Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Maryana Helena Fernandez de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Vieira, Edson Guilherme [UNESP], Alves, Maria Luana [UNESP], Pereira, Ana Paula dos Santos [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/996
http://hdl.handle.net/11449/143408
Resumo: Escolher é parte do processo natural da vida. Deparamos constantemente com adolescentes confusos, até mesmo sem nenhum tipo de opinião, quando nos referimos à iniciação [ou escolha?] de uma carreira profissional. A orientação profissional ajuda o jovem no sentido de prover reflexão, isto é, não tem como objetivo oferecer respostas ao adolescente, mas sim auxiliá-lo no processo da escolha profissional. Trata-se de uma alternativa muito importante nesta fase da vida, pois na maioria dos casos estes adolescentes não apresentam o hábito de refletir sobre o futuro, porque suas emoções suas expectativas e idealizações em relação às profissões estão extremamente afloradas. Verificar o impacto de palestras motivacionais e referenciais aplicadas a alunos do ensino médio público em sua escolha profissional foi a ação principal no projeto. ?O público alvo constituiu-se de 388 alunos de uma escola de ensino médio público de Ilha Solteira/SP. Numa primeira etapa, ciclos anuais de palestras motivacionais foram realizados no período de 2008 a 2012. Os temas escolhidos abrangeram as três grandes áreas do conhecimento, e nelas foram abordadas as principais características dos cursos de maior interesse por parte dos alunos. Os ciclos de palestras motivacionais foram realizados por profissionais com histórico de vida similar ao dos alunos e, além de discorrer sobre uma profissão específica, cada um deles, ao final da palestra, fez um depoimento de seu histórico de vida. Numa segunda etapa, em 2013, uma entrevista foi realizada via Facebook®, para verificar a influência das palestras na escolha da carreira profissional e a importância dessa atividade para os alunos do ensino médio. Dos alunos atendidos, 193 tinham perfil no Facebook® e foram contatados; desses, 50 alunos (26%) responderam ao contato. Dos alunos que responderam à entrevista, 20 (40%) deles frequentaram ou frequentam uma faculdade, sendo que há a predominância de instituição particular (15, 75%) em relação à instituição pública (5, 25%). Durante a entrevista, o curso de direito foi o mais citado. Em relação à importância dos ciclos de palestras para os alunos, a maioria (39 alunos - 78%) relatou que foram de grande importância para a escolha profissional, 3 (6%) opinou que não foram importantes, 3 alunos (6%) acharam indiferentes e 5 alunos (10%) não opinaram. Dos 20 alunos, que estão cursando faculdade, 13 (65%) afirmaram que as palestras ajudaram a definir o curso que fez ou está fazendo. O restante (35%) relatou que não houve influência, pois já havia escolhido o curso anteriormente. No presente estudo, notou-se que as estratégias utilizadas influenciou um número significativo de alunos no direcionamento profissional e instigou sua curiosidade na escolha da carreira.
id UNSP_413f49cbc6b735269c3cc0b17cf79d29
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143408
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio públicoHumanasEducaçãoEnsino médio públicoMotivaçãoCarreira profissionalEscolher é parte do processo natural da vida. Deparamos constantemente com adolescentes confusos, até mesmo sem nenhum tipo de opinião, quando nos referimos à iniciação [ou escolha?] de uma carreira profissional. A orientação profissional ajuda o jovem no sentido de prover reflexão, isto é, não tem como objetivo oferecer respostas ao adolescente, mas sim auxiliá-lo no processo da escolha profissional. Trata-se de uma alternativa muito importante nesta fase da vida, pois na maioria dos casos estes adolescentes não apresentam o hábito de refletir sobre o futuro, porque suas emoções suas expectativas e idealizações em relação às profissões estão extremamente afloradas. Verificar o impacto de palestras motivacionais e referenciais aplicadas a alunos do ensino médio público em sua escolha profissional foi a ação principal no projeto. ?O público alvo constituiu-se de 388 alunos de uma escola de ensino médio público de Ilha Solteira/SP. Numa primeira etapa, ciclos anuais de palestras motivacionais foram realizados no período de 2008 a 2012. Os temas escolhidos abrangeram as três grandes áreas do conhecimento, e nelas foram abordadas as principais características dos cursos de maior interesse por parte dos alunos. Os ciclos de palestras motivacionais foram realizados por profissionais com histórico de vida similar ao dos alunos e, além de discorrer sobre uma profissão específica, cada um deles, ao final da palestra, fez um depoimento de seu histórico de vida. Numa segunda etapa, em 2013, uma entrevista foi realizada via Facebook®, para verificar a influência das palestras na escolha da carreira profissional e a importância dessa atividade para os alunos do ensino médio. Dos alunos atendidos, 193 tinham perfil no Facebook® e foram contatados; desses, 50 alunos (26%) responderam ao contato. Dos alunos que responderam à entrevista, 20 (40%) deles frequentaram ou frequentam uma faculdade, sendo que há a predominância de instituição particular (15, 75%) em relação à instituição pública (5, 25%). Durante a entrevista, o curso de direito foi o mais citado. Em relação à importância dos ciclos de palestras para os alunos, a maioria (39 alunos - 78%) relatou que foram de grande importância para a escolha profissional, 3 (6%) opinou que não foram importantes, 3 alunos (6%) acharam indiferentes e 5 alunos (10%) não opinaram. Dos 20 alunos, que estão cursando faculdade, 13 (65%) afirmaram que as palestras ajudaram a definir o curso que fez ou está fazendo. O restante (35%) relatou que não houve influência, pois já havia escolhido o curso anteriormente. No presente estudo, notou-se que as estratégias utilizadas influenciou um número significativo de alunos no direcionamento profissional e instigou sua curiosidade na escolha da carreira.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia de Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Maryana Helena Fernandez de [UNESP]Vieira, Edson Guilherme [UNESP]Alves, Maria Luana [UNESP]Pereira, Ana Paula dos Santos [UNESP]2016-08-24T12:44:28Z2016-08-24T12:44:28Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject188application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/996Revista Ciência em Extensão, v. 9, n. 3, p. 188, 2013.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143408ISSN1679-4605-2013-09-03-188.pdf7478379517479811PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T15:33:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143408Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:40:50.338782Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público
title Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público
spellingShingle Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público
Assis, Maryana Helena Fernandez de [UNESP]
Humanas
Educação
Ensino médio público
Motivação
Carreira profissional
title_short Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público
title_full Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público
title_fullStr Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público
title_full_unstemmed Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público
title_sort Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público
author Assis, Maryana Helena Fernandez de [UNESP]
author_facet Assis, Maryana Helena Fernandez de [UNESP]
Vieira, Edson Guilherme [UNESP]
Alves, Maria Luana [UNESP]
Pereira, Ana Paula dos Santos [UNESP]
author_role author
author2 Vieira, Edson Guilherme [UNESP]
Alves, Maria Luana [UNESP]
Pereira, Ana Paula dos Santos [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Maryana Helena Fernandez de [UNESP]
Vieira, Edson Guilherme [UNESP]
Alves, Maria Luana [UNESP]
Pereira, Ana Paula dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Humanas
Educação
Ensino médio público
Motivação
Carreira profissional
topic Humanas
Educação
Ensino médio público
Motivação
Carreira profissional
description Escolher é parte do processo natural da vida. Deparamos constantemente com adolescentes confusos, até mesmo sem nenhum tipo de opinião, quando nos referimos à iniciação [ou escolha?] de uma carreira profissional. A orientação profissional ajuda o jovem no sentido de prover reflexão, isto é, não tem como objetivo oferecer respostas ao adolescente, mas sim auxiliá-lo no processo da escolha profissional. Trata-se de uma alternativa muito importante nesta fase da vida, pois na maioria dos casos estes adolescentes não apresentam o hábito de refletir sobre o futuro, porque suas emoções suas expectativas e idealizações em relação às profissões estão extremamente afloradas. Verificar o impacto de palestras motivacionais e referenciais aplicadas a alunos do ensino médio público em sua escolha profissional foi a ação principal no projeto. ?O público alvo constituiu-se de 388 alunos de uma escola de ensino médio público de Ilha Solteira/SP. Numa primeira etapa, ciclos anuais de palestras motivacionais foram realizados no período de 2008 a 2012. Os temas escolhidos abrangeram as três grandes áreas do conhecimento, e nelas foram abordadas as principais características dos cursos de maior interesse por parte dos alunos. Os ciclos de palestras motivacionais foram realizados por profissionais com histórico de vida similar ao dos alunos e, além de discorrer sobre uma profissão específica, cada um deles, ao final da palestra, fez um depoimento de seu histórico de vida. Numa segunda etapa, em 2013, uma entrevista foi realizada via Facebook®, para verificar a influência das palestras na escolha da carreira profissional e a importância dessa atividade para os alunos do ensino médio. Dos alunos atendidos, 193 tinham perfil no Facebook® e foram contatados; desses, 50 alunos (26%) responderam ao contato. Dos alunos que responderam à entrevista, 20 (40%) deles frequentaram ou frequentam uma faculdade, sendo que há a predominância de instituição particular (15, 75%) em relação à instituição pública (5, 25%). Durante a entrevista, o curso de direito foi o mais citado. Em relação à importância dos ciclos de palestras para os alunos, a maioria (39 alunos - 78%) relatou que foram de grande importância para a escolha profissional, 3 (6%) opinou que não foram importantes, 3 alunos (6%) acharam indiferentes e 5 alunos (10%) não opinaram. Dos 20 alunos, que estão cursando faculdade, 13 (65%) afirmaram que as palestras ajudaram a definir o curso que fez ou está fazendo. O restante (35%) relatou que não houve influência, pois já havia escolhido o curso anteriormente. No presente estudo, notou-se que as estratégias utilizadas influenciou um número significativo de alunos no direcionamento profissional e instigou sua curiosidade na escolha da carreira.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-08-24T12:44:28Z
2016-08-24T12:44:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/996
Revista Ciência em Extensão, v. 9, n. 3, p. 188, 2013.
1679-4605
http://hdl.handle.net/11449/143408
ISSN1679-4605-2013-09-03-188.pdf
7478379517479811
url http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/996
http://hdl.handle.net/11449/143408
identifier_str_mv Revista Ciência em Extensão, v. 9, n. 3, p. 188, 2013.
1679-4605
ISSN1679-4605-2013-09-03-188.pdf
7478379517479811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ciência em Extensão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 188
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129542934495232