Escola Normal de Piracicaba (1913-1945): patrimônio estético-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacomo, Marcia Scarpari de [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144385
Resumo: Esta dissertação trata da temática da investigação histórica educacional brasileira, circunscrita à cidade de Piracicaba, na abordagem de elementos relativos ao período de edificação e da história das fases iniciais da primeira Escola Normal de ensino público e laico deste centro urbano. Por meio de fontes advindas do acervo da Escola Normal de Piracicaba (atual Escola Estadual Sud Mennucci de Piracicaba), de estudos bibliográficos relacionados ao tema e de entrevistas realizadas com antigos alunos da instituição referida, este trabalho se propôs, sob a adoção do método qualitativo, enfocar questões pertinentes à cultura estética, desenvolvida e ambientada nesta instituição, no período entre 1913 e 1945. Apresenta o escopo de investigar, registrar e descrever o que concerne à concepção desta cultura nesse espaço/tempo – tanto a que emoldurou o edifício da Escola Normal de Piracicaba, quanto a que foi desenvolvida por educadores que lecionaram nessa instituição escolar, no período que compreende, no âmbito político nacional, a Primeira República e o Estado Novo. Este trabalho implica também refletir sobre o extravasamento dessa cultura do microcosmo escolar para o macrocosmo urbano, ou seja, evidenciar a divulgação da estética produzida por antigos professores e alunos formados na instituição para o universo da cidade de Piracicaba.
id UNSP_3f74110166202dd49db001dfabed1843
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144385
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Escola Normal de Piracicaba (1913-1945): patrimônio estético-culturalPiracicaba Normal School (1913-1945): cultural-aesthetic patrimonyEducação - históriaInstituição educacionalCulturaEstéticaEsta dissertação trata da temática da investigação histórica educacional brasileira, circunscrita à cidade de Piracicaba, na abordagem de elementos relativos ao período de edificação e da história das fases iniciais da primeira Escola Normal de ensino público e laico deste centro urbano. Por meio de fontes advindas do acervo da Escola Normal de Piracicaba (atual Escola Estadual Sud Mennucci de Piracicaba), de estudos bibliográficos relacionados ao tema e de entrevistas realizadas com antigos alunos da instituição referida, este trabalho se propôs, sob a adoção do método qualitativo, enfocar questões pertinentes à cultura estética, desenvolvida e ambientada nesta instituição, no período entre 1913 e 1945. Apresenta o escopo de investigar, registrar e descrever o que concerne à concepção desta cultura nesse espaço/tempo – tanto a que emoldurou o edifício da Escola Normal de Piracicaba, quanto a que foi desenvolvida por educadores que lecionaram nessa instituição escolar, no período que compreende, no âmbito político nacional, a Primeira República e o Estado Novo. Este trabalho implica também refletir sobre o extravasamento dessa cultura do microcosmo escolar para o macrocosmo urbano, ou seja, evidenciar a divulgação da estética produzida por antigos professores e alunos formados na instituição para o universo da cidade de Piracicaba.This dissertation concerns the historic research of brazilian education, circumscribed in the city of Piracicaba, addressing elements of the early stages of the first Normal School of public and laic education. . Through sources of the Escola Normal de Piracicaba (nowadays known as “Escola Estadual Sud Menucci de Piracicaba”), referring to bibliographical studies related to the subject and interviews with former students of the institution, this study proposes, through the adoption of the qualitative methode, to focus on issues relevant for the aesthetic culture, developed in this institution, during the period between 1913 and 1945. Proposing to to assess , rescue and report what concerns the conception of this culture in this space/time - the one that framed the building of the Normal School of Piracicaba, as well as the one developed by educators who have taught in this institution in the period comprising the national political context of the First Republic and the “New State”. The objective of this work is to reflect about the spillover of this school microcosm culture for urban macrocosmo, that is, to highlight the disclosure of aesthetics produced by former teachers and graduates from the institution, to the universe of the city of Piracicaba.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Marilena Aparecida Jorge Guedes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Giacomo, Marcia Scarpari de [UNESP]2016-10-18T17:31:23Z2016-10-18T17:31:23Z2016-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14438500087434233004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-18T06:30:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144385Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:07.041443Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola Normal de Piracicaba (1913-1945): patrimônio estético-cultural
Piracicaba Normal School (1913-1945): cultural-aesthetic patrimony
title Escola Normal de Piracicaba (1913-1945): patrimônio estético-cultural
spellingShingle Escola Normal de Piracicaba (1913-1945): patrimônio estético-cultural
Giacomo, Marcia Scarpari de [UNESP]
Educação - história
Instituição educacional
Cultura
Estética
title_short Escola Normal de Piracicaba (1913-1945): patrimônio estético-cultural
title_full Escola Normal de Piracicaba (1913-1945): patrimônio estético-cultural
title_fullStr Escola Normal de Piracicaba (1913-1945): patrimônio estético-cultural
title_full_unstemmed Escola Normal de Piracicaba (1913-1945): patrimônio estético-cultural
title_sort Escola Normal de Piracicaba (1913-1945): patrimônio estético-cultural
author Giacomo, Marcia Scarpari de [UNESP]
author_facet Giacomo, Marcia Scarpari de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Marilena Aparecida Jorge Guedes de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Giacomo, Marcia Scarpari de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - história
Instituição educacional
Cultura
Estética
topic Educação - história
Instituição educacional
Cultura
Estética
description Esta dissertação trata da temática da investigação histórica educacional brasileira, circunscrita à cidade de Piracicaba, na abordagem de elementos relativos ao período de edificação e da história das fases iniciais da primeira Escola Normal de ensino público e laico deste centro urbano. Por meio de fontes advindas do acervo da Escola Normal de Piracicaba (atual Escola Estadual Sud Mennucci de Piracicaba), de estudos bibliográficos relacionados ao tema e de entrevistas realizadas com antigos alunos da instituição referida, este trabalho se propôs, sob a adoção do método qualitativo, enfocar questões pertinentes à cultura estética, desenvolvida e ambientada nesta instituição, no período entre 1913 e 1945. Apresenta o escopo de investigar, registrar e descrever o que concerne à concepção desta cultura nesse espaço/tempo – tanto a que emoldurou o edifício da Escola Normal de Piracicaba, quanto a que foi desenvolvida por educadores que lecionaram nessa instituição escolar, no período que compreende, no âmbito político nacional, a Primeira República e o Estado Novo. Este trabalho implica também refletir sobre o extravasamento dessa cultura do microcosmo escolar para o macrocosmo urbano, ou seja, evidenciar a divulgação da estética produzida por antigos professores e alunos formados na instituição para o universo da cidade de Piracicaba.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-18T17:31:23Z
2016-10-18T17:31:23Z
2016-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144385
000874342
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/144385
identifier_str_mv 000874342
33004137064P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129511668056064