Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedersoli, Ana Clara Leite
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244308
Resumo: Existe uma diferença entre mercado e indústria: o mercado se refere a todo o sistema responsável pela venda de um produto, enquanto a indústria se refere ao conjunto de empresas ou organizações pertencentes a este mercado. A partir deste esclarecimento relativo à diferenciação dos termos, revela-se que este estudo enfoca o mercado editorial brasileiro. Entre os principais componentes deste mercado, destacam-se: agências literárias, editoras, distribuidoras, livrarias e bibliotecas, cuja missão corresponde à produção, distribuição e comercialização de livros, colaborando positivamente com a disseminação da cultura no Brasil. Sendo assim, seu funcionamento está direta ou indiretamente relacionado às questões sociais, políticas, culturais e econômicas do País. Considerando a pequena quantidade de estudos sobre esta temática nas áreas da Ciência da Informação e da Biblioteconomia, este estudo pretende apresentar o panorama atual do mercado editorial brasileiro, assim como a atuação do bibliotecário neste setor. Em relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é de natureza qualiquantitativa, do tipo documental. Realizou- se uma revisão sistemática da literatura, de modo a selecionar documentos bibliográficos sobre a temática, bem como documentos primários oriundos de órgãos governamentais que contivessem dados e indicadores do mercado editorial brasileiro. A partir dos dados e informações coletados aplicou-se o método SWOT, visando analisar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças deste mercado. Como resultados destaca-se a importância de investimentos em estratégias de marketing, da participação ativa do Governo e das bibliotecas para constituir uma cultura leitora no País, assim como da atuação do bibliotecário no setor editorial e mais estudos sobre a temática nas áreas da Ciência da Informação e Biblioteconomia.
id UNSP_42b0ed79b5ea7348e9757772da500fa4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244308
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecárioPanorama of the Brazilian publishing market and the work of the librarian in this sectorMercado editorialComércio livreiroPolíticas públicas – LivroPolíticas públicas – LeituraEditorial marketBook tradePublic policies – BookPublic policies – ReadingExiste uma diferença entre mercado e indústria: o mercado se refere a todo o sistema responsável pela venda de um produto, enquanto a indústria se refere ao conjunto de empresas ou organizações pertencentes a este mercado. A partir deste esclarecimento relativo à diferenciação dos termos, revela-se que este estudo enfoca o mercado editorial brasileiro. Entre os principais componentes deste mercado, destacam-se: agências literárias, editoras, distribuidoras, livrarias e bibliotecas, cuja missão corresponde à produção, distribuição e comercialização de livros, colaborando positivamente com a disseminação da cultura no Brasil. Sendo assim, seu funcionamento está direta ou indiretamente relacionado às questões sociais, políticas, culturais e econômicas do País. Considerando a pequena quantidade de estudos sobre esta temática nas áreas da Ciência da Informação e da Biblioteconomia, este estudo pretende apresentar o panorama atual do mercado editorial brasileiro, assim como a atuação do bibliotecário neste setor. Em relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é de natureza qualiquantitativa, do tipo documental. Realizou- se uma revisão sistemática da literatura, de modo a selecionar documentos bibliográficos sobre a temática, bem como documentos primários oriundos de órgãos governamentais que contivessem dados e indicadores do mercado editorial brasileiro. A partir dos dados e informações coletados aplicou-se o método SWOT, visando analisar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças deste mercado. Como resultados destaca-se a importância de investimentos em estratégias de marketing, da participação ativa do Governo e das bibliotecas para constituir uma cultura leitora no País, assim como da atuação do bibliotecário no setor editorial e mais estudos sobre a temática nas áreas da Ciência da Informação e Biblioteconomia.There is a difference between market and industry: the market refers to the entire system responsible for selling a product, while the industry refers to the set of companies or organizations belonging to this market. From this study of the terms, it can be said that the Brazilian publishing market is affirmed. Among the main components, the following stand out: Distributor, Distributors, Publishers Libraries, Mission of Corresponding Books and Bookstores, Distribution and Marketing, Distributor, Bookstore and Bookstore With Cultural Distribution in Brazil. Therefore, its operation is directly or, concerned with social, political and political issues of the country. Considering a small amount of studies on this subject in the areas of Information Science and Librarianship, this study aims to present the current panorama of the Brazilian publishing market, as well as the role of the librarian in this sector. Regarding the methodological procedures, this research is of a qualitative and quantitative nature, of the documentary type. There is a systematic review of the literature, a way of selecting thematic bibliographic documents, primary Brazilians or from government agencies that will carry out editorial data and indicators of the Brazilian publishing market. Based on rigorous data and methods, SWOT is applied, focusing on the strengths and weaknesses as well as the opportunities and threats of this market. As a result, the importance of investments in marketing strategies, the active participation of the Government and libraries for the constitution of a reading culture in the country, as well as the position of the librarian in the publishing sector and more studies on the subject in the areas of Science of Information and Librarianship.Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe UNESP)Edital 02/2019 PROPe/COPEUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pedersoli, Ana Clara Leite2023-07-03T13:07:14Z2023-07-03T13:07:14Z2022-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEDERSOLI, Ana Clara Leite. Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2022.http://hdl.handle.net/11449/244308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T14:49:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244308Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-08-12T14:49:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário
Panorama of the Brazilian publishing market and the work of the librarian in this sector
title Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário
spellingShingle Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário
Pedersoli, Ana Clara Leite
Mercado editorial
Comércio livreiro
Políticas públicas – Livro
Políticas públicas – Leitura
Editorial market
Book trade
Public policies – Book
Public policies – Reading
title_short Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário
title_full Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário
title_fullStr Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário
title_full_unstemmed Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário
title_sort Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário
author Pedersoli, Ana Clara Leite
author_facet Pedersoli, Ana Clara Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedersoli, Ana Clara Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado editorial
Comércio livreiro
Políticas públicas – Livro
Políticas públicas – Leitura
Editorial market
Book trade
Public policies – Book
Public policies – Reading
topic Mercado editorial
Comércio livreiro
Políticas públicas – Livro
Políticas públicas – Leitura
Editorial market
Book trade
Public policies – Book
Public policies – Reading
description Existe uma diferença entre mercado e indústria: o mercado se refere a todo o sistema responsável pela venda de um produto, enquanto a indústria se refere ao conjunto de empresas ou organizações pertencentes a este mercado. A partir deste esclarecimento relativo à diferenciação dos termos, revela-se que este estudo enfoca o mercado editorial brasileiro. Entre os principais componentes deste mercado, destacam-se: agências literárias, editoras, distribuidoras, livrarias e bibliotecas, cuja missão corresponde à produção, distribuição e comercialização de livros, colaborando positivamente com a disseminação da cultura no Brasil. Sendo assim, seu funcionamento está direta ou indiretamente relacionado às questões sociais, políticas, culturais e econômicas do País. Considerando a pequena quantidade de estudos sobre esta temática nas áreas da Ciência da Informação e da Biblioteconomia, este estudo pretende apresentar o panorama atual do mercado editorial brasileiro, assim como a atuação do bibliotecário neste setor. Em relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é de natureza qualiquantitativa, do tipo documental. Realizou- se uma revisão sistemática da literatura, de modo a selecionar documentos bibliográficos sobre a temática, bem como documentos primários oriundos de órgãos governamentais que contivessem dados e indicadores do mercado editorial brasileiro. A partir dos dados e informações coletados aplicou-se o método SWOT, visando analisar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças deste mercado. Como resultados destaca-se a importância de investimentos em estratégias de marketing, da participação ativa do Governo e das bibliotecas para constituir uma cultura leitora no País, assim como da atuação do bibliotecário no setor editorial e mais estudos sobre a temática nas áreas da Ciência da Informação e Biblioteconomia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-18
2023-07-03T13:07:14Z
2023-07-03T13:07:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEDERSOLI, Ana Clara Leite. Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2022.
http://hdl.handle.net/11449/244308
identifier_str_mv PEDERSOLI, Ana Clara Leite. Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2022.
url http://hdl.handle.net/11449/244308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1826304402014601216