Construção do conceito de número em estudantes com síndrome de down: estratégias e recursos pedagógicos na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Janiele de Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191697
Resumo: Essa pesquisa de mestrado é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente, São Paulo, na linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”. Construir o conceito de número não é uma tarefa simples e requer atividades que incentivem a contagem oral de objetos, de ordenação, de classificação, de comparação, de seriação, de conservação e inclusão, para que a criança consiga perceber as relações do número e seus significados. Objetivou-se nessa pesquisa identificar se e como o professor polivalente, das séries iniciais do Ensino Fundamental utiliza estratégias de ensino e recursos pedagógicos para trabalhar a construção do conceito de número em estudantes com síndrome de Down, que por sua vez, desmembrou-se em dois estudos: 1) sistematizar e descrever as estratégias de ensino e recursos pedagógicos a partir de diferentes técnicas metodológicas e elencá-los nas categorias indicadas no desenvolvimento da construção do conceito de número; 2) propor atividades e por conseguinte recursos pedagógicos que possam contribuir com o trabalho do professor em sala de aula para estudantes com esta síndrome. A pesquisa caracterizada como pesquisa qualitativa do tipo descritiva analítica, foi realizada em duas escolas públicas municipais nas séries iniciais do Ensino Fundamental. As participantes da pesquisa foram duas professoras, uma tutora e duas estudantes com síndrome de Down. A pesquisa foi delineada em duas etapas: 1) Identificação, descrição e sistematização de estratégias de ensino e recursos pedagógicos a partir de diferentes técnicas observacionais, extraídas de observações e relatos das professoras e da tutora, que tinham em suas salas de aula uma estudante com síndrome de Down; 2) A partir da literatura, extrair propostas de atividades que estimulassem os estudantes com síndrome de Down construir o conceito de número. A pesquisa revelou que apesar de observadas estratégias de ensino e recursos pedagógicos, no trabalho da construção do conceito de número com as estudantes, notou-se lacunas quanto a estratégias que evidenciassem a criação das relações com o número e sua função. Diante disso, se torna essencial implementar diversificadas estratégias, bem como recursos pedagógicos com enfoque na inclusão de estudantes com síndrome de Down, os quais foram apresentados no trabalho como forma de potencializar a alfabetização Matemática.
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Objetivou-se nessa pesquisa identificar se e como o professor polivalente, das séries iniciais do Ensino Fundamental utiliza estratégias de ensino e recursos pedagógicos para trabalhar a construção do conceito de número em estudantes com síndrome de Down, que por sua vez, desmembrou-se em dois estudos: 1) sistematizar e descrever as estratégias de ensino e recursos pedagógicos a partir de diferentes técnicas metodológicas e elencá-los nas categorias indicadas no desenvolvimento da construção do conceito de número; 2) propor atividades e por conseguinte recursos pedagógicos que possam contribuir com o trabalho do professor em sala de aula para estudantes com esta síndrome. A pesquisa caracterizada como pesquisa qualitativa do tipo descritiva analítica, foi realizada em duas escolas públicas municipais nas séries iniciais do Ensino Fundamental. As participantes da pesquisa foram duas professoras, uma tutora e duas estudantes com síndrome de Down. A pesquisa foi delineada em duas etapas: 1) Identificação, descrição e sistematização de estratégias de ensino e recursos pedagógicos a partir de diferentes técnicas observacionais, extraídas de observações e relatos das professoras e da tutora, que tinham em suas salas de aula uma estudante com síndrome de Down; 2) A partir da literatura, extrair propostas de atividades que estimulassem os estudantes com síndrome de Down construir o conceito de número. A pesquisa revelou que apesar de observadas estratégias de ensino e recursos pedagógicos, no trabalho da construção do conceito de número com as estudantes, notou-se lacunas quanto a estratégias que evidenciassem a criação das relações com o número e sua função. Diante disso, se torna essencial implementar diversificadas estratégias, bem como recursos pedagógicos com enfoque na inclusão de estudantes com síndrome de Down, os quais foram apresentados no trabalho como forma de potencializar a alfabetização Matemática.This master’s research project is linked to the Graduate Program in Education at UNESP, Paulista State University “Júlio de Mesquita Filho,” Faculty of Science and Technology, Presidente Prudente campus in São Paulo, under the line of research “Formative Processes, Teaching and Learning.” Building numerical concepts is not a simple task and requires activities that encourage the oral counting of objects, their ordering, classification, comparison, ranking, conservation and inclusion so that the child can perceive the relationships between the number and its corresponding meaning. The objective of this research was to identify if and how a multipurpose teacher from the primary grades of elementary education uses teaching strategies and pedagogical resources to assist students with Down syndrome in the construction of the numerical concepts. This project, in turn, was divided into two studies where the first systematized and described teaching strategies and pedagogical resources using different methodological techniques and listed them in the categories indicated in the development of the construction of the numerical concept; and the second proposed activities and respective pedagogical resources that could contribute to the teacher’s classroom work with students with this syndrome. The research was characterized as qualitative research of the analytical descriptive type and carried out in two municipal public schools in the initial grades of elementary school. Two teachers, a tutor and two students with Down syndrome served as the research participants. The research was outlined in two stages: first, it encompassed identification, description and systematization of teaching strategies and pedagogical resources based on different observational techniques extracted from observations and reports of the teachers and the tutor who had a student with Down syndrome in their classrooms. Second, it drew on the existing literature to present proposals for activities that encourage students with Down syndrome to build numerical concepts. The research revealed that despite the observed use of teaching strategies and pedagogical resources, there were gaps in approaches that evidenced the creation of relationships between the number and its function when constructing the numerical concept with students. Therefore, it is essential to implement diversified strategies, as well as pedagogical resources with a focus on inclusion of students with Down syndrome. These strategies are presented here to enhance mathematical literacy.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Seabra Junior, Manoel Osmar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Janiele de Souza [UNESP]2020-02-28T17:43:06Z2020-02-28T17:43:06Z2019-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19169700092925133004129044P68039118755158155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191697Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:44:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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