Três palavras sobre o sustento dos escravos. Brasil, colônia de Portugal, 1633-1808
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/151002 |
Resumo: | As descrições de aspectos diversos da vida dos escravos foram constantes nas narrativas sobre o Brasil ao longo do período denominado colonial. Em textos de caráter religioso, relatos de viajantes que por aqui passaram, crônicas e histórias acerca do Brasil, manuais de agricultura, compêndios médicos e cirúrgicos e em documentos administrativos, as menções ao tratamento, a atenção e a manutenção dos escravos se fizeram presentes, dando pistas sobre o que era necessário, desejável ou reprovável para aqueles que tinham a tarefa de mantê-los vivos e produtivos. Considerando essa variada documentação, notadamente os escritos produzidos entre meados do século XVII, quando as notícias sobre o escravo passam a transpor a mera constatação de sua presença nos trópicos, até a transladação da Corte em 1808 e as consequentes modificações empreendidas no cotidiano da colônia, o presente estudo objetiva interrogar as prescrições e descrições delineadas sobre o sustento dos cativos. A partir de três aspectos recorrentemente elencados como imprescindíveis para o adequado trato da escravaria, a vestimenta, a incidência de castigos físicos e a alimentação – ou, como ficaram conhecidos na máxima do jesuíta André João Antonil, os “três PPP”, pano, pau e pão –, o alvo do estudo são as prescrições, narrações e seus fundamentos, em benefício do erário, da boa moral e dos preceitos cristãos. |
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Três palavras sobre o sustento dos escravos. Brasil, colônia de Portugal, 1633-1808Three words on slaves’ maintenance. Brazil, colony of Portugal, 1633-1808.Trois mots sur l’entretien des esclaves. Brésil, colonie de Portugal, 1633-1808.Brasil colonialEscravidãoAlimentaçãoCastigos físicosVestimentasAs descrições de aspectos diversos da vida dos escravos foram constantes nas narrativas sobre o Brasil ao longo do período denominado colonial. Em textos de caráter religioso, relatos de viajantes que por aqui passaram, crônicas e histórias acerca do Brasil, manuais de agricultura, compêndios médicos e cirúrgicos e em documentos administrativos, as menções ao tratamento, a atenção e a manutenção dos escravos se fizeram presentes, dando pistas sobre o que era necessário, desejável ou reprovável para aqueles que tinham a tarefa de mantê-los vivos e produtivos. Considerando essa variada documentação, notadamente os escritos produzidos entre meados do século XVII, quando as notícias sobre o escravo passam a transpor a mera constatação de sua presença nos trópicos, até a transladação da Corte em 1808 e as consequentes modificações empreendidas no cotidiano da colônia, o presente estudo objetiva interrogar as prescrições e descrições delineadas sobre o sustento dos cativos. A partir de três aspectos recorrentemente elencados como imprescindíveis para o adequado trato da escravaria, a vestimenta, a incidência de castigos físicos e a alimentação – ou, como ficaram conhecidos na máxima do jesuíta André João Antonil, os “três PPP”, pano, pau e pão –, o alvo do estudo são as prescrições, narrações e seus fundamentos, em benefício do erário, da boa moral e dos preceitos cristãos.The descriptions of various aspects of slaves’ lives were constantly reported in the narratives about Brazil during the so-called colonial period. In religious texts, travel accounts, chronicles and reports about Brazil, agricultural manuals, medical and surgical compendia and in administrative documents, mentions on treatment, care and maintenance of the slaves were presented, giving tips for those who had the task of keeping them alive and productive about what should be necessary, desirable, or reproachable. Considering such documents, notably those written between the middle of the seventeenth century – when the texts started to indicate more than merely the slaves’ presence in the tropics – and the arrival of the Portuguese Court in 1808 – and the subsequent modifications in the colony’s daily life –, this study intends to interrogate the prescriptions and descriptions on slaves’ maintenance. Given the three aspects that were recurrently listed as essential for an appropriate care of the slaves – dressing, feeding and corporal punishment – or, as the Jesuit André João Antonil synthesized, the «three PPP», in Portuguese, «pano, pau e pão» – this study aims to scrutinize the prescriptions, narrations and its principles, in the benefit of public and private funds, the moral and the Christian values.Les descriptions à propos de différents aspects de la vie des esclaves ont été constants dans les récits sur le Brésil produits au cours de la période dénommée coloniale. Dans les textes religieux, les rapports de voyageurs qui sont passés par ici, les chroniques et les histoires sur le Brésil, e aussi dans les manuels d’agriculture, de médicine et de chirurgie et dans les documents officiels, les allusions sur le traitement, les soins et l'entretien des esclaves étaient présents, donnant des indices sur ce qui était nécessaire, souhaitable ou répréhensible pour ceux qui avaient la mission de les garder vifs et productifs. En considérant cette variété de documents, notamment les écrits produits entre le milieu du XVIIe siècle, quand les informations sur les esclaves passent à transposer le simple fait de leur présence, et la translocation de la Cour en 1808 et leurs conséquences au milieu du quotidien colonial, cette étude vise à examiner les prescriptions et les descriptions sur l’entretien des captifs. À partir de trois aspects annoncés à plusieurs reprises comme l’essentiel pour le traitement approprié des esclaves, c'est-à-dire, les vêtements, les châtiments corporels et la nourriture - ou, comme les appelait le jésuite André João Antonil les « trois PPP », tissu, bâton et pain, en portugais, « pano, pau e pão »– le but du présent étude sont les prescriptions, narrations et de leurs fondements, au profit du trésor public, aux bonnes mœurs et les préceptes chrétiens.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)França, Jean Marcel Carvalho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viotti, Ana Carolina de Carvalho [UNESP]2017-06-28T20:39:33Z2017-06-28T20:39:33Z2017-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15100200088824533004072013P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T18:54:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151002Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:47:05.281428Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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