Uma análise sobre a avaliação emocional de web site por similaridade e por contiguidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vinicius Sanchez dos [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89757
Resumo: As pesquisas sobre emoção, nos últimos anos, entre Neurociência, Ciências Cognitivas, Inteligência Artificial para o Design não buscaram identificar os significados emocionais dos objetos, porém, forneceram ferramentas concisas para a análise emocional dos produtos. O Modelo de Círculos de Referência de Emoção em Produtos é a proposta da unificação de todas estas ferramentas em um único sistema de análise, porém não há testes que verifiquem o seu potencial para explicar resultados de estudos empíricos. Com o objetivo de criar caminhos para compreender os significados emocionais gerados na interação entre produto e usuário, esta pesquias propõe ampliar o Modelo de Círculos utilizando a Semiótica Americana e testá-lo utilizando, como objeto, duas web sites dom o mesmo tema, mas com sintaxes distintas: um por contiguidade e outro por similaridade. Para isso, foi utilizado um questionário não estruturado com base no Modelo de Círculos e a filmagem das expressões de seis participantes jovens, ambos os sexos e com experiência em navegação web. Foi observado que a web site por contiguidade tem maior aceitação social, e a de similaridade, mais aceitação de autoimagem. Verificou-se que o Modelo de Círculos é eficaz como ferramenta de análise emocional e que o produto deve atingir todas as dimensões propostas pelo modelo para uma aceitação e utilização
id UNSP_3e79840689604f74a93d1c4c8f2bc07a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89757
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma análise sobre a avaliação emocional de web site por similaridade e por contiguidadeDesenho industrialEmoçõesSites da WebIndustrial designEmotionsAs pesquisas sobre emoção, nos últimos anos, entre Neurociência, Ciências Cognitivas, Inteligência Artificial para o Design não buscaram identificar os significados emocionais dos objetos, porém, forneceram ferramentas concisas para a análise emocional dos produtos. O Modelo de Círculos de Referência de Emoção em Produtos é a proposta da unificação de todas estas ferramentas em um único sistema de análise, porém não há testes que verifiquem o seu potencial para explicar resultados de estudos empíricos. Com o objetivo de criar caminhos para compreender os significados emocionais gerados na interação entre produto e usuário, esta pesquias propõe ampliar o Modelo de Círculos utilizando a Semiótica Americana e testá-lo utilizando, como objeto, duas web sites dom o mesmo tema, mas com sintaxes distintas: um por contiguidade e outro por similaridade. Para isso, foi utilizado um questionário não estruturado com base no Modelo de Círculos e a filmagem das expressões de seis participantes jovens, ambos os sexos e com experiência em navegação web. Foi observado que a web site por contiguidade tem maior aceitação social, e a de similaridade, mais aceitação de autoimagem. Verificou-se que o Modelo de Círculos é eficaz como ferramenta de análise emocional e que o produto deve atingir todas as dimensões propostas pelo modelo para uma aceitação e utilizaçãoThe research about emotion in recent years, among Neuroscience, Cognitive Science, Artifical Intelligent for the Design have not sought to identify the emotional meanings of objects, however they have provided concise tools for the emotional analysis of products. The Model of Circles of References of Emotions in proposal of unification of all these tools into an only analysis system but there are no tests that verify its potential to explain the results of the empirical studies. Aiming to create the ways to understand the emotional meanings generated in the interaction between product and user, this study proposes to extend the Model of Circles using the American Semiotics and test it using, as an object, two web sites with the same theme, but with different syntaxes: one by contiguity and another by similarity. For this, it used an unstructured questionnaire based on the Model of Circles and the filming of the expressions of six young participants, both the sexes and with experience in web browsing. It was observed that the web site by contiguity have gretater social acceptance and similarity, more acceptance of self-image. It was found that the Model of Circles is effective as emotional analysis too and that the product must reach all the proposed dimensions by the model to a more effective use and acceptanceUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marar, João Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Vinicius Sanchez dos [UNESP]2014-06-11T19:24:10Z2014-06-11T19:24:10Z2012-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis104 f. : il.application/pdfSANTOS, Vinicius Sanchez dos. Uma análise sobre a avaliação emocional de web site por similaridade e por contiguidade. 2012. 104 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.http://hdl.handle.net/11449/89757000705362santos_vs_me_bauru.pdf33004056082P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:39:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89757Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:14:04.007060Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise sobre a avaliação emocional de web site por similaridade e por contiguidade
title Uma análise sobre a avaliação emocional de web site por similaridade e por contiguidade
spellingShingle Uma análise sobre a avaliação emocional de web site por similaridade e por contiguidade
Santos, Vinicius Sanchez dos [UNESP]
Desenho industrial
Emoções
Sites da Web
Industrial design
Emotions
title_short Uma análise sobre a avaliação emocional de web site por similaridade e por contiguidade
title_full Uma análise sobre a avaliação emocional de web site por similaridade e por contiguidade
title_fullStr Uma análise sobre a avaliação emocional de web site por similaridade e por contiguidade
title_full_unstemmed Uma análise sobre a avaliação emocional de web site por similaridade e por contiguidade
title_sort Uma análise sobre a avaliação emocional de web site por similaridade e por contiguidade
author Santos, Vinicius Sanchez dos [UNESP]
author_facet Santos, Vinicius Sanchez dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marar, João Fernando [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vinicius Sanchez dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho industrial
Emoções
Sites da Web
Industrial design
Emotions
topic Desenho industrial
Emoções
Sites da Web
Industrial design
Emotions
description As pesquisas sobre emoção, nos últimos anos, entre Neurociência, Ciências Cognitivas, Inteligência Artificial para o Design não buscaram identificar os significados emocionais dos objetos, porém, forneceram ferramentas concisas para a análise emocional dos produtos. O Modelo de Círculos de Referência de Emoção em Produtos é a proposta da unificação de todas estas ferramentas em um único sistema de análise, porém não há testes que verifiquem o seu potencial para explicar resultados de estudos empíricos. Com o objetivo de criar caminhos para compreender os significados emocionais gerados na interação entre produto e usuário, esta pesquias propõe ampliar o Modelo de Círculos utilizando a Semiótica Americana e testá-lo utilizando, como objeto, duas web sites dom o mesmo tema, mas com sintaxes distintas: um por contiguidade e outro por similaridade. Para isso, foi utilizado um questionário não estruturado com base no Modelo de Círculos e a filmagem das expressões de seis participantes jovens, ambos os sexos e com experiência em navegação web. Foi observado que a web site por contiguidade tem maior aceitação social, e a de similaridade, mais aceitação de autoimagem. Verificou-se que o Modelo de Círculos é eficaz como ferramenta de análise emocional e que o produto deve atingir todas as dimensões propostas pelo modelo para uma aceitação e utilização
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-27
2014-06-11T19:24:10Z
2014-06-11T19:24:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Vinicius Sanchez dos. Uma análise sobre a avaliação emocional de web site por similaridade e por contiguidade. 2012. 104 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/89757
000705362
santos_vs_me_bauru.pdf
33004056082P0
identifier_str_mv SANTOS, Vinicius Sanchez dos. Uma análise sobre a avaliação emocional de web site por similaridade e por contiguidade. 2012. 104 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.
000705362
santos_vs_me_bauru.pdf
33004056082P0
url http://hdl.handle.net/11449/89757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 104 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128910028701696