projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141844 |
Resumo: | O objetivo dos autores foi realizar pesquisas sobre o ensino e aprendizagem em ciências em salas do 6º ano da educação básica de duas escolas publicas estaduais paulista da região noroeste do Estado. Foram realizados encontros quinzenais com as professoras nas duas escolas para o desenvolvimento de atividades de formação de professor em conteúdo, de projetos e pesquisa. Nas duas escolas foi trabalhada a formação do professor em temas específicos da componente curricular e também os métodos de ensinar. Numa das escolas foi trabalhada atividades em grupo. Iniciou-se com atividades de dinâmica para criar condições para desenvolver trabalho em equipe, como organizar e estruturar a participação de cada um dos alunos. Na outra escola foi proposto um projeto temático para introduzi-los em educação ambiental e o objeto escolhido foi a composteira. No processo de ensinar nas duas escolas foram verificados alunos participativos e, professor atento para ora responder e para ora mediar, fazendo com que os aprendizes buscassem as respostas, incentivando-os a pesquisar, refletir, de forma comprometida e responsável na construção do saber. As ações das professoras e as respostas dos alunos foram observadas e registradas pelas professoras, que refletiram o seu fazer. As professoras participantes das duas escolas consideraram bons os resultados obtidos na aprendizagem dos alunos em função das atividades introduzidas. Os dados dos registros das professoras foram por elas transformados em trabalhos e apresentados no III Encontro do Núcleo de Ensino de Ilha Solteira. Verificam-se alunos motivados e mais participativos, satisfeitos com as etapas vencidas e espaços conquistados. As professoras tornaram-se confiantes e pesquisadoras envolvidas na aprendizagem dos alunos e na sua formação. |
id |
UNSP_3fcd714c956e7f89b6e2012b493a31ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141844 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básicoO objetivo dos autores foi realizar pesquisas sobre o ensino e aprendizagem em ciências em salas do 6º ano da educação básica de duas escolas publicas estaduais paulista da região noroeste do Estado. Foram realizados encontros quinzenais com as professoras nas duas escolas para o desenvolvimento de atividades de formação de professor em conteúdo, de projetos e pesquisa. Nas duas escolas foi trabalhada a formação do professor em temas específicos da componente curricular e também os métodos de ensinar. Numa das escolas foi trabalhada atividades em grupo. Iniciou-se com atividades de dinâmica para criar condições para desenvolver trabalho em equipe, como organizar e estruturar a participação de cada um dos alunos. Na outra escola foi proposto um projeto temático para introduzi-los em educação ambiental e o objeto escolhido foi a composteira. No processo de ensinar nas duas escolas foram verificados alunos participativos e, professor atento para ora responder e para ora mediar, fazendo com que os aprendizes buscassem as respostas, incentivando-os a pesquisar, refletir, de forma comprometida e responsável na construção do saber. As ações das professoras e as respostas dos alunos foram observadas e registradas pelas professoras, que refletiram o seu fazer. As professoras participantes das duas escolas consideraram bons os resultados obtidos na aprendizagem dos alunos em função das atividades introduzidas. Os dados dos registros das professoras foram por elas transformados em trabalhos e apresentados no III Encontro do Núcleo de Ensino de Ilha Solteira. Verificam-se alunos motivados e mais participativos, satisfeitos com as etapas vencidas e espaços conquistados. As professoras tornaram-se confiantes e pesquisadoras envolvidas na aprendizagem dos alunos e na sua formação.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia (FEIS), Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia (FEIS), Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Haga, Kuniko IwamotoAndrade, Caio José [UNESP]Alves, Cleiton José [UNESP]Almeida, Danmilles Alves de [UNESP]Xavier, Maria Aparecida [UNESP]Haga, Mario Susumo [UNESP]Amaral, Maurício Lucas dos Santos do [UNESP]Nakao, Rosely Noriko [UNESP]2016-07-19T13:00:43Z2016-07-19T13:00:43Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6063-6072application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6063-60722357-7819http://hdl.handle.net/11449/141844ISSN2357-7819-2014-6063-6072.pdf38320348376413813558054469670536porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T15:33:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141844Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:35:28.761931Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básico |
title |
projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básico |
spellingShingle |
projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básico Haga, Kuniko Iwamoto |
title_short |
projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básico |
title_full |
projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básico |
title_fullStr |
projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básico |
title_full_unstemmed |
projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básico |
title_sort |
projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básico |
author |
Haga, Kuniko Iwamoto |
author_facet |
Haga, Kuniko Iwamoto Andrade, Caio José [UNESP] Alves, Cleiton José [UNESP] Almeida, Danmilles Alves de [UNESP] Xavier, Maria Aparecida [UNESP] Haga, Mario Susumo [UNESP] Amaral, Maurício Lucas dos Santos do [UNESP] Nakao, Rosely Noriko [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Caio José [UNESP] Alves, Cleiton José [UNESP] Almeida, Danmilles Alves de [UNESP] Xavier, Maria Aparecida [UNESP] Haga, Mario Susumo [UNESP] Amaral, Maurício Lucas dos Santos do [UNESP] Nakao, Rosely Noriko [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haga, Kuniko Iwamoto Andrade, Caio José [UNESP] Alves, Cleiton José [UNESP] Almeida, Danmilles Alves de [UNESP] Xavier, Maria Aparecida [UNESP] Haga, Mario Susumo [UNESP] Amaral, Maurício Lucas dos Santos do [UNESP] Nakao, Rosely Noriko [UNESP] |
description |
O objetivo dos autores foi realizar pesquisas sobre o ensino e aprendizagem em ciências em salas do 6º ano da educação básica de duas escolas publicas estaduais paulista da região noroeste do Estado. Foram realizados encontros quinzenais com as professoras nas duas escolas para o desenvolvimento de atividades de formação de professor em conteúdo, de projetos e pesquisa. Nas duas escolas foi trabalhada a formação do professor em temas específicos da componente curricular e também os métodos de ensinar. Numa das escolas foi trabalhada atividades em grupo. Iniciou-se com atividades de dinâmica para criar condições para desenvolver trabalho em equipe, como organizar e estruturar a participação de cada um dos alunos. Na outra escola foi proposto um projeto temático para introduzi-los em educação ambiental e o objeto escolhido foi a composteira. No processo de ensinar nas duas escolas foram verificados alunos participativos e, professor atento para ora responder e para ora mediar, fazendo com que os aprendizes buscassem as respostas, incentivando-os a pesquisar, refletir, de forma comprometida e responsável na construção do saber. As ações das professoras e as respostas dos alunos foram observadas e registradas pelas professoras, que refletiram o seu fazer. As professoras participantes das duas escolas consideraram bons os resultados obtidos na aprendizagem dos alunos em função das atividades introduzidas. Os dados dos registros das professoras foram por elas transformados em trabalhos e apresentados no III Encontro do Núcleo de Ensino de Ilha Solteira. Verificam-se alunos motivados e mais participativos, satisfeitos com as etapas vencidas e espaços conquistados. As professoras tornaram-se confiantes e pesquisadoras envolvidas na aprendizagem dos alunos e na sua formação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:43Z 2016-07-19T13:00:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6063-6072 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141844 ISSN2357-7819-2014-6063-6072.pdf 3832034837641381 3558054469670536 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141844 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6063-6072 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-6063-6072.pdf 3832034837641381 3558054469670536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6063-6072 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129534024744960 |