A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
DOI: 10.1590/S0101-32622011000300003
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000300003
http://hdl.handle.net/11449/28267
Resumo: O objetivo desse artigo é problematizar a função social da escola na sociedade capitalista atual. Tendo historicamente a função da transmissão do conhecimento, a escola, nas últimas décadas, vem passando por sérias dificuldades em cumprir, ao menos em parte, essa função social. Estudantes e professores não se identificam mais nesse espaço institucional, uns porque não aprendem e outros porque não conseguem ensinar. O estranhamento dos agentes sociais em suas relações na escola faz com que sentidos e significados se percam no processo pedagógico. As motivações de ambos se distanciam na atividade, esvaziando as ações e o alcance dos objetivos que, a priori, deveriam ser comuns. O que está na base desse conflito? A escola teria esgotado sua função social, esvaindo-se como espaço de produção e socialização de conhecimentos? A contribuição do olhar sociológico nessa problemática deve se constituir como um desafio às Ciências Sociais, de modo geral, e ao ensino de Sociologia, de modo particular?
id UNSP_40f38847f6f2723d06f10461c84bbdb6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28267
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológicoSenses and meanings crisis: the contribution of a sociological perspectiveFunção social da escolaSignificados e sentidosEnsino de SociologiaSocial function of schoolMeanings and sensesTeaching of SociologyO objetivo desse artigo é problematizar a função social da escola na sociedade capitalista atual. Tendo historicamente a função da transmissão do conhecimento, a escola, nas últimas décadas, vem passando por sérias dificuldades em cumprir, ao menos em parte, essa função social. Estudantes e professores não se identificam mais nesse espaço institucional, uns porque não aprendem e outros porque não conseguem ensinar. O estranhamento dos agentes sociais em suas relações na escola faz com que sentidos e significados se percam no processo pedagógico. As motivações de ambos se distanciam na atividade, esvaziando as ações e o alcance dos objetivos que, a priori, deveriam ser comuns. O que está na base desse conflito? A escola teria esgotado sua função social, esvaindo-se como espaço de produção e socialização de conhecimentos? A contribuição do olhar sociológico nessa problemática deve se constituir como um desafio às Ciências Sociais, de modo geral, e ao ensino de Sociologia, de modo particular?The aim of this paper is to point the social function of schools in modern capitalist society. Having historically the function of the transmission of knowledge, the school in recent decades, has experienced serious difficulties in fulfilling, at least in part, this social function. Students and teachers do not identify themselves anymore in this institutional space, some because they do not learn and other because they cannot teach. The estrangement of social agents in their relationships at school makes sense and meaning get lost in the educational process. The motivations of both agents distance themselves inside the activity, emptying the actions and goals achievement, which a priori should be common to both of them. What is the basis of this conflict? Would the school have exhausted its social function, evanishing itself as a space of production and socialization of knowledge? Must the contribution of the sociological perspective be constituted as a challenge to Social Sciences in general and the teaching of Sociology, in particular?Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de FilosofiaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de FilosofiaCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP]2014-05-20T15:12:05Z2014-05-20T15:12:05Z2011-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article341-357application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000300003Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 31, n. 85, p. 341-357, 2011.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2826710.1590/S0101-32622011000300003S0101-32622011000300003S0101-32622011000300003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28267Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico
Senses and meanings crisis: the contribution of a sociological perspective
title A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico
spellingShingle A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico
A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico
Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP]
Função social da escola
Significados e sentidos
Ensino de Sociologia
Social function of school
Meanings and senses
Teaching of Sociology
Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP]
Função social da escola
Significados e sentidos
Ensino de Sociologia
Social function of school
Meanings and senses
Teaching of Sociology
title_short A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico
title_full A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico
title_fullStr A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico
A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico
title_full_unstemmed A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico
A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico
title_sort A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico
author Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP]
author_facet Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP]
Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Função social da escola
Significados e sentidos
Ensino de Sociologia
Social function of school
Meanings and senses
Teaching of Sociology
topic Função social da escola
Significados e sentidos
Ensino de Sociologia
Social function of school
Meanings and senses
Teaching of Sociology
description O objetivo desse artigo é problematizar a função social da escola na sociedade capitalista atual. Tendo historicamente a função da transmissão do conhecimento, a escola, nas últimas décadas, vem passando por sérias dificuldades em cumprir, ao menos em parte, essa função social. Estudantes e professores não se identificam mais nesse espaço institucional, uns porque não aprendem e outros porque não conseguem ensinar. O estranhamento dos agentes sociais em suas relações na escola faz com que sentidos e significados se percam no processo pedagógico. As motivações de ambos se distanciam na atividade, esvaziando as ações e o alcance dos objetivos que, a priori, deveriam ser comuns. O que está na base desse conflito? A escola teria esgotado sua função social, esvaindo-se como espaço de produção e socialização de conhecimentos? A contribuição do olhar sociológico nessa problemática deve se constituir como um desafio às Ciências Sociais, de modo geral, e ao ensino de Sociologia, de modo particular?
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
2014-05-20T15:12:05Z
2014-05-20T15:12:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000300003
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 31, n. 85, p. 341-357, 2011.
0101-3262
http://hdl.handle.net/11449/28267
10.1590/S0101-32622011000300003
S0101-32622011000300003
S0101-32622011000300003.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000300003
http://hdl.handle.net/11449/28267
identifier_str_mv Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 31, n. 85, p. 341-357, 2011.
0101-3262
10.1590/S0101-32622011000300003
S0101-32622011000300003
S0101-32622011000300003.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos CEDES
0,119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 341-357
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822182455374774272
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622011000300003