Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244308 |
Resumo: | Existe uma diferença entre mercado e indústria: o mercado se refere a todo o sistema responsável pela venda de um produto, enquanto a indústria se refere ao conjunto de empresas ou organizações pertencentes a este mercado. A partir deste esclarecimento relativo à diferenciação dos termos, revela-se que este estudo enfoca o mercado editorial brasileiro. Entre os principais componentes deste mercado, destacam-se: agências literárias, editoras, distribuidoras, livrarias e bibliotecas, cuja missão corresponde à produção, distribuição e comercialização de livros, colaborando positivamente com a disseminação da cultura no Brasil. Sendo assim, seu funcionamento está direta ou indiretamente relacionado às questões sociais, políticas, culturais e econômicas do País. Considerando a pequena quantidade de estudos sobre esta temática nas áreas da Ciência da Informação e da Biblioteconomia, este estudo pretende apresentar o panorama atual do mercado editorial brasileiro, assim como a atuação do bibliotecário neste setor. Em relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é de natureza qualiquantitativa, do tipo documental. Realizou- se uma revisão sistemática da literatura, de modo a selecionar documentos bibliográficos sobre a temática, bem como documentos primários oriundos de órgãos governamentais que contivessem dados e indicadores do mercado editorial brasileiro. A partir dos dados e informações coletados aplicou-se o método SWOT, visando analisar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças deste mercado. Como resultados destaca-se a importância de investimentos em estratégias de marketing, da participação ativa do Governo e das bibliotecas para constituir uma cultura leitora no País, assim como da atuação do bibliotecário no setor editorial e mais estudos sobre a temática nas áreas da Ciência da Informação e Biblioteconomia. |
id |
UNSP_42b0ed79b5ea7348e9757772da500fa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/244308 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecárioPanorama of the Brazilian publishing market and the work of the librarian in this sectorMercado editorialComércio livreiroPolíticas públicas – LivroPolíticas públicas – LeituraEditorial marketBook tradePublic policies – BookPublic policies – ReadingExiste uma diferença entre mercado e indústria: o mercado se refere a todo o sistema responsável pela venda de um produto, enquanto a indústria se refere ao conjunto de empresas ou organizações pertencentes a este mercado. A partir deste esclarecimento relativo à diferenciação dos termos, revela-se que este estudo enfoca o mercado editorial brasileiro. Entre os principais componentes deste mercado, destacam-se: agências literárias, editoras, distribuidoras, livrarias e bibliotecas, cuja missão corresponde à produção, distribuição e comercialização de livros, colaborando positivamente com a disseminação da cultura no Brasil. Sendo assim, seu funcionamento está direta ou indiretamente relacionado às questões sociais, políticas, culturais e econômicas do País. Considerando a pequena quantidade de estudos sobre esta temática nas áreas da Ciência da Informação e da Biblioteconomia, este estudo pretende apresentar o panorama atual do mercado editorial brasileiro, assim como a atuação do bibliotecário neste setor. Em relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é de natureza qualiquantitativa, do tipo documental. Realizou- se uma revisão sistemática da literatura, de modo a selecionar documentos bibliográficos sobre a temática, bem como documentos primários oriundos de órgãos governamentais que contivessem dados e indicadores do mercado editorial brasileiro. A partir dos dados e informações coletados aplicou-se o método SWOT, visando analisar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças deste mercado. Como resultados destaca-se a importância de investimentos em estratégias de marketing, da participação ativa do Governo e das bibliotecas para constituir uma cultura leitora no País, assim como da atuação do bibliotecário no setor editorial e mais estudos sobre a temática nas áreas da Ciência da Informação e Biblioteconomia.There is a difference between market and industry: the market refers to the entire system responsible for selling a product, while the industry refers to the set of companies or organizations belonging to this market. From this study of the terms, it can be said that the Brazilian publishing market is affirmed. Among the main components, the following stand out: Distributor, Distributors, Publishers Libraries, Mission of Corresponding Books and Bookstores, Distribution and Marketing, Distributor, Bookstore and Bookstore With Cultural Distribution in Brazil. Therefore, its operation is directly or, concerned with social, political and political issues of the country. Considering a small amount of studies on this subject in the areas of Information Science and Librarianship, this study aims to present the current panorama of the Brazilian publishing market, as well as the role of the librarian in this sector. Regarding the methodological procedures, this research is of a qualitative and quantitative nature, of the documentary type. There is a systematic review of the literature, a way of selecting thematic bibliographic documents, primary Brazilians or from government agencies that will carry out editorial data and indicators of the Brazilian publishing market. Based on rigorous data and methods, SWOT is applied, focusing on the strengths and weaknesses as well as the opportunities and threats of this market. As a result, the importance of investments in marketing strategies, the active participation of the Government and libraries for the constitution of a reading culture in the country, as well as the position of the librarian in the publishing sector and more studies on the subject in the areas of Science of Information and Librarianship.Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe UNESP)Edital 02/2019 PROPe/COPEUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pedersoli, Ana Clara Leite2023-07-03T13:07:14Z2023-07-03T13:07:14Z2022-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEDERSOLI, Ana Clara Leite. Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2022.http://hdl.handle.net/11449/244308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T14:49:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244308Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-08-12T14:49:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário Panorama of the Brazilian publishing market and the work of the librarian in this sector |
title |
Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário |
spellingShingle |
Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário Pedersoli, Ana Clara Leite Mercado editorial Comércio livreiro Políticas públicas – Livro Políticas públicas – Leitura Editorial market Book trade Public policies – Book Public policies – Reading |
title_short |
Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário |
title_full |
Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário |
title_fullStr |
Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário |
title_full_unstemmed |
Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário |
title_sort |
Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário |
author |
Pedersoli, Ana Clara Leite |
author_facet |
Pedersoli, Ana Clara Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedersoli, Ana Clara Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado editorial Comércio livreiro Políticas públicas – Livro Políticas públicas – Leitura Editorial market Book trade Public policies – Book Public policies – Reading |
topic |
Mercado editorial Comércio livreiro Políticas públicas – Livro Políticas públicas – Leitura Editorial market Book trade Public policies – Book Public policies – Reading |
description |
Existe uma diferença entre mercado e indústria: o mercado se refere a todo o sistema responsável pela venda de um produto, enquanto a indústria se refere ao conjunto de empresas ou organizações pertencentes a este mercado. A partir deste esclarecimento relativo à diferenciação dos termos, revela-se que este estudo enfoca o mercado editorial brasileiro. Entre os principais componentes deste mercado, destacam-se: agências literárias, editoras, distribuidoras, livrarias e bibliotecas, cuja missão corresponde à produção, distribuição e comercialização de livros, colaborando positivamente com a disseminação da cultura no Brasil. Sendo assim, seu funcionamento está direta ou indiretamente relacionado às questões sociais, políticas, culturais e econômicas do País. Considerando a pequena quantidade de estudos sobre esta temática nas áreas da Ciência da Informação e da Biblioteconomia, este estudo pretende apresentar o panorama atual do mercado editorial brasileiro, assim como a atuação do bibliotecário neste setor. Em relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é de natureza qualiquantitativa, do tipo documental. Realizou- se uma revisão sistemática da literatura, de modo a selecionar documentos bibliográficos sobre a temática, bem como documentos primários oriundos de órgãos governamentais que contivessem dados e indicadores do mercado editorial brasileiro. A partir dos dados e informações coletados aplicou-se o método SWOT, visando analisar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças deste mercado. Como resultados destaca-se a importância de investimentos em estratégias de marketing, da participação ativa do Governo e das bibliotecas para constituir uma cultura leitora no País, assim como da atuação do bibliotecário no setor editorial e mais estudos sobre a temática nas áreas da Ciência da Informação e Biblioteconomia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-18 2023-07-03T13:07:14Z 2023-07-03T13:07:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEDERSOLI, Ana Clara Leite. Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2022. http://hdl.handle.net/11449/244308 |
identifier_str_mv |
PEDERSOLI, Ana Clara Leite. Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11449/244308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1826304402014601216 |