Personagens femininas nos primórdios do romance moderno: Pâmela e Júlia, ou A nova Heloísa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102391 |
Resumo: | Apesar de obter sua maior projeção no século XIX, o gênero romance já se destacava no horizonte literário europeu do século XVIII e apresentava grandes transformações. Ele se firmou em meio a mudanças sociais, políticas e econômicas importantes. Este estudo focaliza duas obras desse período, Pâmela escrita por Samuel Richardson e Júlia, ou A nova Heloísa escrita por Rousseau, na Inglaterra e França, respectivamente, e considera características do gênero emergente como individualismo, sentimentalismo e moralismo que são destacadas nas duas obras. São realizadas também análises de aspectos como personagens, tempo e espaço, entre outros, a fim de verificar como essas categorias da narrativa se manifestavam na época no gênero nascente. O contexto em que as duas narrativas foram produzidas é também descrito e busca-se determinar sua influência enquanto elemento fundamental para a constituição do gênero. Por outro lado, a representação da mulher nessas duas obras é focalizada de maneira a demonstrar que o romance, ao mesmo tempo em que retratava a sociedade que o produzia e a posição que a mulher ocupava nela, ajudou também a forjá-la, alterando-lhe os conceitos e os comportamentos. A análise da mulher parte da representação feita em Pâmela e Júlia, ou A nova Heloísa no que se refere ao casamento, ao sentimento e à morte delas enquanto personagens femininas criadas por escritores homens. |
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Personagens femininas nos primórdios do romance moderno: Pâmela e Júlia, ou A nova HeloísaRichardson, Samuel, 1689-1761Literatura - História e crítica - TeoriaAnálise do discursoMulheres na literaturaApesar de obter sua maior projeção no século XIX, o gênero romance já se destacava no horizonte literário europeu do século XVIII e apresentava grandes transformações. Ele se firmou em meio a mudanças sociais, políticas e econômicas importantes. Este estudo focaliza duas obras desse período, Pâmela escrita por Samuel Richardson e Júlia, ou A nova Heloísa escrita por Rousseau, na Inglaterra e França, respectivamente, e considera características do gênero emergente como individualismo, sentimentalismo e moralismo que são destacadas nas duas obras. São realizadas também análises de aspectos como personagens, tempo e espaço, entre outros, a fim de verificar como essas categorias da narrativa se manifestavam na época no gênero nascente. O contexto em que as duas narrativas foram produzidas é também descrito e busca-se determinar sua influência enquanto elemento fundamental para a constituição do gênero. Por outro lado, a representação da mulher nessas duas obras é focalizada de maneira a demonstrar que o romance, ao mesmo tempo em que retratava a sociedade que o produzia e a posição que a mulher ocupava nela, ajudou também a forjá-la, alterando-lhe os conceitos e os comportamentos. A análise da mulher parte da representação feita em Pâmela e Júlia, ou A nova Heloísa no que se refere ao casamento, ao sentimento e à morte delas enquanto personagens femininas criadas por escritores homens.Although the novel achieved its maturity in the nineteenth century, it was already present in the literary landscape during the previous century. It became consolidated in a time of important social, political and economic changes. This study focuses on two novels of this period, Pamela, by Samuel Richardson and Julie, or The new Heloise written by Rousseau and published in England and France, respectively, and considers characteristics of the new literary genre, such as individualism, sentimentalism and moralization, each pointed out in the two works. Other aspects such as characters, time and space are analyzed with the objective of observing how they were manifested in the period when the novel was appearing as a genre. The context where the two narratives were produced is also described so as to determine its influence as a fundamental element in the constitution of the novel. The representation of the woman in these two works is also considered as a means to show that the novel, even while reflecting the society that produced it, also helped to mold it. The analysis of the woman is based on the representation in Pamela and Julie, or The new Heloise in as much as it considers their marriage, sentiment and death as female characters created by authors who were men.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Sidney [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Trew, Esther Maxine [UNESP]2014-06-11T19:32:07Z2014-06-11T19:32:07Z2007-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis236 f.application/pdfTREW, Esther Maxine. Personagens femininas nos primórdios do romance moderno: Pâmela e Júlia, ou A nova Heloísa. 2007. 236 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/102391000510672trew_em_dr_arafcl.pdf33004030016P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T19:21:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102391Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:38:37.153055Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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