Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocienfítica na perspectiva do Agir Comunicativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortoletto, Adriana [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102063
Resumo: Neste trabalho, apresentamos a constituição e evolução de um grupo de estudo, cujo integrantes são professores da rede pública de ensino e dois representantes da universidade, ambos interessados em superar as angústias que perfazem a rotina da sala de aula. Esta parceria iniciou-se no ano de 2010 e continua até o momento. o objetivo deste grupo é problematizar as dificuldades da prática de ensino, por meio do estudo dos pressupostos teóricos das questões sociocientíficas, bem como, o planejamento coletivo de uma sequencia didática de um tema sociocientífico. Ao longo dos cinco capítulos, procuramos apresentar o caminho que se desenvolve para responder o seguinte conjunto de questões: Dentro de contextos comunicativos no ambiente escolar, como são discutidas as questões sociocientíficas por professores em seus processos de formação em exercício? Tendo como possíveis desdobramentos: 1) Considerando a ação comunicativa, que obstáculos, rupturas epistemológicas e ontológicas permeiam o processo de formação em exercício de professores? 2) Nas discussões e intervenções praticadas junto ao grupo, quais eventos contribuíram/contribuem para as discussões, entendimentos e interpretações criticas das questões sociocientíficas e das relações CTSA? Os dados foram constituídos por meio de notas de diário de campo, relatórios, e-mails e gravações em áudio das 21 reuniões realizadas ao longo dos anos de 2011 e 2012. O conjunto de dados a serem analisados serão primeiramente transcritos e depois submetidos à abordagem metodológica de análise de conteúdo. Por fim serão desenvolvidas categorias com base no referencial teórico Habermasiano
id UNSP_42a7da34ab39a8a4540c21b94346275a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102063
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocienfítica na perspectiva do Agir ComunicativoProfessores - FormaçãoEstudo independentePratica de ensinoCiencia - Aspectos sociaisTeachers, Training ofNeste trabalho, apresentamos a constituição e evolução de um grupo de estudo, cujo integrantes são professores da rede pública de ensino e dois representantes da universidade, ambos interessados em superar as angústias que perfazem a rotina da sala de aula. Esta parceria iniciou-se no ano de 2010 e continua até o momento. o objetivo deste grupo é problematizar as dificuldades da prática de ensino, por meio do estudo dos pressupostos teóricos das questões sociocientíficas, bem como, o planejamento coletivo de uma sequencia didática de um tema sociocientífico. Ao longo dos cinco capítulos, procuramos apresentar o caminho que se desenvolve para responder o seguinte conjunto de questões: Dentro de contextos comunicativos no ambiente escolar, como são discutidas as questões sociocientíficas por professores em seus processos de formação em exercício? Tendo como possíveis desdobramentos: 1) Considerando a ação comunicativa, que obstáculos, rupturas epistemológicas e ontológicas permeiam o processo de formação em exercício de professores? 2) Nas discussões e intervenções praticadas junto ao grupo, quais eventos contribuíram/contribuem para as discussões, entendimentos e interpretações criticas das questões sociocientíficas e das relações CTSA? Os dados foram constituídos por meio de notas de diário de campo, relatórios, e-mails e gravações em áudio das 21 reuniões realizadas ao longo dos anos de 2011 e 2012. O conjunto de dados a serem analisados serão primeiramente transcritos e depois submetidos à abordagem metodológica de análise de conteúdo. Por fim serão desenvolvidas categorias com base no referencial teórico HabermasianoIn this paper, I present the formation and evolution of a study group, whose members are teachers from public schools and two university representatives, both interest in overcoming the anxieties that add up the routine of the classroom. This partnership begain in 2010 and continuers to date. The purpose of this group is to discuss the difficulties of teaching practice, through the study of the theoretical assumptions of socio-scientific issues, but also the collective planning of a didactic sequence of a social-scientific theme. Throughout the five chapters presented in this work, we present the way it develops to meet the following set of questions: Communicative contexts within the school environment, such as socio-scientific issues are negociated by teachers in their formation processes in office? Within the possible unfolding: 1) Considering the communicative action, that obstacles, breaks epistemological and ontological permeate the process of in-service training of teachers? 2) In discussions and interventions practiced with the group, which events contributed / contribute to the negoatiations, understandings and interpretations of critical socio-scientific issues and relations CTSA? The data were recorded through daily field notes, reports, emails and audio recordings of the 21 meetings held over the years 2011 and 2012. The set of data to be analyzed is first transcribed and then subjected to a methodological approach to content analysis. Finally categories will be developed based on the theoretical HabermasianUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortoletto, Adriana [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2013-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis237 f.application/pdfBORTOLETTO, Adriana. Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocienfítica na perspectiva do Agir Comunicativo. 2013. 237 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.http://hdl.handle.net/11449/102063000721217bortoletto_a_dr_bauru.pdf33004056079P041825469269333010000-0002-7249-8835Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-30T06:07:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102063Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:35:34.608813Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocienfítica na perspectiva do Agir Comunicativo
title Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocienfítica na perspectiva do Agir Comunicativo
spellingShingle Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocienfítica na perspectiva do Agir Comunicativo
Bortoletto, Adriana [UNESP]
Professores - Formação
Estudo independente
Pratica de ensino
Ciencia - Aspectos sociais
Teachers, Training of
title_short Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocienfítica na perspectiva do Agir Comunicativo
title_full Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocienfítica na perspectiva do Agir Comunicativo
title_fullStr Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocienfítica na perspectiva do Agir Comunicativo
title_full_unstemmed Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocienfítica na perspectiva do Agir Comunicativo
title_sort Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocienfítica na perspectiva do Agir Comunicativo
author Bortoletto, Adriana [UNESP]
author_facet Bortoletto, Adriana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortoletto, Adriana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Estudo independente
Pratica de ensino
Ciencia - Aspectos sociais
Teachers, Training of
topic Professores - Formação
Estudo independente
Pratica de ensino
Ciencia - Aspectos sociais
Teachers, Training of
description Neste trabalho, apresentamos a constituição e evolução de um grupo de estudo, cujo integrantes são professores da rede pública de ensino e dois representantes da universidade, ambos interessados em superar as angústias que perfazem a rotina da sala de aula. Esta parceria iniciou-se no ano de 2010 e continua até o momento. o objetivo deste grupo é problematizar as dificuldades da prática de ensino, por meio do estudo dos pressupostos teóricos das questões sociocientíficas, bem como, o planejamento coletivo de uma sequencia didática de um tema sociocientífico. Ao longo dos cinco capítulos, procuramos apresentar o caminho que se desenvolve para responder o seguinte conjunto de questões: Dentro de contextos comunicativos no ambiente escolar, como são discutidas as questões sociocientíficas por professores em seus processos de formação em exercício? Tendo como possíveis desdobramentos: 1) Considerando a ação comunicativa, que obstáculos, rupturas epistemológicas e ontológicas permeiam o processo de formação em exercício de professores? 2) Nas discussões e intervenções praticadas junto ao grupo, quais eventos contribuíram/contribuem para as discussões, entendimentos e interpretações criticas das questões sociocientíficas e das relações CTSA? Os dados foram constituídos por meio de notas de diário de campo, relatórios, e-mails e gravações em áudio das 21 reuniões realizadas ao longo dos anos de 2011 e 2012. O conjunto de dados a serem analisados serão primeiramente transcritos e depois submetidos à abordagem metodológica de análise de conteúdo. Por fim serão desenvolvidas categorias com base no referencial teórico Habermasiano
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-05
2014-06-11T19:31:41Z
2014-06-11T19:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORTOLETTO, Adriana. Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocienfítica na perspectiva do Agir Comunicativo. 2013. 237 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/102063
000721217
bortoletto_a_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4182546926933301
0000-0002-7249-8835
identifier_str_mv BORTOLETTO, Adriana. Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocienfítica na perspectiva do Agir Comunicativo. 2013. 237 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.
000721217
bortoletto_a_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4182546926933301
0000-0002-7249-8835
url http://hdl.handle.net/11449/102063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 237 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128251396096000