A teoria das representações sociais nos estudos sobre representações de professores
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742009000200011 http://hdl.handle.net/11449/27302 |
Resumo: | A pesquisa apresentada analisou 27 teses de doutorado e dissertações de mestrado de programas brasileiros de Pós-Graduação em Educação que usam a teoria de representações sociais para estudar representações de ou sobre professor. Para a realização dessa análise foram investigados, principalmente, aspectos metodológicos relacionados ao uso da TRS, tais como: modo de descrição dos sujeitos da pesquisa e variáveis selecionadas nessa caracterização; descrição do objeto de estudo, sua contextualização e justificação como objeto de representação social; procedimentos de coleta de dados, sua adequação e justificação; tratamento dos dados; procedimentos de análise; síntese dos resultados e sua contribuição para a educação, para a formação de professores e para a TRS. Concluiu-se que a TRS é pouco explorada nos trabalhos, embora, de modo geral, eles contribuam para aclarar as representações que professores têm a respeito de vários campos que compõem sua vida profissional. |
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A teoria das representações sociais nos estudos sobre representações de professoresThe social representations theory in studies of teacher's representation: analysis of brazilian theses and dissertationsSOCIAL REPRESENTATIONS THEORYSOCIAL REPRESENTATIONSTEACHERS TRAININGWORKTEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAISREPRESENTAÇÕES SOCIAISFormação de professoresTrabalhoA pesquisa apresentada analisou 27 teses de doutorado e dissertações de mestrado de programas brasileiros de Pós-Graduação em Educação que usam a teoria de representações sociais para estudar representações de ou sobre professor. Para a realização dessa análise foram investigados, principalmente, aspectos metodológicos relacionados ao uso da TRS, tais como: modo de descrição dos sujeitos da pesquisa e variáveis selecionadas nessa caracterização; descrição do objeto de estudo, sua contextualização e justificação como objeto de representação social; procedimentos de coleta de dados, sua adequação e justificação; tratamento dos dados; procedimentos de análise; síntese dos resultados e sua contribuição para a educação, para a formação de professores e para a TRS. Concluiu-se que a TRS é pouco explorada nos trabalhos, embora, de modo geral, eles contribuam para aclarar as representações que professores têm a respeito de vários campos que compõem sua vida profissional.This study analyzed 27 Ph.D dissertations and master's theses from Brazilian graduate programs in education that use the social representation theory to study representations of or about teachers. For this analysis, principally methodological aspects related to the use of SRT were used, such as: description of the research subjects and the variables selected for this characterization; description of the research object, its contextualization and justification as an object of social representation; procedures adopted for data collection, their suitability and justification; data treatment; analysis procedures; results summary and their contribution towards education, teacher education programs and SRT. It was concluded that SRT has received little attention from researchers, although generally speaking these studies have contributed to clarifying the representations that teachers have about the different fields that constitute their professional life.Universidade Estadual Paulista Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Departamento de Psicologia da EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Departamento de Psicologia da EducaçãoFundação Carlos ChagasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]Shimizu, Alessandra de Morais [UNESP]Lima, Claudia Maria de [UNESP]2014-05-20T15:09:37Z2014-05-20T15:09:37Z2009-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article549-576application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742009000200011Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 39, n. 137, p. 549-576, 2009.0100-1574http://hdl.handle.net/11449/2730210.1590/S0100-15742009000200011S0100-157420090002000112-s2.0-74849110625S0100-15742009000200011.pdf593146879707637481572836337872790000-0003-4979-5070SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos de Pesquisa0,183info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T18:36:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27302Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T18:36:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A pesquisa apresentada analisou 27 teses de doutorado e dissertações de mestrado de programas brasileiros de Pós-Graduação em Educação que usam a teoria de representações sociais para estudar representações de ou sobre professor. Para a realização dessa análise foram investigados, principalmente, aspectos metodológicos relacionados ao uso da TRS, tais como: modo de descrição dos sujeitos da pesquisa e variáveis selecionadas nessa caracterização; descrição do objeto de estudo, sua contextualização e justificação como objeto de representação social; procedimentos de coleta de dados, sua adequação e justificação; tratamento dos dados; procedimentos de análise; síntese dos resultados e sua contribuição para a educação, para a formação de professores e para a TRS. Concluiu-se que a TRS é pouco explorada nos trabalhos, embora, de modo geral, eles contribuam para aclarar as representações que professores têm a respeito de vários campos que compõem sua vida profissional. |
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