Efeitos da informação comportamental na dinâmica intrínseca do controle postural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perotti Junior, Alaércio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barela, José Angelo [UNESP], Polastri, Paula Fávaro [UNESP], Tani, Go
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000300020
http://hdl.handle.net/11449/20635
Resumo: Esse estudo teve como objetivo examinar possíveis alterações na dinâmica intrínseca de crianças e adultos decorrentes de informações externas na realização de uma tarefa de manutenção da postura ereta. Participaram do estudo dez crianças de 8 anos de idade e dez adultos jovens de ambos os gêneros. Eles permaneceram na posição ereta dentro de uma sala móvel que foi movimentada continuamente para frente e para trás. Os participantes recebiam informação sobre o movimento da sala e eram solicitados a não oscilar ou a oscilar junto com o movimento da mesma. Os resultados mostraram que a manipulação da informação visual induziu oscilação corporal correspondente (dinâmica intrínseca) em crianças e adultos. Informação sobre o movimento da sala e solicitação de uma ação (informação comportamental) alteraram o relacionamento entre informação visual e oscilação corporal. Crianças apresentaram mais dificuldades em alterar a dinâmica intrínseca do que adultos, indicando que elas são mais dependentes da dinâmica intrínseca do que adultos. Esses resultados trazem implicações importantes para a situação de ensino-aprendizagem, pois indica que aprendizagem envolvendo crianças deve ser estruturada propiciando condições mais favoráveis para alterações na dinâmica intrínseca para que os objetivos da mesma sejam alcançados.
id UNSP_40a4407a0733fd62edc451c32eb2ece2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/20635
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Efeitos da informação comportamental na dinâmica intrínseca do controle posturalBehavioral information effects on postural control intrinsic dynamicsDinâmica intrínsecaInformação comportamentalInformaçãoControle motorIntrinsic dynamicsBehavioral informationInformationMotor controlPostureEsse estudo teve como objetivo examinar possíveis alterações na dinâmica intrínseca de crianças e adultos decorrentes de informações externas na realização de uma tarefa de manutenção da postura ereta. Participaram do estudo dez crianças de 8 anos de idade e dez adultos jovens de ambos os gêneros. Eles permaneceram na posição ereta dentro de uma sala móvel que foi movimentada continuamente para frente e para trás. Os participantes recebiam informação sobre o movimento da sala e eram solicitados a não oscilar ou a oscilar junto com o movimento da mesma. Os resultados mostraram que a manipulação da informação visual induziu oscilação corporal correspondente (dinâmica intrínseca) em crianças e adultos. Informação sobre o movimento da sala e solicitação de uma ação (informação comportamental) alteraram o relacionamento entre informação visual e oscilação corporal. Crianças apresentaram mais dificuldades em alterar a dinâmica intrínseca do que adultos, indicando que elas são mais dependentes da dinâmica intrínseca do que adultos. Esses resultados trazem implicações importantes para a situação de ensino-aprendizagem, pois indica que aprendizagem envolvendo crianças deve ser estruturada propiciando condições mais favoráveis para alterações na dinâmica intrínseca para que os objetivos da mesma sejam alcançados.The purpose of this study was to examine possible changes in the intrinsic dynamics of children and adults resulting from external information in upright stance task. Ten eight-year-old children and ten young adults, both genders, maintained upright position inside a moving room that was continuously moved frontward and backward. Participants were informed about the room movement and they were requested to sway or not sway with the moving room. The results showed that visual manipulation induces correspondent body sway (intrinsic dynamics) in children and adults. Information about the room movement and the request of an action (behavioral information) changed the relation between visual information and body sway. Although it can be changed, children showed more difficulty in changing the intrinsic dynamics than adults, showing that they are more dependent on intrinsic dynamics than adults. These findings bring important implications to learning, suggesting that children's learning opportunities must be structured properly in order to provide condition of intrinsic dynamics changes towards the goals of the task at hand.Centro Universitário Herminio Ometto de ArarasUniversidade Estadual Paulista IB Departamento de Educação FísicaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências de Bauru Departamento de Educação FísicaUniversidade de São Paulo Escola de Educação Física e Esporte Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo HumanoUniversidade Estadual Paulista IB Departamento de Educação FísicaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências de Bauru Departamento de Educação FísicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Centro Universitário Herminio Ometto de ArarasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Perotti Junior, AlaércioBarela, José Angelo [UNESP]Polastri, Paula Fávaro [UNESP]Tani, Go2013-09-30T18:04:18Z2014-05-20T13:57:56Z2013-09-30T18:04:18Z2014-05-20T13:57:56Z2012-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article602-614application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000300020Motriz: Revista de Educação Física. Universidade Estadual Paulista, v. 18, n. 3, p. 602-614, 2012.1980-6574http://hdl.handle.net/11449/2063510.1590/S1980-65742012000300020S1980-65742012000300020WOS:000310294700020S1980-65742012000300020.pdf01845639251777100000-0003-2007-5950SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporMotriz: Revista de Educação Física0,254info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T18:53:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/20635Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-24T18:53:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da informação comportamental na dinâmica intrínseca do controle postural
Behavioral information effects on postural control intrinsic dynamics
title Efeitos da informação comportamental na dinâmica intrínseca do controle postural
spellingShingle Efeitos da informação comportamental na dinâmica intrínseca do controle postural
Perotti Junior, Alaércio
Dinâmica intrínseca
Informação comportamental
Informação
Controle motor
Intrinsic dynamics
Behavioral information
Information
Motor control
Posture
title_short Efeitos da informação comportamental na dinâmica intrínseca do controle postural
title_full Efeitos da informação comportamental na dinâmica intrínseca do controle postural
title_fullStr Efeitos da informação comportamental na dinâmica intrínseca do controle postural
title_full_unstemmed Efeitos da informação comportamental na dinâmica intrínseca do controle postural
title_sort Efeitos da informação comportamental na dinâmica intrínseca do controle postural
author Perotti Junior, Alaércio
author_facet Perotti Junior, Alaércio
Barela, José Angelo [UNESP]
Polastri, Paula Fávaro [UNESP]
Tani, Go
author_role author
author2 Barela, José Angelo [UNESP]
Polastri, Paula Fávaro [UNESP]
Tani, Go
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro Universitário Herminio Ometto de Araras
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Perotti Junior, Alaércio
Barela, José Angelo [UNESP]
Polastri, Paula Fávaro [UNESP]
Tani, Go
dc.subject.por.fl_str_mv Dinâmica intrínseca
Informação comportamental
Informação
Controle motor
Intrinsic dynamics
Behavioral information
Information
Motor control
Posture
topic Dinâmica intrínseca
Informação comportamental
Informação
Controle motor
Intrinsic dynamics
Behavioral information
Information
Motor control
Posture
description Esse estudo teve como objetivo examinar possíveis alterações na dinâmica intrínseca de crianças e adultos decorrentes de informações externas na realização de uma tarefa de manutenção da postura ereta. Participaram do estudo dez crianças de 8 anos de idade e dez adultos jovens de ambos os gêneros. Eles permaneceram na posição ereta dentro de uma sala móvel que foi movimentada continuamente para frente e para trás. Os participantes recebiam informação sobre o movimento da sala e eram solicitados a não oscilar ou a oscilar junto com o movimento da mesma. Os resultados mostraram que a manipulação da informação visual induziu oscilação corporal correspondente (dinâmica intrínseca) em crianças e adultos. Informação sobre o movimento da sala e solicitação de uma ação (informação comportamental) alteraram o relacionamento entre informação visual e oscilação corporal. Crianças apresentaram mais dificuldades em alterar a dinâmica intrínseca do que adultos, indicando que elas são mais dependentes da dinâmica intrínseca do que adultos. Esses resultados trazem implicações importantes para a situação de ensino-aprendizagem, pois indica que aprendizagem envolvendo crianças deve ser estruturada propiciando condições mais favoráveis para alterações na dinâmica intrínseca para que os objetivos da mesma sejam alcançados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
2013-09-30T18:04:18Z
2013-09-30T18:04:18Z
2014-05-20T13:57:56Z
2014-05-20T13:57:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000300020
Motriz: Revista de Educação Física. Universidade Estadual Paulista, v. 18, n. 3, p. 602-614, 2012.
1980-6574
http://hdl.handle.net/11449/20635
10.1590/S1980-65742012000300020
S1980-65742012000300020
WOS:000310294700020
S1980-65742012000300020.pdf
0184563925177710
0000-0003-2007-5950
url http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000300020
http://hdl.handle.net/11449/20635
identifier_str_mv Motriz: Revista de Educação Física. Universidade Estadual Paulista, v. 18, n. 3, p. 602-614, 2012.
1980-6574
10.1590/S1980-65742012000300020
S1980-65742012000300020
WOS:000310294700020
S1980-65742012000300020.pdf
0184563925177710
0000-0003-2007-5950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Motriz: Revista de Educação Física
0,254
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 602-614
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964731543388160