Educação profissional e racismo: descobrindo a influência da cultura do cancelamento através da Pedagogia Histórico-Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Elisandra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235128
Resumo: O presente estudo, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em um de seus câmpus localizado no interior do estado, buscou conhecer os fatores que influenciaram as atitudes de relutância, constrangimento e silenciamento de estudantes adolescentes, participantes das ações de combate ao racismo. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa aplicada, de ordem qualitativa, tendo a Pedagogia Histórico-Crítica como base metodológica, pois acredita-se que o racismo, como uma violência histórica, tem criado barreiras mentais que precisam ser ultrapassadas. Apresenta-se também uma análise crítica sobre o quanto é importante a descolonização do currículo, tomando como base os estudos de Nilma Lino Gomes (2007) e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2011; 2012). Como produto educacional, desenvolveu-se o ADISA, um jogo digital por meio do qual são apresentados os fatos históricos que comprovam o racismo como uma construção social e estruturada. O jogo foi usado como instrumento para estimular o diálogo com os estudantes sobre o racismo, a partir do conhecimento afrocentrado. Somado a isso, apresenta-se o conceito de branquitude e questiona-se sua influência no papel da academia científica ao prover apenas conhecimentos eurocentrados, excluindo-se os conhecimentos negros pela ausência de referenciais e/ou pesquisadores negros. Como resultado deste estudo, chegou-se a um novo fenômeno social, a cultura do cancelamento. Estudantes apontaram que temem falar sobre racismo, serem mal compreendidos e por fim, serem “cancelados”. Eles alegaram que preferem manter-se em silêncio a expor seus conhecimentos sobre racismo. Acredita-se que a influência desse fenômeno na atitude de estudantes deva ser mais estudada, pois o diálogo é essencial para prover e assimilar conhecimentos positivos que resultem em uma postura de combate ao racismo.
id UNSP_3fbe0d9304b7fd11a6cc9153cb63259d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235128
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação profissional e racismo: descobrindo a influência da cultura do cancelamento através da Pedagogia Histórico-CríticaProfessional education and racism: discovering the influence of outrage culture through Historical-Critical PedagogyEducação antirracistaNegritudeBranquitudeCultura do cancelamentoNegrosRascimo na educaçãoAntiracism educationBlacknessWhitenessOutrage cultureO presente estudo, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em um de seus câmpus localizado no interior do estado, buscou conhecer os fatores que influenciaram as atitudes de relutância, constrangimento e silenciamento de estudantes adolescentes, participantes das ações de combate ao racismo. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa aplicada, de ordem qualitativa, tendo a Pedagogia Histórico-Crítica como base metodológica, pois acredita-se que o racismo, como uma violência histórica, tem criado barreiras mentais que precisam ser ultrapassadas. Apresenta-se também uma análise crítica sobre o quanto é importante a descolonização do currículo, tomando como base os estudos de Nilma Lino Gomes (2007) e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2011; 2012). Como produto educacional, desenvolveu-se o ADISA, um jogo digital por meio do qual são apresentados os fatos históricos que comprovam o racismo como uma construção social e estruturada. O jogo foi usado como instrumento para estimular o diálogo com os estudantes sobre o racismo, a partir do conhecimento afrocentrado. Somado a isso, apresenta-se o conceito de branquitude e questiona-se sua influência no papel da academia científica ao prover apenas conhecimentos eurocentrados, excluindo-se os conhecimentos negros pela ausência de referenciais e/ou pesquisadores negros. Como resultado deste estudo, chegou-se a um novo fenômeno social, a cultura do cancelamento. Estudantes apontaram que temem falar sobre racismo, serem mal compreendidos e por fim, serem “cancelados”. Eles alegaram que preferem manter-se em silêncio a expor seus conhecimentos sobre racismo. Acredita-se que a influência desse fenômeno na atitude de estudantes deva ser mais estudada, pois o diálogo é essencial para prover e assimilar conhecimentos positivos que resultem em uma postura de combate ao racismo.This paper, that took place at Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP), in one of its campuses located in the interior of the state, effort to know the factors that influenced the attitudes of reluctance, embarrassment and silencing of adolescent students, participants of the actions of combating racism. This paper was on by an applied and qualitative research, that used the Historical-Critical Pedagogy as the methodology, because it is believed the racism, as it has a violence historical, it also builds mental walls, those can be broken down by conversation. It also presents a critical analysis of how important decolonization of the curriculum is, based on the studies of Nilma Lino Gomes (2007) and Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2011; 2012). As an educational product, ADISA was developed, a digital game through which the historical facts that prove racism as a social and structured construction are presented. The game was used as a tool to stimulate de dialog among students from an afro-centered knowledge. Furthermore, the concept of whiteness is presented and its influence on the role of scientific academy is questioned by providing only Eurocentric knowledge, excluding black knowledge due to the absence of black references and/or researchers. As the result, this searcher found out a new social phenomenon, the “outrage culture”. The students justified their reluctance of talking about racism because they are terribly afraid of been “outraged”. They claimed that they would rather keep silence than expose their knowledge of racism. It is believed that the influence of this phenomenon on student’s action should be further studied, because dialogue is essential to provide and assimilate affirmative knowledge that results in a stance to combat.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Villela, Fábio Fernandes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Elisandra2022-06-13T15:30:32Z2022-06-13T15:30:32Z2022-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23512833004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-24T06:13:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235128Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:35:32.795106Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação profissional e racismo: descobrindo a influência da cultura do cancelamento através da Pedagogia Histórico-Crítica
Professional education and racism: discovering the influence of outrage culture through Historical-Critical Pedagogy
title Educação profissional e racismo: descobrindo a influência da cultura do cancelamento através da Pedagogia Histórico-Crítica
spellingShingle Educação profissional e racismo: descobrindo a influência da cultura do cancelamento através da Pedagogia Histórico-Crítica
Pereira, Elisandra
Educação antirracista
Negritude
Branquitude
Cultura do cancelamento
Negros
Rascimo na educação
Antiracism education
Blackness
Whiteness
Outrage culture
title_short Educação profissional e racismo: descobrindo a influência da cultura do cancelamento através da Pedagogia Histórico-Crítica
title_full Educação profissional e racismo: descobrindo a influência da cultura do cancelamento através da Pedagogia Histórico-Crítica
title_fullStr Educação profissional e racismo: descobrindo a influência da cultura do cancelamento através da Pedagogia Histórico-Crítica
title_full_unstemmed Educação profissional e racismo: descobrindo a influência da cultura do cancelamento através da Pedagogia Histórico-Crítica
title_sort Educação profissional e racismo: descobrindo a influência da cultura do cancelamento através da Pedagogia Histórico-Crítica
author Pereira, Elisandra
author_facet Pereira, Elisandra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Villela, Fábio Fernandes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Elisandra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação antirracista
Negritude
Branquitude
Cultura do cancelamento
Negros
Rascimo na educação
Antiracism education
Blackness
Whiteness
Outrage culture
topic Educação antirracista
Negritude
Branquitude
Cultura do cancelamento
Negros
Rascimo na educação
Antiracism education
Blackness
Whiteness
Outrage culture
description O presente estudo, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em um de seus câmpus localizado no interior do estado, buscou conhecer os fatores que influenciaram as atitudes de relutância, constrangimento e silenciamento de estudantes adolescentes, participantes das ações de combate ao racismo. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa aplicada, de ordem qualitativa, tendo a Pedagogia Histórico-Crítica como base metodológica, pois acredita-se que o racismo, como uma violência histórica, tem criado barreiras mentais que precisam ser ultrapassadas. Apresenta-se também uma análise crítica sobre o quanto é importante a descolonização do currículo, tomando como base os estudos de Nilma Lino Gomes (2007) e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2011; 2012). Como produto educacional, desenvolveu-se o ADISA, um jogo digital por meio do qual são apresentados os fatos históricos que comprovam o racismo como uma construção social e estruturada. O jogo foi usado como instrumento para estimular o diálogo com os estudantes sobre o racismo, a partir do conhecimento afrocentrado. Somado a isso, apresenta-se o conceito de branquitude e questiona-se sua influência no papel da academia científica ao prover apenas conhecimentos eurocentrados, excluindo-se os conhecimentos negros pela ausência de referenciais e/ou pesquisadores negros. Como resultado deste estudo, chegou-se a um novo fenômeno social, a cultura do cancelamento. Estudantes apontaram que temem falar sobre racismo, serem mal compreendidos e por fim, serem “cancelados”. Eles alegaram que preferem manter-se em silêncio a expor seus conhecimentos sobre racismo. Acredita-se que a influência desse fenômeno na atitude de estudantes deva ser mais estudada, pois o diálogo é essencial para prover e assimilar conhecimentos positivos que resultem em uma postura de combate ao racismo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-13T15:30:32Z
2022-06-13T15:30:32Z
2022-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235128
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/235128
identifier_str_mv 33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128952384880640