Aspectos da trajetória escolar de adolescentes em conflito com a lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Giovanna Regina da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239635
Resumo: O presente trabalho buscou levantar e analisar os aspectos envolvidos na trajetória escolar de adolescentes em conflito com a lei, no tocante às suas experiências educacionais e seu entorno. Através da pesquisa qualitativa com entrevista semi-estrutura e aprofundamento teórico, buscou-se compreender quais aspectos da trajetória escolar de adolescentes em cumprimento de MSE, mais especificamente em meio aberto (PSC e Liberdade Assistida), podem - ou não - estar relacionados ao fracasso ou sucesso escolar. Os dados coletados nesta pesquisa demonstraram que todos os entrevistados apresentavam defasagem idade-série, evidenciando a problemática da evasão escolar, por vezes logo no início da trajetória escolar. Os adolescentes apontaram ainda, para uma boa relação professor-aluno e aluno-instituição, colocando em evidência a falta de suporte familiar e uma majoritária visão utilitarista de educação, demonstrada por todos os entrevistados na pesquisa. Fato este que direciona para a ideia de que a escola, como agência socializadora, é incapaz de competir com outra agência socializadora que entra em ação, o crime. Sendo necessário que se voltem os esforços e atenção para a educação de jovens em conflito com a lei, a fim de ressignificar suas trajetórias escolares e de vida.
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