O design participante e a tecnologia social do bambu como opções sustentáveis na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriel Fernandes dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214970
Resumo: O design participativo alinhado ao desenvolvimento sustentável se realiza junto a coletivos em condições de vulnerabilidade, e as pessoas integrantes deste grupo protagonizam o processo de criação e confecção de produtos, de acordo com seus interesses e necessidades. Nesse contexto, designers se deparam com desafios diante de questionamentos: como e quem planeja, projeta e confecciona o produto? E que produto é esse? Para explorar essas perguntas, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de estruturar e demonstrar um processo de design junto à tecnologia social do bambu que viabilize a criação e a construção de produtos por coletivos em condições vulnerabilizadas. Adotou-se o método da pesquisa participante de Le Boterf (1987) para orientar as investigações e as ações desta pesquisa. Ao examinar tais questionamentos, propôs-se o design participante, que se caracteriza como processo de ensino-aprendizagem. Utilizou-se a terminologia participante, no lugar de participativo, a fim de distinguir “o design” que participa da vida das pessoas, daquele “design” que convida as pessoas a participarem do processo. O design participante foi estruturado junto à cadeia produtiva do bambu desenvolvida pelos artesãos da associação agroecológica Viverde, sediada no Assentamento Rural Horto Aimorés, na divisa entre os municípios de Bauru e Pederneiras (SP). O objetivo inicial deste grupo era disseminar a cultura do bambu para moradores deste assentamento, de modo a atender os interesses da comunidade. Em função do interesse na aprendizagem de diversas técnicas trabalhadas na cadeia produtiva do bambu, foi realizado um curso para auxiliá-los, promovendo a produção de produtos feitos em bambu. O programa do curso foi baseado na pedagogia do trabalho em grupo de Cohen e Lotan (2017) e foram planejadas atividades de ensino avaliáveis por meio de tarefas criativas e desafiadoras. As atividades estimularam condutas cooperativas entre os participantes, assim como responsabilidade comum pelos resultados de suas tarefas. Para observar e acompanhar a aprendizagem dos alunos, durante o curso, foram aplicadas ferramentas de avaliação e realizados registros por meio de relatórios, fotografias e vídeos. A partir da análise dos dados registrados, do exame das atividades e das experiências obtidas no desenvolvimento desta pesquisa, concluiu-se que os propósitos dos responsáveis pela promoção do design participante e a profundidade da relação estabelecida entre as pessoas determinam a qualidade dos trabalhos realizados pelos alunos e o sucesso da construção de suas aprendizagens nos conhecimentos investigados, aplicados e gerados pelo curso.
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Para explorar essas perguntas, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de estruturar e demonstrar um processo de design junto à tecnologia social do bambu que viabilize a criação e a construção de produtos por coletivos em condições vulnerabilizadas. Adotou-se o método da pesquisa participante de Le Boterf (1987) para orientar as investigações e as ações desta pesquisa. Ao examinar tais questionamentos, propôs-se o design participante, que se caracteriza como processo de ensino-aprendizagem. Utilizou-se a terminologia participante, no lugar de participativo, a fim de distinguir “o design” que participa da vida das pessoas, daquele “design” que convida as pessoas a participarem do processo. O design participante foi estruturado junto à cadeia produtiva do bambu desenvolvida pelos artesãos da associação agroecológica Viverde, sediada no Assentamento Rural Horto Aimorés, na divisa entre os municípios de Bauru e Pederneiras (SP). O objetivo inicial deste grupo era disseminar a cultura do bambu para moradores deste assentamento, de modo a atender os interesses da comunidade. Em função do interesse na aprendizagem de diversas técnicas trabalhadas na cadeia produtiva do bambu, foi realizado um curso para auxiliá-los, promovendo a produção de produtos feitos em bambu. O programa do curso foi baseado na pedagogia do trabalho em grupo de Cohen e Lotan (2017) e foram planejadas atividades de ensino avaliáveis por meio de tarefas criativas e desafiadoras. As atividades estimularam condutas cooperativas entre os participantes, assim como responsabilidade comum pelos resultados de suas tarefas. Para observar e acompanhar a aprendizagem dos alunos, durante o curso, foram aplicadas ferramentas de avaliação e realizados registros por meio de relatórios, fotografias e vídeos. A partir da análise dos dados registrados, do exame das atividades e das experiências obtidas no desenvolvimento desta pesquisa, concluiu-se que os propósitos dos responsáveis pela promoção do design participante e a profundidade da relação estabelecida entre as pessoas determinam a qualidade dos trabalhos realizados pelos alunos e o sucesso da construção de suas aprendizagens nos conhecimentos investigados, aplicados e gerados pelo curso.Participatory design approaches based on sustainable development takes place with collectives in conditions of vulnerability. Members of this group lead the process of creating and making products, according to their interests and needs. In this context, designers face challenges in the following questions: how and who plans, designs and makes the product? And what product is that? Due to these issues, this research was carried out with the objective of structuring and demonstrating a design process with the social technology applied to bamboo that enables the creation and making of products by these collectives. The Le Boterf (1987) participant method was adopted to guide actions of this research. The participant design method was proposed by examining such questions in which is characterized as a teaching-learning process. The participant terminology was used, instead of participatory, in order to distinguish "the design" that participates in people's lives, from that "design" that invites people to participate in the process. The participating design was structured next to the bamboo production chain developed by the artisans of the agroecological association Viverde, located in the Rural Settlement Horto Aimorés, on the border between the municipalities of Bauru and Pederneiras (SP). The efforts of this group of people in the beginning was dedicated to disseminate bamboo culture to residents of this settlement, in order to meet the interests of the community. Due to the interest in learning various techniques worked in the bamboo production chain, a course was held to assist them, promoting the production of products made in bamboo. The course program was based on the pedagogy of Cohen and Lotan work group (2017) and evaluable teaching activities were planned through creative and challenging assignments. The activities stimulated cooperative conduct among the participants, as well as common responsibility for the results of their tasks. Evaluations tools were applied and records were made through reports, photographs and videos in order to observe and monitor the students' learning, during the course. The principal outcomes from the analysis of the recorded data, the examination of the activities and experiences obtained in the development of this research demonstrate that the purposes of those responsible for promoting the participant design and the depth of the relationship established between people determine the quality of the work performed by the students and the success of the construction of their learning in the knowledge investigated, applied and generated by the course.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Marco Antonio dos Reis [UNESP]Reis, Márcia Lopes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Gabriel Fernandes dos2021-11-03T19:03:56Z2021-11-03T19:03:56Z2021-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21497033004056082P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:32:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214970Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:31:47.969675Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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