Actorialização e argumentação nas charges de Jean Galvão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Merenciano, Priscila Florentino de Melo [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150806
Resumo: Componente fixa da página A2 Seção Opinião, do Jornal Folha de S. Paulo, a charge é, de acordo com Riani (2002), uma das primeiras atrações buscadas pelo leitor do periódico. Ao apresentar a figurativização de uma cena do cotidiano de forma lúdica e muitas vezes nonsense, o enundicador acaba por se esconder no ninho do risível, onde tudo é possível e, dessa maneira, pode garantir seu espaço para criticar as cenas do cotidiano. Buscando entender a forma como a charge constrói o ator discursivo na página de opinião do jornal impresso e ainda suas estratégias argumentativas, serão tomadas como córpus charges políticas do artista Jean Galvão, veiculadas no jornal Folha de S. Paulo, na página A2, seção Opinião, durante os quatro anos do primeiro mandato da presidente do Brasil Dilma Rousseff. Esta tese pretende abordar a charge como texto verbovisual, mais especificamente, as charges políticas, à luz da semiótica plástica, de modo a delimitar os contornos de uma semiótica da charge, que, além de tratar do texto verbovisual em si, reflita sobre sua circulação e relação com os tipos de texto que a cercam. Para tanto, apresentaremos no âmbito da semiótica uma definição para o gênero charge, buscando entender suas relações e especificidades em relação à História em Quadrinhos e à Caricatura. Utilizaremos como aporte teórico Fontanille (1999) e Greimas e Courtés (2008). Em seguida, nos pautaremos na semiótica discursiva, mais especificamente nas metodologias disponíveis para análise de textos sincréticos, tomando como base autores que já trabalharam com a linguagem das histórias em quadrinhos e das charges, Riani (2002), Fonseca (1999), Ramos (2010) e Lima (1963). Seguiremos rumo aos estudos a respeito da argumentação, compreendida aqui como ferramenta da persuasão. Em seguida, a abordagem seguirá em direção à retórica, recorrendo a autores que mantêm afinidade com a teoria semiótica, como os trabalhos de Teixeira (2001), Lopes e Beividas (2007) e Perelman (1996). Posteriormente, passaremos a aprofundar o estilo de Jean Galvão, chargista colaborador do Jornal Folha de S. Paulo. Para tanto, contaremos com o suporte teórico de Discini (2004), cuja obra analisa o estilo nos mais diversos textos. Ao final, por meio da análise do córpus selecionado, será feito um levantamento das características do artista que podem defini-lo como chargista e, ainda, enquanto possuidor de uma especificidade dentro desse gênero.
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Esta tese pretende abordar a charge como texto verbovisual, mais especificamente, as charges políticas, à luz da semiótica plástica, de modo a delimitar os contornos de uma semiótica da charge, que, além de tratar do texto verbovisual em si, reflita sobre sua circulação e relação com os tipos de texto que a cercam. Para tanto, apresentaremos no âmbito da semiótica uma definição para o gênero charge, buscando entender suas relações e especificidades em relação à História em Quadrinhos e à Caricatura. Utilizaremos como aporte teórico Fontanille (1999) e Greimas e Courtés (2008). Em seguida, nos pautaremos na semiótica discursiva, mais especificamente nas metodologias disponíveis para análise de textos sincréticos, tomando como base autores que já trabalharam com a linguagem das histórias em quadrinhos e das charges, Riani (2002), Fonseca (1999), Ramos (2010) e Lima (1963). Seguiremos rumo aos estudos a respeito da argumentação, compreendida aqui como ferramenta da persuasão. Em seguida, a abordagem seguirá em direção à retórica, recorrendo a autores que mantêm afinidade com a teoria semiótica, como os trabalhos de Teixeira (2001), Lopes e Beividas (2007) e Perelman (1996). Posteriormente, passaremos a aprofundar o estilo de Jean Galvão, chargista colaborador do Jornal Folha de S. Paulo. Para tanto, contaremos com o suporte teórico de Discini (2004), cuja obra analisa o estilo nos mais diversos textos. Ao final, por meio da análise do córpus selecionado, será feito um levantamento das características do artista que podem defini-lo como chargista e, ainda, enquanto possuidor de uma especificidade dentro desse gênero.Included as one of the sections of the newspaper, the page A2 Opinião (Opinion Section) of Folha de S. Paulo, the cartoon is, according to Riani (2002), the first attraction searched by the reader. When it presents a scene by means figurativization using the humor and sometimes the non-sense mode, the enunciator can find shelter in a nest where everything is possible and because of this one can keep his/her space to criticize the daily scenes. In order to understand the way that the cartoon build the discursive actor in the opinion section of the newspaper and so the ways to the argumentation, we are going to take as corpus with political cartoons created by Jean Galvão and presented in Folha de S. Paulo, in page A2, Opinion Section, during the 4 years of the first term of president Dilma Rousseff. We intend to study the cartoon as a verbal-visual text, more specific the political cartoons, using Semiotics of the Plastic Arts, trying to delimit the boundaries of a semiotic for the cartoon, that more than show the verbal-visual text, can meditate about the relation with other kinds of text that are nearby. In order to achieve that goal, based on the semiotic theory, we are going to use a definition for the genre cartoon, which we want to understand its relations and specifies when compared to comics and caricatures. As theoretical framework for these concepts we are going to use Fontanille (1999) and Greimas and Courtés (2008). After that we will be based on a discursive-semiotic approach, an available methodology to analyze syncretic texts using authors that already worked with comics’ and cartoon’s language such as Riani (2002), Fonseca (1999), Ramos (2010) and Lima (1963). We will develop the studies about argumentation in order to understand this theory as a tool for persuasion. Following this idea we will achieve the rhetorical theory, in which we will use authors that make approach rhetorical and semiotics as Teixeira (2001), Lopes and Beividas (2007) and Perelman (1996). Finally we will search Jean’s style. Jean works as a cartoonist in Folha de S. Paulo. In order to find Jean’s style we are going to use Discini’s (2004). In her book, the author analyses style concerning a lot of different texts. At the end we intend through the corpus to produce a list of the artist’s characteristics that can define him/her as a cartoonist and also as someone that has particularities inside this genre.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Portela, Jean Cristtus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Merenciano, Priscila Florentino de Melo [UNESP]2017-06-02T12:52:53Z2017-06-02T12:52:53Z2017-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15080600088698133004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:21:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150806Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-13T14:21:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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