O decoro do romance em antónio da fonseca soares: estudo sobre um gênero poético em profunda contradição social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236832 |
Resumo: | A partir das operações internas da chamada “instituição retórica”, definidora de convenções para a poesia letrada, durante séculos, estabeleceram-se regras de decoro para o “Romance”, enquanto gênero poético de origem oral e bastante ligado à poesia popular, sendo também de grande circulação no século XVII português, enquanto gênero apropriado à poesia de corte. Com isso em vista, esta dissertação debate diversas possibilidades de composição de poemas do gênero, focando principalmente a poesia lírica atribuída a António da Fonseca Soares (Vidigueira, Portugal, 1631-1682), considerado um dos melhores engenhos e romancistas do seu século e lugar. Metodologicamente, recorreu-se às reflexões histórico-sociais de Curtius, Zumthor e Menendez Pidal; às reflexões retórico-literárias de Hansen, Carvalho, Pécora e Muhana e, finalmente, a algum suporte filológico propiciado pela busca à tradição das práticas letradas desde a Antiguidade Greco-Romana, com auxílio mais uma vez de Hansen e outros. Os resultados finais mostram, por intermédio de alguns casos estudados, a flexibilidade e a versatilidade do gênero, na emulação do popular pelo erudito/culto, praticado como modo de controle da voz vilã e demonstração virtuose retórico-poética, entre letrados cortesãos do século XVII. |
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O decoro do romance em antónio da fonseca soares: estudo sobre um gênero poético em profunda contradição socialThe Decorum of the Romance and the Romancist António da Fonseca Soares: a poetic gender in acute social contradictionRomanceDecoroAntónio da Fonseca SoaresDecorumA partir das operações internas da chamada “instituição retórica”, definidora de convenções para a poesia letrada, durante séculos, estabeleceram-se regras de decoro para o “Romance”, enquanto gênero poético de origem oral e bastante ligado à poesia popular, sendo também de grande circulação no século XVII português, enquanto gênero apropriado à poesia de corte. Com isso em vista, esta dissertação debate diversas possibilidades de composição de poemas do gênero, focando principalmente a poesia lírica atribuída a António da Fonseca Soares (Vidigueira, Portugal, 1631-1682), considerado um dos melhores engenhos e romancistas do seu século e lugar. Metodologicamente, recorreu-se às reflexões histórico-sociais de Curtius, Zumthor e Menendez Pidal; às reflexões retórico-literárias de Hansen, Carvalho, Pécora e Muhana e, finalmente, a algum suporte filológico propiciado pela busca à tradição das práticas letradas desde a Antiguidade Greco-Romana, com auxílio mais uma vez de Hansen e outros. Os resultados finais mostram, por intermédio de alguns casos estudados, a flexibilidade e a versatilidade do gênero, na emulação do popular pelo erudito/culto, praticado como modo de controle da voz vilã e demonstração virtuose retórico-poética, entre letrados cortesãos do século XVII.Starting from the concept of “rhetorical institution”, that defined the conventions for scholar poetry, for centuries, and that established decorum rules for “Romance”, as a poetic genre of oral origin and linked to popular poetry, and of great circulation in the 17th century in Portugal, as yet another genre appropriate to court poetry. The present dissertation discusses how that can be understood in the context of the lyrical poetry attributed to António da Fonseca Soares (Vidigueira, Portugal, 1631-1682), considered one of the best wit and romancist of his century and land. Methodologically, the historical and social reflections of Curtius, Zumthor and Menendez Pidal were used; also rhetorical-literary reflections by Hansen, Carvalho, Pécora and Muhana; finally, some philological subsidies provided by research on the tradition of literate practices since Greco-Roman Antiquity were used, with assistance once again from Hansen and others. The final results show, through some studied cases, the flexibility and versatility of the genre, in the emulation of the popular by the scholar / cult, practiced as a way of controlling the voice of the village people and demonstrating rhetorical-poetic virtue, among literate courtiers of the 17th century.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)130259/2020-9Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Moraes, Carlos Eduardo Mendes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Dimas Caetano do2022-10-05T13:26:43Z2022-10-05T13:26:43Z2021-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23683233004048019P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T12:58:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236832Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:56:28.270141Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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