Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90132
Resumo: Propõe-se pensar a infância partindo de três âmbitos: num primeiro momento, far-se-ão estudos históricos sobre a mesma, partindo das reflexões que sugerem a sua ‘invenção’ na Modernidade até o seu término na Contemporaneidade. Nesta acepção, houve a tentativa de se acrescentar olhares de autores com o intuito de contrapor distintos pensamentos sobre o fim da infância e sugerir novas maneiras de pensar a mesma e seu espaço na sociedade. O segundo âmbito sobre qual se propõe pensar a infância é com relação à propaganda publicitária. Olhando para as produções de infância presentes nos espostes publicitários veiculados pela televisão, percebe-se modulação nos modos de ser e produzir essa fase. Os espostes buscam na relação criança-adulto, existente atualmente, brechas para propagação de marcas e produtos em um emaranhado de realidade, ficção e imposição de modos de viver. O terceiro lugar do qual propomos pensar infância é a escola. Através de imagens e acontecimentos que nos convidam a olhar a criança no cotidiano escolar. O que as crianças nos mostram sobre a infância atual em suas brincadeiras e relações estabelecidas na escola, experimentando o mundo através das sensações e vivências
id UNSP_3f2271f5b3cb1c2eab1b032884477d30
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90132
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criançaChild psychologyPublicidade e criançasSociologia educacionalConsumidoresPsicologia infantilEducação de criançasPropaganda - Aspectos psicologicosImagem (Psicologia)InfânciaPropõe-se pensar a infância partindo de três âmbitos: num primeiro momento, far-se-ão estudos históricos sobre a mesma, partindo das reflexões que sugerem a sua ‘invenção’ na Modernidade até o seu término na Contemporaneidade. Nesta acepção, houve a tentativa de se acrescentar olhares de autores com o intuito de contrapor distintos pensamentos sobre o fim da infância e sugerir novas maneiras de pensar a mesma e seu espaço na sociedade. O segundo âmbito sobre qual se propõe pensar a infância é com relação à propaganda publicitária. Olhando para as produções de infância presentes nos espostes publicitários veiculados pela televisão, percebe-se modulação nos modos de ser e produzir essa fase. Os espostes buscam na relação criança-adulto, existente atualmente, brechas para propagação de marcas e produtos em um emaranhado de realidade, ficção e imposição de modos de viver. O terceiro lugar do qual propomos pensar infância é a escola. Através de imagens e acontecimentos que nos convidam a olhar a criança no cotidiano escolar. O que as crianças nos mostram sobre a infância atual em suas brincadeiras e relações estabelecidas na escola, experimentando o mundo através das sensações e vivênciasIt is proposed to consider childhood from three areas: firstly, historical studies will be made about the subject, starting with reflections that suggest his 'invention' in Modernity until its end in Contemporary. In this sense, there was an attempt to add perspectives of the author in order to counteract different thoughts about the end of childhood and suggest new ways to think about it and its space in society. The second part proposes to relate childhood with advertising. Analysing current productions about children on billboards and television is possible to find modulations on the way of reproducing this fase. Sports seek in the adult-child relation, that exists nowadays, leaks that help to propagate brands and products in a tangle of reality, fiction and the imposition of a way of living. In third place we suggest to think of childhood in the school. Through images and events that invite us to look at the child in school life. What children show us about their childhood through games and the relationships stablished in school. By experiencing the world through the sensations and experiencesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2012-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis85 f. : il.application/pdfCASARIM, Sarita Eterna Lopes. Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança. 2012. 85 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/90132000707826casarim_sel_me_rcla.pdf33004137064P269924485292401890000-0001-8889-750XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-23T06:18:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90132Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-23T06:18:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança
title Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança
spellingShingle Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança
Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP]
Child psychology
Publicidade e crianças
Sociologia educacional
Consumidores
Psicologia infantil
Educação de crianças
Propaganda - Aspectos psicologicos
Imagem (Psicologia)
Infância
title_short Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança
title_full Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança
title_fullStr Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança
title_full_unstemmed Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança
title_sort Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança
author Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP]
author_facet Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Child psychology
Publicidade e crianças
Sociologia educacional
Consumidores
Psicologia infantil
Educação de crianças
Propaganda - Aspectos psicologicos
Imagem (Psicologia)
Infância
topic Child psychology
Publicidade e crianças
Sociologia educacional
Consumidores
Psicologia infantil
Educação de crianças
Propaganda - Aspectos psicologicos
Imagem (Psicologia)
Infância
description Propõe-se pensar a infância partindo de três âmbitos: num primeiro momento, far-se-ão estudos históricos sobre a mesma, partindo das reflexões que sugerem a sua ‘invenção’ na Modernidade até o seu término na Contemporaneidade. Nesta acepção, houve a tentativa de se acrescentar olhares de autores com o intuito de contrapor distintos pensamentos sobre o fim da infância e sugerir novas maneiras de pensar a mesma e seu espaço na sociedade. O segundo âmbito sobre qual se propõe pensar a infância é com relação à propaganda publicitária. Olhando para as produções de infância presentes nos espostes publicitários veiculados pela televisão, percebe-se modulação nos modos de ser e produzir essa fase. Os espostes buscam na relação criança-adulto, existente atualmente, brechas para propagação de marcas e produtos em um emaranhado de realidade, ficção e imposição de modos de viver. O terceiro lugar do qual propomos pensar infância é a escola. Através de imagens e acontecimentos que nos convidam a olhar a criança no cotidiano escolar. O que as crianças nos mostram sobre a infância atual em suas brincadeiras e relações estabelecidas na escola, experimentando o mundo através das sensações e vivências
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-24
2014-06-11T19:24:19Z
2014-06-11T19:24:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASARIM, Sarita Eterna Lopes. Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança. 2012. 85 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/90132
000707826
casarim_sel_me_rcla.pdf
33004137064P2
6992448529240189
0000-0001-8889-750X
identifier_str_mv CASARIM, Sarita Eterna Lopes. Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança. 2012. 85 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
000707826
casarim_sel_me_rcla.pdf
33004137064P2
6992448529240189
0000-0001-8889-750X
url http://hdl.handle.net/11449/90132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 85 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047077533450240