Formação acadêmica do fisioterapeuta: a utilização de jogos e brincadeiras nos atendimentos de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fujisawa, Dirce Shizuko [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102243
Resumo: A utilização de jogos e brincadeiras ocorre, com freqüência, nos atendimentos fisioterapêuticos de crianças, inclusive no estágio supervisionado realizado durante a formação acadêmica. O objetivo desse trabalho foi descrever a utilização de jogos e brincadeiras nos atendimentos fisioterapêuticos de crianças, realizados pelos estagiários. Foi realizado estudo descritivo, do tipo observacional, tendo como procedimentos de coleta de informações a observação sistemática e a anotação da evolução do prontuário. A observação sistemática, registrada por meio da filmagem, ocorreu em dois momentos: na primeira e na penúltima semana do estágio supervisionado. Os atendimentos observados foram realizados por seis acadêmicos do 4º ano do curso de graduação em Fisioterapia de uma instituição de ensino superior. As fitas de vídeo foram transcritas em um protocolo de observação, que continha critérios quanto ao recorte das cenas obtidas. Os recortes das cenas que apresentavam jogos e brincadeiras, durante o atendimento, foram submetidos à concordância intra e entre os observadores. As categorias e subcategorias de análise foram estabelecidas após assistir-se, diversas vezes, às cenas gravadas e de acordo com os objetivos do estudo. Posteriormente, foram submetidas à apreciação de juízes por meio de material elaborado. As categorias e subcategorias elaboradas permitiram a análise de cada ocorrência sob os vários aspectos envolvidos na prática da utilização de jogos e brincadeiras. As estagiárias observadas utilizaram os jogos e as brincadeiras na avaliação e no tratamento da criança, com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas para o atendimento fisioterapêutico. A manifestação do lúdico no atendimento à criança apresentava caráter terapêutico. Os jogos e as brincadeiras, em sua grande maioria, eram... .
id UNSP_42fd537eef2f1542b39e9f8ae000c7c6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102243
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação acadêmica do fisioterapeuta: a utilização de jogos e brincadeiras nos atendimentos de criançasFisioterapeutas - Formação profissionalLudoterapiaFisioterapia para criançasFisioterapia - Estudo e ensinoJogos infantisPhysical therapyPlays and gamesAcademic educationPedagogical resourceA utilização de jogos e brincadeiras ocorre, com freqüência, nos atendimentos fisioterapêuticos de crianças, inclusive no estágio supervisionado realizado durante a formação acadêmica. O objetivo desse trabalho foi descrever a utilização de jogos e brincadeiras nos atendimentos fisioterapêuticos de crianças, realizados pelos estagiários. Foi realizado estudo descritivo, do tipo observacional, tendo como procedimentos de coleta de informações a observação sistemática e a anotação da evolução do prontuário. A observação sistemática, registrada por meio da filmagem, ocorreu em dois momentos: na primeira e na penúltima semana do estágio supervisionado. Os atendimentos observados foram realizados por seis acadêmicos do 4º ano do curso de graduação em Fisioterapia de uma instituição de ensino superior. As fitas de vídeo foram transcritas em um protocolo de observação, que continha critérios quanto ao recorte das cenas obtidas. Os recortes das cenas que apresentavam jogos e brincadeiras, durante o atendimento, foram submetidos à concordância intra e entre os observadores. As categorias e subcategorias de análise foram estabelecidas após assistir-se, diversas vezes, às cenas gravadas e de acordo com os objetivos do estudo. Posteriormente, foram submetidas à apreciação de juízes por meio de material elaborado. As categorias e subcategorias elaboradas permitiram a análise de cada ocorrência sob os vários aspectos envolvidos na prática da utilização de jogos e brincadeiras. As estagiárias observadas utilizaram os jogos e as brincadeiras na avaliação e no tratamento da criança, com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas para o atendimento fisioterapêutico. A manifestação do lúdico no atendimento à criança apresentava caráter terapêutico. Os jogos e as brincadeiras, em sua grande maioria, eram... .Plays and games are frequently used both at infant physical therapy sessions and at the supervised training period during academic education. The aim of this study was to describe the use of plays and games at infant physical therapy sessions carried out by trainees. A descriptive study, type observational, having systematic observation and the follow up of patient files as data collection procedures, was carried out. Systematic observation, through filming, took place in two occasions: during the first week and the week before the last at the supervised training period. The observed sessions were carried out by six senior students in the fourth year of Physical Therapy at a university. The recorded videotapes were transcribed using an observation protocol containing criteria to guide the cutting of recorded scenes. Cuts of scenes showing plays and games during sessions were submitted to intra- and inter-observers concordance. The categories and sub-categories of analysis were established after repeatedly watching the recorded scenes, and according to the aims of the study. Later, they were submitted to assessors for evaluation. These categories and sub-categories allowed for the analysis of each occurrence under the various aspects involved in using plays and games in physical therapy. The supervised trainees used plays and games for evaluation and treatment of children, aiming at reaching the goals established for the physical therapy sessions. The occurrence of playful activities during the sessions had a therapeutic character. Plays and games were mostly means to achieve the pre-established aims, differing from therapeutic playing. Main identified situations that led to the use of plays and games were: child unwillingness or refusal to receive treatment and the need of active performance from child. Several kinds of plays and games were observed... (Complete abstract, click electronic address below).Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manzini, Eduardo José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fujisawa, Dirce Shizuko [UNESP]2014-06-11T19:31:45Z2014-06-11T19:31:45Z2003-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis162 f. + Anexo e apêndicesapplication/pdfFUJISAWA, Dirce Shizuko. Formação acadêmica do fisioterapeuta: a utilização de jogos e brincadeiras nos atendimentos de crianças. 2003. 162 f. +. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.http://hdl.handle.net/11449/102243000216814fujisawa_ds_dr_mar.pdf33004110040P59155295594995876Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102243Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação acadêmica do fisioterapeuta: a utilização de jogos e brincadeiras nos atendimentos de crianças
title Formação acadêmica do fisioterapeuta: a utilização de jogos e brincadeiras nos atendimentos de crianças
spellingShingle Formação acadêmica do fisioterapeuta: a utilização de jogos e brincadeiras nos atendimentos de crianças
Fujisawa, Dirce Shizuko [UNESP]
Fisioterapeutas - Formação profissional
Ludoterapia
Fisioterapia para crianças
Fisioterapia - Estudo e ensino
Jogos infantis
Physical therapy
Plays and games
Academic education
Pedagogical resource
title_short Formação acadêmica do fisioterapeuta: a utilização de jogos e brincadeiras nos atendimentos de crianças
title_full Formação acadêmica do fisioterapeuta: a utilização de jogos e brincadeiras nos atendimentos de crianças
title_fullStr Formação acadêmica do fisioterapeuta: a utilização de jogos e brincadeiras nos atendimentos de crianças
title_full_unstemmed Formação acadêmica do fisioterapeuta: a utilização de jogos e brincadeiras nos atendimentos de crianças
title_sort Formação acadêmica do fisioterapeuta: a utilização de jogos e brincadeiras nos atendimentos de crianças
author Fujisawa, Dirce Shizuko [UNESP]
author_facet Fujisawa, Dirce Shizuko [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manzini, Eduardo José [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fujisawa, Dirce Shizuko [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapeutas - Formação profissional
Ludoterapia
Fisioterapia para crianças
Fisioterapia - Estudo e ensino
Jogos infantis
Physical therapy
Plays and games
Academic education
Pedagogical resource
topic Fisioterapeutas - Formação profissional
Ludoterapia
Fisioterapia para crianças
Fisioterapia - Estudo e ensino
Jogos infantis
Physical therapy
Plays and games
Academic education
Pedagogical resource
description A utilização de jogos e brincadeiras ocorre, com freqüência, nos atendimentos fisioterapêuticos de crianças, inclusive no estágio supervisionado realizado durante a formação acadêmica. O objetivo desse trabalho foi descrever a utilização de jogos e brincadeiras nos atendimentos fisioterapêuticos de crianças, realizados pelos estagiários. Foi realizado estudo descritivo, do tipo observacional, tendo como procedimentos de coleta de informações a observação sistemática e a anotação da evolução do prontuário. A observação sistemática, registrada por meio da filmagem, ocorreu em dois momentos: na primeira e na penúltima semana do estágio supervisionado. Os atendimentos observados foram realizados por seis acadêmicos do 4º ano do curso de graduação em Fisioterapia de uma instituição de ensino superior. As fitas de vídeo foram transcritas em um protocolo de observação, que continha critérios quanto ao recorte das cenas obtidas. Os recortes das cenas que apresentavam jogos e brincadeiras, durante o atendimento, foram submetidos à concordância intra e entre os observadores. As categorias e subcategorias de análise foram estabelecidas após assistir-se, diversas vezes, às cenas gravadas e de acordo com os objetivos do estudo. Posteriormente, foram submetidas à apreciação de juízes por meio de material elaborado. As categorias e subcategorias elaboradas permitiram a análise de cada ocorrência sob os vários aspectos envolvidos na prática da utilização de jogos e brincadeiras. As estagiárias observadas utilizaram os jogos e as brincadeiras na avaliação e no tratamento da criança, com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas para o atendimento fisioterapêutico. A manifestação do lúdico no atendimento à criança apresentava caráter terapêutico. Os jogos e as brincadeiras, em sua grande maioria, eram... .
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-10-17
2014-06-11T19:31:45Z
2014-06-11T19:31:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FUJISAWA, Dirce Shizuko. Formação acadêmica do fisioterapeuta: a utilização de jogos e brincadeiras nos atendimentos de crianças. 2003. 162 f. +. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/102243
000216814
fujisawa_ds_dr_mar.pdf
33004110040P5
9155295594995876
identifier_str_mv FUJISAWA, Dirce Shizuko. Formação acadêmica do fisioterapeuta: a utilização de jogos e brincadeiras nos atendimentos de crianças. 2003. 162 f. +. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
000216814
fujisawa_ds_dr_mar.pdf
33004110040P5
9155295594995876
url http://hdl.handle.net/11449/102243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 162 f. + Anexo e apêndices
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128193349025792