O uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem da matemática: das práticas às concepções docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mônica Fernandes de [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92281
Resumo: A presente pesquisa, qualitativa, de natureza analítico descritiva, vinculada à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação”, do Programa de Pósgraduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente, teve por objetivo investigar as concepções de professores de Matemática das escolas estaduais do município de Presidente Prudente, sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A estratégia utilizada para desenvolver tal investigação foi a abordagem indireta, procedimento que consiste em investigar as concepções dos professores questionando-os não sobre suas concepções propriamente, mas sobre suas práticas. A pesquisadora utilizou questionário e entrevista semi-estruturada para coletar os dados referentes às práticas com TIC de cinco professores de Matemática. Tal análise indicou que os professores concebem que a exposição da teoria deve sempre anteceder...
id UNSP_40930f0b9ddb7b75373bccec2cfb3251
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92281
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem da matemática: das práticas às concepções docentesEducaçãoMatemática - Estudo e ensinoMathematical Teacher's ConceptionInformation and Communication Technologies (ICT)Mathematical Teaching – Learning ProcessA presente pesquisa, qualitativa, de natureza analítico descritiva, vinculada à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação”, do Programa de Pósgraduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente, teve por objetivo investigar as concepções de professores de Matemática das escolas estaduais do município de Presidente Prudente, sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A estratégia utilizada para desenvolver tal investigação foi a abordagem indireta, procedimento que consiste em investigar as concepções dos professores questionando-os não sobre suas concepções propriamente, mas sobre suas práticas. A pesquisadora utilizou questionário e entrevista semi-estruturada para coletar os dados referentes às práticas com TIC de cinco professores de Matemática. Tal análise indicou que os professores concebem que a exposição da teoria deve sempre anteceder...The present qualitative research, which has an analytic and descriptive nature, and entailed to the research topic of “Practices and Formation Processes in Education”, of the Post-graduation Program in Education of Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP, campus of Presidente Prudente, aimed investigate the conceptions of Mathematical teachers of state schools in Presidente Prudente about the use of Information and Communication Technologies (ICT) during the teaching–learning process of mathematic. The strategy used to develop such investigation was the indirect approach. This procedure consists in investigate the teacher's concepts by questioning them not about their conceptions themselves, but about their practices. The researcher made use of questionnaire and semi-structured interview to collect the data referent to the practices with ICT of five mathematical teachers. The analysis indicated that the teachers agree that the exposure of the theory must always precede the practice. Besides that, the practices proposed by the... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Mônica Fernandes de [UNESP]2014-06-11T19:25:39Z2014-06-11T19:25:39Z2010-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis166 f. : il.application/pdfSOUZA, Mônica Fernandes de. O uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem da matemática: das práticas às concepções docentes. 2010. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/92281000624707souza_mf_me_prud.pdf33004129044P65074643701525672Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92281Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:46:08.243128Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem da matemática: das práticas às concepções docentes
title O uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem da matemática: das práticas às concepções docentes
spellingShingle O uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem da matemática: das práticas às concepções docentes
Souza, Mônica Fernandes de [UNESP]
Educação
Matemática - Estudo e ensino
Mathematical Teacher's Conception
Information and Communication Technologies (ICT)
Mathematical Teaching – Learning Process
title_short O uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem da matemática: das práticas às concepções docentes
title_full O uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem da matemática: das práticas às concepções docentes
title_fullStr O uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem da matemática: das práticas às concepções docentes
title_full_unstemmed O uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem da matemática: das práticas às concepções docentes
title_sort O uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem da matemática: das práticas às concepções docentes
author Souza, Mônica Fernandes de [UNESP]
author_facet Souza, Mônica Fernandes de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Mônica Fernandes de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Matemática - Estudo e ensino
Mathematical Teacher's Conception
Information and Communication Technologies (ICT)
Mathematical Teaching – Learning Process
topic Educação
Matemática - Estudo e ensino
Mathematical Teacher's Conception
Information and Communication Technologies (ICT)
Mathematical Teaching – Learning Process
description A presente pesquisa, qualitativa, de natureza analítico descritiva, vinculada à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação”, do Programa de Pósgraduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente, teve por objetivo investigar as concepções de professores de Matemática das escolas estaduais do município de Presidente Prudente, sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A estratégia utilizada para desenvolver tal investigação foi a abordagem indireta, procedimento que consiste em investigar as concepções dos professores questionando-os não sobre suas concepções propriamente, mas sobre suas práticas. A pesquisadora utilizou questionário e entrevista semi-estruturada para coletar os dados referentes às práticas com TIC de cinco professores de Matemática. Tal análise indicou que os professores concebem que a exposição da teoria deve sempre anteceder...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-26
2014-06-11T19:25:39Z
2014-06-11T19:25:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Mônica Fernandes de. O uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem da matemática: das práticas às concepções docentes. 2010. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/92281
000624707
souza_mf_me_prud.pdf
33004129044P6
5074643701525672
identifier_str_mv SOUZA, Mônica Fernandes de. O uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem da matemática: das práticas às concepções docentes. 2010. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.
000624707
souza_mf_me_prud.pdf
33004129044P6
5074643701525672
url http://hdl.handle.net/11449/92281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 166 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128976545120256