Evolução e determinantes de incremento de peso (por altura e idade) em crianças de dois a 72 meses em Sorocaba, São Paulo: evidências a partir de estudo quase-experimental seriado.
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Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292001000200011 http://hdl.handle.net/11449/26695 |
Resumo: | OBJETIVOS: recupera-se síntese dos principais aspectos das publicações referentes a projeto conduzido pela equipe, na década passada, com o objetivo de subsidiar a avaliação de política pública setorial de suplementação alimentar na infância. MÉTODOS: acompanharam-se trimestralmente, durante um ano, indicadores de crescimento e desenvolvimento em populações periféricas de dois a 72 meses de idade, em Sorocaba, São Paulo. Após realização do censo infantil de duas regiões da cidade, as crianças freqüentes a creches (em número de 164) foram comparadas às demais (280). O impacto nutricional foi quantificado através de análises univariadas (testes inferenciais Kappa e de Goodman) e multivariadas. Vieses e confundimento foram averiguados e controlados. RESULTADOS: observou-se, entre muitas outras informações obtidas, que o grupo assistido apresentou: 1) idade média superior; 2) menor taxa de aleitamento natural; 3) menores valores de peso/altura à admissão, com maiores ganhos durante a evolução; 4) essa melhora aumentou com a duração da exposição e foi maior entre os mais velhos. CONCLUSÕES: avalia-se que assistir apropriadamente pré-escolares constitui hoje, em nosso meio, relevante imperativo de ordem social. |
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Evolução e determinantes de incremento de peso (por altura e idade) em crianças de dois a 72 meses em Sorocaba, São Paulo: evidências a partir de estudo quase-experimental seriado.Evolution and determinants of weight gain (weight-for-height and weight-for-age) in children between two and 72 months old in Sorocaba, São Paulo: evidences from a serial quasi-experimental study.Peso-EstaturaSuplementação alimentarPolítica de nutriçãoNutrição infantilHeight WeightSupplementary feedingNutrition policyInfant nutritionOBJETIVOS: recupera-se síntese dos principais aspectos das publicações referentes a projeto conduzido pela equipe, na década passada, com o objetivo de subsidiar a avaliação de política pública setorial de suplementação alimentar na infância. MÉTODOS: acompanharam-se trimestralmente, durante um ano, indicadores de crescimento e desenvolvimento em populações periféricas de dois a 72 meses de idade, em Sorocaba, São Paulo. Após realização do censo infantil de duas regiões da cidade, as crianças freqüentes a creches (em número de 164) foram comparadas às demais (280). O impacto nutricional foi quantificado através de análises univariadas (testes inferenciais Kappa e de Goodman) e multivariadas. Vieses e confundimento foram averiguados e controlados. RESULTADOS: observou-se, entre muitas outras informações obtidas, que o grupo assistido apresentou: 1) idade média superior; 2) menor taxa de aleitamento natural; 3) menores valores de peso/altura à admissão, com maiores ganhos durante a evolução; 4) essa melhora aumentou com a duração da exposição e foi maior entre os mais velhos. CONCLUSÕES: avalia-se que assistir apropriadamente pré-escolares constitui hoje, em nosso meio, relevante imperativo de ordem social.OBJECTIVES: to review the main aspects of a project conducted by the authors during the last decade with the aim of presenting elements of nutritional supplement in childhood in relation to public policies. METHODS: the growth and development indicators had been accompanied every three months during one year in a population of two to 72 month old children in the outskirts of Sorocaba, São Paulo, Brazil. After completing a child census in two regions of the city, children who had received nutrional assistance (in number of 164) were compared to 280 who had not. A quantitative analysis was performed by Kappa's and Goodman's tests, and by multivariate models. Bias and confounding were investigated and controlled. RESULTS: the main information obtained refers to the characteristics of the assisted group: 1) higher average age; 2) lower rates of natural milk feeding; 3) lower values of weight/height at admission and greater gains during evolution; 4) this improvement grew with the length of exposure and was greater in the oldest children. CONCLUSIONS: emphasize that today in our country assistance to preschool children should be a mandatory social policy.Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Ciências Médicas Departamento de Medicina Preventiva e SocialUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de BioestatísticaUniversidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Física Grupo de Saúde Coletiva e Atividade FísicaUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de BioestatísticaInstituto de Medicina Integral Prof. Fernando FigueiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Neusa Nunes da Silva eCorrêa, Ana Maria SegallPadovani, Carlos Roberto [UNESP]Chalita, Liciana Vaz Arruda Silveira [UNESP]Gonçalves, AguinaldoLeite, Gabriela Picarelli Russo2014-05-20T15:07:51Z2014-05-20T15:07:51Z2001-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article177-179application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292001000200011Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil . Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, v. 1, n. 2, p. 177-179, 2001.1519-3829http://hdl.handle.net/11449/2669510.1590/S1519-38292001000200011S1519-38292001000200011S1519-38292001000200011.pdf8727897080522289SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Saúde Materno Infantil0,293info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T06:12:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26695Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:34:43.759955Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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