Aprendizado baseado em problemas, um novo conceito para a formação do designer e a sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Letícia Fernandes Arruda [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89700
Resumo: Diante das novas configurações nos cenários social, cultural, midiático, tecnológico e ambiental, é urgente se pensar em mudanças de paradigmas na educação, em especial no Ensino Superior. Nesse contexto, objetivou-se pensar na Aprendizagem Baseado em Problemas (PBL) como possibilidade de promoção de um ensino centrado nos estudantes, capaz de promover uma visão interdisciplinar e uma efetiva relação teoria e prática. Valeu-se de pesquisa bibliográfica para se compreender a trajetória do Ensino no Design no Brasil; para se estabelecer a influência dos pensamentos pedagógicos no ensino do Design e para projetar uma prática de ensino baseada na Aprendizagem Baseado em Problemas (PBL) e levantar possibilidades e limites da implantação dessa metodologia. Os dados preliminares indicam, que apesar das dificuldades a serem enfrentadas com mudanças paradigmáticas na educação, o PBL pode oferecer aos alunos um ensino integrador de teorias e vivência significativa de práticas
id UNSP_3f50ac6b6b362348fdee24d20d3a8762
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89700
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aprendizado baseado em problemas, um novo conceito para a formação do designer e a sustentabilidadeAbordagem interdisciplinar do conhecimentoSustentabilidadeDesign - EnsinoPBL (Aprendizagem Baseado em Problemas)Education of the designInterdisciplinarySustainabilityDiante das novas configurações nos cenários social, cultural, midiático, tecnológico e ambiental, é urgente se pensar em mudanças de paradigmas na educação, em especial no Ensino Superior. Nesse contexto, objetivou-se pensar na Aprendizagem Baseado em Problemas (PBL) como possibilidade de promoção de um ensino centrado nos estudantes, capaz de promover uma visão interdisciplinar e uma efetiva relação teoria e prática. Valeu-se de pesquisa bibliográfica para se compreender a trajetória do Ensino no Design no Brasil; para se estabelecer a influência dos pensamentos pedagógicos no ensino do Design e para projetar uma prática de ensino baseada na Aprendizagem Baseado em Problemas (PBL) e levantar possibilidades e limites da implantação dessa metodologia. Os dados preliminares indicam, que apesar das dificuldades a serem enfrentadas com mudanças paradigmáticas na educação, o PBL pode oferecer aos alunos um ensino integrador de teorias e vivência significativa de práticasIn front of this new configurations on the social, cultural, media, technological and environmental scenarios. It's a priority to think in changes of paradigms on education, specially on College. In this focused to think on Problem Based Learning (PBL) as possibility of promotion of a education centered on students, that can promote a intedisciplinary vision and a effective relation between theory and practical. It was based on bibliographical research to understand the trajectory or the Education of Design in Brazil; to establish the influence of pedagogical thoughts in the education of Design and to project a practice of education based in the problem Based Learning (PBL) and raise possibilities and limits of the implementation of this methodology. The preliminary datas indicates, that despite od the difficulties to be faced with paradigmatics changes in education, the PBL can ofter to the students an education integrated of theories and significant experience of practicesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alencar, Francisco de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neves, Letícia Fernandes Arruda [UNESP]2014-06-11T19:24:09Z2014-06-11T19:24:09Z2010-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis117 f. : il.application/pdfNEVES, Letícia Fernandes Arruda. Aprendizado baseado em problemas, um novo conceito para a formação do designer e a sustentabilidade. 2009. 117 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.http://hdl.handle.net/11449/89700000630184neves_lfa_me_bauru.pdf33004056082P07915892025694249Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:39:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89700Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:33:09.588452Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizado baseado em problemas, um novo conceito para a formação do designer e a sustentabilidade
title Aprendizado baseado em problemas, um novo conceito para a formação do designer e a sustentabilidade
spellingShingle Aprendizado baseado em problemas, um novo conceito para a formação do designer e a sustentabilidade
Neves, Letícia Fernandes Arruda [UNESP]
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Sustentabilidade
Design - Ensino
PBL (Aprendizagem Baseado em Problemas)
Education of the design
Interdisciplinary
Sustainability
title_short Aprendizado baseado em problemas, um novo conceito para a formação do designer e a sustentabilidade
title_full Aprendizado baseado em problemas, um novo conceito para a formação do designer e a sustentabilidade
title_fullStr Aprendizado baseado em problemas, um novo conceito para a formação do designer e a sustentabilidade
title_full_unstemmed Aprendizado baseado em problemas, um novo conceito para a formação do designer e a sustentabilidade
title_sort Aprendizado baseado em problemas, um novo conceito para a formação do designer e a sustentabilidade
author Neves, Letícia Fernandes Arruda [UNESP]
author_facet Neves, Letícia Fernandes Arruda [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alencar, Francisco de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Letícia Fernandes Arruda [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Sustentabilidade
Design - Ensino
PBL (Aprendizagem Baseado em Problemas)
Education of the design
Interdisciplinary
Sustainability
topic Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Sustentabilidade
Design - Ensino
PBL (Aprendizagem Baseado em Problemas)
Education of the design
Interdisciplinary
Sustainability
description Diante das novas configurações nos cenários social, cultural, midiático, tecnológico e ambiental, é urgente se pensar em mudanças de paradigmas na educação, em especial no Ensino Superior. Nesse contexto, objetivou-se pensar na Aprendizagem Baseado em Problemas (PBL) como possibilidade de promoção de um ensino centrado nos estudantes, capaz de promover uma visão interdisciplinar e uma efetiva relação teoria e prática. Valeu-se de pesquisa bibliográfica para se compreender a trajetória do Ensino no Design no Brasil; para se estabelecer a influência dos pensamentos pedagógicos no ensino do Design e para projetar uma prática de ensino baseada na Aprendizagem Baseado em Problemas (PBL) e levantar possibilidades e limites da implantação dessa metodologia. Os dados preliminares indicam, que apesar das dificuldades a serem enfrentadas com mudanças paradigmáticas na educação, o PBL pode oferecer aos alunos um ensino integrador de teorias e vivência significativa de práticas
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-31
2014-06-11T19:24:09Z
2014-06-11T19:24:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, Letícia Fernandes Arruda. Aprendizado baseado em problemas, um novo conceito para a formação do designer e a sustentabilidade. 2009. 117 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/89700
000630184
neves_lfa_me_bauru.pdf
33004056082P0
7915892025694249
identifier_str_mv NEVES, Letícia Fernandes Arruda. Aprendizado baseado em problemas, um novo conceito para a formação do designer e a sustentabilidade. 2009. 117 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.
000630184
neves_lfa_me_bauru.pdf
33004056082P0
7915892025694249
url http://hdl.handle.net/11449/89700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 117 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129334655844352