Diretrizes para formular políticas públicas de promoção do livro, leitura e bibliotecas: foco no ODS 4 da Agenda 2030
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191535 |
Resumo: | Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai são países sul-americanos que têm políticas públicas de Estado que visam a promoção do livro, da leitura e das bibliotecas na sociedade. Mas, embora essas políticas públicas defendam a promoção desses elementos, não se pode afirmar que as mesmas tenham sido formuladas com base em diretrizes, sendo que esse pressuposto toma forma em vista de não haver indícios de medidas adotadas para esse fim no conteúdo desses documentos. Por essa razão, este estudo objetivou estabelecer diretrizes para formular políticas públicas de promoção do livro, leitura e bibliotecas, que sejam capazes de assegurar os princípios de educação de qualidade do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de qualidade) da Agenda 2030 em países sul-americanos. Metodologicamente, empreendeu-se um estudo exploratório e descritivo, de tipo documental e de natureza qualiquantitativa. Para analisar os dados, recorreu-se aos métodos de pesquisa Análise de Conteúdo e Discurso do Sujeito Coletivo. Como resultado, foi elaborado um conjunto de diretrizes com 9 objetivos e dez metas, que tem a função de guiar a formulação de políticas públicas de promoção do livro, leitura e bibliotecas. Concluiu-se que em razão de estados, ou províncias, e/ou municípios estarem agindo para garantir a promoção do livro, da leitura e das bibliotecas por meio da elaboração de políticas públicas para esse fim, espera-se que as diretrizes estabelecidas possam ser usadas para formular esse tipo de documento. Assim, as mesmas contribuirão para que a América do Sul atinja melhores indicadores de educação de qualidade sustentável para além do ano 2030, que é o deadline da Agenda 2030 da ONU. |
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Diretrizes para formular políticas públicas de promoção do livro, leitura e bibliotecas: foco no ODS 4 da Agenda 2030Guidelines for formulating public policies to promote books, reading and libraries: focus on 2030 Agenda SDG 4Políticas públicasBibliotecasLivros e leituraAgenda 2030Desenvolvimento sustentávelDiretrizesEducação de qualidadeODS 4GuidelinesPublic policiesBooks and readingArgentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai são países sul-americanos que têm políticas públicas de Estado que visam a promoção do livro, da leitura e das bibliotecas na sociedade. Mas, embora essas políticas públicas defendam a promoção desses elementos, não se pode afirmar que as mesmas tenham sido formuladas com base em diretrizes, sendo que esse pressuposto toma forma em vista de não haver indícios de medidas adotadas para esse fim no conteúdo desses documentos. Por essa razão, este estudo objetivou estabelecer diretrizes para formular políticas públicas de promoção do livro, leitura e bibliotecas, que sejam capazes de assegurar os princípios de educação de qualidade do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de qualidade) da Agenda 2030 em países sul-americanos. Metodologicamente, empreendeu-se um estudo exploratório e descritivo, de tipo documental e de natureza qualiquantitativa. Para analisar os dados, recorreu-se aos métodos de pesquisa Análise de Conteúdo e Discurso do Sujeito Coletivo. Como resultado, foi elaborado um conjunto de diretrizes com 9 objetivos e dez metas, que tem a função de guiar a formulação de políticas públicas de promoção do livro, leitura e bibliotecas. Concluiu-se que em razão de estados, ou províncias, e/ou municípios estarem agindo para garantir a promoção do livro, da leitura e das bibliotecas por meio da elaboração de políticas públicas para esse fim, espera-se que as diretrizes estabelecidas possam ser usadas para formular esse tipo de documento. Assim, as mesmas contribuirão para que a América do Sul atinja melhores indicadores de educação de qualidade sustentável para além do ano 2030, que é o deadline da Agenda 2030 da ONU.Argentina, Brazil, Chile, Colombia, Ecuador, Paraguay, and Uruguay are South American countries that have state policies that aim to promote books, reading and libraries in society. However, although these public policies advocate the promotion of these elements, it cannot be considered that they were formulated based on guidelines, and this assumption takes shape because of the absence of evidence in the content of these documents. Therefore, this study aimed to establish guidelines for formulating public policies for the promotion of books, reading and libraries capable of ensuring the principles of quality education, as seen in 2030 Agenda Sustainable Development Goal 4 (Quality Education). Methodologically, it was undertaken a study of exploratory, descriptive, documental, qualitative and quantitative approaches. In order to undertake data analysis, it was used the research methods Content Analysis and Collective Subject Discourse. As a result, a set of guidelines has been developed, which has nine objectives and ten goals, and which has the function of guiding the formulation of public policies for the promotion of books, reading and libraries. It was concluded that because states, or provinces, and/or municipalities are acting to ensure the promotion of books, reading, and libraries through the elaboration of public policies for this purpose, it is expected that the established guidelines can be used to formulate this type of document. In this sense, they will help South America achieve better indicators of sustainable quality education further the year 2030, which is the deadline of the UN’s 2030 Agenda.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.338271/2019-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castro Filho, Claudio Marcondes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camillo, Everton da Silva [UNESP]2020-02-05T15:30:25Z2020-02-05T15:30:25Z2020-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19153500092879033004110043P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:09:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191535Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:09:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai são países sul-americanos que têm políticas públicas de Estado que visam a promoção do livro, da leitura e das bibliotecas na sociedade. Mas, embora essas políticas públicas defendam a promoção desses elementos, não se pode afirmar que as mesmas tenham sido formuladas com base em diretrizes, sendo que esse pressuposto toma forma em vista de não haver indícios de medidas adotadas para esse fim no conteúdo desses documentos. Por essa razão, este estudo objetivou estabelecer diretrizes para formular políticas públicas de promoção do livro, leitura e bibliotecas, que sejam capazes de assegurar os princípios de educação de qualidade do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de qualidade) da Agenda 2030 em países sul-americanos. Metodologicamente, empreendeu-se um estudo exploratório e descritivo, de tipo documental e de natureza qualiquantitativa. Para analisar os dados, recorreu-se aos métodos de pesquisa Análise de Conteúdo e Discurso do Sujeito Coletivo. Como resultado, foi elaborado um conjunto de diretrizes com 9 objetivos e dez metas, que tem a função de guiar a formulação de políticas públicas de promoção do livro, leitura e bibliotecas. Concluiu-se que em razão de estados, ou províncias, e/ou municípios estarem agindo para garantir a promoção do livro, da leitura e das bibliotecas por meio da elaboração de políticas públicas para esse fim, espera-se que as diretrizes estabelecidas possam ser usadas para formular esse tipo de documento. Assim, as mesmas contribuirão para que a América do Sul atinja melhores indicadores de educação de qualidade sustentável para além do ano 2030, que é o deadline da Agenda 2030 da ONU. |
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