisa tem caráter quali-quantitativo e foi dividida em três estudos. Os participantes do estudo 1 foram adultos brasileiros e portugueses com deficiência física, e dos estudos 2 e 3, crianças e adolescentes brasileiros com deficiência física. Nos estudos 1 e 2, foram utilizados questionários padronizados para avaliar NAF, P e QV, e no estudo 3, um roteiro de observação e filmagem de atividade física. Foi realizada análise estatística não paramétrica nos estudos 1 e 2, e análise de filmagem no estudo 3. No estudo 1 foi encontrada diferença significativa apenas nos domínios físico e meio ambiente da QV, mostrando que os portugueses relataram melhor QV física e ambiental do que os brasileiros. Os dados da amostra brasileira resultaram que o NAF teve relação com P e com três dos domínios de QV, exceto com relações sociais; a P teve relação com todos os domínios de QV; e os domínios de QV tiveram relação entre si, exceto para os domínios físico e psicológico com relações sociais. A amostra portuguesa apresentou relação do NAF apenas com o domínio social da qualidade de vida; P teve relação com todos os domínios de QV; e todos os domínios de QV tiveram relação entre si. Concluiu-se que NAF, P e QV de brasileiros estão correlacionados, indicando que o NAF dos brasileiros é influenciado pela P e QV. Quanto aos portugueses, P e QV estão correlacionados, e QV social está correlacionada com o NAF, apontando que P dos portugueses é influenciada pela QV, e QV social é influenciada pelos NAF. No estudo 2 foi encontrado que as crianças possuem maior NAF e melhor QV do que adolescentes. A participação é maior em casa, seguida do ambiente escolar e menor na comunidade. Houve correlação do NAF e de P com algumas dimensões de QV. Os níveis de P tiveram correlação em todos os seus ambientes e a QV teve correlação entre si em algumas dimensões. Concluiu-se que NAF e P de crianças e adolescentes com deficiência física influenciam algumas dimensões da QV. Os ambientes de participação têm relação entre si, e a QV, além de ser melhor percebida pelas próprias crianças/adolescentes, possuem relação entre si em algumas dimensões. No estudo 3 os fatores pessoais encontrados neste estudo foram o nível de instrução, características psicológicas individuais, estados de saúde e condição física. Os fatores ambientais foram os fatores atitudinais, ambiente físico, fatores políticos, círculo de convívio e apoio de serviços especializados. Foi possível concluir que a participação de crianças e adolescentes com deficiência física em atividade física foi influenciada pelos fatores pessoais e ambientais, sendo que, dependendo do contexto, podem ser um facilitador ou uma barreira.The general objective of this study was to analyze the relationship of people with physical disabilities in their social context, in the aspects of the level of physical activity (LPA), participation (P) and quality of life (QoL). The research is qualitative-quantitative and was divided into three studies. The participants in study 1 were Brazilian and Portuguese adults with physical disabilities, and of studies 2 and 3, Brazilian children and adolescents with physical disabilities. In studies 1 and 2, standardized questionnaires were used to evaluate LPA, P and QoL, and in study 3, a physical activity observation and filming script. A nonparametric statistical analysis was used in studies 1 and 2, and analysis of filming in study 3. In study 1 a significant difference was found only in the physical and environmental domains of QoL, showing that the Portuguese reported better physical and environmental QoL than the Brazilians. Data from the Brazilian sample showed that LPA was related to P and to three of the domains of QoL, except with social relations; P was related to all domains of QoL; and the domains of QoL were related to each other, except the physical and psychological domains with social relations. The Portuguese sample presented a relation of the LPA only with the social domain of quality of life; P was related to all domains of QoL; and all domains of QoL were related to each other. It was concluded that LPA, P and QoL of Brazilians are correlated, indicating that LPA of Brazilians is influenced by P and QoL. As for the Portuguese, P and QoL are correlated, and social QoL is correlated with LPA, indicating that P of the Portuguese is influenced by QoL, and social QoL is influenced by LPA. In study 2 it was found that children have higher LPA and QoL than adolescents. Participation is higher at home, followed by the school environment and lower in the community. There was a correlation between LPA and P with some dimensions of QoL. The P levels had correlation in all environments and QoL had correlation with each other in some dimensions. It was concluded that LPA and P of children and adolescents with physical disabilities influence some dimensions of QoL. The participation environments are related to each other, and the QoL, in addition to being better perceived by the children themselves, are related in some dimensions. In study 3 the personal factors found in this study were the level of education, individual psychological characteristics, health status and physical condition. The environmental factors were attitudinal factors, physical environment, political factors, circle of conviviality and support of specialized services. It was possible to conclude that the participation of children and adolescents with physical disabilities in physical activity was influenced by personal and environmental factors, and depending on the context, can be a facilitator or a barrier.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 141619/2015-5Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]Ferreira, José Pedro LeitãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Fernanda Carolina Toledo da [UNESP]2019-02-15T16:10:21Z2019-02-15T16:10:21Z2019-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18077100091277033004110040P55197619968036480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180771Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Nível de atividade física, participação e qualidade de vida de pessoas com deficiência física em diferentes contextos
Level of physical activity, participation and quality of life of people with physical disabilities in different contexts
title Nível de atividade física, participação e qualidade de vida de pessoas com deficiência física em diferentes contextos
spellingShingle Nível de atividade física, participação e qualidade de vida de pessoas com deficiência física em diferentes contextos
Silva, Fernanda Carolina Toledo da [UNESP]
Deficiência física
Atividade física
Participação
Qualidade de vida
Educação especial
Physical disability
Physical activity
Participation
Quality of life
Special education
title_short Nível de atividade física, participação e qualidade de vida de pessoas com deficiência física em diferentes contextos
title_full Nível de atividade física, participação e qualidade de vida de pessoas com deficiência física em diferentes contextos
title_fullStr Nível de atividade física, participação e qualidade de vida de pessoas com deficiência física em diferentes contextos
title_full_unstemmed Nível de atividade física, participação e qualidade de vida de pessoas com deficiência física em diferentes contextos
title_sort Nível de atividade física, participação e qualidade de vida de pessoas com deficiência física em diferentes contextos
author Silva, Fernanda Carolina Toledo da [UNESP]
author_facet Silva, Fernanda Carolina Toledo da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
Ferreira, José Pedro Leitão
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernanda Carolina Toledo da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência física
Atividade física
Participação
Qualidade de vida
Educação especial
Physical disability
Physical activity
Participation
Quality of life
Special education
topic Deficiência física
Atividade física
Participação
Qualidade de vida
Educação especial
Physical disability
Physical activity
Participation
Quality of life
Special education
description O objetivo geral deste estudo foi analisar a relação de pessoas com deficiência física em seu contexto social, sob aspectos do nível de atividade física (NAF), de participação (P) e de qualidade de vida (QV). A pesquisa tem caráter quali-quantitativo e foi dividida em três estudos. Os participantes do estudo 1 foram adultos brasileiros e portugueses com deficiência física, e dos estudos 2 e 3, crianças e adolescentes brasileiros com deficiência física. Nos estudos 1 e 2, foram utilizados questionários padronizados para avaliar NAF, P e QV, e no estudo 3, um roteiro de observação e filmagem de atividade física. Foi realizada análise estatística não paramétrica nos estudos 1 e 2, e análise de filmagem no estudo 3. No estudo 1 foi encontrada diferença significativa apenas nos domínios físico e meio ambiente da QV, mostrando que os portugueses relataram melhor QV física e ambiental do que os brasileiros. Os dados da amostra brasileira resultaram que o NAF teve relação com P e com três dos domínios de QV, exceto com relações sociais; a P teve relação com todos os domínios de QV; e os domínios de QV tiveram relação entre si, exceto para os domínios físico e psicológico com relações sociais. A amostra portuguesa apresentou relação do NAF apenas com o domínio social da qualidade de vida; P teve relação com todos os domínios de QV; e todos os domínios de QV tiveram relação entre si. Concluiu-se que NAF, P e QV de brasileiros estão correlacionados, indicando que o NAF dos brasileiros é influenciado pela P e QV. Quanto aos portugueses, P e QV estão correlacionados, e QV social está correlacionada com o NAF, apontando que P dos portugueses é influenciada pela QV, e QV social é influenciada pelos NAF. No estudo 2 foi encontrado que as crianças possuem maior NAF e melhor QV do que adolescentes. A participação é maior em casa, seguida do ambiente escolar e menor na comunidade. Houve correlação do NAF e de P com algumas dimensões de QV. Os níveis de P tiveram correlação em todos os seus ambientes e a QV teve correlação entre si em algumas dimensões. Concluiu-se que NAF e P de crianças e adolescentes com deficiência física influenciam algumas dimensões da QV. Os ambientes de participação têm relação entre si, e a QV, além de ser melhor percebida pelas próprias crianças/adolescentes, possuem relação entre si em algumas dimensões. No estudo 3 os fatores pessoais encontrados neste estudo foram o nível de instrução, características psicológicas individuais, estados de saúde e condição física. Os fatores ambientais foram os fatores atitudinais, ambiente físico, fatores políticos, círculo de convívio e apoio de serviços especializados. Foi possível concluir que a participação de crianças e adolescentes com deficiência física em atividade física foi influenciada pelos fatores pessoais e ambientais, sendo que, dependendo do contexto, podem ser um facilitador ou uma barreira.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-15T16:10:21Z
2019-02-15T16:10:21Z
2019-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/180771
000912770
33004110040P5
5197619968036480
url http://hdl.handle.net/11449/180771
identifier_str_mv 000912770
33004110040P5
5197619968036480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128155333951488