A investigação do erro: características e potencialidades das atividades investigativas em química com alunos de ensino médio e sua utilização para o ensino de titulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota Junior, Jose Geraldo da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/211009
Resumo: Nesta pesquisa, procuramos investigar o desenvolvimento de um experimento com enfoque investigativo em alunos da segunda série de Ensino Médio, de uma escola Técnica Estadual. Para isso, selecionamos dentro dos conteúdos trabalhados nesta série, o tema titulação ácido-base, que contempla um conjunto de conhecimentos prévios necessários para sua estruturação. Alinhado ao experimento com enfoque investigativo, proposto neste trabalho e baseado em Cañal (1997), planejamos uma Unidade Didática Multiestratégica (BEGO, 2015), com o objetivo de nos dar um aporte teórico capaz de responder à questão de pesquisa. Monitoramos a formulação de hipóteses dos alunos, analisando o como eles reconhecem um erro experimental, de natureza conceitual e/ou procedimental (POZO,2009), e como prosseguem na investigação. As análises possibilitaram a categorização dos turnos de fala dos alunos de acordo com o surgimento dos erros no experimento, permitindo compreender que, em sua maioria, os alunos apontam como causadores dos erros, as falhas metodológicas, associadas às técnicas manipulativas nos instrumentos. Também possibilitou a compreensão do prosseguimento na investigação, onde a reformulação do desenvolvimento experimental utilizando sequências manipulativas diferentes está presente. Nesse sentido, o trabalho demonstrou uma boa perspectiva futura quanto ao ensino do conceito de titulação para os alunos de Ensino Médio, pois possibilita ao aluno formular e reformular hipóteses durante a investigação, bem como permite, ao professor, reformular sua prática, integrando a ela a necessidade da sintonia entre educando e educador.
id UNSP_41485a486a3e7622835f2003619cc129
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/211009
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A investigação do erro: características e potencialidades das atividades investigativas em química com alunos de ensino médio e sua utilização para o ensino de titulaçãoThe investigation of the error: characteristics and potentialities of research activities in chemistry with high school students and its use for graduate educationEnsino de QuímicaEnsino por InvestigaçãoErroExperimento InvestigativoEnsino de TitulaçãoChemistry teachingErrorInvestigative experimentTitration teachingNesta pesquisa, procuramos investigar o desenvolvimento de um experimento com enfoque investigativo em alunos da segunda série de Ensino Médio, de uma escola Técnica Estadual. Para isso, selecionamos dentro dos conteúdos trabalhados nesta série, o tema titulação ácido-base, que contempla um conjunto de conhecimentos prévios necessários para sua estruturação. Alinhado ao experimento com enfoque investigativo, proposto neste trabalho e baseado em Cañal (1997), planejamos uma Unidade Didática Multiestratégica (BEGO, 2015), com o objetivo de nos dar um aporte teórico capaz de responder à questão de pesquisa. Monitoramos a formulação de hipóteses dos alunos, analisando o como eles reconhecem um erro experimental, de natureza conceitual e/ou procedimental (POZO,2009), e como prosseguem na investigação. As análises possibilitaram a categorização dos turnos de fala dos alunos de acordo com o surgimento dos erros no experimento, permitindo compreender que, em sua maioria, os alunos apontam como causadores dos erros, as falhas metodológicas, associadas às técnicas manipulativas nos instrumentos. Também possibilitou a compreensão do prosseguimento na investigação, onde a reformulação do desenvolvimento experimental utilizando sequências manipulativas diferentes está presente. Nesse sentido, o trabalho demonstrou uma boa perspectiva futura quanto ao ensino do conceito de titulação para os alunos de Ensino Médio, pois possibilita ao aluno formular e reformular hipóteses durante a investigação, bem como permite, ao professor, reformular sua prática, integrando a ela a necessidade da sintonia entre educando e educador.In this search, we seek to investigate the development of an experiment with an investigative focus on the second year of High School students, from a State Technical School. For this, we selected within the contents already worked on in this series, the acid-base titration theme, which includes a set of prior knowledge necessary for its structuring. Aligned with the experiment with an investigative approach, proposed in this work and based on Cañal (1997), we plan a UDM (BEGO, 2015), to give us theoretical support to answer the research question. We monitored students´ hypotheses formulation, analyzing how they recognize an experimental error of a conceptual nature and/or a procedural one (POZO, 2017), and how they proceed with the investigation. The analyses enabled the categorization of students´ speech according to emerging errors in the experiment, allowing us to understand that, in most cases, the students pointed out the methodological flaws associated with the manipulative techniques in the instruments as the causes of errors. It also made possible the comprehension of the continuity of the research, where the reformulation of experimental development working with different manipulative sequences is being used. In this sense, the work presented a good future perspective regarding the teaching of the concept of qualification for High School students, as it allows the second-year learners to formulate and reformulate hypotheses during the research, as well as makes it possible for the teacher to reformulate his techniques, integrating into it the need for harmony between student and educator.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zuliani, Sílvia Regina Quijada Aro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mota Junior, Jose Geraldo da2021-07-12T12:59:47Z2021-07-12T12:59:47Z2021-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21100933004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-21T06:14:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/211009Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-21T06:14:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A investigação do erro: características e potencialidades das atividades investigativas em química com alunos de ensino médio e sua utilização para o ensino de titulação
The investigation of the error: characteristics and potentialities of research activities in chemistry with high school students and its use for graduate education
title A investigação do erro: características e potencialidades das atividades investigativas em química com alunos de ensino médio e sua utilização para o ensino de titulação
spellingShingle A investigação do erro: características e potencialidades das atividades investigativas em química com alunos de ensino médio e sua utilização para o ensino de titulação
Mota Junior, Jose Geraldo da
Ensino de Química
Ensino por Investigação
Erro
Experimento Investigativo
Ensino de Titulação
Chemistry teaching
Error
Investigative experiment
Titration teaching
title_short A investigação do erro: características e potencialidades das atividades investigativas em química com alunos de ensino médio e sua utilização para o ensino de titulação
title_full A investigação do erro: características e potencialidades das atividades investigativas em química com alunos de ensino médio e sua utilização para o ensino de titulação
title_fullStr A investigação do erro: características e potencialidades das atividades investigativas em química com alunos de ensino médio e sua utilização para o ensino de titulação
title_full_unstemmed A investigação do erro: características e potencialidades das atividades investigativas em química com alunos de ensino médio e sua utilização para o ensino de titulação
title_sort A investigação do erro: características e potencialidades das atividades investigativas em química com alunos de ensino médio e sua utilização para o ensino de titulação
author Mota Junior, Jose Geraldo da
author_facet Mota Junior, Jose Geraldo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zuliani, Sílvia Regina Quijada Aro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota Junior, Jose Geraldo da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Ensino por Investigação
Erro
Experimento Investigativo
Ensino de Titulação
Chemistry teaching
Error
Investigative experiment
Titration teaching
topic Ensino de Química
Ensino por Investigação
Erro
Experimento Investigativo
Ensino de Titulação
Chemistry teaching
Error
Investigative experiment
Titration teaching
description Nesta pesquisa, procuramos investigar o desenvolvimento de um experimento com enfoque investigativo em alunos da segunda série de Ensino Médio, de uma escola Técnica Estadual. Para isso, selecionamos dentro dos conteúdos trabalhados nesta série, o tema titulação ácido-base, que contempla um conjunto de conhecimentos prévios necessários para sua estruturação. Alinhado ao experimento com enfoque investigativo, proposto neste trabalho e baseado em Cañal (1997), planejamos uma Unidade Didática Multiestratégica (BEGO, 2015), com o objetivo de nos dar um aporte teórico capaz de responder à questão de pesquisa. Monitoramos a formulação de hipóteses dos alunos, analisando o como eles reconhecem um erro experimental, de natureza conceitual e/ou procedimental (POZO,2009), e como prosseguem na investigação. As análises possibilitaram a categorização dos turnos de fala dos alunos de acordo com o surgimento dos erros no experimento, permitindo compreender que, em sua maioria, os alunos apontam como causadores dos erros, as falhas metodológicas, associadas às técnicas manipulativas nos instrumentos. Também possibilitou a compreensão do prosseguimento na investigação, onde a reformulação do desenvolvimento experimental utilizando sequências manipulativas diferentes está presente. Nesse sentido, o trabalho demonstrou uma boa perspectiva futura quanto ao ensino do conceito de titulação para os alunos de Ensino Médio, pois possibilita ao aluno formular e reformular hipóteses durante a investigação, bem como permite, ao professor, reformular sua prática, integrando a ela a necessidade da sintonia entre educando e educador.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-12T12:59:47Z
2021-07-12T12:59:47Z
2021-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/211009
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/211009
identifier_str_mv 33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649778619252736