Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90132 |
Resumo: | Propõe-se pensar a infância partindo de três âmbitos: num primeiro momento, far-se-ão estudos históricos sobre a mesma, partindo das reflexões que sugerem a sua ‘invenção’ na Modernidade até o seu término na Contemporaneidade. Nesta acepção, houve a tentativa de se acrescentar olhares de autores com o intuito de contrapor distintos pensamentos sobre o fim da infância e sugerir novas maneiras de pensar a mesma e seu espaço na sociedade. O segundo âmbito sobre qual se propõe pensar a infância é com relação à propaganda publicitária. Olhando para as produções de infância presentes nos espostes publicitários veiculados pela televisão, percebe-se modulação nos modos de ser e produzir essa fase. Os espostes buscam na relação criança-adulto, existente atualmente, brechas para propagação de marcas e produtos em um emaranhado de realidade, ficção e imposição de modos de viver. O terceiro lugar do qual propomos pensar infância é a escola. Através de imagens e acontecimentos que nos convidam a olhar a criança no cotidiano escolar. O que as crianças nos mostram sobre a infância atual em suas brincadeiras e relações estabelecidas na escola, experimentando o mundo através das sensações e vivências |
id |
UNSP_3f2271f5b3cb1c2eab1b032884477d30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90132 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criançaChild psychologyPublicidade e criançasSociologia educacionalConsumidoresPsicologia infantilEducação de criançasPropaganda - Aspectos psicologicosImagem (Psicologia)InfânciaPropõe-se pensar a infância partindo de três âmbitos: num primeiro momento, far-se-ão estudos históricos sobre a mesma, partindo das reflexões que sugerem a sua ‘invenção’ na Modernidade até o seu término na Contemporaneidade. Nesta acepção, houve a tentativa de se acrescentar olhares de autores com o intuito de contrapor distintos pensamentos sobre o fim da infância e sugerir novas maneiras de pensar a mesma e seu espaço na sociedade. O segundo âmbito sobre qual se propõe pensar a infância é com relação à propaganda publicitária. Olhando para as produções de infância presentes nos espostes publicitários veiculados pela televisão, percebe-se modulação nos modos de ser e produzir essa fase. Os espostes buscam na relação criança-adulto, existente atualmente, brechas para propagação de marcas e produtos em um emaranhado de realidade, ficção e imposição de modos de viver. O terceiro lugar do qual propomos pensar infância é a escola. Através de imagens e acontecimentos que nos convidam a olhar a criança no cotidiano escolar. O que as crianças nos mostram sobre a infância atual em suas brincadeiras e relações estabelecidas na escola, experimentando o mundo através das sensações e vivênciasIt is proposed to consider childhood from three areas: firstly, historical studies will be made about the subject, starting with reflections that suggest his 'invention' in Modernity until its end in Contemporary. In this sense, there was an attempt to add perspectives of the author in order to counteract different thoughts about the end of childhood and suggest new ways to think about it and its space in society. The second part proposes to relate childhood with advertising. Analysing current productions about children on billboards and television is possible to find modulations on the way of reproducing this fase. Sports seek in the adult-child relation, that exists nowadays, leaks that help to propagate brands and products in a tangle of reality, fiction and the imposition of a way of living. In third place we suggest to think of childhood in the school. Through images and events that invite us to look at the child in school life. What children show us about their childhood through games and the relationships stablished in school. By experiencing the world through the sensations and experiencesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2012-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis85 f. : il.application/pdfCASARIM, Sarita Eterna Lopes. Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança. 2012. 85 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/90132000707826casarim_sel_me_rcla.pdf33004137064P269924485292401890000-0001-8889-750XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-23T06:18:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90132Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-23T06:18:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança |
title |
Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança |
spellingShingle |
Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP] Child psychology Publicidade e crianças Sociologia educacional Consumidores Psicologia infantil Educação de crianças Propaganda - Aspectos psicologicos Imagem (Psicologia) Infância |
title_short |
Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança |
title_full |
Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança |
title_fullStr |
Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança |
title_full_unstemmed |
Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança |
title_sort |
Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança |
author |
Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP] |
author_facet |
Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, César Donizetti Pereira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Child psychology Publicidade e crianças Sociologia educacional Consumidores Psicologia infantil Educação de crianças Propaganda - Aspectos psicologicos Imagem (Psicologia) Infância |
topic |
Child psychology Publicidade e crianças Sociologia educacional Consumidores Psicologia infantil Educação de crianças Propaganda - Aspectos psicologicos Imagem (Psicologia) Infância |
description |
Propõe-se pensar a infância partindo de três âmbitos: num primeiro momento, far-se-ão estudos históricos sobre a mesma, partindo das reflexões que sugerem a sua ‘invenção’ na Modernidade até o seu término na Contemporaneidade. Nesta acepção, houve a tentativa de se acrescentar olhares de autores com o intuito de contrapor distintos pensamentos sobre o fim da infância e sugerir novas maneiras de pensar a mesma e seu espaço na sociedade. O segundo âmbito sobre qual se propõe pensar a infância é com relação à propaganda publicitária. Olhando para as produções de infância presentes nos espostes publicitários veiculados pela televisão, percebe-se modulação nos modos de ser e produzir essa fase. Os espostes buscam na relação criança-adulto, existente atualmente, brechas para propagação de marcas e produtos em um emaranhado de realidade, ficção e imposição de modos de viver. O terceiro lugar do qual propomos pensar infância é a escola. Através de imagens e acontecimentos que nos convidam a olhar a criança no cotidiano escolar. O que as crianças nos mostram sobre a infância atual em suas brincadeiras e relações estabelecidas na escola, experimentando o mundo através das sensações e vivências |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-24 2014-06-11T19:24:19Z 2014-06-11T19:24:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASARIM, Sarita Eterna Lopes. Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança. 2012. 85 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. http://hdl.handle.net/11449/90132 000707826 casarim_sel_me_rcla.pdf 33004137064P2 6992448529240189 0000-0001-8889-750X |
identifier_str_mv |
CASARIM, Sarita Eterna Lopes. Infância e imagem: filme publicitário, escola e modos de ser criança. 2012. 85 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. 000707826 casarim_sel_me_rcla.pdf 33004137064P2 6992448529240189 0000-0001-8889-750X |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
85 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803047077533450240 |