A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
DOI: | 10.1590/S0101-32622011000300003 |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000300003 http://hdl.handle.net/11449/28267 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é problematizar a função social da escola na sociedade capitalista atual. Tendo historicamente a função da transmissão do conhecimento, a escola, nas últimas décadas, vem passando por sérias dificuldades em cumprir, ao menos em parte, essa função social. Estudantes e professores não se identificam mais nesse espaço institucional, uns porque não aprendem e outros porque não conseguem ensinar. O estranhamento dos agentes sociais em suas relações na escola faz com que sentidos e significados se percam no processo pedagógico. As motivações de ambos se distanciam na atividade, esvaziando as ações e o alcance dos objetivos que, a priori, deveriam ser comuns. O que está na base desse conflito? A escola teria esgotado sua função social, esvaindo-se como espaço de produção e socialização de conhecimentos? A contribuição do olhar sociológico nessa problemática deve se constituir como um desafio às Ciências Sociais, de modo geral, e ao ensino de Sociologia, de modo particular? |
id |
UNSP_40f38847f6f2723d06f10461c84bbdb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28267 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológicoSenses and meanings crisis: the contribution of a sociological perspectiveFunção social da escolaSignificados e sentidosEnsino de SociologiaSocial function of schoolMeanings and sensesTeaching of SociologyO objetivo desse artigo é problematizar a função social da escola na sociedade capitalista atual. Tendo historicamente a função da transmissão do conhecimento, a escola, nas últimas décadas, vem passando por sérias dificuldades em cumprir, ao menos em parte, essa função social. Estudantes e professores não se identificam mais nesse espaço institucional, uns porque não aprendem e outros porque não conseguem ensinar. O estranhamento dos agentes sociais em suas relações na escola faz com que sentidos e significados se percam no processo pedagógico. As motivações de ambos se distanciam na atividade, esvaziando as ações e o alcance dos objetivos que, a priori, deveriam ser comuns. O que está na base desse conflito? A escola teria esgotado sua função social, esvaindo-se como espaço de produção e socialização de conhecimentos? A contribuição do olhar sociológico nessa problemática deve se constituir como um desafio às Ciências Sociais, de modo geral, e ao ensino de Sociologia, de modo particular?The aim of this paper is to point the social function of schools in modern capitalist society. Having historically the function of the transmission of knowledge, the school in recent decades, has experienced serious difficulties in fulfilling, at least in part, this social function. Students and teachers do not identify themselves anymore in this institutional space, some because they do not learn and other because they cannot teach. The estrangement of social agents in their relationships at school makes sense and meaning get lost in the educational process. The motivations of both agents distance themselves inside the activity, emptying the actions and goals achievement, which a priori should be common to both of them. What is the basis of this conflict? Would the school have exhausted its social function, evanishing itself as a space of production and socialization of knowledge? Must the contribution of the sociological perspective be constituted as a challenge to Social Sciences in general and the teaching of Sociology, in particular?Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de FilosofiaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de FilosofiaCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP]2014-05-20T15:12:05Z2014-05-20T15:12:05Z2011-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article341-357application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000300003Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 31, n. 85, p. 341-357, 2011.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2826710.1590/S0101-32622011000300003S0101-32622011000300003S0101-32622011000300003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28267Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico Senses and meanings crisis: the contribution of a sociological perspective |
title |
A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico |
spellingShingle |
A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP] Função social da escola Significados e sentidos Ensino de Sociologia Social function of school Meanings and senses Teaching of Sociology Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP] Função social da escola Significados e sentidos Ensino de Sociologia Social function of school Meanings and senses Teaching of Sociology |
title_short |
A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico |
title_full |
A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico |
title_fullStr |
A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico |
title_full_unstemmed |
A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico |
title_sort |
A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico |
author |
Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP] |
author_facet |
Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP] Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Função social da escola Significados e sentidos Ensino de Sociologia Social function of school Meanings and senses Teaching of Sociology |
topic |
Função social da escola Significados e sentidos Ensino de Sociologia Social function of school Meanings and senses Teaching of Sociology |
description |
O objetivo desse artigo é problematizar a função social da escola na sociedade capitalista atual. Tendo historicamente a função da transmissão do conhecimento, a escola, nas últimas décadas, vem passando por sérias dificuldades em cumprir, ao menos em parte, essa função social. Estudantes e professores não se identificam mais nesse espaço institucional, uns porque não aprendem e outros porque não conseguem ensinar. O estranhamento dos agentes sociais em suas relações na escola faz com que sentidos e significados se percam no processo pedagógico. As motivações de ambos se distanciam na atividade, esvaziando as ações e o alcance dos objetivos que, a priori, deveriam ser comuns. O que está na base desse conflito? A escola teria esgotado sua função social, esvaindo-se como espaço de produção e socialização de conhecimentos? A contribuição do olhar sociológico nessa problemática deve se constituir como um desafio às Ciências Sociais, de modo geral, e ao ensino de Sociologia, de modo particular? |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 2014-05-20T15:12:05Z 2014-05-20T15:12:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000300003 Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 31, n. 85, p. 341-357, 2011. 0101-3262 http://hdl.handle.net/11449/28267 10.1590/S0101-32622011000300003 S0101-32622011000300003 S0101-32622011000300003.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000300003 http://hdl.handle.net/11449/28267 |
identifier_str_mv |
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 31, n. 85, p. 341-357, 2011. 0101-3262 10.1590/S0101-32622011000300003 S0101-32622011000300003 S0101-32622011000300003.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES 0,119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
341-357 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822182455374774272 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622011000300003 |