O decoro do romance em antónio da fonseca soares: estudo sobre um gênero poético em profunda contradição social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Dimas Caetano do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236832
Resumo: A partir das operações internas da chamada “instituição retórica”, definidora de convenções para a poesia letrada, durante séculos, estabeleceram-se regras de decoro para o “Romance”, enquanto gênero poético de origem oral e bastante ligado à poesia popular, sendo também de grande circulação no século XVII português, enquanto gênero apropriado à poesia de corte. Com isso em vista, esta dissertação debate diversas possibilidades de composição de poemas do gênero, focando principalmente a poesia lírica atribuída a António da Fonseca Soares (Vidigueira, Portugal, 1631-1682), considerado um dos melhores engenhos e romancistas do seu século e lugar. Metodologicamente, recorreu-se às reflexões histórico-sociais de Curtius, Zumthor e Menendez Pidal; às reflexões retórico-literárias de Hansen, Carvalho, Pécora e Muhana e, finalmente, a algum suporte filológico propiciado pela busca à tradição das práticas letradas desde a Antiguidade Greco-Romana, com auxílio mais uma vez de Hansen e outros. Os resultados finais mostram, por intermédio de alguns casos estudados, a flexibilidade e a versatilidade do gênero, na emulação do popular pelo erudito/culto, praticado como modo de controle da voz vilã e demonstração virtuose retórico-poética, entre letrados cortesãos do século XVII.
id UNSP_3ef19438028e5cfc469fc4423a2e0123
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/236832
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O decoro do romance em antónio da fonseca soares: estudo sobre um gênero poético em profunda contradição socialThe Decorum of the Romance and the Romancist António da Fonseca Soares: a poetic gender in acute social contradictionRomanceDecoroAntónio da Fonseca SoaresDecorumA partir das operações internas da chamada “instituição retórica”, definidora de convenções para a poesia letrada, durante séculos, estabeleceram-se regras de decoro para o “Romance”, enquanto gênero poético de origem oral e bastante ligado à poesia popular, sendo também de grande circulação no século XVII português, enquanto gênero apropriado à poesia de corte. Com isso em vista, esta dissertação debate diversas possibilidades de composição de poemas do gênero, focando principalmente a poesia lírica atribuída a António da Fonseca Soares (Vidigueira, Portugal, 1631-1682), considerado um dos melhores engenhos e romancistas do seu século e lugar. Metodologicamente, recorreu-se às reflexões histórico-sociais de Curtius, Zumthor e Menendez Pidal; às reflexões retórico-literárias de Hansen, Carvalho, Pécora e Muhana e, finalmente, a algum suporte filológico propiciado pela busca à tradição das práticas letradas desde a Antiguidade Greco-Romana, com auxílio mais uma vez de Hansen e outros. Os resultados finais mostram, por intermédio de alguns casos estudados, a flexibilidade e a versatilidade do gênero, na emulação do popular pelo erudito/culto, praticado como modo de controle da voz vilã e demonstração virtuose retórico-poética, entre letrados cortesãos do século XVII.Starting from the concept of “rhetorical institution”, that defined the conventions for scholar poetry, for centuries, and that established decorum rules for “Romance”, as a poetic genre of oral origin and linked to popular poetry, and of great circulation in the 17th century in Portugal, as yet another genre appropriate to court poetry. The present dissertation discusses how that can be understood in the context of the lyrical poetry attributed to António da Fonseca Soares (Vidigueira, Portugal, 1631-1682), considered one of the best wit and romancist of his century and land. Methodologically, the historical and social reflections of Curtius, Zumthor and Menendez Pidal were used; also rhetorical-literary reflections by Hansen, Carvalho, Pécora and Muhana; finally, some philological subsidies provided by research on the tradition of literate practices since Greco-Roman Antiquity were used, with assistance once again from Hansen and others. The final results show, through some studied cases, the flexibility and versatility of the genre, in the emulation of the popular by the scholar / cult, practiced as a way of controlling the voice of the village people and demonstrating rhetorical-poetic virtue, among literate courtiers of the 17th century.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)130259/2020-9Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Moraes, Carlos Eduardo Mendes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Dimas Caetano do2022-10-05T13:26:43Z2022-10-05T13:26:43Z2021-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23683233004048019P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T12:58:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236832Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:56:28.270141Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O decoro do romance em antónio da fonseca soares: estudo sobre um gênero poético em profunda contradição social
The Decorum of the Romance and the Romancist António da Fonseca Soares: a poetic gender in acute social contradiction
title O decoro do romance em antónio da fonseca soares: estudo sobre um gênero poético em profunda contradição social
spellingShingle O decoro do romance em antónio da fonseca soares: estudo sobre um gênero poético em profunda contradição social
Nascimento, Dimas Caetano do
Romance
Decoro
António da Fonseca Soares
Decorum
title_short O decoro do romance em antónio da fonseca soares: estudo sobre um gênero poético em profunda contradição social
title_full O decoro do romance em antónio da fonseca soares: estudo sobre um gênero poético em profunda contradição social
title_fullStr O decoro do romance em antónio da fonseca soares: estudo sobre um gênero poético em profunda contradição social
title_full_unstemmed O decoro do romance em antónio da fonseca soares: estudo sobre um gênero poético em profunda contradição social
title_sort O decoro do romance em antónio da fonseca soares: estudo sobre um gênero poético em profunda contradição social
author Nascimento, Dimas Caetano do
author_facet Nascimento, Dimas Caetano do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Moraes, Carlos Eduardo Mendes de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Dimas Caetano do
dc.subject.por.fl_str_mv Romance
Decoro
António da Fonseca Soares
Decorum
topic Romance
Decoro
António da Fonseca Soares
Decorum
description A partir das operações internas da chamada “instituição retórica”, definidora de convenções para a poesia letrada, durante séculos, estabeleceram-se regras de decoro para o “Romance”, enquanto gênero poético de origem oral e bastante ligado à poesia popular, sendo também de grande circulação no século XVII português, enquanto gênero apropriado à poesia de corte. Com isso em vista, esta dissertação debate diversas possibilidades de composição de poemas do gênero, focando principalmente a poesia lírica atribuída a António da Fonseca Soares (Vidigueira, Portugal, 1631-1682), considerado um dos melhores engenhos e romancistas do seu século e lugar. Metodologicamente, recorreu-se às reflexões histórico-sociais de Curtius, Zumthor e Menendez Pidal; às reflexões retórico-literárias de Hansen, Carvalho, Pécora e Muhana e, finalmente, a algum suporte filológico propiciado pela busca à tradição das práticas letradas desde a Antiguidade Greco-Romana, com auxílio mais uma vez de Hansen e outros. Os resultados finais mostram, por intermédio de alguns casos estudados, a flexibilidade e a versatilidade do gênero, na emulação do popular pelo erudito/culto, praticado como modo de controle da voz vilã e demonstração virtuose retórico-poética, entre letrados cortesãos do século XVII.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-04
2022-10-05T13:26:43Z
2022-10-05T13:26:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/236832
33004048019P1
url http://hdl.handle.net/11449/236832
identifier_str_mv 33004048019P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128724168605696