Ensino colaborativo na pandemia: a percepção de professoras do AEE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Erica Brito
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242321
Resumo: Este estudo é resultado de um trabalho de conclusão de curso que teve como objetivo compreender como os professores de AEE utilizaram dos serviços de apoio especializado que o ensino colaborativo dispõe, durante o período de ensino remoto. Com base na premissa de que o ensino colaborativo é um instrumento essencial de estratégia de inclusão, pois possibilita o compartilhamento de experiências, saberes e cumplicidade entre o professor do ensino comum e o professor do AEE, no qual essa colaboração contribui para o processo de ensino-aprendizagem do Estudante Público-Alvo da Educação Especial. Portanto, se fez necessário analisar, refletir e compreender as limitações e possibilidades desse profissional atuando em um dos contextos mais críticos que já existiram no país, a pandemia, bem como, discutir sobre os impactos do ensino remoto na aprendizagem dos estudantes PAEE. Participaram da pesquisa três professoras de AEE. A coleta de dados se deu por meio de um questionário investigativo, aplicado através da ferramenta online Google Formulários. Os resultados apontaram que as entrevistadas conhecem bem a proposta do Ensino Colaborativo e até as põe em prática, o que foi uma exceção no período remoto, pois a resistência em trabalhar em equipe por parte de muitos professores prejudicou a intenção da colaboração, além de se sentirem despreparadas para o contexto da pandemia. Por outro lado, o estudante PAEE, também sofreu impactos negativos em sua aprendizagem.
id UNSP_406c73435be3e6eb35b05cf79fd8ceae
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242321
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino colaborativo na pandemia: a percepção de professoras do AEECollaborative teaching in the pandemic: the perception of AEE teachersAtendimento Educacional EspecializadoEnsino ColaborativoPandemiaSpecialized educational serviceCollaborative teachingPandemicEste estudo é resultado de um trabalho de conclusão de curso que teve como objetivo compreender como os professores de AEE utilizaram dos serviços de apoio especializado que o ensino colaborativo dispõe, durante o período de ensino remoto. Com base na premissa de que o ensino colaborativo é um instrumento essencial de estratégia de inclusão, pois possibilita o compartilhamento de experiências, saberes e cumplicidade entre o professor do ensino comum e o professor do AEE, no qual essa colaboração contribui para o processo de ensino-aprendizagem do Estudante Público-Alvo da Educação Especial. Portanto, se fez necessário analisar, refletir e compreender as limitações e possibilidades desse profissional atuando em um dos contextos mais críticos que já existiram no país, a pandemia, bem como, discutir sobre os impactos do ensino remoto na aprendizagem dos estudantes PAEE. Participaram da pesquisa três professoras de AEE. A coleta de dados se deu por meio de um questionário investigativo, aplicado através da ferramenta online Google Formulários. Os resultados apontaram que as entrevistadas conhecem bem a proposta do Ensino Colaborativo e até as põe em prática, o que foi uma exceção no período remoto, pois a resistência em trabalhar em equipe por parte de muitos professores prejudicou a intenção da colaboração, além de se sentirem despreparadas para o contexto da pandemia. Por outro lado, o estudante PAEE, também sofreu impactos negativos em sua aprendizagem.This study was the result of a course completion work that aimed to seek to understand how SES teachers used the specialized support services that collaborative teaching offers during the remote teaching period. Based on the premise that collaborative teaching is an essential instrument as an inclusion strategy, as it enables the sharing of experiences, knowledge and complicity between the common teaching teacher and the AEE teacher, in which this collaboration contributes to the teaching process-Learning of the Special Education Target Audience Student. Therefore, it was necessary to analyze, reflect and understand the limitations and possibilities of this professional working in one of the most critical contexts that have ever existed in the country, the pandemic, as well as discussing the impacts of remote teaching on the learning of EPAEE. 3 SEA teachers participated in the research. Data collection took place through an investigative questionnaire, applied through the online tool Google Forms. The results showed that the interviewees know the Collaborative teaching proposal well and even put it into practice, which was an exception in the remote period, as the resistance to working as a team on the part of many teachers undermined the intention of collaboration, in addition to becoming feel unprepared. On the other hand, EPAEE also suffered negative impacts on its learning.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Zanata, Eliana Marques [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Erica Brito2023-03-06T15:48:53Z2023-03-06T15:48:53Z2023-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242321porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-07T06:26:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242321Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:21:01.192835Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino colaborativo na pandemia: a percepção de professoras do AEE
Collaborative teaching in the pandemic: the perception of AEE teachers
title Ensino colaborativo na pandemia: a percepção de professoras do AEE
spellingShingle Ensino colaborativo na pandemia: a percepção de professoras do AEE
Dias, Erica Brito
Atendimento Educacional Especializado
Ensino Colaborativo
Pandemia
Specialized educational service
Collaborative teaching
Pandemic
title_short Ensino colaborativo na pandemia: a percepção de professoras do AEE
title_full Ensino colaborativo na pandemia: a percepção de professoras do AEE
title_fullStr Ensino colaborativo na pandemia: a percepção de professoras do AEE
title_full_unstemmed Ensino colaborativo na pandemia: a percepção de professoras do AEE
title_sort Ensino colaborativo na pandemia: a percepção de professoras do AEE
author Dias, Erica Brito
author_facet Dias, Erica Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanata, Eliana Marques [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Erica Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento Educacional Especializado
Ensino Colaborativo
Pandemia
Specialized educational service
Collaborative teaching
Pandemic
topic Atendimento Educacional Especializado
Ensino Colaborativo
Pandemia
Specialized educational service
Collaborative teaching
Pandemic
description Este estudo é resultado de um trabalho de conclusão de curso que teve como objetivo compreender como os professores de AEE utilizaram dos serviços de apoio especializado que o ensino colaborativo dispõe, durante o período de ensino remoto. Com base na premissa de que o ensino colaborativo é um instrumento essencial de estratégia de inclusão, pois possibilita o compartilhamento de experiências, saberes e cumplicidade entre o professor do ensino comum e o professor do AEE, no qual essa colaboração contribui para o processo de ensino-aprendizagem do Estudante Público-Alvo da Educação Especial. Portanto, se fez necessário analisar, refletir e compreender as limitações e possibilidades desse profissional atuando em um dos contextos mais críticos que já existiram no país, a pandemia, bem como, discutir sobre os impactos do ensino remoto na aprendizagem dos estudantes PAEE. Participaram da pesquisa três professoras de AEE. A coleta de dados se deu por meio de um questionário investigativo, aplicado através da ferramenta online Google Formulários. Os resultados apontaram que as entrevistadas conhecem bem a proposta do Ensino Colaborativo e até as põe em prática, o que foi uma exceção no período remoto, pois a resistência em trabalhar em equipe por parte de muitos professores prejudicou a intenção da colaboração, além de se sentirem despreparadas para o contexto da pandemia. Por outro lado, o estudante PAEE, também sofreu impactos negativos em sua aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-06T15:48:53Z
2023-03-06T15:48:53Z
2023-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242321
url http://hdl.handle.net/11449/242321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129418915217408