Brincando com ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Whitaker, Marisa Andreata [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Costa, Raquel A. A. [UNESP], Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP], Whitaker, Dulce A. [UNESP], Girolimeto, Anderson [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ85.htm
http://hdl.handle.net/11449/148516
Resumo: Introdução: Este trabalho descreve o desenvolvimento e execução de atividades relativas a observação de fenômenos físicos, junto a crianças, que freqüentam a pré-escola e o 10 ano do Ensino Fundamental de escolas parceiras. Nesta faixa etária, de 6 a 7 anos, observa-se que as crianças encontram-se em estágio de pensamento intuitivo, não tendo adquirido a forma abstrata necessária para a compreensão dos fenômenos científicos. Mas, vários aspectos qualitativos dos fenômenos físicos podem ser apresentados às crianças desde o estágio pré-operatório, contanto que sejam apresentadas com caráter lúdico e linguagem acessível, estimulem a curiosidade e favoreçam o manuseio por parte das crianças. Objetivos: A proposta do trabalho é que estas atividades estimulem a capacidade de observação das crianças, assim como a compreensão de fatos novos. Integrando a atividade extensionista, este projeto investiga sobre a maneira com a qual as crianças compreendem e explicam certos fenômenos físicos observáveis e busca o desenvolvimento de atividades de Ciências aplicadas às Escolas. Métodos: Trabalhamos com duas turmas de cerca de 30 crianças da E.E. Prof. Rogério Lacaz e duas turmas de 12 crianças da pré-escola do Campus da UNESP de Guaratinguetá. As atividades foram sistematicamente discutidas entre docentes e bolsistas, buscando sempre o caráter informal e lúdico. Todo material foi desenvolvido e confeccionado pelo grupo. No desenvolvimento das atividades as crianças foram distribuídas em grupos pequenos, assistidas em cada grupo por um monitor especialmente treinado. As crianças foram constantemente estimuladas a manusear os experimentos- brinquedos e a relatarem, para seus colegas e monitor, suas observações. Durante a atividade, os diálogos foram gravados e registrados com especial atenção as explicações das crianças sobre os aspectos fenomenológicos observados e correlacionados. Salientamos que, na primeira fase do projeto não temos como objetivo testar metodologia de ensino ou, principalmente, demonstrar de fenômenos físicos para crianças mas, procurar atividades que estimulem a participação ativa das crianças e que favoreçam ao monitor desenvolver situações de confronto, de modo a ajudá-las a se aproximarem da explicação possível ao seu momento no estágio de pensamento correspondente. Entendemos que a compreensão cresce proporcionalmente a participação e ao manuseio do objeto da aprendizagem. Como atividade extensionista, paralelo as atividades junto as crianças, oferecemos o Curso de Extensão Universitária (32 horas) para duas turmas, com objetivo de promover a capacitação de docentes da pré-escola e do Ensino Fundamental, totalizando 80 alunos/docentes do Município de Guaratinguetá e de cidades circunvizinhas. Para as atividades previstas no Curso foram elaborados roteiros desenvolvidos, e reformulados, desde a execução da atividade com as crianças. Resultados: Os registros das atividades confirmam que as crianças são movidas por intensa curiosidade e que as conduzem ao desejo do manuseio do experimento. Nesta situação, a primeira reação é a descrição verbal, da sua impressão sobre a observação. Assim estimuladas a explicar os fenômenos produzidos, elas revelam formas peculiares de pensamento que, do ponto de vista epistemológico, são expressivas para que se compreenda seu modo de pensar. Os fenômenos físicos trabalhados com as crianças foram; magnetismo, flutuação, eletricidade, sombras coloridas, dispersão da luz, e periscópio. Alguns resultados merecem ser relatados porque revelam o fascínio que as atividades práticas exercem sobre as crianças quando propostas em forma de brincadeira e apontam para caminhos inesperados no ensino de conceitos a crianças pequenas.
id UNSP_3fafb238c6775c92562a125ed8b19777
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148516
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Brincando com ciênciasIntrodução: Este trabalho descreve o desenvolvimento e execução de atividades relativas a observação de fenômenos físicos, junto a crianças, que freqüentam a pré-escola e o 10 ano do Ensino Fundamental de escolas parceiras. Nesta faixa etária, de 6 a 7 anos, observa-se que as crianças encontram-se em estágio de pensamento intuitivo, não tendo adquirido a forma abstrata necessária para a compreensão dos fenômenos científicos. Mas, vários aspectos qualitativos dos fenômenos físicos podem ser apresentados às crianças desde o estágio pré-operatório, contanto que sejam apresentadas com caráter lúdico e linguagem acessível, estimulem a curiosidade e favoreçam o manuseio por parte das crianças. Objetivos: A proposta do trabalho é que estas atividades estimulem a capacidade de observação das crianças, assim como a compreensão de fatos novos. Integrando a atividade extensionista, este projeto investiga sobre a maneira com a qual as crianças compreendem e explicam certos fenômenos físicos observáveis e busca o desenvolvimento de atividades de Ciências aplicadas às Escolas. Métodos: Trabalhamos com duas turmas de cerca de 30 crianças da E.E. Prof. Rogério Lacaz e duas turmas de 12 crianças da pré-escola do Campus da UNESP de Guaratinguetá. As atividades foram sistematicamente discutidas entre docentes e bolsistas, buscando sempre o caráter informal e lúdico. Todo material foi desenvolvido e confeccionado pelo grupo. No desenvolvimento das atividades as crianças foram distribuídas em grupos pequenos, assistidas em cada grupo por um monitor especialmente treinado. As crianças foram constantemente estimuladas a manusear os experimentos- brinquedos e a relatarem, para seus colegas e monitor, suas observações. Durante a atividade, os diálogos foram gravados e registrados com especial atenção as explicações das crianças sobre os aspectos fenomenológicos observados e correlacionados. Salientamos que, na primeira fase do projeto não temos como objetivo testar metodologia de ensino ou, principalmente, demonstrar de fenômenos físicos para crianças mas, procurar atividades que estimulem a participação ativa das crianças e que favoreçam ao monitor desenvolver situações de confronto, de modo a ajudá-las a se aproximarem da explicação possível ao seu momento no estágio de pensamento correspondente. Entendemos que a compreensão cresce proporcionalmente a participação e ao manuseio do objeto da aprendizagem. Como atividade extensionista, paralelo as atividades junto as crianças, oferecemos o Curso de Extensão Universitária (32 horas) para duas turmas, com objetivo de promover a capacitação de docentes da pré-escola e do Ensino Fundamental, totalizando 80 alunos/docentes do Município de Guaratinguetá e de cidades circunvizinhas. Para as atividades previstas no Curso foram elaborados roteiros desenvolvidos, e reformulados, desde a execução da atividade com as crianças. Resultados: Os registros das atividades confirmam que as crianças são movidas por intensa curiosidade e que as conduzem ao desejo do manuseio do experimento. Nesta situação, a primeira reação é a descrição verbal, da sua impressão sobre a observação. Assim estimuladas a explicar os fenômenos produzidos, elas revelam formas peculiares de pensamento que, do ponto de vista epistemológico, são expressivas para que se compreenda seu modo de pensar. Os fenômenos físicos trabalhados com as crianças foram; magnetismo, flutuação, eletricidade, sombras coloridas, dispersão da luz, e periscópio. Alguns resultados merecem ser relatados porque revelam o fascínio que as atividades práticas exercem sobre as crianças quando propostas em forma de brincadeira e apontam para caminhos inesperados no ensino de conceitos a crianças pequenas.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Fundação Para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP)Pro Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Whitaker, Marisa Andreata [UNESP]Costa, Raquel A. A. [UNESP]Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]Whitaker, Dulce A. [UNESP]Girolimeto, Anderson [UNESP]2017-01-18T18:12:26Z2017-01-18T18:12:26Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ85.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1485160223578007130192PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-01T20:52:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148516Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:58:22.445364Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincando com ciências
title Brincando com ciências
spellingShingle Brincando com ciências
Whitaker, Marisa Andreata [UNESP]
title_short Brincando com ciências
title_full Brincando com ciências
title_fullStr Brincando com ciências
title_full_unstemmed Brincando com ciências
title_sort Brincando com ciências
author Whitaker, Marisa Andreata [UNESP]
author_facet Whitaker, Marisa Andreata [UNESP]
Costa, Raquel A. A. [UNESP]
Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
Whitaker, Dulce A. [UNESP]
Girolimeto, Anderson [UNESP]
author_role author
author2 Costa, Raquel A. A. [UNESP]
Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
Whitaker, Dulce A. [UNESP]
Girolimeto, Anderson [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Whitaker, Marisa Andreata [UNESP]
Costa, Raquel A. A. [UNESP]
Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
Whitaker, Dulce A. [UNESP]
Girolimeto, Anderson [UNESP]
description Introdução: Este trabalho descreve o desenvolvimento e execução de atividades relativas a observação de fenômenos físicos, junto a crianças, que freqüentam a pré-escola e o 10 ano do Ensino Fundamental de escolas parceiras. Nesta faixa etária, de 6 a 7 anos, observa-se que as crianças encontram-se em estágio de pensamento intuitivo, não tendo adquirido a forma abstrata necessária para a compreensão dos fenômenos científicos. Mas, vários aspectos qualitativos dos fenômenos físicos podem ser apresentados às crianças desde o estágio pré-operatório, contanto que sejam apresentadas com caráter lúdico e linguagem acessível, estimulem a curiosidade e favoreçam o manuseio por parte das crianças. Objetivos: A proposta do trabalho é que estas atividades estimulem a capacidade de observação das crianças, assim como a compreensão de fatos novos. Integrando a atividade extensionista, este projeto investiga sobre a maneira com a qual as crianças compreendem e explicam certos fenômenos físicos observáveis e busca o desenvolvimento de atividades de Ciências aplicadas às Escolas. Métodos: Trabalhamos com duas turmas de cerca de 30 crianças da E.E. Prof. Rogério Lacaz e duas turmas de 12 crianças da pré-escola do Campus da UNESP de Guaratinguetá. As atividades foram sistematicamente discutidas entre docentes e bolsistas, buscando sempre o caráter informal e lúdico. Todo material foi desenvolvido e confeccionado pelo grupo. No desenvolvimento das atividades as crianças foram distribuídas em grupos pequenos, assistidas em cada grupo por um monitor especialmente treinado. As crianças foram constantemente estimuladas a manusear os experimentos- brinquedos e a relatarem, para seus colegas e monitor, suas observações. Durante a atividade, os diálogos foram gravados e registrados com especial atenção as explicações das crianças sobre os aspectos fenomenológicos observados e correlacionados. Salientamos que, na primeira fase do projeto não temos como objetivo testar metodologia de ensino ou, principalmente, demonstrar de fenômenos físicos para crianças mas, procurar atividades que estimulem a participação ativa das crianças e que favoreçam ao monitor desenvolver situações de confronto, de modo a ajudá-las a se aproximarem da explicação possível ao seu momento no estágio de pensamento correspondente. Entendemos que a compreensão cresce proporcionalmente a participação e ao manuseio do objeto da aprendizagem. Como atividade extensionista, paralelo as atividades junto as crianças, oferecemos o Curso de Extensão Universitária (32 horas) para duas turmas, com objetivo de promover a capacitação de docentes da pré-escola e do Ensino Fundamental, totalizando 80 alunos/docentes do Município de Guaratinguetá e de cidades circunvizinhas. Para as atividades previstas no Curso foram elaborados roteiros desenvolvidos, e reformulados, desde a execução da atividade com as crianças. Resultados: Os registros das atividades confirmam que as crianças são movidas por intensa curiosidade e que as conduzem ao desejo do manuseio do experimento. Nesta situação, a primeira reação é a descrição verbal, da sua impressão sobre a observação. Assim estimuladas a explicar os fenômenos produzidos, elas revelam formas peculiares de pensamento que, do ponto de vista epistemológico, são expressivas para que se compreenda seu modo de pensar. Os fenômenos físicos trabalhados com as crianças foram; magnetismo, flutuação, eletricidade, sombras coloridas, dispersão da luz, e periscópio. Alguns resultados merecem ser relatados porque revelam o fascínio que as atividades práticas exercem sobre as crianças quando propostas em forma de brincadeira e apontam para caminhos inesperados no ensino de conceitos a crianças pequenas.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:12:26Z
2017-01-18T18:12:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ85.htm
http://hdl.handle.net/11449/148516
0223578007130192
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ85.htm
http://hdl.handle.net/11449/148516
identifier_str_mv 0223578007130192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128442826227712