Aspectos da trajetória escolar de adolescentes em conflito com a lei
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239635 |
Resumo: | O presente trabalho buscou levantar e analisar os aspectos envolvidos na trajetória escolar de adolescentes em conflito com a lei, no tocante às suas experiências educacionais e seu entorno. Através da pesquisa qualitativa com entrevista semi-estrutura e aprofundamento teórico, buscou-se compreender quais aspectos da trajetória escolar de adolescentes em cumprimento de MSE, mais especificamente em meio aberto (PSC e Liberdade Assistida), podem - ou não - estar relacionados ao fracasso ou sucesso escolar. Os dados coletados nesta pesquisa demonstraram que todos os entrevistados apresentavam defasagem idade-série, evidenciando a problemática da evasão escolar, por vezes logo no início da trajetória escolar. Os adolescentes apontaram ainda, para uma boa relação professor-aluno e aluno-instituição, colocando em evidência a falta de suporte familiar e uma majoritária visão utilitarista de educação, demonstrada por todos os entrevistados na pesquisa. Fato este que direciona para a ideia de que a escola, como agência socializadora, é incapaz de competir com outra agência socializadora que entra em ação, o crime. Sendo necessário que se voltem os esforços e atenção para a educação de jovens em conflito com a lei, a fim de ressignificar suas trajetórias escolares e de vida. |
id |
UNSP_3f86ec43a527fa220020d8a184a4249b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/239635 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aspectos da trajetória escolar de adolescentes em conflito com a leiAspects of the school trajectory of adolescents in conflict with the lawEducaçãoMedida socioeducativaLiberdade assistidaAdolescente em conflito com a leiECATrajetória escolarO presente trabalho buscou levantar e analisar os aspectos envolvidos na trajetória escolar de adolescentes em conflito com a lei, no tocante às suas experiências educacionais e seu entorno. Através da pesquisa qualitativa com entrevista semi-estrutura e aprofundamento teórico, buscou-se compreender quais aspectos da trajetória escolar de adolescentes em cumprimento de MSE, mais especificamente em meio aberto (PSC e Liberdade Assistida), podem - ou não - estar relacionados ao fracasso ou sucesso escolar. Os dados coletados nesta pesquisa demonstraram que todos os entrevistados apresentavam defasagem idade-série, evidenciando a problemática da evasão escolar, por vezes logo no início da trajetória escolar. Os adolescentes apontaram ainda, para uma boa relação professor-aluno e aluno-instituição, colocando em evidência a falta de suporte familiar e uma majoritária visão utilitarista de educação, demonstrada por todos os entrevistados na pesquisa. Fato este que direciona para a ideia de que a escola, como agência socializadora, é incapaz de competir com outra agência socializadora que entra em ação, o crime. Sendo necessário que se voltem os esforços e atenção para a educação de jovens em conflito com a lei, a fim de ressignificar suas trajetórias escolares e de vida.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Débora Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Giovanna Regina da2023-02-17T19:06:57Z2023-02-17T19:06:57Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239635porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-11T06:09:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239635Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:38:22.870461Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos da trajetória escolar de adolescentes em conflito com a lei Aspects of the school trajectory of adolescents in conflict with the law |
title |
Aspectos da trajetória escolar de adolescentes em conflito com a lei |
spellingShingle |
Aspectos da trajetória escolar de adolescentes em conflito com a lei Silva, Giovanna Regina da Educação Medida socioeducativa Liberdade assistida Adolescente em conflito com a lei ECA Trajetória escolar |
title_short |
Aspectos da trajetória escolar de adolescentes em conflito com a lei |
title_full |
Aspectos da trajetória escolar de adolescentes em conflito com a lei |
title_fullStr |
Aspectos da trajetória escolar de adolescentes em conflito com a lei |
title_full_unstemmed |
Aspectos da trajetória escolar de adolescentes em conflito com a lei |
title_sort |
Aspectos da trajetória escolar de adolescentes em conflito com a lei |
author |
Silva, Giovanna Regina da |
author_facet |
Silva, Giovanna Regina da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fonseca, Débora Cristina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Giovanna Regina da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Medida socioeducativa Liberdade assistida Adolescente em conflito com a lei ECA Trajetória escolar |
topic |
Educação Medida socioeducativa Liberdade assistida Adolescente em conflito com a lei ECA Trajetória escolar |
description |
O presente trabalho buscou levantar e analisar os aspectos envolvidos na trajetória escolar de adolescentes em conflito com a lei, no tocante às suas experiências educacionais e seu entorno. Através da pesquisa qualitativa com entrevista semi-estrutura e aprofundamento teórico, buscou-se compreender quais aspectos da trajetória escolar de adolescentes em cumprimento de MSE, mais especificamente em meio aberto (PSC e Liberdade Assistida), podem - ou não - estar relacionados ao fracasso ou sucesso escolar. Os dados coletados nesta pesquisa demonstraram que todos os entrevistados apresentavam defasagem idade-série, evidenciando a problemática da evasão escolar, por vezes logo no início da trajetória escolar. Os adolescentes apontaram ainda, para uma boa relação professor-aluno e aluno-instituição, colocando em evidência a falta de suporte familiar e uma majoritária visão utilitarista de educação, demonstrada por todos os entrevistados na pesquisa. Fato este que direciona para a ideia de que a escola, como agência socializadora, é incapaz de competir com outra agência socializadora que entra em ação, o crime. Sendo necessário que se voltem os esforços e atenção para a educação de jovens em conflito com a lei, a fim de ressignificar suas trajetórias escolares e de vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-02-17T19:06:57Z 2023-02-17T19:06:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/239635 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/239635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128392485142528 |