Gêneros e formatos: a web como espaço legitimado da Folkcomunicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.metodista.br/unesco http://hdl.handle.net/11449/135534 |
Resumo: | O estudo sobre a folkcomunicação foi um dos principais legados de Luiz Beltrão em sua batalha para conscientizar os estudantes de jornalismo quanto à comunicação coletiva e a seus múltiplos desdobramentos. A atualidade da pesquisa desse pioneiro tem despertado o interesse de diversos grupos, não só no Brasil, mas também na América Latina e em países europeus. Se, por um lado, a rapidez da sociedade da informação possibilita a criação cotidiana de "um mundo novo" de informações, com a oferta cada vez mais veloz de conhecimento exige, por outro, que toda essa gama de dados que circulam pelas "infovias" comunicacionais faça parte do cotidiano das pessoas quase que em tempo real. Esse ultimato se insere no mundo do trabalho, do lazer, da economia, da política, da cultura em uma aparente cobrança da inserção do indivíduo nesse contexto. Esse tem sido um dos motes principais de articulação da Rede (GOBBI, 2006). A pesquisa que estamos realizando busca conhecer, mapear, sistematizar os dados que estão sendo disponibilizados na rede mundial sobre a Folkcomunicação, tratando mais especificamente da Folkcomunicação Icônica, Formato Funerário e Folkcomunicação cinética, Formato: Rito de passagem, conforme definiu o professor José Marques de Melo, em seu trabalho sobre Gêneros e formatos folkcomunicacionais: aproximação taxionômica. Utilizando pesquisa bibliográfica e documental, a análise objetiva verificar quais tipos estão presentes e se há outros formatos e quais são eles. |
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